Google lançou alerta de segurança para os utilizadores dos smartphones da Samsung
A Google está sempre a avaliar a segurança do Android e de tudo associado a este sistema, para antecipar problemas. A mais recente falha encontrada parece estar num elemento de hardware maioritariamente usado nos smartphones Samsung e em alguns outros fabricantes.
A Google emitiu um alerta aos utilizadores dos smartphones Samsung Galaxy sobre uma vulnerabilidade de segurança grave no Android. Esta vulnerabilidade se não for corrigida pode permitir que atacantes mal-intencionados e hackers acedam aos dispositivos remotamente e roubem dados confidenciais.
Descoberta pelo departamento de segurança da Google, esta vulnerabilidade está localizada no modem Exynos da Samsung, que permite aos dispositivos ligarem-se às redes dos operadores de telecomunicações. A falha permite que os atacantes executem código remoto usando apenas o número de telefone da vítima.
A equipa do Project Zero da Google reportou a vulnerabilidade à Samsung, mas a gigante tecnológica sul-coreana ainda não lançou uma correção. Para proteger os utilizadores, a Google decidiu divulgar publicamente o problema. Os dispositivos afetados incluem os telefones das séries Galaxy S22, M33, M13, M12, A71, A53, A33, A21, A13, A12 e A04. Além disso, alguns dispositivos Vivo e os telefones das séries Pixel 6 e 7 da Google também estão em risco.
A Google recomenda que os utilizadores dos modelos de telefone afetados desativem as chamadas Wi-Fi e as funcionalidades VoLTE dos equipamentos. Isto pode impedir o acesso remoto não autorizado e proteger os seus dados, ainda que seja uma medida temporária.
A Samsung reconheceu esta vulnerabilidade e anunciou que trabalha numa atualização de segurança para resolver o problema. Ainda assim, a gigante coreana não forneceu aos utilizadores nenhuma informação concreta sobre a data ou o período em que esta solução será disponibilizada.
Por último, os especialistas aconselham os utilizadores a atualizar regularmente o software dos smartphones. Além disso, estes devem evitar instalar aplicações de lojas não oficiais. Devem ainda evitar ligar-se a redes Wi-Fi desconhecidas. Estas são medidas de segurança básicas, mas que devem ser seguidas por todos para estarem seguros.
Este artigo tem mais de um ano






















Ainda bem que optei por um Samsung com Snapdragon 🙂
Se não for Snapdragon muda-se de marca.
@David, no lote dos listados, há Samsung ‘s com snapdragon.
Ainda bem que tenho um Iphone “!!”
Eu também
lá vamos nós com a conversa como as crianças.
“Há o meu é melhor”.
TRETAS E MAIS TRETAS. TODOS ESTÃO SUJEITOS A MUITA COISA. Por vezes querem passar a ideia, para “alguns inteligentes”, que os iphones não têm problemas, são seguros. Fiem-se na virgem e depois…..
O meu A12 não tem essas Opções 🙂
Agora finalmente consegui encontrar um sentido para o que me aconteceu, não há muito tempo…..
Durante alguns dias e demasiadas vezes para que fosse normal…. o meu telemóvel tocava e ao atender, tive vários tipos de questões..
-Ou se eu era “fulano ou sicrano”
-Que tinham recebido chamadas do meu número e quem eu era, ou o que queria
– Ou afirmação de um nome (então….. Tudo bem?)
Mas tornou se recorrente até que eu comecei a bloquear esses números e a deixar de atender (sendo que neste caso é mais complicado, pois poderia ser respostas a candidaturas para emprego, etc…)
E agora não tem acontecido há já algum tempo, mas……
O que faço?
Acontece em todas as plataformas. Conselho,esconda o seu nr no perfil do Facebook, entre outros.