Nokia prepara telefone básico com versão especial do Android
A Nokia tem conseguido manter-se no mercado com alguns smartphones icónicos. Para além da oferta de smartphones, a marca optou também por manter uma presença forte no que toca a telefones básicos.
Com a aposta a manter-se nestes equipamentos, surge agora uma proposta que vai mais longe e traz uma versão especial do Android. Este fará a ponte entre o universo Android e os telefones mais básicos que podemos ter.
Um novo telefone básico da Nokia
Ainda não é uma apresentação oficial, mas tudo aponta para que a Nokia esteja a trabalhar num novo smartphone básico. Estes são uma versão muito resumida do que podemos ter num telefone. Usam muitas vezes sistemas operativos proprietários. Servem uma faixa de consumidores que querem um equipamento para fazer telefonemas e pouco mais.
A Google parece que quer também uma parte deste mercado e, por isso, terá em preparação uma versão ainda mais básica do Android. Esta será tão simples que dispensa a interação com o toque no ecrã. Tudo poderá ser feito com o teclado do telefone.
No que toca a aplicações, este sistema deverá ter o mínimo e essencial. Estas vão basear-se na normal oferta Google, com o Chrome e o YouTube a serem uma presença garantida. Outra certeza é a presença do assistente da Google, que será chamado com um simples botão.
Uma nova versão do Android da Google
Esta não é a primeira vez que se fala nesta nova versão do Android. Depois do Android Go, esta nova versão seria ainda mais básica e adaptada a equipamentos com menos recursos e até sem ter um ecrã tátil.
A parceria com a Nokia é o ideal para a Google, uma vez que a marca tem uma experiência no que toca a telefones básicos. A sua oferta neste campo é grande e a Nokia conhece o que os consumidores querem destes equipamentos.
Caso seja real esta versão do Android vem competir com propostas como o KaiOS. Com versões minimalistas, os utilizadores conseguem uma experiência próxima de um smartphone, ainda que num equipamento básico.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: 9to5Google
Ora ai está uma boa ideia. Sou potencial cliente, não preciso mais do que um telefone que dê para fazer e receber chamadas, não preciso de toda a merda que os telefones espertos carregam agora, não preciso de um carro com vidros electricos censores de estacionamento, luzes automáticas e toda essa merda que quando avaria e vai apra a oficina custa o olho do cu.
Desculpa, mas por enquanto o estacionamento ainda não tem censura, a menos que não tenhas pago o ticket, ou estejas em 2ª ou 3ª fila. E nesses casos, não existem SENSORES de estacionamento que te valham!
A Lúcia tem imensa razão mas penso que os seus argumentos seriam mais eficazes se não utilizasse termos tão desagradáveis e fecais.
Mas olha que um Smartphone com dicionário não te fazia mal nenhum
Lol
O engraçadinho disfarçado de homem das cavernas com nome de mulher.
Já agora mete aí também na lista que não precisas de medicamentos, médicos, exames avançados e vacinas. A massa cefálica está tão diminuta que já nem para ocupar espaço serve.
Tecnologia para quê.
Já agora compra um corrector ortográfico. Censores. Ahahahaha
Censor(a?) dos telefones espertos? … talvez… ao que parece do que a menina(?) escreveu, sim…. do estacionamento? enfim… duvido… mas geralmente há muita gente disposta a isso com certas manobras mais do que tangenciais ou pelo resultado do dito cujo (em cima dos passeios e passadeiras, em 2a fila ou no traço amarelo, nas rotundas e acesso a garagens… etc e tal)!
O que mais reti deste artigo…
“…a Nokia é o ideal para a Google, uma vez que a marca tem uma experiência no que toca a telefones básicos.”
Uso o modelo P70 da Positivo, que é uma marca brasileira e apresenta proposta parecida. Possui Wi-Fi e Bluetooth e suporta 32 Gb de cartão de memória. Já vem com WhatsApp, que funciona melhor falando por causa das limitações do teclado. A câmera não presta, mas tem player de música. Vem com navegador que em uma necessidade quebra um galho. Não possui a Playstore mas é possível instalar um app através de um Apk. É limitado mas existem algumas possibilidades.
Um telefone (atenção, é um telefone), com Whatsapp instalado, para comunicar via voz por intermédio do Whatsapp?????? Onde fica a função mais básica de qualquer telefone, seja ele básico ou “esperto”, que é telefonar via voz? WTF???
Para mim, um telefone, nomeadamente no básico mas também nos “espertos”, se for para comunicar via voz, é pela rede da operadora na esmagadora maioria das situações. Falar por aplicações é utilizado apenas em situações em comunicações para fora do país. Principalmente quando o pacote inclui 7000min/mês para todas as redes, fixas ou móveis. Não gasto 1/5 disso.
Mesmo com alguns erros à mistura deve concordar com a Vera, pelo menos em algumas coisas. Eu tive a tentar comprar em Portugal um telemóvel “básico” mas com algumas aplicações “smarts”(Android) e não consegui. Acho sinceramente que há mercado para um Nokia desse tipo. Isto porque numa população envelhecida como a nossa as prioridades mudam. Muitos dos idosos só querem mesmo umas fotos básicas, umas chamadas simples e mensagens com Internet, e claro, teclas físicas que essa coisas de “toutch” para muito que já têm problemas motores é uma dificuldade adicional.