Google preparou o Android para ser mais seguro navegar na Internet
A Google sempre se focou em criar soluções de segurança para quem usa o Chrome e outras das suas propostas para navegar na Internet. Se estas estão mais focadas no desktop, é certo que o Android também precisa delas. Assim, e para suprir uma lacuna, a Google trouxe o Safe Browsing para o Android e assim garante uma segurança adicional para o Chrome e outras apps nos smartphones.
A Google tem procurado criar formas de garantir uma experiência de navegação mais segura na Internet. Para proteger os dispositivos Android contra malware, phishing e tudo mais, a gigante das pesquisas lança agora um novo recurso de navegação que todos devem usar de forma constante.
É assim que o Android Safe Browsing está agora a ser implementado pela Google no seu sistema móvel. Este foi projetado para notificar os utilizadores sobre ameaças que podem afetar os dispositivos e comprometer a segurança. Funciona com a API SafetyNet Safe Browsing, o que dá às apps a capacidade de determinar se um URL foi designado como uma ameaça conhecida pelo Google.
Google is rolling out a new "Android Safe Browsing" page to users that lets you see which apps support the feature as well as a toggle "live threat protection" which enables "more accurate threat detection."
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) February 13, 2024
Android Safe Browsing "alerts you to security threats, like harmful… pic.twitter.com/xMIvmJh7Pl
Assim, antes do utilizador abrir um link potencialmente perigoso, o seu dispositivo irá avisá-lo com uma notificação. Claro que este poderá alternar o recurso nos smartphones Google Pixel e Samsung Galaxy nas configurações de segurança e privacidade.
Ao aproveitar a API SafetyNet Safe Browsing, os dispositivos Android não só conseguirão aceder à biblioteca de ameaças do Google. Vão conseguir economizar bateria, limitar o uso da largura de banda e manter a privacidade do utilizador. A API é essencialmente uma ajuda para os dispositivos Android ligarem-se à rede de deteção de ameaças da Google.
Embora seja referido como um novo recurso, o Android Safe Browsing é desenvolvido há alguns meses. Apareceu numa versão beta do Google Play Services em outubro de 2023. Atualmente, a página de configurações que antes estava escondida passou a estar acessível para garantir uma navegação segura.
Este é um reforço importante da Google para o Android e para o Chrome. Vem juntar-se a outras ferramentas que já estavam presentes e que garantem ao utilizador uma proteção adicional, para assim estarem livre de todas as ameaças que surgem na Internet.
A segurança é muito importante no contexto atual em que vivemos.
Bom bom é ter o Adguard premium. Não é preciso mais nada.