Microdroid: Google prepara um Android simplificado para máquinas virtuais
Como bem sabemos, por diversas razões o Android é o sistema operativo mais usado em todo o mundo nos dispositivos móveis. Esse facto permite que assim que mais pessoas conheçam o seu funcionamento que de si já é completamente acessível. Mas agora há uma interessante novidade especialmente para os programadores.
De acordo com informações recentes, a Google está a trabalhar no Microdroid. Trata-se de uma versão altamente simplificada do Android destinado a máquinas virtuais.
Microdroid: o Android simplificado para máquinas virtuais
Segundo a equipa XDA-Developers, a Google encontra-se a trabalhar numa versão simplificada do sistema operativo Android. Esta versão será designada de Microdroid e destina-se às máquinas virtuais (ou VM de Virtual Machines).
O objetivo é criar um software mais leve que possa ser executado em máquinas virtuais e, assim, facilitar a vida aos programadores que necessitem criar e testar as suas aplicações e projetos.
Atualmente, os programadores recorrem ao GSI (Generic System Image) que, no fundo, é um "Android puro" onde podem virtualizar o sistema operativo e trabalhar as suas ideias. Mas com o Microdroid, todo esse processo será facilitado.
Para além disso, o site revela que há ainda alguma probabilidade de a Google embutir este microssistema no próprio Android de modo a otimizar a segurança dos dispositivos móveis.
Assim, tudo aponta para que seja intenção da empresa habilitar o KVM, o sistema de virtualização open-source baseado no kernel Linux, nos dispositivos com processadores ARM 64. Isto permitirá que o Microdroid execute, por exemplo, sistemas de proteção de direitos de autor e soluções de criptografia, entre outros.
O projeto poderá também ter ligação com o mecanismo de segurança Type-1 Hypervisor integrado no Snapdragon 888. Este mecanismo permite separar o smartphones em dois ambientes distintos, como, por exemplo, um pessoal e outro para trabalho. Desta forma, as apps instaladas num ambiente não afetariam a integridade dos dados no outro sistema. E o Microdroid facilitará significativamente essa divisão.
Para já ainda não há dados sobre quando o projeto será revelado oficialmente. No entanto, estaremos atentos a mais novidades que possam existir nos próximos tempos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: XDA-Developers
Neste artigo: Android, Google, maquina virtual, Microdroid, Virtual Machine
Uma Ótima noticia para programadores e entusiastas de jogos mobile!!! menos recursos, mais performance!!!
Finalmente! É que usar as imagens ISO do Android x86, o projeto open source baseado no Android, numa máquina virtual não era ideal. Tem muitos bugs e problemas. Esta solução é muito melhor, já que vem da própria Google. Também a futura implementação no hardware do Android é uma excelente idea a todos os níveis.