MWC19: Chegou o novo LG G8 ThinQ e consegue ver as suas veias!
Chegou um novo smartphone Android de gama alta, o seu flagship, o novo LG G8 ThinQ e surgiu como uma autêntica surpresa quando foi apresentado no congresso MWC19. Hoje (25) começa oficialmente o Mobile World Congress em Barcelona e as novidades continuam a chegar, agora graças à LG.
O novo smartphone Android tem a peculiaridade de conseguir reconhecer o padrão das veias na sua mão.
Chama-se Hand ID e é mediado por uma nova câmara fotográfica frontal, a "Z camera" que utiliza um sensor ToF (time of flight) para, essencialmente, obter um registo tridimensional da palma da sua mão. Esta mesma câmara pode também ser utilizada no LG G8 ThinQ para mediar o reconhecimento facial 3D.
Chegou o novo e arrojado LG G8 ThinQ
Este é o sucessor para o LG G7 ThinQ, um produto que tinha as suas qualidades, mas que infelizmente não obteve grande tração no mercado. Em parte devido ao facto de a tecnológica sul-coreana ter recentemente passado por uma séria reestruturação de todo o seu departamento mobile. Agora, vemos o resultado das reformas.
Com o novo LG G8 ThinQ a fabricante manteve o seu design praticamente inalterado face ao modelo de 2018, mas com algumas boas mudanças. Em primeiro lugar, a sua câmara traseira não tem qualquer tipo de protuberância ou saliência. Apenas uma superfície totalmente lisa, assentando o smartphone comodamente numa superfície plana.
Contudo, o LG G8 ThinQ apresenta-nos ainda um "notch" considerável, algo que já começa a ficar ultrapassado em 2019. Já, por outro lado, o smartphone Android mantém a porta áudio P2 (jack de 3,5 mm), apoiado no seu quad-DAC (conversor digital-analógico). De igual forma, temos também o altifalante Boombox que utiliza uma grande caixa de ressonância no dispositivo.
O novo smartphone Android foi apresentado no MWC19
Assim sendo, temos aqui uma mistura entre traços já caraterísticos da LG, bem como algumas novas adições e melhorias gerais. Contudo, é sem dúvida o seu novo sistema de desbloqueio que merece a nossa atenção indivisa. Aliás, a empresa diz-nos que o Hand ID pode ser muito mais do que uma nova forma de desbloquear o equipamento.
A nova "Z cam" numa referência ao eixo Z, consegue medir a distância a que se encontra um objeto. Assim, o LG G8 ThinQ consegue computar também a profundidade, para além de detetar e acompanhar o movimento. Ora, é aqui que entra a palma da nossa mão.
Em suma, o sistema Hand ID é capaz de registar e reconhecer o padrão das veias na sua mão. Aliás, de acordo com a empresa o sistema é capaz de "ver" o padrão da hemoglobina presente nos vasos sanguíneos que atravessam a sua mão. Tudo isto graças às capacidades da nova câmara frontal, a supracitada "Z cam".
O reconhecimento Hand ID
É assim uma nova forma de desbloquear o dispositivo Android. Além do mais, contará também com o leitor de impressões digitais na sua traseira, tal como na geração anterior. Contudo, a marca quer que utilizemos o novo Hand ID para muito mais, os gestos Air Motion.
O LG G8 ThinQ permite que o utilizador o controle através de gestos, ao acompanhar a sua mão. Desde tirar uma selfie a uma captura do ecrã, até mesmo à abertura de aplicações, entre outros comportamentos predefinidos pelo utilizador. O conceito não é propriamente novo, mas a LG diz tê-lo aperfeiçoado.
Este é um dos pontos diferenciais do novo smartphone Android apresentado no MWC19. A fabricante espera que o utilizador reconheça as vantagens ou possibilidades desta nova forma de desbloqueio e interação, ou controlo do terminal. Algo que teremos que testar futuramente.
As especificações do novo LG G8 ThinQ
Em seguida, encontramos um ecrã de 6,1 polegadas de diagonal, agora com tecnologia OLED. Ao nível da resolução temos aqui 3120 x 1440 píxeis. Portanto, o padrão Quad-HD+, com o formato 19.5:9, para uma densidade de 564 píxeis por polegada. Por fim, temos aqui o vidro Gorilla Glass 5, da Corning.
Tal como seria de esperar, no novo topo de gama Android temos a plataforma móvel Snapdragon 855 da Qualcomm. Assim sendo, temos aqui um "motor" de excelência, capaz de colocar o novo LG G8 ThinQ frente a frente com os seus principais rivais.
É a nova aposta de luxo da LG e uma das estrelas do MWC19
Em seguida, encontramos 6 GB de memória RAM, com 128 GB de armazenamento interno. Valor que pode ser ampliado com um cartão de memória microSD até 512 GB, caso o utilizador assim o deseje. O dispositivo conta ainda com certificação IP68, pesando um total de 167 gramas e uma espessura máxima de 8,4mm.
O LG G8 ThinQ conta com duas ou três câmaras fotográficas na sua traseira. Sim, uma medida um tanto peculiar da fabricante sul-coreana que nos dá assim duas versões para o mesmo topo de gama Android. Assim sendo, podemos encontrar uma primeira câmara de 12 MP de resolução, com uma lente equivalente a 27 mm e uma abertura focal de f/1,5.
Câmara dupla (ou tripla) no LG G8 ThinQ
Em segundo lugar temos um sensor de 16 MP, uma abertura focal de f /1,9 e uma lente grande angular, equivalente a 16 mm. Por fim, temos um sensor de 12 MP com lente dotada de zoom ótico de 2x e uma distância focal equivalente a 52 mm.
Sabemos ainda que dois destes módulos fotográficos contam com estabilização ótica da imagem (OIS). Contudo, não sabemos exatamente qual destas versões, com duas ou três câmaras chegará à Europa e a Portugal. Já, por outro lado, temos uma câmara fotográfica frontal de 8 MP com uma abertura de f/1,7.
O smartphone Android conta ainda com uma bateria de 3500 mAh de capacidade, com carregamento rápido a 18 W, bem como carregamento sem-fios. Tudo isto sem esquecer a sua porta USB do Tipo C na aresta inferior do dispositivo ou o Rádio FM.
Estará disponível em preto, azul ou vermelho. De momento ainda não temos os detalhes do seu preço de venda ao público, devendo este rondar os valores do seu antecessor.
Qual a sua opinião sobre o novo LG G8 ThinQ?
Este artigo tem mais de um ano
Isto de métodos de autenticação está a fora de controlo… cada vez mais Hollywood no smartphone… O fingerprint para mim continua a ser o melhor (seja em prática de uso, seja na sua segurança) até hoje. Depois chegou o “Retina scan”… dps o “FaceID”… agora com a palma da mão… Um dia teremos que desbloquear o smartphone por análise DNA, lambendo o ecrá
não digas isso nem a brincar que eles ainda seguem atua ideia xD
Falta o reconhecimento por palavras aleatorias!
DIGA ESSA FRASE agora…
Tem também o por SOVACO….por favor passe o aparelho no sovaco…esquerdo, ohohoh nao reconhecemos, por favor introduza no sovaco….direito!
O mais seguro é a palavra passe. Se ficares inconsciente toda a gente mexe no smartphone.
Sabes que mesmo com o fingerprint, podes sempre fazer login com um PIN, como alternativa.
Por isso, podes perfeitamente manter o fingerprint.
Bonito…esperar chegar a uns 1000 reais quando dar uma semana apos lançamento, ai eu compro um.
vou dar uma chance a LG esse ano como segundo aparelho.
Gorilla Glass 5!!!! Ainda LG? Não aprendes nunca? Além de não ter a biometria na tela, não tem o Gorilla Glass 6. E com certeza será super caro. Assim não dá, LG. Fora as atualizações que sempre são uma caixinha de surpresa e também a sua durabilidade e resistência não não dá para confiar. Dispenso totalmente, LG. Assim é difícil mesmo.