A Google confirmou que dark mode é uma ajuda preciosa para poupar bateria do Android
Há muito tempo que se conhecem as vantagens da aplicação do dark mode nas interfaces das aplicações e dos sistemas operativos. A mais conhecida é mesmo a proteção dos olhos dos utilizadores e a defesa a hora de dormir.
A Google revelou agora que este dark mode tem uma última função importante. É capaz de poupar bateria de uma forma muito importante e que pode garantir mais tempo de utilização aos utilizadores.
As aplicações têm estado a adotar do dark mode de uma forma ativa nos últimos meses. Na maioria dos casos destina-se a poupar a vista dos utilizadores, mas consegue também acabar por poupar bateria dos equipamentos.
O dark mode consegue poupar energia no Android
Esta revelação foi feita pela própria Google no seu evento Android Dev Summit, que decorre esta semana. A gigante das pesquisas fez testes alargados e acabou por provar o que acaba por ser lógico.
A utilização da cor preta nos ecrãs OLED implica uma menor utilização de energia, uma vez que os leds presentes necessitam de efetuar um menor esforço para apresentar esta cor natural.
A Google tem usado as cores erradas
Os dados que a Google apresentou vão contra a sua indicação e as suas práticas, em termos de design de interface, que nos últimos anos têm mostrado. O Material Design usa de base o branco e isso aumenta os consumos de energia.
Já há muitas apps com o Dark Mode
Apesar desta postura da Google nas suas interfaces, a verdade é que muitas das suas apps já têm presente o dark mode. Também o Android parece preparar-se para adotar este modo e assim conseguir poupar bateria.
Esta nova informação confirma o que muitos já sabiam, mostrando que é simples poupar energia, usando as interfaces que nos garantem a proteção da vista. É por isso aconselhado que recorram a estas apps com dark mode no Android sempre que possível.
Este artigo tem mais de um ano
Pelo que percebi e do conhecimento que tenho, isto só faz diferença em ecrãs OLED, nos outros não faz qualquer dieferença
Google confirma o que sempre se soube na existência dos LCD’s: Pixeis com cor escura requer menos energia… -.-
Errado, na tecnologia LCD o consumo é o mesmo. Apenas nos OLED/AMOLED é que o consumo reduz drasticamente porque desliga os pixeis individualmente.
Não sei se é os modernos não têm iluminacao igual quando o ecra esta escuro e quando está brilhante.
a google confirmou uma coisa antiga em 2018. uau
Pois, isso não é novidade, pena termos de recorrer a terceiros para ter tudo em dark mode, eu já faço uso do dark mode tanto no android como no w10 assim como nas paginas da net nos browsers.
Até o pplware usa as cores erradas, mas pronto o que vale é que à formas de dar a volta a isso.
Todos os sites que uso com mais frequência estão com fundo escuro e não por causa da bateria, mas porque a luz branca incomoda-me bastante.
Permita-me que lhe peça ajuda, sofro imenso ao ler artigos aqui no PPlware pois o fundo é branco e como trabalho e vivo a maior tempo da minha vida sem luz solar, gostava de poder usar fundo negro com letras brancas, descansa-me mais a vista, se me puder ajudar, ficaria muito grato, uso o Google Chrome como browser. Se eventualmente também tiver uma solução para trabalhar ficheiros de office e excel, ficaria muito grato pela ajuda.
Desde já o meu Obrigado.
O Office integra um modo de personalização em: ficheiro<conta<cor (penso ser algo assim) que permite escurecer o ambiente
é nas opções no menu Ficheiro… dá para alterar o tema
instale esta extensão no chrome, fica com o botão para activar ou desactivar o dark mode
https://chrome.google.com/webstore/detail/dark-mode/dmghijelimhndkbmpgbldicpogfkceaj
Muito obrigado pela dica…
Excelente!!
Isso só funcionaria para ecrãs OLED. Em telemóveis com ecrã LCD é o contrário porque a retroiluminação está sempre ligada e os píxeis pretos gastam mais energia que os branco.
Errado, gasta o mesmo!
Antes de falar, verifique o que vai dizer, ou pelo menos apresente alguma fundamentação.
Os ecrãs LCD gastam mais energia nos píxeis pretos do que nos brancos. Isto deve-se ao facto de que um ecrã LCD tem dois componentes principais que gastam energia: a backlight, que é o que consome mais; e o array LC propriamente dito. A backlight está sempre ligada, independentemente da imagem no ecrã, ou seja, por aí, ambos gastam o mesmo. No entanto um píxel de cristais líquidos está normally off, isto é, transparente a não ser que energia seja fornecida para o escurecer (da mesma maneira que uma calculadora tem o ecrã branco quando está desligada).
Por isso, em LCDs, excepto nos casos em que têm local dimming, píxeis pretos gastam mais que brancos, não muito, mas mais.
Sei do que falo amigo, o consumo da backlight é o que consome energia nos LCD. Tudo o resto é insignificante comparativamente. E muitas vezes muitos pixeis pretos diminuem a intensidade da backlight com ou sem local dimming, diminuindo assim o consumo e não aumentando.
Estou utilizando LineageOS Oreo no meu Galaxy S5, vocês não tem noção de como essa rom melhorou a bateria dele.
Nesta ROM, existe uma opção que deixa seu smartphone em modo dark. Ótimo para os olhos! Há também o modo cinza, branco e outro cor de papel velho que esqueci o nome (bege, talvez?).
É ótimo ter essas opções, deveria ter em todas as ROMs, inclusive nas oficiais.
A bateria e nossos olhos agradecem!
Onde você arranjou essa rom para o Samsung S5?
Olá, Luis
Pelo site oficial, é claro, vou postá-lo aqui:
https://lineageos.org/
Basta que você clique em Downloads, que irá aparece os Devices listados por marca. Se tens uns S5, procure por Samsung, lá mostrarão diversas versões de aparelhos da Samsung, inclusive versões diferentes do S5, a minha é klte. Se quiser instalar vai precisar saber qual é a correta pra seu aparelho.
Onde você arranjou essa rom para o Samsung S5?
Mas eu no meu android tenho o menu em dark e algumas configurações, bem como algumas aplicaçoes
O meu já conta com o Pie “android One” e já tem uma opção nas definições para modo escuro
E mesmo o Dark Mode do Youtube por exemplo não está em condições, já que não é totalmente preto logo continua com pixeis ligados, comparem com o Vanced.
E em outras descobertas reveladoras, a água é molhada.
A “revelação” já é mais que sabida desde que há ecrãs oled (já à mais de 10 anos), isto não é novidade para ninguém. Num ecrã oled os pixels pretos estão mesmo desligados, ou seja, literalmente não gastam bateria. Portanto, um tema preto vai fazer com que uma maior % de pixels estejam desligados permanentemente do que se qualquer outra cor fosse usada, óbviamente poupando energia.
O Google sempre foi super criticado por isto, principalmente quando começaram a fazer telemóveis com ecrãs amoled. Tirando o Google, ao tempo que muita gente já tira partido disto, por exemplo o dark mode no OxygenOS da OnePlus fora muitos outros.
É bom ver que provavelmente agora vão seguir nesta direcção, mas até lhes fica mal terem demorado este tempo todo a anunciarem a pólvora que sempre foi óbvio para toda a gente menos para eles.
Poupa a bateria e poupa nos a vista..
Quando chega para a miui10?
A escala de cinzentos do android 9 no android one é o dark mode?
A escala de cinzentos do android 9 no android one é o dark mode?
Tive um Nexus 5 e os menus já eram dark. A Google depois é que entrou com o material design e pôs tudo a branco. Não estou a ver qual o furor em volta disto?! A Google devolver aquilo que já tirou e deixar escolher? Fazer o que já todos os fabricantes implementaram no Android? Usar isso como uma “novidade” no novo Android Q? No Sense.