Google não quer mais do que 2 notches nos smartphones Android
Com a chegada do iPhone X, a utilização do notch nos smartphones tornou-se uma realidade e algo que quase todos os fabricantes querem usar. Na verdade, este pequeno entalhe permite ganhar área útil no ecrã, algo que há muito se procurava.
Baseado nesta realidade, a Google resolveu criar regras para o Android P lidar como notch, definindo algo que pode parecer estranho. As regras ditam que estes dispositivos não podem ter mais de 2 notches no ecrã.
Numa publicação recente, a Google detalhou o que define como sendo as regras a serem aplicadas pelas fabricantes no que toca à utilização de recortes nos ecrãs dos seus dispositivos.
As regras para os notches no Android
A mais básica ideia nestas regras é a proibição de utilização de mais de 2 notches num ecrã, ficando definido que apenas pode ser usado um em cada extremo do ecrã, um em cima, como já vemos nos dias de hoje, e outro em baixo, algo que ainda não surgiu como uma ideia a ser usada.
Estas regras definem também que estes notches só podem mesmo ser usados nessas posições, não sendo permitida a colocação destes elementos nos lados do ecrã, tanto na esquerda como na direita.
A utilização prática destas regras
Claro que a definição destas regras não existe apenas para estabelecer limites. Vão ser usadas para definir a forma como os programadores vão poder usar os ecrãs, garantindo a possibilidade destes elementos em locais pré-determinados.
O maior problema da Google está no Android
O maior problema está na natureza open-source do Android. Isto significa que mesmo com estas regras, nada impede os fabricantes de criarem os seus equipamentos com mais de 2 notches e em locais não esperados e ainda assim instalarem o Android nos seus equipamentos.
Este é um problema que ainda não existe, mas que com o evoluir da tecnologia pode vir a surgir nos equipamentos criados pelos fabricantes. Com estas regras a Google estabelece um limite importante e dá aos criadores de apps uma plataforma com bases bem definidas.
Este artigo tem mais de um ano
se não fosse a treta dos updates da samsung mantinha na marca. mas infelizmente tenho que ir para a oneplus. o que vale é que da para disfarçar o notch. o oneplus só é ruim não ter uma boa câmera, notch, e o áudio não ser como o s9
Podias ir para o Xiaomi Mi8 ou Mi mix 2s! 😉
Os updates do Mi8 são como os do OnePlus?
Não tenho razão de queixa nos modelos de topo da Xiaomi.
Tenho o Mi5 comprei com android 6, passou para 7 e agora recebeu o 8, MIUI idem, sempre actualizado pela marca. O Mi8 já compras com 2 anos garantia em Portugal por 355€…
355?? Em Portugal?
Onde?
chinadroid
Todos os topo de gama da Samsung tem as mesmas atualizações que os One plus…
Cheira mais a comentário de quem não tem dinheiro nem para um nem para outro… Mas cada um è livre de dizer o que quer
OnePlus 3/3T que saiu com Android 6 vai chegar ao Android 9. A Samsung garante esta longevidade nos seus telemóveis?
OnePlus 3/3T vai receber o Android P, o Samsung Galaxy S7 muito provavelmente nao.
Ambos sairam no mesmo ano e com a mesma versao de Android
Samsung em updates é… enfim… esperar que se decidam lançar updates… só não entendo o pq de tanta demora? eu suponho que não seja assim tão difícil, mas requer uma equipa constantemente a tratar disso, mas com uma equipa a tratar da sua Skin para o Android que so adicionam cenas e mais cenas e mais cenas em que a maioria nem as usa nem lhes dá qualquer uso… podiam pelo menos deixar que fossem os utilizadores a tomar a iniciativa de instalar o que eles querem instalar…… deixar apenas a Play Store e a Galaxy apps era suficiente…simples e prático…
Não fosse a treta da Apple e nem saberiamos o que eram notchs.
Modinhas de treta.
Os updates da google não acrescentaram nada ao meu s8+. TUDO o que a google “acrescenta” ao android já eu tinha ou praticamente tudo. Por isso não vejo o porquê de tanto alarido. Quanto aos security patches recebo todos os meses. Tenho neste momento o de Julho, e nos próximos dias vou receber o de Agosto provavelmente.
quando os outros tiverem o android p, no teu samsung tens que esperar imenso tempo.
Mas o Android P não me vai trazer nada de novo, visto que tudo o que traz já tenho ou praticamente tudo. Foi igual com o Oreo… Não me fez a mínima diferença.
mas no fundo pode ter corrigido imensos bugs que na versão anterior tinha
Acho que devias era ir para a escola em vês de ir para a oneplus, pelo menos aprendias a escrever.
em vês?
Boa, e tu ias com ele, para fazer companhia nas aulas de português…
em vês? Ele deveria ver o quê?
E que tal veres primeiro os teus erros?
Eu acho que 1 notch já é muito, quanto mais 3.
+1000!!!!
Ninguém quer notch no ecrã e todos querem o Jack 3,5mm.
O primeiro é só horrível, o segundo imprescindível.
Imprescindível? Explica aí.
@Carlos Silva: Concordo com o Jack, é tão estúpido e ridículo a pseudo-retirada do mercado. Esse é o cancro da tecnologia, esquecem-se do analógico, dos botões, dos cabos, dos ficheiros (áudio ou vídeo) sem compressão, etc, fazem porcarias a que chamam de telemóvel e metem-lhe 5″ ou mais, quando isso é um phablet, enfim…
Quanto ao notch, o artigo para não variar foi mal redigido, quando falha categoricamente logo ao não esclarecer o que é o notch e a sua funcionalidade antes de avançar para a notícia…
o jack 3.5mm tanto pode passar audio analogico como digital como optico. O que eles querem é controlar que headphones se liga a um telefone mas isso vai rapidamente ter o mesmo fim dos carregadores com ficha proprietária.
Meu belo mate 10 pro, nada de notch
Alguém me explica o que é o notch?!
Antecipadamente grata.
É a monocelha que está em cima que rouba espaço util de ecrã
Notch é uma espécie de borda ou uma marca que os fabricantes colocam nos telemóveis na parte superior com fim de colocar lá o altifalante câmara sensores etc…de modo a obter uma proporção de ecrã maior
aquela “barra”, de Forma Geral no lado de cima do ecrã como no novo IPhone
Bom dia , o notch , já tem os dias contados e desta vez vai ser a Apple a ter de seguir de novo a tendência de verdadeiros ecrãs sem bordas ou quase, esta foi uma moda passageira, mas que a grande maioria não gosta, eu incluído.
Depois só quero acrescentar que o facto do Android ser open source só lhe traz benefícios, o facto de cada marca poder desenvolver a sua UI é muito importante , não temos de ser todos carneirinhos como quem usa a Apple, eu vejo como um ponto positivo, o que me chateia nas fabricantes de equipamentos Android são as que não querem saber dos updates, mas essas vão ter os dias contados , os utilizadores vão-se encarregar de as excluir aos poucos e dar prioridade as que fazem as actualizações a tempo e horas , isto hoje já começa a ser uma realidade, só não vêm quem não quer .
Exato. Assim que a samsung fizer um visor sem bordas a apple lança logo o primeiro tlm sem bordas.
Mi mix 2s sem notch mas com queixo, Iphone X sem queixo mas com notch, acho que o caminho a seguir será o Oppo find X.
Talvez o novo Samsung S10 ou Xiaomi MIX 3 traga novidades!
Com isto tudo, ninguém se lembra de lhes chamar “recorte” em português, em vez da palavra notch.
Notch passou a ser mais que o termo “recorte”, ao falar de notch sabe-se exatamente do que se está a falar, ao usar o termo recorte não seria tão claro.