O Android 15 ainda não foi lançado e a Google já testa a sua primeira atualização
A Google ainda não lançou oficialmente o Android 15, que deverá chegar dentro de dia. Ainda assim, a gigante das pesquisas já tem em testes a primeira beta daquela que será a sua primeira grande atualização esperada para dezembro, o Android 15 QPR 1 Beta 1.
Todos os que estão inscritos no programa beta do Android 15 têm já disponível a primeira QPR 1 beta. Esta primeira versão beta vai tornar-se a atualização do Android ou Feature Drop de 15 de dezembro e prepara algumas das mudanças que estão a ser preparadas.
Espera-se que o novo Android seja lançado oficialmente em setembro, e é agora bastante claro que a beta 4.2 de há algumas semanas foi de facto a última. Isto porque o programa beta do Android 15 terminou e tornou-se o programa beta da primeira atualização trimestral, a de dezembro.
Após o lançamento oficial do Android 15, o sistema operativo continuará a receber um pacote de melhorias a cada trimestre sob a forma de Feature Drops. Os utilizadores com um Pixel compatível podem testar já estas melhorias através das betas QPR (Quarterly Platform Release). O primeiro QPR1 beta do Android 15 já está disponível.
Esta é a versão AP41.240726.009 com o patch de segurança de agosto e compatível com os Pixel 6, Pixel 7 e Pixel 8, além do Pixel Tablet e do primeiro Pixel Fold. Os últimos lançamentos da Google ficam de fora por enquanto.
Sendo a primeira beta, a lista de alterações é ainda escassa, embora existam pistas sobre algumas das alterações que chegarão ao Android 15 após o seu lançamento. As novidades esperadas são as seguintes:
- Uma nova configuração para um modo de ambiente de trabalho melhorado.
- Mais opções para configurar monitores externos.
- Modos prioritários como complemento do modo Não incomodar.
- Widgets de ecrã de bloqueio para tablets.
Quem tiver um Google Pixel 6 ou posterior, um Pixel Fold ou um Pixel Tablet, pode instalar já o Android 15 QPR1 Beta 1 atualizando a imagem com a ferramenta Android Flash ou descarregando-a e atualizando-a manualmente. A forma mais fácil de os obter, no entanto, é inscrevendo-se no programa beta do Android.