mCARAT – Aplicação móvel portuguesa para asmáticos
mCARAT faz registo dos sintomas, lembra a toma da medicação e dá informações sobre asma e rinite
Agora, os pacientes com asma e rinite alérgica já podem manter um registo de todos os sintomas, medicação e outros eventos relacionados com a sua doença no telemóvel e partilhá-lo com o seu médico. A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) lançou o mCarat - uma aplicação móvel para Android que reúne uma série de ferramentas úteis para estes doentes.
O mCarat está centrado numa versão para telemóvel do CARAT (Control of Allergic Rhinitis and Asthma Test) - um questionário que avalia de forma rápida e eficaz o estado de controlo da asma e rinite. O CARAT foi desenvolvido por uma equipa nacional liderada pela FMUP e já está disponível em mais de 12 países.
De acordo com João Fonseca, investigador da FMUP e coordenador do projecto, o mCarat pode contribuir para uma melhor monitorização e controlo da asma e da rinite (duas doenças que estão muito associadas). “Com esta aplicação, os doentes poderão manter um registo de todos os eventos relacionados com a asma e a rinite, desde definir alarmes que o avisem sempre que for necessário tomar a medicação ou lembrar outras tarefas como consultas médicas, passando pelo registo de toda a informação clínica, até ao acesso a informação e notícias sobre asma e rinite”, refere o professor da FMUP.
O especialista em imunoalergologia lembra que, para um asmático, uma ferramenta deste género é muito mais do que uma agenda ou diário electrónico. “Para os asmáticos a gestão e o controlo da doença são fundamentais. Deles depende o seu bem-estar, a sua saúde”.
Principais funcionalidades do m.Carat:
- Realizar um questionário CARAT (Controlo da Asma e Rinite Alérgica Teste) para avaliação do grau de controlo da asma e rinite alérgica
- Sincronizar com o caratnetwork.org
- Registar a sua medicação de asma / rinite e registe a sua utilização
- Criar tarefas relacionadas com asma / rinite tal como consultas médicas
- Definir alarmes que o alertam sempre que for necessário tomar a medicação ou lembrar outras
- tarefas tal como consultas médicas
- Manter um registo de todos os seus sintomas, crises, valores de provas de função respiratória e visitas ao hospital/médico
- Receber informações e noticias sobre a asma e rinite
Desenvolvida no CINTESIS, Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação na Saúde da FMUP, e parcialmente financiada pelo projecto de doenças respiratórias crónicas do programa Harvard Medical School Portugal, esta aplicação pretende ajudar a optimizar a monitorização da doença e a capacitação do doente. Os questionários realizados no mCarat são sincronizados com o site do CARAT (http://caratnetwork.org), onde o utilizador pode partilhar os resultados com o médico ou imprimi-los para os levar para uma consulta, por exemplo.
O mCarat está disponível gratuitamente, em português e em inglês. Os investigadores estão já a ser desenvolver uma versão para iPhone, que em breve estará disponível na App Store. A asma é uma doença crónica que afecta 700 000 de portugueses e 6% dos europeus.
Este artigo tem mais de um ano
estava a ver que ia ser do tipo daquela aplicaçao pra ver através da roupa, mas esta iria substituir a bomba prá asma lmao
I wish…
Fica aqui uma pequena entrevista realizada ao Dr. João Fonseca acerca deste software.
https://www.youtube.com/watch?v=MKriw9l5tkI&feature=youtu.be
Os meus parabéns à equipa da minha faculdade que desenvolveu esta aplicação! Viva a FMUP!
Boas, é para avisar a comunidade da pplware sobre esta aplicação e as suas permissões que não gostei, e nao instalei aqueles que tiverem a usar a Cyanogen podem altera-las.
https://play.google.com/store/search?q=mcarat&c=apps
Por um lado é de louvar, mas por outro já estou a ver as seguradoras, e outras entidades, interessadas em ver os registos dos utilizadores para lhes poderem tirar o seguro ou aumentar o prémio do mesmo. Ou os patrões a despedir empregados, ou a não contratá-los com base no relatório da ferramenta.
– “Pois é Sra. Maria, após termos feito umas pequenas investigações descobrimos que é portadora de uma doença crónica e como tal achamos que não vai ser uma empregada assidua e produtiva, como tal não vamos poder contratá-la”
Este tipo de coisas é muito bom mas desde que fique offline e respeite a 100% a privacidade dos seus utilizadores.
Mas porque carga de água é que esta aplicação não é compatível com o TMN a1??