App do Facebook no Android começou a pedir permissões de super utilizador
A relação do Facebook e das suas apps móveis com os utilizadores nem sempre é pacifica. É um dado adquirido que estas consomem mais recursos do que o esperado e nem sempre o seu comportamento é aquele que seria o lógico.
Se muitos aprenderam a conviver com estes comportamentos, a verdade é que surgem sempre alterações, nem sempre bem-vindas. A mais recente delas estará agora a acontecer, com a app do Facebook para Android a pedir permissões de super utilizador.
As queixas têm estado a surgir de forma cada vez mais consistente e dão conta que a mais recente versão da app do Facebook para Android (172.0.0.66.93) está a pedir mais permissões do que seria esperado.
Demasiadas permissões para o Facebook
Em concreto, esta nova versão está a pedir permissões de super utilizador em dispositivos que têm root aplicado. Claro que estas não são permissões normais e poucas são as apps que realmente as requerem de forma justificada.
Um comportamento recorrente
São já muitos os utilizadores que recorreram às redes sociais a reportar esta situação anormal, procurando também saber a razão para este comportamento e as medidas a tomar.
Esta não é a primeira vez que este comportamento surge na apps do Facebook. Nas situações anteriores este pedido foi removido com a atualização seguinte, sem qualquer problema maior associado.
https://twitter.com/virqdroid/status/997387160633430016
A causa deste pedido de super utilizador
Segundo alguns comentários este pedido surge devido a um erro de programação, que não reativou a verificação da presença de root nos dispositivos. É apenas especulação, mas será provavelmente a causa desta situação.
É claro que o acesso a estas permissões não deverá ser pedido pela aplicação e que o mesmo deve ser negado pelos utilizadores. Ao autorizarem esse acesso estão a dar demasiadas permissões desnecessárias a uma app que já tem acesso a informação excessiva.
Uma alternativa para o Android
Este artigo tem mais de um ano
Força, pessoal, toca a dar a vossa permissão 🙂
Abandonem o Facebook.
Nãããoooo! Podem ficar com as jóias, o carro, a casa e o filho, mas não com o Facebook.
Sim claro, um erro de programação…
Este grupo, tanto o que oferece na web e apps é um cancro. E do outro lado do charco já se preparam para pedir as contas do face se quiserem viajar para lá, para as passarem a pente fino, e cruzar dados com o que obtém das linhas telefônicas, telemóvel, internet, e-mail etc.
Agora o face até tenta outras permissões talvez para injetar algum código e monitorizar as ações da malta
Quem não deve não teme. Qual é o voso problema? Eu já dei. Não tenho nada a esconder.
Eu não tenho nada a esconder, mas acho que o Facebook não deve ter acesso a todo o meu telefone, no meu caso não acontece a não ser que explorem uma falha grave no IOS .
Dar este tipo de permissões é dar autorização ao Facebook para fazer o que quiser do teu telefone. Gostavas que eu andasse a dar todos os teus contactos, fotos e ficheiros a inúmeras pessoas desconhecidas, saber o que andas a fazer a cada instante? Basicamente foi o que tu autorizas-te. É por estes motivos que as leis de privacidade são cada vez mais apertadas
Ana
Quem Não deve não teme…
Certo…
Ninguém se importa que eles tenham acesso à informação, provavelmente no teu perfil do Facebook consigo saber mais informação sobre ti do que a segurança social sabe de ti…
No entanto, a maioria do pessoal não é que realmente se importe que lhes leiam os SMS, importam-se é com a publicidade que depois recebem.
Ninguém está afim de receber SMS, emails ou mesmo chamadas com ads ou falsa informação, isso é a verdadeira razão.
Depois lá está, há uma linha que separa o que é razoável e moralmente aceite ou não, essa linha é variável de pessoa para pessoa.
Eu não devo nem temo mas decerto não vou andar despido na rua.
Sabe de nada, inocente… 🙂
Não volte a fechar a porta de casa já que não tem nada a esconder.
De tudo que o Facebook tem só 1% salva !
Sim sim…
Eu vou ver os teus SMS… Ah não espera, deixa-me ir ali bater com a cabeça no muro até me esquecer de 99% do que li…
Se eu não me quisesse lembrar daquilo que é falado nos teus SMS, porque raio haveria eu de pedir-te autorização para o fazer?
não faz sentido, é como eu estar preso, saber que a chave está na fechadura da cela…
Ah não espera, afinal eu não sei isso, nem sei do que estou a falar…
Please… Não sejas ingénuo…
Olha olha agora o facebook quer ouvir o que falamos e com quem falamos. Acho que a CIA e a NSA meteram a mão no facebook.