Google vai mudar as regras de actualizações com o Android M
O Android M deverá ser apresentado no final deste mês na conferência I/O da Google. Ainda pouco se sabe sobre esta nova versão do Android, mas é quase certo que as novidades se vão centrar na melhoria deste sistema e em torná-lo mais estável.
Algo que se começa a falar, e que possivelmente chegará com o Android M, é uma alteração das regras da Google para a disponibilização de actualizações para os seus equipamentos.
Os prazos vão ser alargados e passam a existir actualizações que contemplam apenas a resolução de problemas de segurança no Android.
Para tentar resolver o eterno problema da fragmentação do Android a Google implementou regras que ditam que os seus dispositivos têm garantidas pelo menos 18 meses de actualizações do sistema operativo e aconselham todas as marcas que usam o Android a fazerem o mesmo.
Esta política não tem sido seguida e o mais recente exemplo veio com a chegada do Lollipop. Poucos são os fabricantes que já conseguiram disponibilizar esta nova versão do Android para os seus equipamentos e o mais provável é que nunca venham a disponibilizar.
Mas a Google gosta de dar o exemplo e pode estar a preparar-se para alterar as suas próprias regras, alargando os tempos de suporte e criando uma nova categoria de actualizações, as de segurança. Estas regras são, infelizmente, garantidas apenas para os equipamentos Nexus da Google.
As mudanças que se esperam vir a surgir com a chegada do Android M vão dar 2 anos de actualizações garantidas, ao contrário dos 18 meses actuais, e passam a existir actualizações de segurança, que vão existir durante 3 anos após o início da comercialização dos dispositivos.
Uma medida alternativa irá garantir que vão existir actualizações de segurança por 18 meses após a data de venda do dispositivo pela Google Store/Play Store. Aplicar-se-á a que se prolongar por mais tempo.
Esta mudança vai acontecer já com o Android M, que deverá deixar de fora o Nexus 4 e eventualmente o Nexus 10. Estes dispositivos foram colocados à venda na Play Store em 2012 e por isso ficam já de fora das actualizações programadas.
Subsiste a dúvida se o Nexus 7 de 2012, que está na mesma categoria dos equipamentos anteriores, mas que a Google deverá também deixar cair. A utilização do Lollipop neste equipamento foi uma aposta da Google, mas que não deverá estar a correr como pretendido.
Mas mesmo ficando de fora a possibilidade de instalar o Android M estes dispositivos vão continuar a receber as actualizações de segurança, por estarem ainda dentro do período de "garantia" dos três anos.
A garantia de actualizações e de novas versões do Android é uma das razões que levam os consumidores a preferir o Android e a Google sabe aproveitá-la a seu favor.
Esta é uma mudança de regras que vem beneficiar os utilizadores dos dispositivos Nexus, mas que a Google gostaria de ver alargada a todas as marcas que usam o Android como sistema operativo base.
Este artigo tem mais de um ano
Quado sair quero experimentar o WP 10,vou por o Android de lado!
Passado 1 dia voltas ao Android, já o mesmo paleio com o corrente sistema operativo da Microsoft, tudo ia mudar. Quando saiu foi a desilusão e os números falam por si!
Não vês que ele é um astroturfer da m$ pago para criar um hype a um SO que não vende nada.
Como é que explicas que em cada notícia de telelés que sai, há sempre um exército de pessoal a vangloriar o WP/W10M?
Porque quem tem WP normalmente não tem problemas para estar a falar mal..
Tu não deves saber do que falas, com certeza! Utilizei Android durante anos e estava satisfeito, tinha de estar, também não havia mais nada; depois surgiu o Windows Phone e mantive-me bastante tempo com o Android devido às criticas que via em relação a esse sistema prematuro, mas quando mudei para windows phone nunca mais quis voltar ao Android nem senti qualquer necessidade de o fazer 🙂
Há pontos negativos no Windows Phone? Há, como em todos os outros sistemas, porque nenhum é perfeito; podes argumentar dizendo que o windows Phone não tem uma paleta de aplicações como o Android e IOS, tal como todos os que nunca usaram ou não gostam de Windows Phone, mas eu digo-te que não tem nem precisa, tendo em conta que tem as necessárias enquanto que o Android e IOS tem imensas e que a maior parte é lixo!
“Quando saiu foi a desilusão e os números falam por si!” Se queremos falar de números ao menos falemos como deve de ser, e para isso tens de dizer “…os números falavam por si!” porque é normal que quando uma coisa é recente o número de utilizadores seja baixo mas olhemos para o presente e para o futuro, o número de utilizadores do Windows Phone é cada vez mais elevado e com a futura saída do Windows Phone 10 podes ter a certeza que os números vão continuar a subir a pique, tirando aquelas exceções que usam Andoid e IOS que nunca experimentaram e não querem experimentar o Windows Phone porque estão orgulhosos pelo sistema operativo que carregam nas mãos, e depois vai-se a ver, olhando, por exemplo, para alguns amigos meus, nem é preciso olhar para muitos, basta para dois, enquanto eu faço o que tenho a fazer no Lumia com a maior fluidez e rapidez um está a limpar caches de memória, outro está a reiniciar o seu telemóvel para que possa efetuar a chamada interrompida!
Eu tenho um Windows Phone 8.1 e já não volto para Android e os seus bugs…
Há mais de 2 anos com WP! Android jamais.
Estou há dez meses feliz com WP.
Para mim o sistema android tem um grande, enorme falhanço, o pouco espaço para instalação de aplicaçoes!!! os equipamentos tem uma memória interna e outra para programas, sendo a memoria para programas incrivelemente pequena, simplesmente ridiculo…
Concordo ctg. Mas há solução pra isso. O meu tem 16gb e apenas 1 GB para apps internas e 4 GB pra dados das apps. Com root, link2sd e uma partição no cartão de memória em ext4 resolve tudo… Mas, fica mais lento no acesso à app.
E isso é problema do Android? Arranja um telemóvel em condições.
O meu tlm por exemplo, tem 32GB de memória interna, e trazia apenas 1.5GB para aplicações. Instalei uma nova ROM, que trazia um script para redimensionar as partições de memória, e fiquei com 2.5GB para aplicações. Por isso, só depende das marcas, não é problema nenhum do Android.
Rui, claro que é problema do Android… não é por falta de hardware que ele tem pouco espaço para aplicaçoes, mas sim do próprio SO. Tens 32GB de memória interna e agora tens 2,5gb para aplicaçoes, mas isso cabe na cabeça de alguém?? devias de ter toda a memoria interna disponivel para tudo.
O meu OnePlus de 64gb, tem o mesmo espaço para aplicações… Comprem telefones em condições.
E depois dizem mal do windows…
??? Quê ???
Tens um telemovel com 32GB e só tens 2.5GB para apps?!??? E ainda vanglorias-te por isso?
Rui, desculpa que te diga mas claro que é um problema do Android.
Mesmo tu, com o tal telemóvel em condições com os tais 32 GB de storage tens de lhe colocar uma ROM custom e, ainda assim, só ficas com 2,5 GB de espaço disponível para aplicações. E dizes que isso não é um problema do Android? Só podes estar a brincar.
Tens 32 GB de RAM dos quais só podes usar 2,5 GB para aplicações e achas bom? LOL
A esse nível o Android tem uma grave lacuna quando comparado com o Windows Phone.
32 GB de Ram onde, diz-me que estou interessadissimo nesse telemóvel.
Oneplusone 64gb e não tem limite de apps a não ser a própria capasidade do aparelho, já vou nos 6gb… Problema do Android não é de certeza.
Como é que de 32GB só se fica com 1.5GB?
O meu equipamento tem 64Gb, chega???
Mas se for android, para aplicaçoes, nao tens 64gb disponiveis certamente…
Unified Partition scheme for storage. Sabes o que é?? se não sabes google it, antes de te armares em sabe tudo, e que android não presta 😉
Eu tenho um android com 16GB de memória interna, e tenho os 16GB disponíveis para as aplicações. Não fiz alterações nenhumas.
Até podes ter 1 TB de RAM.
A questão \ problema é intrinseca ao Android e tem a ver com o particionamento que é feito do “internal storage”, no teu caso os 64 GB.
Enquanto o Android particionar esse espaço como faz actualmente não há volta a dar. Claro que se pode “rootear” o telemóvel, pôr-lhe uma ROM toda XPTO que permita reparticionar, fazer um par de botas no entretanto…
Mas quantas são as pessoas que conseguem fazer isso? Para todas as outras pessoas vai sempre ser necessário desinstalar aplicações para instalar outras.
Problema do Android? Desde quando?
Se compram dispositivos com preços mais em conta, devem ter em conta que estes têm chips de memória mais em conta, logo de forma a terem um rendimento/velocidades em conta, as MARCAS são obrigadas a definir uma partição de sistema mais em conta, senão fica demasiado visível as limitações IO dos chipsets de memória que usaram.
PS: Nesta posta, quando falo de memória não tem nada a ver com RAM… 😉
Nuno, o sistema operacional Android puro ocupa apenas, em média (dependendo da versão ou do build) entre 2.5Gb e 3Gb da memória interna do dispositivo.
Qualquer espaço adicional utilizado se deve a aplicações pré-instaladas (pacote Google, por exemplo) e adições ou aplicações do fabricante ou da operadora de telefonia.
Como exemplo, eu tenho um tablet executando um mod do Cyanogen + Google Apps, com uma memória interna de 16Gb e 12.8Gb livres disponíveis para aplicações.
Como estão dizendo seus colegas, escolha seu aparelho com mais cuidado a esse detalhe, que parece ser importante para você. No entanto, esse não é um problema do sistema operativo.
Eu já uso o WP desde a 8, e se continuar com o nível de fluidez com que já habituou os clientes, continuo nos lumia. A rapidez com que se fazem as tarefas normais de um telefone não tem nada a ver com androis os apples. Depois de experimentarem não querem outra coisa.
Embora a google não seja parva de todo o alargarem os updates sempre é visto como bemvindo para fandroids, sempre foi uma coisa que me irritou solenemente. Compras um device com a 4, e com sorte só actualiza para a 4.2…
Se a google nao lancar as apps para o W10 espero que nos pcs a microsoft nao permita a instalacao do chrome e servicos da google..era ver a google a tremer por todos os lados
Mas isso seria concorrência desleal! 😉
a microsoft lancou as suas apps para android, porque a google n faz o mesmo? Eles tao se a marimbar para o android, querem e as suas apps com ads a render…tanto é que as apps para IOS sao superiores a do android.
Porque o número extremamente reduzido de usuários do Windows Phone simplesmente não compensa o esforço.
A Google provê o sistema iOS com seus aplicativos atualizados. Mas para o WP não vale a pena.
Pelo facto de as operadoras terem feito o que querem em relação aos updates, este é o meu ultimo android. Aguardo impaciente pela saída de um microsoft com windows 10 mobile.
Espero que isto venha para melhorar, é que não sei o que lhes deu para tentarem enfiar android 5.1.1 numa nexus7 2012, a tablet fica inutilizável.
E agora que fiz downgrade para a versão 4.4.3 deveria haver opção para desactivar notificações para passar para uma nova versão.
tenho um Nexus 7 2012 e tive o problema de lentidão com o Android 5.1.1, para resolver entras no recovery mode e fazes um wipe ao Cache, após isso o meu tablet funciona lindamente.
*Off-Topic*
Já tenho a versão android oficial 5.0.2 para o Xperia Z (C6603) que saiu à 3 dias e já tenho utilizado por 2 dias. Funciona lindamente e está muito mais rápido. Se alguém quiser ter já essa versão sem esperar muito tempo pelas versões da MEO, Vodafone e NOS posso dizer como fazer 😉
Onde conseguiste arranjar?
Já procurei e não arranjo.
Rui, claro que é problema do Android… não é por falta de hardware que ele tem pouco espaço para aplicaçoes, mas sim do próprio SO. Tens 32GB de memória interna e agora tens 2,5gb para aplicaçoes, mas isso cabe na cabeça de alguém?? devias de ter toda a memoria interna disponivel para tudo.
Eu tenho um Samsung Galaxy Note 2 de 16 Gb que é um tlm de 2012, claro que 5,54Gb são para o Sistema (coisa da Samsung), logo sobram 10.56Gb , e posso dizer que tenho 101 aplicações com um total de 5.5Gb… e enquanto tiver espaço disponível instalo até perfazer os 10,56Gb…
Telemóvel como veio de origem sem alterações ou root, apenas foi actualizado para o Android 4.4.2 pela Samsung.
Portanto o problema não é do Android.
A Samsung então ta tramada. Só faz atualizações aos teleles de topo.
o W10 vai destronar o android e concorrer com a apple, respeito a Apple pois respeita os consumidores, google jamais e androids com lag ainda pior
Segundo o teu pensamento se tu fosses um smartphone serias um dispositivo Android de 80€, com esse lago cerebral não Enganas ninguém.
A Google devia era começar a forçar os fabricantes e operadoras a não por lixo nos smartphones
Tenho um Nexus 7 2012 e posso dizer que estava realmente muito mau com o Lollipop. Mas agora com o 5.1.1 parece outro. Mesmo que a Google deixe de o actualizar o xda resolve o problema. É a vantagem de ter um Nexus.
Bem, viabilidade técnica há para resolver problemas de atualização e disponibilidade de memória para apps. O que não há é interesse em fazê-lo. A opção dos fabricantes é dispor de um novo dispositivo… atualização não dá lucro
Eu li direito? “A garantia de actualizações e de novas versões do Android é uma das razões que levam os consumidores a preferir o Android e a Google sabe aproveitá-la a seu favor.”, é para rir não é?, kkkk.
Realmente, deve ser uma piada.
Creio que o autor estava a falar dos telemóveis que estão sob responsabilidade da empresa, como as linhas Nexus, Silver e One.
Escrevi um comentário mas sumiu-se, por isso reproduzo outro anterior:
Para os que dizem que a Apple não inventa nada – uma que dava bastante jeito ao pessoal do Android 🙂
Mas primeiro uma para chatear o pessoal da Samsung – o Galaxy S3 já não teve direito a atualização para o Android 5.0.
Já o IPhone 4s que é uns meses mais velho, teve direito a atualização para o iOS 8 e vai ter para o iOS 9, como outros equipamentos baseados no chip A5.
O que a Apple vai fazer é criar um “core” (núcleo central) do IOS 9, para todos os equipamentos, A5 e posteriores, e incluir adicionalmente, ou não, em cada um, certas funcionalidades, dependendo da capacidade do hardware.
Isto já aconteceu com a introdução do Siri no iOS 6, que deixou o 3Gs de fora (actualizou para o iOS 6, mas sem o Siri). Não foi nenhuma maldade da Apple simplesmente a tecnologia de cancelamento de ruído no microfone não estava a altura de uma utilização com qualidade. O Siri não percebia o que se lhe dizia, como se pode comprovar usando no 3Gs uma app de “voice dictation”.
Com isto, a Apple ganha fidelização dos clientes, ao contrários dos do Android que se sentem abandonados.
http://www.fool.com/investing/general/2015/05/24/1-awesome-way-apple-inc-is-building-customer-loyal.aspx
Deve ter sido por causa do copy/paste 😛
Ao fim ao cabo isto tudo é um negócio, a Apple sempre teve maiores margens os outros tiveram de usar todas as artimanhas possíveis para subirem as deles 😉
Agora entre Benfica e Porto, sou tendencialmente mais benfiquista 😛
A minha esposa tem um Galaxy S3 com o Lollipop 5.1.1 e está rápido como nunca esteve…
E agora? Devo ir fazer queixa à polícia?
Que rom cozinhaste? É estável?
Chegou o mr. off-topic 😀
o sistema android deve possuir maior capacidade de armazenamento interno, principalmente para a instalacao de aplicativos.
Estás a falar dos aparelhos, suponho, não do sistema.
Ainda bem ke ha liberdade de escolha! Android…WP…iOS…que cada um use aquele que quiser e sintam-se felizes com a escolha! Cresçam um bocadinho e parem com este “o meu é mlhr que o teu”. Tens Android/WP/iOS e sentes-te satisfeito? Optimo! Pensem assim: o meu SO faz aquilo que eu quero, quando quero e preciso! E sejam felizes com isso 😉
+1
quando sair quero instalar