Google poderá manter as linhas Nexus e Pixel
Com os rumores das últimas semanas, já é quase uma certeza o facto da Google ir lançar os seus novos smartphones sobre a insígnia Pixel.
Mas isso significa que os Nexus irão acabar? Talvez não. E se a Google pretender manter as duas linhas?
Quando a Google apresentou, em 2010, o primeiro Nexus, pretendeu lançar para o mercado um smartphone desenhado e pensado para ser bem optimizado, simples e com a possibilidade de ser facilmente alterado, permitindo aos programadores correrem todos os testes necessários.
Para este ano a Google prepara-se, como é hábito, para lançar algumas novidades. Aqui é quase certo que estarão incluídos dois novos smartphones que, para desagrado de muitos fãs, deverão introduzir uma nova gama, a Pixel, a um preço mais alto.
Mas, e se a Google não estivesse a pensar acabar com a gama Nexus e pretendesse manter as duas? Este é o mais recente rumor no mundo do Android e que, a ser verdade, vem dar uma nova esperança aos fãs dos Nexus, que pretendem ter um smartphone com actualizações sempre em dia sem pagar um preço excessivo.
Na prática, a Google manteria ambas as linhas com objectivos diferentes. Enquanto os Pixel serviriam como exemplo de um smartphone mais sofisticado e com hardware de topo, a linha Nexus manteria a visão actual de ser um smartphone mais económico e direccionado para entusiastas ou programadores. Segundo o mesmo rumor, isto faria com que os smartphones Nexus mantivessem a mesma facilidade de desbloqueio de bootloader e de root, enquanto os Pixel veriam essas acções muito mais dificultadas por parte da Google.
A ser verdade, não será este ano, ou pelo menos por agora, que a Google lançará um novo Nexus, estando para já centrada em lançar a sua nova gama.
Estes e outros rumores serão esclarecidos no dia 4 de Outubro, data em que a Google vai apresentar num evento todas as suas novidades.
Este artigo tem mais de um ano
É difícil manter uma linha direita, pois a camara do Nexus 6P não tem OIS…
Meu Rico Lumia 950!
Acho que será um tiro no pé… O mercado Android está super fragmentado, agora com a própria google a manter várias linhas ainda vai ficar pior. Só será bom se meterem telemóveis “baratinhos” e minimamente decentes e forem atualizando as ROM’s ‘obrigando’ os fabricantes OEM a fazerem o mesmo sobre pena de, por exemplo, não terem acesso ao ecossistema google (play store, play music, google now, etc.)
Compreendo o que dizes, mas isso é impossível de acontecer. A acontecer, deixavam de existir androids a baixo custo, é impraticável para marcas que lançam 9 ou 10 linhas de Android a baixo custo manter atualizações durante anos.
E a não terem acesso ao ecossistema, obrigava a que os anos de atualizações fossem muitos, pois existe muita gente que compra telemóvel para mais de 3 ou 4 anos.
Era bom, mas é impossível de acontecer.
E por isso é que existem telemóveis a baixo custo com boas especificações.
O fantasma da fragmentação… o que tem a ver com isto?!
“a visão actual de ser um smartphone mais económico”… Não!
Tenho nexus 4 comprado a 4 anos em perfeito estado e com Android 5.1.1 sou a favor que a linha nexus continue com telefones a custo médio e que tenham vida útil de 4 ou 5 anos
Convém a Google manter os Nexus, porque no mundo Android ninguém tem dinheiro para smartphones caros. Só se for Samsung (que tem os melhores produtos dentro das marcas que usam Android, quer queiram quer não).
Ninguém vai dar 700eur por um Nexus, eles não têm câmaras de excelência, ecrãs de excelência, autonomia de excelência, apenas valem pelo fato de terem 2 anos de suporte, dado que as outras marcas nem atualizam os seus equipamentos (ou atualizam mal e porcamente um ou dois topos de gama).
Perdão,* ninguém vai dar 700eur por um smartphone Google (tendo em conta que serão pixeis, enganei-me ao denomina-los de Nexus).
“ninguém tem dinheiro para smartphones caros. Só se for Samsung”
Portanto, se os pobretanas do “mundo Android” (os iFãs até sonham que são de um mundo diferente) forem comprar um Samsung, nasce-lhes dinheiro no bolso para os comprar… ou são os ricalhaços do “mundo Apple” que lhos pagam?
Na minha opinião esta frase indica logo tudo sobre este rumor
“Segundo o mesmo rumor, isto faria com que os smartphones Nexus mantivessem a mesma facilidade de desbloqueio de bootloader e de root, enquanto os Pixel veriam essas acções muito mais dificultadas por parte da Google.”
A Google sempre foi a favor da liberdade e dos utilizadores poderem fazer o que quiserem nos seus smartphones. Acho pouco provável que lancem um dispositivo com limitações ao desbloqueio do bootloader.
Só temos que aguardar até terça feira e ver o que dali vem 🙂
Deveriam manter apenas um modelo.
Na minha opinião, e tendo desde à alguns anos, apenas Nexus (Galaxy Nexus, Galaxy Nexus S, Nexus 5x), gostaria de ver o nome mantido, mas apenas por uma questão de prestígio.
No panorama actual, já existem 2 modelos distintos o 5X (que eu tenho) e o 6P. Se ao invés de chamaram Nexus 5X e Nexus 6P, chamarem Pixel e Nexus, é quase igual. Apenas passa a diferir a conotação de Nexus com gama mais baixa. Actualmente tinhamos que ir até ao modelo para distinguir. A ser assim é mais uma questão de marketing. O ideal seria ter uma opção “Nexus” na gama mais barata (pois os Nexus têm subido de preço). O meu primeiro NExus comprei por 220€ e este ano, o Nexus 5X foi mais do dobro.