Google está a bloquear o RCS nos smartphones Android com root feito
A Google tem apostado no RCS como o padrão para a troca de mensagens. Este oferece tudo o que a gigante das pesquisas precisa em termos de funcionalidades e segurança. Algo menos comum está agora a acontecer. Aparentemente a Google está a bloquear o RCS em todos os smartphones Android com root feito.
À vontade não é à vontadinha!
Com todo o empenho em massificar o RCS, espera-se que a Google tente popularizar esta proposta. Já a tem presente na sua app de mensagens e tem trabalhado com os seus fabricantes para garantir a presença em outras apps e em muitos smartphones, para se tornar um padrão.
Assim, o que está a ser reportado não parece lógico. Vários utilizadores indicam que o RCS deixou de funcionar nos seus smartphones Android. A única particularidade destes é que têm root feito nos equipamentos.
Especificamente, os utilizadores não podem enviar ou receber mensagens RCS. Um número de telefone pode passar na verificação, mas a funcionalidade do RCS não funciona de facto. Outro exemplo, dá conta que as mensagens desaparecem após o botão enviar ser carregado.
A Google confirmou que alguns desses smartphones são impedidos de usar o RCS. A justificar isso citou a necessidade de evitar spam e abuso, garantindo que os dispositivos cumpram as "medidas operacionais" do padrão RCS.
Os utilizadores afetados descobriram que os SMS/MMS continua a funcionar nos dispositivos com root. Quem tem o bootloader desbloqueado, necessário para instalar uma ROM personalizada, tem a mesma situação. A Google apontou a disponibilidade contínua de SMS como uma alternativa quando o RCS não está disponível.
Para muitos, bloquear as principais funcionalidades de comunicação num dispositivo Android é uma situação com impacto grande. Ao mesmo tempo, prevenir o spam é uma preocupação válida da Google, mas certamente que existam outras maneiras menos impactantes para proteger os utilizadores do RCS que não coloquem em causa a capacidade de personalização do Android.
Claro que a Google precisa de comunicar melhor estas situações aos utilizadores.
A nova versão da app E-Fatura também já não funciona em smartphones com Custom Rom. É a única app que reclama “que por motivos de segurança não funciona no dispositivo” e depois fecha.
E eu aqui a usar o Samsung Galaxy S9+ com LineageOS
Tens de adicionar a app à lista de negação do Magisk. A Autenticacao.gov.pt também deteta o bootloader desbloqueado e não corre. Mas a lista de negação do Magisk resolve tudo isso.
Fiz isso mas o problema persiste. O telefone também passa o safetynet e device integrity. Não sei onde está o problema.
Nada de anormal, cada vez mais vai ser assim, debloqueias o boot com root, segurança chapeu, abre-te as portas as entranhas do software permitido que faças alterações de fundo como quiseres mas no reverso da medalha poder a qualquer momento der hackeado sem dares por nada, isto não é só nos filmes é real…
A app do ActivoBanco também deixou de funcionar dantes ainda conseguia passar a verificação mas tanto andaram acabaram com isso
imessage mto superior, RCS nem dado!
Sim amigo fique lá com a sua maçã limitada, que eu com o Android faço muito mais…
Quem tem root sabe contornar isto. Se não nem deviam ter.
Estou é a ver aquilo que muitos ainda não perceberam, cada vez mais é dificil há medida que o Android evolui, andar a recorrer a roots e costom roms pois mesmo os DEVs tem mais dificuldade em ultrapassar as barreiras criadas como faziam no incio em que a segurança ainda era descurada, há de chegar um ponto que o Android fecha completamente…
oh quem diria que a google ia abusar da posicao dominante… outra vez
Queres elaborar?, pois as coisas evoluem e a Google tem de garantir a segurança, se a malta gosta de usar root e costum roms, tem de perceber que começa a ter limitações, e está por sua conta e risto…
looool basicamente estas a defender o que a Apple faz desde o inicio, mas se for a maça carago, agora se for a Google é só segurança…
Depois a Google não se queixa se a malta mudar para a Apple…
A sério, mas pensas que a esmagadora maioria de utilizadores android se está a ralar com esta situação, evidentemente que não pois no universo todo talvez 1% use root e costum roms todo o resto nem quer saber de nada disso, usa apenas o Android original e que funciona, quando o dispositivo deixa de cumprir troca por outro com versão mais actual, não vai para iphones…
+1
No ano passado, ganhei um iPhone SE 2020 com 128 GB em um sorteio, e a única coisa que fiz com ele foi vender. Nunca na minha vida vou ser utilizador de iPhone!
Nos primórdios, do Android, ainda recorri a root e costum roms, aprendi muita coisa, no entanto, com as evoluções deixei isso tudo para trás, já não justifica perder tempo, o Android hoje já está muito mais evoluido e não preciso de root para nada… A segurança é importante sobretudo com tudo o que faço no telefone…
Dá jeito para desativar app do arranque por exemplo