PplWare Mobile

A Google confirmou que dark mode é uma ajuda preciosa para poupar bateria do Android


Pedro Simões

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

25 Respostas

  1. Luís says:

    Pelo que percebi e do conhecimento que tenho, isto só faz diferença em ecrãs OLED, nos outros não faz qualquer dieferença

  2. LG says:

    Google confirma o que sempre se soube na existência dos LCD’s: Pixeis com cor escura requer menos energia… -.-

  3. pic says:

    a google confirmou uma coisa antiga em 2018. uau

  4. AJMS says:

    Pois, isso não é novidade, pena termos de recorrer a terceiros para ter tudo em dark mode, eu já faço uso do dark mode tanto no android como no w10 assim como nas paginas da net nos browsers.

  5. João Ferreira says:

    Isso só funcionaria para ecrãs OLED. Em telemóveis com ecrã LCD é o contrário porque a retroiluminação está sempre ligada e os píxeis pretos gastam mais energia que os branco.

    • Hugo Nabais says:

      Errado, gasta o mesmo!

      • João Ferreira says:

        Antes de falar, verifique o que vai dizer, ou pelo menos apresente alguma fundamentação.
        Os ecrãs LCD gastam mais energia nos píxeis pretos do que nos brancos. Isto deve-se ao facto de que um ecrã LCD tem dois componentes principais que gastam energia: a backlight, que é o que consome mais; e o array LC propriamente dito. A backlight está sempre ligada, independentemente da imagem no ecrã, ou seja, por aí, ambos gastam o mesmo. No entanto um píxel de cristais líquidos está normally off, isto é, transparente a não ser que energia seja fornecida para o escurecer (da mesma maneira que uma calculadora tem o ecrã branco quando está desligada).
        Por isso, em LCDs, excepto nos casos em que têm local dimming, píxeis pretos gastam mais que brancos, não muito, mas mais.

        • Hugo Nabais says:

          Sei do que falo amigo, o consumo da backlight é o que consome energia nos LCD. Tudo o resto é insignificante comparativamente. E muitas vezes muitos pixeis pretos diminuem a intensidade da backlight com ou sem local dimming, diminuindo assim o consumo e não aumentando.

  6. William says:

    Estou utilizando LineageOS Oreo no meu Galaxy S5, vocês não tem noção de como essa rom melhorou a bateria dele.
    Nesta ROM, existe uma opção que deixa seu smartphone em modo dark. Ótimo para os olhos! Há também o modo cinza, branco e outro cor de papel velho que esqueci o nome (bege, talvez?).
    É ótimo ter essas opções, deveria ter em todas as ROMs, inclusive nas oficiais.

    A bateria e nossos olhos agradecem!

  7. João Terra says:

    Mas eu no meu android tenho o menu em dark e algumas configurações, bem como algumas aplicaçoes

  8. André Fontes says:

    E mesmo o Dark Mode do Youtube por exemplo não está em condições, já que não é totalmente preto logo continua com pixeis ligados, comparem com o Vanced.

  9. k says:

    E em outras descobertas reveladoras, a água é molhada.

    A “revelação” já é mais que sabida desde que há ecrãs oled (já à mais de 10 anos), isto não é novidade para ninguém. Num ecrã oled os pixels pretos estão mesmo desligados, ou seja, literalmente não gastam bateria. Portanto, um tema preto vai fazer com que uma maior % de pixels estejam desligados permanentemente do que se qualquer outra cor fosse usada, óbviamente poupando energia.

    O Google sempre foi super criticado por isto, principalmente quando começaram a fazer telemóveis com ecrãs amoled. Tirando o Google, ao tempo que muita gente já tira partido disto, por exemplo o dark mode no OxygenOS da OnePlus fora muitos outros.

    É bom ver que provavelmente agora vão seguir nesta direcção, mas até lhes fica mal terem demorado este tempo todo a anunciarem a pólvora que sempre foi óbvio para toda a gente menos para eles.

  10. omni says:

    Poupa a bateria e poupa nos a vista..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.