Quantcast
PplWare Mobile

Izi Carris – Paragens e tempos de espera no Android

                                    
                                

Autor: Ana Narciso


  1. João Nunes says:

    Boas,

    Só para corrigir que esta nova APP vai buscar os dados ao mesmo sitio que vai a APP Transportes 🙂

  2. Nuno Ribeiro says:

    bom era eu dizer a aplicação que queria ir para um determinado local e ela atravez do google maps guiar-me até a estação onde posso apanhar um determinado autocarro que me leve ao destino…

  3. Mike Silva says:

    No Galaxy Nexus com Jelly Bean crasha quando tenta ir buscar info dos tempos…

    • Ana Narciso says:

      Engraçado como me está a crashar também. Anteontem, quando escrevi o artigo, funcionava perfeitamente. Pode ser sido a Carris a alterar qualquer coisa… nada como contactar a empresa IZI Moove.

      • Mike Silva says:

        Curioso, crashou umas 3 ou 4 vezes quando instalei de tarde, entretanto de noite experimentei e já estava a funcionar, mas agora já está a dar o mesmo erro.
        Suponho que seja a aplicação que está a encontrar uma resposta inválida do servidor, pois por vezes demora um bocado a dizer “Getting wait times…” antes de dar o erro, outras vezes é mais rápido apesar de dar o mesmo erro.. pode estar a receber algo do género “HTTP error 404 page not found” 🙂 e não saber lidar com a situação…

        • Mike Silva says:

          Ou um erro “7404 Bus stop not found” 🙂
          De qq forma a aplicação devia devolver uma mensagem de erro para o utilizador do género:
          “não foi possivel obter os tempos de espera, volte a tentar mais tarde”

          Devia haver a opção de um tema mais escuro, mesmo que queiram manter o amarelo no fundo das letras do nome da app, o fundo escuro consome menos bateria nos ecrans OLED (que são a maior parte dos Android topo de gama Samsung)

          • Mike, já publicámos nova versão da app, que corrige os problemas identificados. Agradecemos os restantes comentários que iremos ter em conta em futuras actualizações.
            A equipa da IZIMOOVE

          • Mike Silva says:

            Não consigo responder ao Bernardo (desapareceu o butão de reply), respondo aqui:
            Fiz o update e realmente já não dá o crash, agora tenta ir buscar os tempos e como não consegue diz que de momento não tem informação de tempos de epera.
            “Currently there are no wait times information” (porque tenho o meu Android em Ingles). Ou seja parece estar corrigido, só falta uma melhoria qualquer do lado do servidor (estará sobrelotado com o numero de pedidos?).
            Parabéns à equipa que desenvolveu esta app, melhora substancialmente a interação do utilizador com a informação em vez de SMS, FAX’s ou outros métodos primitivos “pre-touch screen” 😉
            Estava a pensar no próximo passo… seria possivel de alguam forma a interligação com o Google Now de forma a quando chegamos perto de uma paragem o Google Now mostrar logo os tempos de espera para todos os autocarros dessa paragem?

  4. dc says:

    Pois, aqui no ZTE V9 também vai abaixo!
    Já enviei alguns Relatórios…
    De qualquer das formas, já fazia falta uma aplicação destas para o Android.
    Se alguém souber de uma alternativa para Symbian era excelente!
    Por estes lados ainda abundam muitos Nokias, entre amigos também!

  5. Dvx says:

    Crasha no SGS2

  6. Agradecemos os comentários e o interesse de todos.
    Esta é uma versão beta, em melhoria constante.
    Estamos a analisar agora os relatórios de erros e iremos solucionar os problemas tão brevemente quanto possível.
    A equipa da IZIMOOVE

  7. Ana Narciso says:

    Contactei a equipa que desenvolveu a aplicação e disseram-me que já receberam vários relatórios e estão a tratar da situação.
    De qualquer forma, vale a pena instalar 😉

  8. Pynto R says:

    Apenas uma questão, a empresa está de alguma forma relacionada com esta https://play.google.com/store/search?q=Izziapps&c=apps ou é pura coincidencia? 🙂
    bom trabalho

    • Pura coincidência.
      Somos uma equipa 100% portuguesa, fundada muito recentemente para desenvolver soluções de base tecnológica para gestão da mobilidade. Pretendemos criar valor no mercado, facilitando a utilização e o acesso aos serviços de transporte.

  9. Publicada nova versão da app, que:
    1. Corrige o problema na consulta de tempos de espera.
    2. Permite fazer scroll no menu inicial, de forma a ser visível a totalidade dos botões em todos os dispositivos.
    A equipa da IZIMOOVE

  10. Nepia says:

    Sabem se existe algo parecido para a Rodoviaria de Lisboa??

    Isso sim, seria interessante, já que os tempos de espera de um autocarro da carris, são muito menores comparando com os tempos de espera de um autocarro da Rodoviaria de Lisboa!

    Já agora,é mesmo necessario usar wifi?Com o GPS não é detectavel…

    Parabens pelo excelente trabalho…

    • Ana Narciso says:

      Que eu saiba não existe…

      Em relação à tua dúvida, penso que estás estás a confundir o seguinte: o WiFi/3G não é utilizado para determinar a localização actual, mas sim para buscar ao servidor os tempos de espera da paragem que o *utilizador* escolhe.

      O GPS não transfere dados, simplesmente determina a tua localização actual.

  11. Alexandre Amaral says:

    E para IOS existe alguma aplicação deste género?

  12. Foi publicada uma nova versão (0.2) da aplicação IZI CARRIS que corrige os problemas detectados no acesso aos tempos de espera.
    Agradecemos a todos os beta-testes a compreensão e colaboração.
    A equipa da IZIMOOVE

  13. Pedro Remedios says:

    Como posso utilizar este serviço SAEIP? Como estão a enviar e receber os dados? Só encontro informação OFICIAL no site da carris sobre os serviços SMS e EMAIL.

  14. Pedro Remedios says:

    Alguém me pode informar desse serviço ou é secreto?

  15. João Jerónimo says:

    Olá Ana, tudo bem?! Por acaso sabes se há alguma aplicação do mesmo género mas em Java mobile?
    Outra coisa que acho que também dava um jeitão era uma espécie de assistente de interfaces, por exemplo quando estou no campo grande ou no cais do sodré nunca sei em qual dos passeios é que é suposto apanhar determinado autocarro.

    João Jerónimo

    • Ana Narciso says:

      João,
      Não conheço nenhum equivalente em Java Mobile 🙁
      Em relação ao “assistente”, já experimentaste o Google Maps? A funcionalidade das direcções usando transportes públicos é mesmo muito realista. Agora chegar ao ponto de dizer de que lado deves entrar no autocarro… é demais. É uma questão de ir para a paragem e ver se o sentido coincide, senão, trocar de lado. 🙂

      • Bernardo Alves says:

        Apenas para referir que o Google Maps é bastante interessante na simulação de percursos.
        No entanto, da forma como está actualmente configurado em Lisboa, não distingue as paragens de um e de outro lado da rua. Na verdade, cada paragem do Google Maps, agrega duas, três ou mais paragens no terreno.

      • João Jerónimo says:

        Pois, claro, mas depois vais com pressa, num sítio que não conheces e que tem 500 paragens todas no mesmo sítio, como acontece no campo grande, e enquanto procuras e perguntas aos transeuntes onde pára o autocarro que tu queres (coisa nunca ninguém sabe!) passam mais 3 autocarros que tu perdes.
        Ao menos devia haver um mapa no local, mas, enfim, não sei… Btw, querem vender a Carris, né, então se calhar é por isso que a empresa não investe na facilidade de navegação. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.