Há mais uma mudança da Google e o Nearby Share do Android agora chama-se Quick Share
O serviço de partilha de ficheiros da Google no Android tem crescido ao longo do último ano e alcançado algumas plataformas onde ainda não estava presente. A mais visível foi o Windows, com a chegada da sua app. Agora há uma mudança de peso que muda tudo. O Nearby Share do Android agora passa a chamar-se Quick Share.
Ainda que pareça algo pouco natural, é normal na Google haver mudanças de nomes nas suas apps e nos seus serviços. Este movimento permite renovar as suas propostas e dar aos utilizadores algumas novidades que normalmente acompanham estes processos.
Uma nova mudança está a caminho da Google, agora focada numa das suas propostas do Android. Falamos do Nearby Share do Android que vai mudar de nome e passar a chamar-se Quick Share. Não existe ainda uma razão para esta alteração, mas a verdade é que já começa a ser vista.
Tal como aconteceu em situações anteriores, a Google parece não se limitar a mudar o nome da sua proposta. Vai também alterar o ícone associado ao Nearby Share do Android e assim ganhar uma nova identidade, associada ao Quick Share e ao que oferece.
It seems like Google's renaming Nearby Share to... Quick Share, which is also the name for the Samsung's file sharing solution? uhhhhh
— kamila (@Za_Raczke) December 22, 2023
Today I received a GMS update to the version 23.50.13 and, soon after that, the notification from the screenshot above. The update as well as… pic.twitter.com/RkobYEMIw4
Curiosamente, e conforme indicado por quem já tem acesso a esta mudança, nada será alterado no serviço e na sua oferta. Continua a ser um serviço de transferência de ficheiros entre os smartphones Android e indo até ao Windows com a mesma funcionalidade.
Ainda mais interessante é a escolha que a Google fez para o novo nome do Nearby Share no Android. Os utilizadores de smartphones Android vão rapidamente reconhecer o nome Quick Share nos seus equipamentos, num serviço similar que a gigante coreana oferece.
Não se sabe ao certo se há alguma relação entre estas duas apps ou se é apenas uma má escolha da Google para o novo nome do Nearby Share no Android. A verdade é que o nome Quick Share está já a ser disponibilizado e este processo parece ter começado e não poderá ser interrompido, sendo hora de dizermos adeus ao Nearby Share.
Boa. Pode ser que assim fique mais obvio
Houve uma altura que ainda usava com frequência, mas depois comecei a perceber que (por exemplo) as fotos perdiam metadata, como a data de aquisição (date taken), por isso, agora costumo usar outros meios para fazer as transferências.