PplWare Mobile

Carris envia tempos de espera por e-mail

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Narciso


  1. Alexandre Amaral says:

    Isto (ou um serviço igual) já existe há muito tempo na carris, pelo menos á um ano atrás.

    • Ana Narciso says:

      Existia oficialmente o serviço de SMS ao minuto. Não sei ao certo há quanto tempo o serviço por *e-mail* existe, mas não deve ser há muito tempo. Eu própria tomei conhecimento há muito pouco tempo.

      Por julgar que não está muito popularizado (basta olhar para o nº de referências do Google, quase nulas) e pelo facto dos plafonds 3G e dispositivos móveis serem cada vez mais “normais”, achei importante partilhar o serviço. 😉

      • Alexandre Amaral says:

        Eu utilizava isto há cerca de um ano atrás, funciona bem qb apesar de as vezes demorar um bocado a receber o email. No entanto como acho que é um bom serviço, e que realmente não está divulgado o suficiente, acho correctissima a tua ideia… parabéns pelo trabalho!

      • Nuno José says:

        Existe já faz um bom par de anos. Não me armando em herói a ideia foi minha. Falei com um responsável da carris numa exposição ele gostou tomou nota e depois apareceu.

  2. Tony_tha_Mastha says:

    Cheguei a tentar isto, mas muitas vezes o mail de resposta demora a chegar.

  3. Marco says:

    Seria bom se a informação recebida estivesse correcta.

  4. Carlos Fonseca says:

    Acho que no site mobile não dá para ver os tempos nas paragens em tempo real, só os tempos entre paragens e assim…

  5. Paulo Santos says:

    Para quem não tem tráfego de dados, compensa muito mais enviar uma mensagem para o “SMS ao minuto”, para além de ser mais rápido. 8 cêntimos, no meu caso, também não é muito.

  6. Carlos Fonseca says:

    Já agora, se mandam SMS para a Carris ou para a STCP podem usar a app myBus que está disponível para iPhone e Android. É um “formatador” de SMS’s mas funciona bem e é grátis!

    iPhone: http://itunes.apple.com/us/app/mybus/id482660078?ls=1&mt=8

    Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.beware.mybus&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsInB0LmJld2FyZS5teWJ1cyJd

  7. jota says:

    eles deviam era preocupar-se em chegar a tempo!

  8. Ognito says:

    Tal como já foi referido o serviço já existe há algum tempo mas esteve em baixo bastante tempo. Graças ao pplware vou experimentar novamente pois já tinha desistido. Pensei que tinha sido mais um corte de custos 🙂 A Carris tem tido boas iniciativas neste domínios, pena que algo falhe na pontualidade e comportamento dos motoristas…

    • Tristão Câmara says:

      O serviço foi abaixo há uns valentes meses atrás mas voltou a estar “online” nem chegou a um mês depois disso… de qualquer modo bom post, é sempre bom divulgar este tipo de informações, só acho é que está mal redigido, pois a introdução dá a entender que é um serviço novo, quando na verdade existe há já pelo menos um ano…

  9. Andre Bravo Ferreira says:

    A partir de certa hora há carreiras que fazem encurtamentos e a versão mobile não mostra os horários desses percursos mais pequenos mas vemos informação “inútil” como por exemplo Carreira Certificada.
    A meu ver é a única falha que o site tem.

  10. ElectroescadaS says:

    Vou escrever a mesma coisa que escrevi no Facebook:
    “Com tanta coisa importante que a Carris deveria investir agora andam numa e e-mail? Também avisam por e-mail quando fazem greves e lixam a vida aos utentes?”

    Tenho dito!

  11. mike says:

    Isso de dar um contacto para obter uma informação é quase tão estúpido como ir à estação dos correios para ver as horas…

    Estão a tentar substituir uma coisa simples que é o protocolo HTTP que serve precisamente para obter informações com o SMTP que serve para enviar mails…

    Se querem obrigar alguém a dar o endereço de mail para obter estas informações mais vale obrigar a criar um login com user e password, pelo menos são dados que o browser ou uma aplicação dedicada pode introduzir automaticamente antes de obter a informação. Existem serviços idênticos com SMS para a loja do cidadão, outra estupidez nos dias de hoje.

    Já sei, vou criar um serviço de utilidade pública que o utilizador envia um FAX com carimbo reconhecido pelo notário, e recebe uma carta registada as horas 😛

    • Robot Verde says:

      Sim, mais valia fazerem uma aplicação para Smartphones com esta funcionalidade onde o utilizador podia ter 2 ou 3 paragens e ver em tempo real quando vao passar os proxmos autocarros, e porque não um widget para Android?
      Isso do FAX para ver as horas não vale a pena, o Android mostra na barra de status.

  12. triff says:

    em Espanha estão a desenvolver um sistema com base no código QR que liga a uma aplicação (SIG) e mostra o próximo autocarro no google maps

  13. Pedro Santos says:

    Dá bastante jeito e é muito útil no dia a dia, e já uso á muito tempo esta funcionalidade. Mas os autocarros com internet ainda são muitos poucos. Mas também não se pode querer tudo.

  14. joao Nunes says:

    Ola ,

    A opcao de email, é antiga e tranalhosa.
    Ja existe uma app para iphone que da os tempos de espera sem recorrer ao mail e com possibilidade para guardar as paragens favoritas em: http://www.wix.com/joao3001/transportes

    Vejam!

    • Ana Narciso says:

      A opção do e-mail não tem mais de 1 ano. Essa app, tal como o site oficial diz, usa o serviço de e-mail da Carris. Portanto dá no mesmo, embora seja uma interface diferente.
      Tem o mesmo efeito que consultar m.caris.pt e tocar em “Tempo de espera”.

      • João Nunes says:

        Esta aplicação permite facilitar a vida do utilizador (assim como todas as APPs), ao contrario do e-mail é possivel por exemplo guardar as paragens favoritas e aceder-lhes com um toque.
        Outra vantagem é por exemplo o painel melhorado em relação ao e-mail e em relação aos proprios paineis da Carris!

        Recomendo vivamente pois gasta-se menos de 20 segundos para se saber um tempo de espera. E via m.carris.pt demora-se bem mais de 1 minuto.

  15. dc says:

    Eu sou um utilizador intensivo deste serviço há já bastantes anos… Eles sempre lá esteve, as pessoas é que não usam ou nem reparam que ele existe.
    A verdade é que é um serviço brutal para nos coordenamos no transbordo entre autocarros. É pena o serviço ter um custo…
    Gasto diariamente uns belos 48 cêntimos de saldo, mas que devido aos tarifários actuais que acumulam saldo, nem se torna um mau investimento.
    Agora, este serviço devia ser gratuito ou mesmo haver uma App oficial, que penso que para os novos Nokia já exista…
    Agora para quem tem um Nokia S60 da velha guarda que infelizmente parou no tempo, relativamente a aplicações… As SMS são a única safa.
    Mas para dizer que é um serviço muito bom para quem souber como tirar partido dele, coordenando os transbordo e ir para as paragens só no tempo devido, rentabilizando o tempo para outras tarefas ou momentos 🙂
    O serviço tem algumas falhas de vez em quando, como as SMS não chegarem, a informação não ser a mais precisa, etc
    Mas a verdade é que a Carris podia muito bem investir na simplicidade deste serviço e no acesso gratuito dos mesmos.
    Além de tornar a vida mais eficiente dos seus clientes, poderia atrair muitos potenciais novos clientes que em tempos de crise contam trocos para a gasolina, mas ainda não mudaram para os Transportes públicos devido à falta de coordenação e atrasos já normais…
    Aliás algo como o Google Maps, no modo de Transportes Públicos, isto em tempo real, era BRUTAL!
    Está para chegar o dia em que eu active o GPS no Smartphone e possa colocar a a Partida e Chegada de determinados locais e me vá analisando em tempo real quais os transportes que devo apanhar para chegar no mínimo tempo possível.

    • Ana Narciso says:

      És utilizador do serviço de SMS “há bastantes anos”, correcto? Isto porque o serviço de e-mail não tem mais de 1 ano. De notar que, para quem tem plafond de dados, não tem custos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.