NSA planeava entregar malware pela Play Store da Google
As informações sobre os planos da NSA têm aparecido frequentemente na Internet isto porque Edward Snowden continua a dar a conhecer ao mundo tudo aquilo que sabe.
São já bem conhecidos vários métodos usados para conseguir os dados dos utilizadores, muitas vezes recorrendo a esquemas que muitos não julgavam possíveis.
Um conjunto de documentos agora revelados vem mostrar que a NSA e os seus parceiros pretendiam enviar malware aos utilizadores do Android através da Play Store da Google.
A nova informação, agora trazida a público, revela que os planos da NSA incluíam um processo que conseguiria injectar aplicações alteradas e que conteriam malware específico, directamente a partir das comunicações entre os dispositivos móveis Android e pelo menos duas stores de aplicações.
O processo não envolveria acesso directo às lojas de aplicações, mas passaria por desviar o tráfego durante os processos de comunicação entre os dispositivos e as lojas, alterando assim os pacotes que eram enviados.
Este seria um processo em que o utilizador não teria conhecimento da mudança dos códigos das aplicações e usaria mecanismos man-in-the-middle para assim desviar o tráfego, alterá-lo e enviá-lo de novo para os utilizadores.
Depois de alteradas as aplicações, estas conseguiriam ter acesso aos dados dos utilizadores e estes seriam enviados para a NSA. São vários os tipos de dados que poderiam interessar a esta agência, sendo por isso as aplicações preparadas para conseguirem aceder a esses dados específicos.
Da documentação disponibilizada podem ver-se pelo menos duas lojas de aplicações onde a NSA pretenderia utilizar estes mecanismos.
A primeira é a loja de eleição das aplicações Android, a Play Store da Google, e a segunda a loja de aplicações da Samsung. É possível que existissem outras lojas que pudessem ser usadas.
Mesmo com a utilização de mecanismos de cifra das comunicações entre os terminais e as lojas de aplicações, nomeadamente TLS, a NSA teria a capacidade de contornar estes mecanismos, interceptando-os e alterando todo os seus conteúdos.
Este programa, que teria o nome IRRITANT HORN, consta de documentos que datam de Novembro de 2011 até Fevereiro de 2012, mas não fica claro se teria sido realmente usado para conseguir os propósitos da NSA.
Mais uma vez ficam claros os propósitos da NSA e quais as formas, tecnologicamente muito avançadas, que usavam para conseguir os dados que lhes serviam para espiar não apenas os seus cidadãos, mas outros espalhados pelo planeta.
Este artigo tem mais de um ano
Tá na horas dos países se juntarem pra acabar com essa palhaçada dos USA. Nada que um “susto” não resolva.
Ha cada cromo… Deixa estar, a tua querida russia ou china sao uns santos, paladinos da liberdade de expressao e seguranca na net
O que é a liberdade de expressão? Explica.
Podes utilizar o exemplo da NSA se quiseres. E com base no exemplo explica segurança na net.
Bipolaridade mandou abraços, hein jovem?
>falo mal dos USA
>estou defendendo a China e Rússia
TOP KEK!
Tal como?
USA é só chupistas das culturas. Sugam tudo para eles. Imperialismo de doentes….
Bem no centro da raiz do mal:
https://mega.nz/#!aoZnnA6B!ryoT4_8JF31qhqnn61TtWZrh_lxhGOQkZBETa_saeok
Vale a pena ver para leres a tinta invisível.
E para os que ainda andam de olhos fechados e não sabem quem criou e alimenta o EI:
http://www.forbes.com/sites/gregnichols/2015/04/10/militias-war-robots-raise-questions-about-future-of-warfare/
Existem firmas americanas de mercenários com mais de 25.000 elementos cada a actuar no médio oriente! Estas firmas e lobbies regem-se por regras de mercado, não pela lei, e têm como objectivo a subversão para gerar lucro!
Não só mas também é por isso a destruição faz parte da agenda e é por isso que eles alimentam os dois lados do conflito!!!!!
Isto é do mais pesado que existe!!!!!
Sim tens razão, é pena apenas uma coisa.
Podes recear o que sabes mas é o que não se sabe que é mau.
Digo isto porque não se sabe o que o resto do mundo anda a fazer a nível de espionagem tecnologia, já se ouve falar de ferros de engomar chinês espiões e mais alguns electrodomésticos.
Acho que a velha máxima de “ter os amigos perto e os inimigos ainda mais perto ” anda a por muita gente paranóica.
Já dizia o meu professor de segurança de redes que se tivermos medo dos males que existem a nível informático não fazíamos nada.
Caça às bruxas?
Nem para pipocas…
Não falam é que ainda este ano em Janeiro, da mesma fonte, provaram o uso das mesmas técnicas no IOS desde o início da abertura da loja online!
*iOS.
link
Tanta paixão pelo clubismo.
Capitalismo amoral e consequente comsumismo cego: missão cumprida.
E sabes que o artigo não foi feito? Ora procura bem 😉
Mas nao acontece nada a estas entidades?? a segurança dos Paises tem limites,ou somos todos considerados terroristas ate prova em contrario? e nao temos direito a privacidade??entao eles acedem a todso os nossos dados,e se ha alguem la mais mal intensionado e tem acesso aos nossos cartoes multibancos etc etc ?isto nao pode ser ou os estados unidos estao sempre acima de tudo??
legal