OnePlus abandona Dash Charge, a marca do seu carregamento rápido
A OnePlus é, sem dúvida, uma das marcas que detém uma das melhores tecnologias de carregamento rápido do mercado.
Se até agora esta característica tinha como nome "Dash Charge", problemas com o registo da marca fizeram com que a marca chinesa abandonasse a denominação.
Embora nos últimos anos a tecnologia tenha evoluído a um passo acelerado, a verdade é que as baterias e a autonomia dos smartphones se mantém quase inalteradas desde há alguns anos.
De modo a ultrapassar essa questão, visto que ainda não dispõe de uma tecnologia estável para substituir a atual, as marcas têm optado por apostar no desenvolvimento de formas de carregar mais depressa a bateria. Assim, mesmo que a autonomia não seja superior, um pequeno período de carga torna-se suficiente para mais algumas horas de carregamento.
A OnePlus é uma das marcas que domina neste campo, dispondo da Dash Charge, uma das tecnologias de carregamento rápido mais eficiente do mercado, conseguindo carregar cerca de dois terços da bateria em apenas meia hora.
Desde que foi apresentado no OnePlus 3, o termo e marca Dash Charge tem acompanhado os novos smartphones, dando nome a este modo de carregamento rápido. No entanto, esta marca parece ter chegado ao fim, estando a OnePlus a removê-la de todo o lado.
Marca "Dash Charge" chega ao fim e deverá ser substituída
Durante a apresentação do novo OnePlus 6, houve um termo que foi propositadamente omitido das características do smartphone, o Dash Charge.
Depois de tentar registar a marca nos Estados Unidos e na Europa, a OnePlus viu a sua ideia rejeitada no continente europeu, depois de duas marcas contestarem a utilização desta marca. Tanto a Bragi, uma marca de equipamentos áudio wireless, como a Amazon, pela sua API Dash Replenishment Service, reclamaram o uso desta marca, levando à rejeição do registo pela marca chinesa.
Embora a OnePlus ainda possa utilizar este nome para identificar a sua tecnologia de carregamento rápido, a marca chinesa preferiu eliminar por completo a sua utilização.
Para isso, já retirou o nome de todos os seus meios de comunicação e alterou o nome dos seus cabos de carregamento para "Fast Charge". Esta alteração deverá ser temporária, enquanto a OnePlus procura um novo nome para a sua tecnologia que possa ser registado.
Este artigo tem mais de um ano
É uma gigante confusão os diferentes tipos d carregamento rápido e uma tristeza que todos eles sejam incompativeis entre si. Até ao momento conto o da OnePlus, o da Snapdragon, o da Huawei e por fim o dos iphones?
todos eles não falam entre si e precisam da combinação proria de carregador:cabo:telemovel
Falta a da Samsung, e da Mediatek.
Não, o da Samsung por acaso segue o standard da qualcomm, o QuickCharge 2.0/3.0.
Acho que não na versão com Exynos
Não é uma questão de falarem entre si, é uma questão de usarem métodos diferentes. Só conheço o quick charge da qualcomm e o dash da oneplus. O primeiro, na v3.0, opta por alterar a voltagem/amperagem para diferentes estados de carga (de 3.6V até 20V com incrementos de 200mV). O dash opta por manter a voltagem sempre constante nos 5V e variar apenas a aperagem até um máximo de 4A (embora não chegue a usar os 4A mas é o que está especificado no carregador). Como um carregador Oneplus só faz 5V, consegue carregar um telemovel com quick charge qualcomm apenas com 5V/2A. Não sei o que um carregador quick charge faz a um telemovel oneplus, mas deve ser idêntico. A 2A,
lol… eles n falam entre si (não há standard) por isso mesmo é que usam métodos diferentes 😉
A grande maioria, (inclusive a Samsung nos seus Exynos) usa o QuickCharge com ou sem otimizações. A Apple e algumas marcas chinesas usam alternativas personalizadas. De resto os cabos Micro USB ou USB C são iguais.
Se vais e escolhes um terminal das “exceções” isso é culpa tua
Por acaso a Apple não usa nenhuma alternativa personalizada. Aliás, a Google e a Apple são tecnicamente as únicas coerentes, porque usam ambas USB-PD que é o standard oficial de carregamento por USB.
Isso da grande maioria tem mt que se lhe diga. A Samsung por exemplo no volume de vendas de toda a gama de telemóveis não sei se será o Exynos o que mais vende. Esse é o flagship, mas há mts outros SoCs na gama de telemóveis da Samsung (MTK de gama baixa inclusivé). Em volume de vendas eu diria que os flagships (S) são a minoria.
As conexões usadas e até a espessura dos condutores dos cabos limita a capacidade do cabo carregar ou não a determinada corrente, daí os construtores terem optado pela saída mais fácil (quiçá única) que é aumentar a tensão de carga ao invés da corrente. Para termos 40W de carregamento a 5V teríamos de ter cabos e terminais que suportassem 8A, o que tornava os cabos mais dispendiosos ( grossos) e completamente fora do design original de uma ligação USB (500mA). Assim, aumentando a tensão (e indo fora da especificação do cabo USB) já é possível aumentar a potência transmitida. Com 9V@2A temos 18W que facilmente ultrapassam os 5V@2A (10W). Aqueles pinoszitos de um micro USB ou USB C a transmitir corrente acima de 5A devem ficar próximos de derreter.
Sim. O tm da minha mulher (Umi MTK) nem sequer carrega quando ligado a um powerbank (Xiaomi) que é compatível com o quick charge 2 (Qualcom). Começa a carregar e assim que devia comutar para tensões mais elevadas de carregamento, pára.
Enfim… tanta luta para uniformizarem a connexao (micro usb e agora usb c) para depois falhar a nível de protocolos de comunicação.
+1
Os grupos de uniformização para a conexão são uns, logo para carga rápida cada fabricante cria e adopta o que quiser. A maioria das empresas baratas chinesas (e a Apple com a mania de ser diferente e baterias muito sensíveis) não quer pagar royalties pela tecnologia de outros já mais do que testada e criam as suas, dando barraca na maioria das vezes.
O QC existe em milhares de dispositivos inclusive em acessórios chineses. Se optas por fabricantes “econômicos”, arriscas a que aconteça isso
A discussão nada tem a ver com um telemóvel ser mais caro ou barato, tem a ver com a uniformização do carregamento que torne pelo menos compatível o carregamento ( mesmo q lento) entre marcas, coisa que diga-se acontece com a maioria delas.
Lá porque uma empresa cria a sua própria carga rápida quer logo dizer que dá barraca? Alguém se queixa do carregamento do OnePlus/Umi/Samsung/Huawei… com o charger original? Não! Tudo funciona 5 estrelas. O problema é precisamente a compatibilidade entre plataformas. Isto é exactamente o mesmo que se está a passar com o carregamento dos automóveis eléctricos e que já se passou com tanta outra coisa, como DVDs, K7s e Blurays. A não uniformização de interfaces (neste caso de carregamento) só leva a desperdício e incerteza por parte do comum consumidor.
Neste caso particular de que me serve terem legislado a interface física se depois o que por lá passa não é igual para todos?
Por momentos, deu o titulo deu a entender que o “Dash Charge” ia ser abandonado! Que é das minhas coisas preferidas no OnePlus 3 🙂
Desde que mantenham a tecnologia e compatibilidade, o nome não me interessa muito.
Mas sim, os carregamentos rápidos não são uniformes. Não é como mudar só um cabo, por isso não contem com um standard para isso, tão cedo.
Ei caramba. Ó senhores/senhoras do pplware, não se comecem a converter num daqueles pasquis das fake news e dos títulos dúbios. “OnePlus abandona Dash Charge, a marca do seu carregamento rápido”
Não seria mais correcto: “OnePlus abandona a marca Dash Charge”.
Problema: Muito menos pessoas clicavam e vocês prestavam um melhor serviço. Ops, o último não era um problema.
+1
Mas não sabem ler? No título não diz tecnologia, diz marca e foi o que aconteceu. Depois no texto é explicado. Não se transformem naquele tipo de leitores, do tipo jornal desportivo, que só vão ler os títulos. Aqui tudo é feito para informar e não formatar.
O facto de dar destaque à marca, Dash Charge, mostra a importância do facto e explicamos as razões.
Não se trata de moldar o titulo, trata-se de dar a devida importância ao assunto.
de qualquer das formas o titulo não está correto!
O titulo correto deveria ser “OnePlus muda o nome do Dash Charge”
De qualquer das formas este não é um sitio para quem quer qualidade, pplware é uma vergonha de publicação, mas hei eu ainda cá venho… mas cada vez menos…
e brincadeira nao e
Que mentira! A OnePlus não abandonou o Dash Charge, so lhe mudou o nome…
Agora sem tangas, pelo titulo parece que a OnePlus desistiu do fast charging proprietário (e que funciona muito bem) e que adoptou o mais comum. Mas não, só vai mudar o nome por questões legais.
Nothing to see here people, move along.
Não, diz no título que foi a marca e não a tecnologia. Problemas de interpretação é outra coisa 😉
O “dasch charge” é uma outra versãode carregamento da Oppo iniciada em 2014, com o nome VOOC…
Só para nós situarmos….
Não percebi como se abandona uma marca que só agora está tentar registar… Ou eles usam o termo, e agora queriam registar a marca? Pelo titulo dá entender que eles já tinham a marca, e agora iam mudar para outra coisa qualquer. Mas como já antes referido, título “dúbios” geram mais tráfego
É só porque, legalmente, o não iam conseguir usar o nome “Dash Charge” globalmente, dado que já estão com problemas na Europa.
Mas é apenas o nome. A tecnologia é deles, e devem adoptar outro nome, mas já o vão fazer a pensar globalmente.