Cuidado, o ‘Facebook Lite’ está a ser usado para espalhar malware
Sendo a sua app reconhecida como uma das que mais recursos consome, o Facebook criou o Facebook Lite, que é mais simples e que pode ser usada em smartphones menos potentes.
Ainda só disponível em alguns mercados, o um 'suposto' Facebook Lite está agora a ser usado para propagar malware e para instalar apps de terceiros sem qualquer autorização.
O Facebook Lite foi a resposta da maior rede social da Internet às constantes queixas dos utilizadores sobre os consumos de recursos. Ainda apenas disponível em alguns mercados, esta é a versão que todos devem usar para conseguirem assim ter os seus smartphones a funcionar corretamente.
Mas o facto de estar apenas disponíveis para alguns tem levado a que seja usada para propagar malware. Os utilizadores, desejosos de experimentar esta versão mais leve são levados a procurar pelo ficheiro de instalação, obtido na Internet, muitas vezes em sites pouco confiáveis.
O Malwarebytes Lab esta agora a alertar para a existência de uma nova versão desta aplicação, que nada tem a ver com a original, e que tem dentro malware, que rouba informação dos utilizadores (ID do smartphone, versão do Android, endereço MAC, modelo do telefone e localização) e que depois os envia para servidores remotos.
Para além desta informação, este malware realiza ainda algumas ações sem o conhecimento do utilizador. A mais grave delas é a instalação de várias aplicações.
Mais uma vez o problema está não na Google e na sua loja de aplicações, mas sim nos utilizadores que optam por instalar aplicações de fontes que desconhecem e que nem sempre são seguras.
O conselho dado nestes casos é sempre o mesmo. Optem por instalar aplicações oriundas da loja do Android e, nos casos em que optarem por instalar apps fora desta loja, escolham fontes que sejam de confiança e que garantam que as aplicações não foram alteradas.
Via Malwarebytes Lab
Este artigo tem mais de um ano
lendo o título e e e e e…. “O Malwarebytes Lab esta agora a alertar para a existência de uma nova versão desta aplicação, que nada tem a ver com a original”
porque não validam meu comentário? é preciso sempre esperar pela moderação?
É SEMPRE preciso esperar pela moderação. Se ainda não percebeste isso é porque não andas cá assim há tanto tempo.
Não tem a ver com isso, tem a ver com 3 comentários seguidos e o sistema reage assim.
e para quem quer versão original sem problemas é só ir ao apkmirror
Essa app referida é malware porque “rouba informação dos utilizadores (ID do smartphone, versão do Android, endereço MAC, modelo do telefone e localização) e que depois os envia para servidores remotos” e “realiza ainda algumas ações sem o conhecimento do utilizador. A mais grave delas é a instalação de várias aplicações”…
Spoilet alert, o Windows 10 faz isto tudo e muito pior, lavando também por exemplo coisas como informações bancárias e passwords. Assim como possivelmente também o Android e os sistemas operativos da Apple o farão, mas desses não sei porque nunca lhes li os termos de utilização e privacidade ao contrário dos termos do Windows e Microsoft que já li e analisei em detalhe, onde sem qualquer problema se reservam ao direito de fazer também deles tudo o que passa (ou sequer que passe perto) de uma máquina com o Windows, ignorando por completo a Lei da Proteção de Dados Pessoais, Constituição da República Portuguesa e entrando de cabeça em muita coisa prevista na Lei do Cibercrime.
Mas para o Windows e afins estranhamente a coisa parece entrar em sintonia e harmonia com as autoridades e com a comunicação social, estando tudo bem, pois não só fecham os olhos por completo como também o Windows é o sistema operativo que se instala nos computadores dos serviços do Estado. E da comunicação social têm diariamente publicidade gratuita, não há dia em que não se fale de que o Windows é isto e aquilo de formidável, e que já tem isto e vai ter aquilo e mais não sei o quê de extraordinário.
Assim sendo fico na dúvida: afinal o que é que essa aplicação mencionada neste artigo tem de mal, porque será então ‘malware’, quando diariamente se publicita e recomenda algo que faz descaradamente e sem qualquer refreio o mesmo e n vezes pior?
O malfeito só é malfeito de acordo com quem o faz? Um paspalho qualquer em Portugal ou na Rússia ou na China leva o ID do meu smartphone, versão do Android, endereço MAC, modelo do telefone e localização, logo é malware; se for a Microsoft a levar tudo isso mais as minhas passwords, cópia os meus ficheiros pessoais e os meus dados bancários, já está tudo bem e recomenda-se?
Alguém me explique a diferença porque eu não a estou a entender.
ps- só uma nota em relação ao artigo, não será correto utilizar o termo “rouba” informação mas sim “furta” informação, isto porque para ser roubo tem que haver algum tipo de violência ou coação, algo que não existe na situação referida. O termo correto será por isso furtar, tal como previsto no Código Penal.
Pelo nick devemos dar-te os parabéns hoje mas será só isso!….
Infelizmente android e isto e o iphone continua no topo da seguranca e melhor do mercado
Claro não podes tirar nada fora da Apple Store a não ser que faças jailbreAck né?
Porque o problema do Android e puder fazer isso ..
As pesssoas e que não tem conhecimento como e qual servidores usar que sejam seguros;)
deixa la ir ao pplware e ver notícias anteriores…
Ainda bem que não faço instalações de ‘apps’ fora da Play Store. Mas a aplicação oficial continua segura?
o facebook por si só já é um malware… estão com medo de que ?
Quem não sofre deste problema é o Windows Phone (Mobile), onde é tão difícil sacar aplicações da loja como as por lá 😀
fazer passar sp o apk por um bom AV antes de instalar. Imunnet (ClamAV)..free
É uma pena uma pessoa não poder estar a usar descansadamente uma rede social sem ter de estar preocupado com este tipo de coisas.
Assim sendo temos de estar todos alerta pois este não é o único vírus que podemos encontrar na internet.
“Mais uma vez o problema está não na Google e na sua loja de aplicações, mas sim nos utilizadores que optam por instalar aplicações de fontes que desconhecem e que nem sempre são seguras.”
O problema está mas é no Facebook! Porque raio não disponibilizam o Facebook Lite para o mundo inteiro e deixam o utilizador decidir a App que querem usar (Full vs. Lite)?
Por interesses económicos das operadoras….