Motorola lança o seu primeiro smartphone ultrafino, mais leve que o iPhone Air
Os smartphones pareciam estar presos ao mesmo formato, praticamente sem alterações, há mais de uma década- No entanto, e com a chegada dos primeiros smartphones ultraleves e ultra finos veio alterar isso, com designs mais estreitos e leves. A Apple e a Samsung pareciam dominar, mas há um novo concorrente, a Motorola e o seu X70 Air.
Chegou o smartphone ultrafino Motorola X70 Air
A Samsung foi a primeira a lançar o seu modelo, o Galaxy S25 Edge , o mais leve, com 163 gramas, e a Apple seguiu o exemplo com o iPhone Air , o mais fino do momento, com apenas 5,6 milímetros de espessura. Entretanto, na China, a ZTE lançou o Nubia Air, que é fino, mas tem uma bateria de 5.000 mAh.
Agora, um novo player entrou no mercado dos ultraleves: a Motorola, que apresentou o novo X70 Air na China , como foi noticiado no site da sua proprietária, a Lenovo, neste país. O novo smartphone baseia-se na mesma filosofia dos seus rivais ultraleves: um ecrã do mesmo tamanho da maioria dos telefones atuais, mas mais fino e leve para o tornar mais confortável de utilizar e mais fácil de transportar.
O Motorola X70 Air tem um design com uma espessura de 5,99 milímetros, superior ao da Samsung e da Apple, mas torna-se o mais leve do mundo, com apenas 159 gramas. Tal como os concorrentes, é mais fino na parte inferior, enquanto a área do módulo da câmara se projeta mais. Este Motorola tem um ecrã OLED de 6,7 polegadas, o maior já visto num smartphone ultraleve, com margens planas e brilho máximo de até 4.500 nits.
Um concorrente à altura do iPhone Air
Possui também um leitor de impressão digital na tela. Outro ponto-chave é a bateria, o aspeto em que os telemóveis ultraleves mais sofrem em comparação com os telemóveis tradicionais. A sua capacidade é de 4.800 mAh , mais do que a da Apple e da Samsung e muito próxima do padrão há anos (5.000 mAh), e o seu carregamento rápido também é excelente, com 68 W via cabo.
Em comparação com o iPhone Air, com uma única câmara traseira, este Motorola X70 Air tem um módulo de câmara com um sensor principal de 50 megapixéis, mas acompanhado por mais duas lentes num módulo em formato quadrado que inclui o flash, superando a câmara dupla do Galaxy S25 Edge.
O resto das especificações técnicas inclui o chip Snapdragon 7 Gen 4 de gama média , 12 GB de RAM via LPDDR5X, 256 GB de armazenamento interno com UFS 3.1, Android 16, câmara de vapor 3D, altifalantes duplos. De momento, este produto apresentado na China não está confirmado para o mercado ocidental, mas segundo o leaker Evan Blass, poderá ser lançado fora do gigante asiático como o futuro Edge 70.





















“os smartphones pareciam estar parados no mesmo formato há mais de uma década” … Que falta de noção.
Mais inovador que um telemóvel fino foram os folds, flips, trifolds..
A única marca que continuava parada no tempo era a Apple mas todos nós já sabemos as tendências do site.
Finalmente consigo por o iphone air no bolso das ganga sem sentir incomodo. Quero la saber das cameras telephoto e ultrawide, uma chega e muito mais confortavel de usar
Pixel 9a – mais barato e excelente camera principal
Sou do tempo :), em que existia a moda do ultraleve, agora parece estra a começar a moda do ultrafino.
Só que com uma grande diferença, antigamente os telemóveis eram para fazer chamadas e por isso a bateria durava 1 semana. Agora o smartphone tem a funcionalidade de fazer chamadas, mas a sua principal característica é andar sempre ligado às redes, sejam elas de dados ou sociais 🙂 e quanto mais fino menos bateria. Se os normais já só duram 1 dia estes ultrafinos devem durar umas horas 🙂
também houve a moda do ultrapequeno
A espessura acaba por sacrificar a bateria…logo vão ter que andar com uma bateria magsafe agregada ao telemóvel…resumindo lá se vai a “fineza” do iPhone…loool
Façam telefones em condições, no máximo 6.3 polegadas, não tem sentido nenhum andar com um tijolo/placa de 16.5 cm ou 17 cm no bolso ou na mão.
Iphone 17
Isso é um telemóvel Norte-Americano e uma marca para parolos, os melhores telemóveis são os Chineses em qualidade, programação, privacidade, e segurança, mas infelizmente o regime não permite aos Portugueses comprar os telemóveis da Huawei.
Existem outras marcas Chinesas de qualidade mas os telemóveis são muito grandes.
E só quem é parolo acha que a Lenovo é Norte Americana, e mesmo que fosse… Como a Motorola já foi! O que é que ser do país A ou B têm a ver com a qualidade do produto final? Muita gente fala só por fanatismo ideológico e nem sequer nunca viu ou experimentou algo diferente da sua esfera de fanatismo mas fala mal só porque supostamente será ou seria uma empresa do país X ou porque só aquilo que compra é que é bom para si e consequentemente terá de ser bom para todos. Como se o país Y ou Z fosse perfeito, segundo as ideologias idiotas que minam a sociedade hoje em dia ou como se todos tivessem de ser iguais ou todos tivessem de escolher o mesmo por existir só meia dúzia de iluminados e inteligentes à face da terra…
E só quem é parolo é que dá 500 € ou 1000 € por um telemóvel.