O que é QR Code? O Android descodifica-o
O Android, como já sabemos, é o SO da Google, para smartphone, que nos tem vindo a impressionar. No Android Market podemos encontrar inúmeras aplicações gratuitas disponíveis para o nosso Android, e entre elas está um leque particularmente interessante, destinado ao QR Code, um código de barras em 2D, interpretado pelas câmaras digitais VGA, nomeadamente as dos smartphones.
Existem várias aplicações disponíveis no Android Market, destinadas ao QR Code, mas uma delas é a mais simples e de fácil utilização. Designa-se “Barcode Scanner”.
Então para que possamos utilizar este serviço, antes de mais, devemos aceder ao Android Market e procurar por “Barcode Scanner”. Ao encontrá-lo deve-se seleccionar e instalá-lo. Esta instalação deve demorar poucos minutos.
Após a instalação, abrimos a aplicação e verificamos que esta traz uma breve introdução explicativa ao inicio, em inglês e, nesta, pode-se ler que para além de QR Code, esta aplicação também permite ler Códigos de Barras e, por exemplo, mostrar informações a este associado.
Para começar a usar esta ferramenta, deve-se clicar em “concluído”.
Após esta instalação, basta que, quando encontrarem um QR Code, abram o vosso Barcode Scanner, direccionem a câmara para o código de barras de 2D, e o vosso ecrã indicar-vos-á, o que o código representa.
Vamos fazer um pequeno teste:
Este é um QR Code, que pode ser criado no seguinte link.
E este é a descodificação do código no nosso aplicativo, o Barcode Scanner.
Como podemos ver, ao descodificarmos o Código, podemos depois abri-lo e partilhá-lo quer por e-mail, quer por SMS.
Esta é mais uma ideia bastante criativa e útil do Sistema Operativo do Robot Verde, que já cativou muitos utilizadores.
Artigos Relacionados
Este artigo tem mais de um ano
Muito util, recomendo
“Esta é mais uma ideia bastante criativa e útil do Sistema Operativo do Robot Verde”, o que queres dizer com isto? Que a Google inventou os QR codes?
Não..
Mas o Barcode Scanner que é uma aplicação para esse SO, destinada a descodificar esse mesmos QR Codes. 🙂
Cumprimentos
Não o inventou mas até então pouca utilização se dava a tal sistema. Não inventou a roda (QR Codes) mas impulsionou a auto-estrada para ela.
Comprei no outro dia, um vinil do álbum “Signify”, dos Porcupine Tree. Dentro da caixa vinha um pequeno booklet da editora, onde mostrava os artistas semelhantes à banda inglesa, projectos laterais, etc. Na parte de trás do booklet, estava um QR Code. Apontei para lá, para experimentar, e foi ter ao site da editora 🙂
Foi o primeiro código QR que vi, depois de comprar um telemóvel Android.
É realmente uma ideia muito interessante, e útil, mas…
Até que ponto é seguro direccionar o telemóvel para um código (mesmo no pc) e depois ir ter a um link? Será que isto não é o mesmo que a história dos tinyurls, bit-ly’s, etc, que não raras vezes apontavam para sites maliciosos?
Digo eu, estou só a perguntar.
@João Dias,
Eu penso que estamos sujeitos a sites maliciosos em qualquer lado, no entanto o objectivo dos QR Codes é o de codificar algo e sim, pode ser tanto um link confiável como também algo malicioso. Cabe a cada um de nós, utilizadores, ter o devido cuidado ao abrir e conhecimento daquilo que estamos a abrir.
Já agora, Porcupine Tree, excelente banda! Bom gosto 😀
Cumprimentos
Obrigado, é uma das minhas bandas de Adolescência. Comprei numa viagem a Madrid, é uma edição comemorativa dos 15 anos do álbum. 🙂 Infelizmente não se vende em Portugal.
Quanto aos códigos QR, penso que o problema está mesmo em não sabermos onde vamos ter. É que uma coisa é eu estar a navegar num site, ver um link, passar o rato por cima, e reparar que o tal link seguro afinal vai para um local qualquer esquisito (e provavelmente malicioso), e outra é apontar o telemóvel para um código QR, ou clicar num link comprimido.
Eu digo isto, porque é óbvio que a segurança parte da experiência que o utilizador tem com as tecnologias e se está atento a esses “esquemas”, mas assim, acho que não dá para fazer muito.
Mas quando a aplicação detecta o código, mostra o link. Como podes ver na última imagem do artigo, a aplicação detectou que QR Code descodificado, direccionava para o link https://pplware.sapo.pt, e ao sabermos essa informação, podemos escolher abrir ou não o referido link.
PS: Vou ouvir o Deadwing 🙂
Cumprimentos o/
Em tempos vi no jornal Oje um QR-Code que não era nada mais nada menos que um link para um anúncio da Siemens.
No meu Boston com android 1.6 só funcionou a primeira vez, depois não funcionou mais. se alguém tiver o mesmo problema posso recomendar outra app para o mesmo efeito, chama-se shopsavvy, é só procurar no market. Este tipo de aplicações são muito boas, basta apontar a camera do telemóvel para o qr code que ele abre logo a respectiva pagina web.
Boas!,
Eu também tenho o Boston Android 1.6, foi mesmo com ele que fiz o teste para o artigo, e continua a dar sem problemas. Apenas às vezes a câmara não inicia logo da primeira vez, mas funciona da 2º ou 3º vez. de resto, impek.
Mas agradeço a tua sugestão, realmente há mais aplicações com o mesmo efeito 🙂
Cumprimentos
Parece então que somos três a utilizar o Boston. O Barcode Scanner nunca me deu problemas, embora só o tenha utilizado umas dez vezes.
eheh, temos que criar o grupo do Boston no Facebook 😀
BostonManiacs!!!
Tb só o consegui utilizar 2 ou 3 vezes. Sempre que tentava utilizar, abri e fechava logo a seguir. Agora uso o shop.
O Boston com 1.6 tem um grande defeito… Não traz autofocus, o que é um grande problema quando tentamos “ler” alguns QR mais pequenos. O meu só reconhece aqueles QR maiores, como o deste post.
a unica vez que utilizei um QR code foi com o meu nokia 5800 num cartaz da fanta :p
Bom artigo Marisa…Instalações de software no Android é por aqui (nós colocamos sempre nos artigos o QR_CODE) ou pelo Market 🙂
o artigo até não está mal, mas fica-se com a ideia que os QR Codes têm de alguma maneira a ver com o SO Android. A última frase “… ideia criativa do SO…” não está correcta. o meu nokia E71 que tenho ha quase 2 anos já vinha com um leitor de códigos de barras pré-instalado.
Mas a Nokia não consegui tirar partido desta tecnologia como o Android está a fazer. Os códigos QR já têm no mínimo 8 anos de existência 😉
o meu antigo N73 também.
Sem querer desprestigiar o artigo do autor, acrescento algo mais para quem estiver interessado.
Ao contrário do que muitos podem pensar o codigo QR ( Quick Response) tem muitos anos, o QR foi criado em 1991 pelos Japoneses da Denso, http://www.globaldenso.com/en/ Este codigo em 2D QR já á muito é utilizado no Japão mas, com a vinda do Android começou a ser mais utilizado. Qualquer telemovel e não só os Android podem ler o Código QR desde que tenham o software apropriado. Andoroid, Apple, Nokia, Blackberry, etc já á muito existem apps para esta marcas. Outros telemoveis não de topo de gama se procurarem na net também vão encontrar aplicações para muitas marca e variados modelos. Até agora só ainda não encontrei para um outro telemovel que tenho o Sony Ericson W995 . No meu Google G1, que já o encostei, utilizei este software desde os primeiras semanas e recomendo pela aplicação que ele tem.
Em http://en.semapedia.org/community/learnmore podem encontrar uma listagem de outras aplicações.
Podem ler mais em http://www.mobile-barcodes.com/
Já uso um programa do género, há algum tempo num Symbian.
Também há em Java e assim dá em mais modelos. Basta procurar no Google.
Não quero tirar o mérito ao Android, até porque é um excelente SO, mas já tive uma aplicação com exactamente o mesmo efeito no meu Nokia N70, que é de 2005.
para iPhone tem o i-nigma que é grátis, mas existem muitos mais.
Entretanto gostaria que visitassem este site http://www.idshirt.net/
é um projecto português que está a ter imenso sucesso internacionalmente.
Pronto! É português deve-se apoiar, mas não é novidade nenhuma, isso não deixa de ser mais um negócio, se procurar na net há en de aplicações, do genero e não só.
1000 desculpas Marisa Pinto… um “do” e um “para” fazem a diferença… :). excelente artigo, assim como os artigos que tens vindo a desenvolver.
Muito obrigada 🙂
O N95 e outros nokia vêm com um leitor destes de origem há já mt tempo, sei q não estou a acrescentar nada q já não tenha sido dito, mas acho que vale a pena reiterar. 😛
Realmente o android não é o único a utilizar a funcionalidade, o samsung bada tem agora o BeeTagg para o mesmo efeito (não lê códigos de barras).
http://www.samsungapps.com/topApps/topAppsDetail.as?productId=G00000105926&listYN=Y
Parágrafo “Os Verdes”: “Esta é mais uma ideia bastante criativa e útil do Sistema Operativo do Robot Verde, que já cativou muitos utilizadores.”
O que tem um Qr Code a ver com um sistema operativo? Ok, uma ideia descoberta através do mercado verde que corre em cima do sistema operativo… verde!… e que usa as câmeras de telefone dos telefones verdes? Mas nem sempre!
O artigo podia ser mais focado na tecnologia e não nas aplicações das App stores, que obviamente não fazem nada além de testar algo que já existe há muito tempo, e que não tem aplicabilidade prática.
Nokia, J2ME, Microsoft, Palm há bastante tempo dominam esta temática…. mas qual o verdadeiro problema, de não haver projectos desta tecnologia?
Operadores móveis: A TMN já lançou pagamentos c/ barcodes nas salas Lusomundo, com cariz inovador, mas a utilização está às moscas. O RiR teve um sistema inovador de bilhética da Vodafone, mas e massificar esta tecnologia, o que é necessário?
Qual o verdadeiro problema desta tecnologia que teima em não descolar?
Vamos elevar estes atigos sff. 😉 Pagamentos móveis podem ser uma solução (pelo menos é o que fala a Movensis + CGD).
Abraços e lamento se fui muito à frente. 😉
Caro Vasco,
Se o artigo diz respeito ao QrRCode ser descodificado por um App Android porque te direccionas para outra coisa?
Talvez esta tecnologia não descole porque há pessoas que criticam quando se promove, como é o caso do artigo, em vez de partilhar.
Cumprimentos, e lamento de fui directa. 😉
Eu sei estou demasiado à frente.
Powered by GALAXY S
E funciona no a1?
Sim, claro
Realmente é espectacular a aplicação, tem dado imenso jeito para tirar aplicações aqui do blog.
Só notei no outro dia que não consigo ler o QR code que se encontra no documento único automóvel. Alguém sabe porque será?
Há alguma forma de conseguir ler esse QR code?
Cumps,
Tiago
Só consegui ler esse código quando fiz scan do DUA para o pc, e do PC o telemóvel já consegue ler.
A informação retirada é em XML com a info desse DUA.
Daqui a pouco vão sair comerciais com o qr code tipo assim na tv “por tempo limitado Kill All Humans gratis so os 5 primeiros” esse é um dos app mais caros do android market custa 158.19 Euros
Gostei deste aplicativo, já o instalei, bastante interessante, não sabia que o meu telemóvel dava para tanto xD eu via os artigos do pplware c codigo de barras moderno, agora sei que é QR code lol e facilita muito para sacar os aplicativos para o android
Mais uma vez o pplware…
The power of pplware is tecnologic (inglês que arranha lol)
è realmente uma boa aplicação e uso diariamente.
Só ainda nao consegui ler QR code na versão 40, (Version 40, 177×177, 1,852-4,296 alphanumeric chars)
http://en.wikipedia.org/wiki/QR_code
Conhecem alguma aplicação que o faça?
Cumps, Tiago
este nome não é encontrado na pesquisa
Aqui tem, Ana! 🙂
https://market.android.com/details?id=com.google.zxing.client.android&feature=search_result
como eu posso saber se meu android tem esse aplicativo leitor?
Ferramenta para criar QRCOdes:
http://galhano.com/web/Services/?Action=QRCode