La Liga: App da liga espanhola de futebol espia os seus utilizadores
As questões de segurança e de privacidade têm estado na ordem do dia há já algum tempo, estando os utilizadores cada vez mais alertados para estas questões. Uma recente descoberta veio mostrar que a app La Liga, da liga espanhola de futebol, regista áudio e localizações dos utilizadores sem o conhecimento destes.
Pode não parecer normal, mas a app oficial da liga de futebol espanhola para Android está a recolher informações sobre os utilizadores sem que estes tenham perceção desta situação, provavelmente violando regras estabelecidas no Android.
A recolha de dados da app La Liga
Segundo a informação disponibilizada, a recolha desta informação é feita para que sejam detetadas situações em que transmissões de vídeo não autorizadas são feitas. Esta identificação é feita pela recolha do áudio e identificação de padrões esperados. Sempre que uma destas situações é detetada, é recolhida a localização dos utilizadores, e outros dados, e estes são enviados para um ponto central.
Claro que o acesso a estes elementos é pedido no momento da instalação da app, não sendo no entanto claro o propósito dos mesmos e não indicando em qualquer momento, de forma clara, da recolha destes elementos.
As razões para a recolha no Android
A La Liga já veio a público explicar em detalhe esta situação e esclarecer os utilizadores para a utilização que é feita e o propósito da mesma. Foram ainda indicados quais os dados recolhidos e em que situações.
Do que se sabe, esta é uma situação que apenas acontece no sistema Android, não sendo usada esta medida no iOS. A recolha também parece estar limitada ao território espanhol e é feita apenas em momentos em que os jogos estão a ser transmitidos.
Está esta app a espiar os utilizadores?
Apesar de a afirmação da La Liga de que esta foi uma medida aplicada apenas a 8 de junho, não deixa de ser preocupante a forma como foi implementada sem o consentimento explicito dos utilizadores. A justificação apresentada para esta prática assenta nos elevados valores de dinheiro que estão a ser pedidos com as transmissões ilegais dos jogos da liga espanhola.
Este artigo tem mais de um ano
desculpem la agora todos têm a mania da perseguição sobre a privacidade? agora vão andar atrás de x em x para ver cenas e criar artigos?
deixem o facebook, deixem o youtube, deixem a google. falam mal porque a google espia e tal, mas usam sempre não é?
E porque é que pessoas como tu agem como se fossem polícias dessas organizações?
Se tu queres dar os teus dados, força nisso, o direito é teu. Os outros é que não podem ser obrigados só porque tu queres.
Nenhuma app me consegue fazer isso. Tenho ROOT e PRIVACY GUARD, da custom ROM Lineage OS.
Não dou uma única permissão às apps, e quando precisam mesmo delas para funcionar, desinstalo. Ou coloco “ask first” no caso de apps essenciais, como os browsers.
Tenho também ZERO apps a funcionar em background, e ZERO apps a gastar dados móveis.
É por isso que o root continua a não ser disponiblizado pela Google a todos, porque assim todos se poderiam proteger facilmente dos abusos deste mercado BIG BTOTHER… Uma vergonha.
Aprendam comigo: root + custom rom + privacy guard. E acabou-se o abuso das apps.
Quem te ler até vai enganado…
1 – Instalar o Fiddler
2 – Executar
3 – Meter no Smartphone o PC como proxy
4 – ???
5 – Sejam coerentes e deixem de usar qualquer App
(estes passos devem resultar em 50 artigos facilmente)
Não falo deste caso em específico, mas da generalidade dos casos onde as pessoas ficam histéricas com pura telemetria (que ajuda verdadeiramente os Devs – mais que questionários aos quais ninguém responde).
Já agora, não esquecer que sem estes mecanismos (onde muitos deles estão longe de ser metade da novela que pintam) não tinham coisas giras que hoje dão como garantidas. As coisas não aparecem como por magia.
É como uma relação, há que dar algo para receber algo. Para as Apps serem “inteligentes” precisam de algoritmos enriquecidos com dados. Não é uma questão de roubar dados, até porque na maioria dos casos esses dados não permitem identificar o “Quem” e são unicamente usados como Inputs de uma receita, é uma questão de cozinhar esses dados para obter estratégias de como melhor satisfazer o utilizador. É muito giro que as Apps de organização de Fotos consigam catalogar as mesmas por pessoas e/ou objectos e/ou locais … mas para isto acontecer é necessário ceder algo.
Não estou a dizer que são todos boa gente, mas seguramente que não são a maioria como os histerismos dão a entender.
Contudo, as pessoas são livres de achar que a La Liga quer perseguir o Juan Gonzalez because reasons …