Quais as marcas mais rápidas a atualizar os smartphones para Android? Venha descobrir
Uma das grandes lacunas do Android e das marcas que o usam é o atualizar dos smartphones. Estas existem e são libertadas pela Google, mas são os fabricantes que atrasam este processo, por terem de ajustar o Android aos seus equipamentos.
Se algumas marcas tentam apressar este processo, outras acabam por demorar demais. Um novo estudo revelou agora quais as marcas que são mais rápidas a atualizar os seus smartphones para as mais recentes versões do Android. Venha descobrir se a sua marca de eleição está presente.
Quais as marcas mais rápidas a atualizar os smartphones
Os dados da Counterpoint Research são claros e revelam uma realidade que a maioria já conhece. As atualizações para as mais recentes versões do Android são lentas a serem entregues e muitas vezes nem chegam a ser lançadas. Quem mais sofre com este problema são certamente os equipamentos mais baratos.
A grande vencedora deste novo ranking é a HMD Global, com a sua Nokia. Esta marca, ainda com pouca tradição no Android, tem-se mostrado principalmente ímpar no que toca a atualizações. Com uma taxa de atualização de 96%, deixa longe a concorrência direta. Esta focou-se no Android Pie entre o terceiro trimestre de 2018 e o segundo de 2019.
Depois da Nokia as outras marcas estão longe
No segundo lugar desta lista está a Samsung. A marca sul-coreana consegue uma taxa de atualização de 89% para o Android Pie. A lista continua com a presença da Xiaomi e a Huawei, tendo cada uma, respetivamente 84% e 82%.
No que toca à velocidade com que estas atualizações são lançadas e aplicadas, a realidade é similar. Temos igualmente a Nokia à frente da concorrência direta. A marca conseguiu atingir a meta dos 50% em apenas 6 meses.
Há um longo caminho a fazer pela Google e as marcas
A lista segue com as mesmas marcas anteriores, tendo a Xiaomi e Lenovo também conseguido atingir, e passar, a barreira dos 50%. Marcas como a Samsung e a Huawei ficaram abaixo, mas a razão poderá estar no foco das atualizações estarem apenas nos modelos mais caros.
Importa notar que esta análise deixou de fora algumas marcas que se sabem estar na linha da frente. Ao focar-se apenas nos 10 principais fabricantes, arredou da lista marca como a OnePlus ou a Essential. Ainda assim, é um resultado surpreendente e confirma o empenho da Nokia no que toca a atualizar os seus smartphones.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Counterpoint Research
Neste artigo: Android, atualizar, marcas, nokia, smartphones
“There are a lot of factors that play a role in issuing software updates. But some brands put much more effort into reducing the time lag from the release of the latest Android version to issuing the update to all their smartphones. Only a few brands commit to making sure their smartphones are always running the latest version. Nokia was the fastest brand in issuing the latest software updates covering 94% of its portfolio within a year of the launch of the latest Android version.”
Lendo o texto o que se percebe é que o alvo da analise foi o “portfólio” dos telemóveis de cada marca. Como algumas laçam “300” modelos num ano e esses estão actualizados na prática não se consegue ter uma idea clara da velocidade.
Abc
Aqui com Xiaomi MI5 e todas as semanas tenho updates desde a 3 anos.
isso são updates da xiaomi não do android. vcs xiaomistas misturam muita treta na cabeça
Samsung em 2 lugar ???? Deve ser para rir ou o estudo foi encomendado. Gosto da samsung mas se á ponto negativo na samsung são as atualizações de sistema. Dou o exemplo do android 8 que esperei quase 1 e meio para passar da versão 7 para o 8 e quando finalmente libertaram o update, sai a versão 9…
Estou plenamente de acordo.
Nao há nada melhor que Nokia
nao sei em que mundo vives mas nao estamos nos anos 90s….nunca deves ter tido um smartphone de jeito…
Não tenho o que reclamar do Huawei, se o meu que é um “Honor V10”, foi atualizado para o 9.1 no mês passado e vem recebendo mensalmente os patch de segurança (mesmo com o Trump atrapalhando), imagino se tivesse um aparelho da série “Mate, ou P”
isso não é nada. se foi o mês passado já foi muito atrasado
Nada contra as outras marcas, mas em 2017 decidi-me por um Nokia precisamente pelo nível do suporte e pelo facto de virem com uma versão limpa de Android – stock nos primeiros modelos, e Android One nos restantes.
Até agora tenho recebido atualizações de segurança mensais, tendo a marca confirmado que vai continuar a fazer isso até Out. 2020 (quase 4 anos de atualizações), e o Android actualizado de v7 para v8, depois v8.1 e já este ano para v9.
problema dos nokias nao sao os updates.
o meu colega tem um nokia 8 eu tenho um htc u11 que sao da mesma altura…ao pe do meu o nokia parece um telemovel de brincar…nem metade da qualidade em TUDO. Entao na experiencia de software é ridiculo. demoro mais que o dobro a escrever no nokia 8. camera media a ser simpatico, materiais fracos, bah nao me impressionou.
Com que então o Nokia 8 «parece um telemovel de brincar» e não tem «nem metade da qualidade em TUDO».
Muito científico.
Materiais fracos? Todos os Nokia de 2017 são feitos em alumínio (exceto o 3), como bastantes smartphones por aí.
Esse HTC é todo em vidro, bem mais fácil de partir. Quanto à câmara tens razão a do 8 podia ser melhor mas não é assim tão má quanto isso.
E por favor não compares o Android puro com as skins de fabricantes. É diferente. É suposto ser simples sem porcarias a encher o telemóvel.
android é isto. slow updates
a google lança tantos updates e ainda continua fácil entrar naquele sistema lixo
Falando em ‘entrar naquele sistema…’, como faço para atualizar do Android 6 para o 7. O meu Crosscall Trekker 1 Core não tem atualizações previstas. Contactei Crosscall e não há atualizações previstas. Sabes como desbloqueá-lo de alguma forma que torne possível atualizá-lo?
Cptos
Isto deve ser a gozar… Então e a Oneplus? Tenho um e mal sai um android entra quase logo, visto que não tem nem metade da tralha dos Samsungs ou aqueles ícones infantis á Xiaomi ou Huawei… Isto tá comprado de certo o estudo
+1 oneplus 6 android 9 com Patch segurança de agosto. Estudo encomendado
Cá em casa S8 e S9 com Android 9 e update de agosto
Tenho o meu OP3 com Android 9 e com patch de segurança de Agosto. São 3 anos de updates.
Outro que não leu a notícia. O estudo não afirma nada sobre a OP, porque abrange apenas os 10 principais fabricantes.
Tenho um Nokia 6.1 e estou bastante satisfeito. Em termos de hardware quando comparamos telemóveis dentro da mesma categoria são todos muito semelhantes, praticante não existe diferenças, mas posso garantir, ter o Android One faz toda a diferença. Tudo o resto é bla, bla, manias, clubismos e fetiches.
+1 oneplus 6 android 9 com Patch segurança de agosto. Estudo encomendado
Tenho um Nokia 9 , um Oneplus 7 Pro e um OP6 cá em casa, (ambos de ultima geração) e digo que os Oneplus têm muito mais atualizações de android nativas que o Nokia… Algo se passou nesse estudo!
Da próxima tente ler a notícia.
O estudo focou-se «apenas nos 10 principais fabricantes» e portanto a OP não foi abrangida, só isso.
Desta vez a ONEPLUS será a primeira a actualizar para Android 10… mesmo antes dos Pixel….a Nokia só depois… Por isso essa notícia não está muito bem explicada
Deixar a OnePlus de fora é pura estupidez, uma vez que a OnePlus 5em telemóveis com 5 anos com Android 8 e 9 oficiais
Eu só compro Nokia.
Temos 2 Nokia cá em casa.
Temos ainda um Hawei horrível
Brevemente irá para o lixo e comprarei o 3º Nokia.
Aconselho a toda a gente Nokia, sempre.
Pela questão de atualizações e também por ter um Android puro.
Nossa gostei muito do seu site! Vou começar a acompanhar mais vezes! Conteúdo de muita qualidade!