PplWare Mobile

Está a chegar o Android 5.0 Lollipop?


Autor: Pedro Pinto


  1. Nelson says:

    Android 4.5/5.0, enfim… Android L? Eu já sei o que é que vai sair…

    1. Vem trazer algumas features da comunidade e da Samsung/HTC/etc para o android normal…

    2. Nova app da Google que sincroniza as informações de saúde do utilizador com a conta da Google

    3. A plataforma android vai dar uma pequena grande volta:

    A. As app’s nativas de baixos requisitos (pensem em calculadoras, utilitários, lembretes para tomar a pílula, etc…) vão passar a ser baseadas no Chrome (HTML5, JS, CSS local + AJAX), e talvez, com integração do Native Client (NaCl do browser Chrome de desktop)

    B. As app’s nativas de alta performance (manipulação multimédia, jogos mais pesados, etc…) vão passar a seguir o caminho do iOS, Tizen e etc’s a serem compiladas nativamente.

    4. Os “improvements” vão estar na velocidade interna do SO e na duração de bateria.

    • AndrOTarios says:

      Ja se sabe que as unicas novidades dos updates da google usam melhoriz de performance, oudera o lag e tanto que tem de andar sempre a tentar melhorar….ja no IOS focam se em features novas e de valor pois o lag e instabilidade nunca foram um problema

    • says:

      A nível de aplicações creio que venha a ter algumas dessas modificações, dado que já existe um novo sistema para correr aplicações de forma nativa que vem substituir a Dalvik VM.
      O ART (Android Runtime) já está disponível no android 4.4.x e permite correr o código das aplicações nativamente ao invés de bytecode como faz a VM.
      Os developers não precisam de modificar nada nas suas aplicações, o ART vai compilar a aplicação para código nativo assim que é instalada no dispositivo.

      Dado á estabilidade do ART, creio que no Android 5.x vamos ver o uso do ART como default e a substituir a Dalvik.

      • Nelson says:

        O Dalvik já fazia isso que dizes (JIT) há muito tempo.

        O ART faz alguma coisa, mas muito pouco face ao Dalvik, o principal entrave nas aplicações Java, é a gestão da memória.

        De qualquer forma, está sempre atrás dos compiladores, como o LLVM, para teres uma ideia, já é possível um programador analisar a performance de uma app durante o uso normal, depois utilizar esses meta-dados para optimizar a compilação do código, e assim, torna-lo mais rápida.

        Sim, com o Android 5, eles já devem pôr o Dalvik como default…

        • akha says:

          Não tás todo trocado Nelson?
          Dalvik precisa que os dados sejam “traduzidos” a toda a hora para que a app funcione (Just in time)
          ART traduz no momento da instalação (demorará mais algum tempo a instalar as apps) mas nada precisa ser “traduzido” quando o funcionamento da app o que a tornará mais rápida e mais fluida..( e lá se vai o melhor argumento dos isheeps por água abaixo, espera-se)
          No android lollipop acredita-se que terá instalação ART por defeito e não a DM como dizes…mas eu sou só um curioso.

          • Nelson says:

            O Dalvik é JIT, o ART é AOT, ambos recompilam.

            O lag, está lá na mesma, não é por ser JIT ou AOT, ou o que for.

            Já prometiam isso desde quando? Android 4.1 Jelly Bean em… 2012… se não me engano…

    • Daniel says:

      1: Da comunidade é quase garantido. Bons exemplos são a seguir e nunca houve vergonhas em admitir isso.

      2: meh.

      3.A: Muito capaz, devido ao projecto Hera (que curiosamente já se sabe há alguns meses fazer precisamente o que a Apple agora apresentou, algumas das features como a das notificações).

      Quanto ao 3.B, mais de metade das apps (pelo menos segundo notícias, eram quase todas as do TOP de downloads da google play) já são programadas “nativamente”, daí o problema da Intel com tecnologia x86 e android (visto que a maioria dos equipamentos ser ARM…. é que binary translation tem impacto na performance).

      4: desde o 4.x que o focus da Google tem sido na velocidade, fluidez e duração de bateria (e cada vez mais nas últimas releases: segurança). Quanto ao 4.4 foi dito explicitamente que iria fazer melhor gestão da memória e bateria e que era suposto correr em equipamentos antigos com poucos recursos (512mb), sem detriemento de performance. Este tem sido um foco constante desde o lançamento do JB.

      Agora mais algumas coisas:
      1) suspeito grandes melhorias a nível de segurança. Tem sido um foco cada vez maior e há que combater o bloatware existente e malware, bem como piscar o olho a enterprise e dar alguma garantia de segurança eficaz em políticas de BYOD.

      2) Melhorias ao Google Now, em termos de comandos e queries de voz.

    • ANDROID +1 says:

      É pá nelson, tu deves trabalhar lá, ou então és o responsável pela atualização… Falas disto com uma certeza como se soubesses tudo…

    • miguel says:

      WP8.1 the best. as apps é que tem que andar muito

    • akha says:

      Já sabes já…o que vais ficar a saber é sobre o que se vai falar na próxima conferencia da Apple.

      • Nelson says:

        Inveja é mesmo tramada…

        • Pedro Nunes says:

          Ye. Não vão fazer apps novas e inovadoras,vão fazer como a apple que nao é uma copia dos outros mas sim uma “melhoria!” né?

          hoooo pls….

          • Nelson says:

            Pois… tanta coisa que saiu no iOS 7 e iOS 8 que a Google não tem…

            Aliás, tanta coisa já do iOS 6 que o Android não tem!

            Agora para quem não conhece um e outro… perdoai-lhes senhor, porque não sabem do que falam…

          • OMG says:

            E tanta coisa que havia no Android e não no iOS mas que agora já há… “inspiração”… Podem-se preparar para se inspirarem “no lollipop” da Google 😀

    • Bruno says:

      A melhoria que o iOS fez na camada openGL que se chama agora METAL para mim foi a maior mudança, já que isso permite usar praticamente 100% dos recursos do SoC.

      Espero que o novo Android possua algo semelhante ou pelo menos na próxima atualização de fim de ano.

  2. voniz1 says:

    its really awesome .. you can even go through this link
    http://bit.ly/1lg9w75

  3. zefra says:

    Mas como e que se escreve o nome do doce… A falta de melhor pode ser esse

  4. PatricioMorais says:

    Mais uma versao, mas o lag nunca desaparece…por isso o android cada vez perde mais pessoas fartas de ter um SO mediocre. Windows phone ou IOS sao o futuro..e estao anos luz acima do resto

    • Carlos Carvalho says:

      fica atento dia 25 porque são as inovações que vais ver para o ano no ios9…

      • AndrOTarios says:

        Primeiro vem o ios8 que e genial…ao contrario do android que se arrasta em tudo. Deves ser daqueles que adorava ter um ipad

      • Gabriel Sntos says:

        Pois sim, mas pelo menos no Android consegues instalar aplicações pagas (através de APK) num smartphone normal enquanto que se quiseres instalar aplicações fora da App Store no iOS ou num Windows Phone precisas de efetuar o jailbreak. E já agora, se queres um Android rápido compra um Gakaxy S5 que é praticamente o mesmo preço dos iOS ditos como “menos lag”.

      • Joana Costa says:

        Como a maioria das raparigas n tenho mta paciencia para tlms lentos ou feios e o unico que combina classe, design, leveza, rapidez e o iphone. Reconheco que e possivel fazer mais como android, mas para uso de smartphone o iphone e o ideal, se preciso de mais tenho um portatil.

        • Nelson R. says:

          Ora tomem lá seus androidianos. A Joana esteve muito bem. Quem quer um telemóvel de jeito compra um iPhone, quem quer abusar de aplicações, compra um portátil.

        • Pedro Cruz says:

          Vindo de uma mulher a escolha era óbvia… Não percebem nada de tecnologia, e o iphone sempre serve para mostrar as amigas que se comprou um, que é para não se sentir inferior. Para ir ao facebook e tirar selfies podem comprar mais barato em vez de gastarem 700€ só porque é chique…

        • Rodrigo says:

          Por acaso conheces o HTC One? É que eu tenho um M7 (por acaso o preço foi ligeiramente mais baixo que o iPhone equivalente) e o design é fantástico (esta questão é sempre relativa), a qualidade do material e de acabamentos dá 10 a 0 a um iPhone e 50 a 0 a um SAMSUNG equivalente.
          Em termos de performance: nada a apontar! Apesar de carregado com aplicações e contas para sincronizar, continua com a mesma fluidez que quando o adquiri, há 9 meses atrás. Não conheço nenhum iPhone com um uso semelhante ao que eu dou que se gabe do mesmo (e conheço uns quantos exemplos!).

          • Fernando Maximo says:

            Adorava ver te tirar uma foto com htc one…toda a gente sabe que a camera e horrivel..4megapixels e o tlm custa 650euros. No minimo ridiculo. A do iphone 5s e 100x melhor

          • Rodrigo says:

            @ Fernando Maximo
            Relativamente à qualidade das fotos, nem sequer vou tentar discutir: Sim as fotos do HTC não são grande coisa, mas para reportagem fotográfica uso a minha velhinha OLYMPUS E-500 e para fotos de circunstância para publicar no face, a qualidade do HTC até é suficiente.
            Na comparação com o iPhone, o que se perde nesse campo, ganha-se em qualidade de construção, que tem mesmo um aspecto e um tacto mais robusto! (Como é óbvio, não lhe vou andar à marretada para confirmar isso!)

    • João Dias says:

      Olha eu não tenho lag nenhum no Nexus 5.
      O mesmo não posso dizer do meu iPhone 4, que se borra todo com o iOS 7.

      As tecnologias evoluem. É difícil encontrares um smartphone de média gama que apresente esses problemas nos dias de hoje. Os fabricantes já se aperceberam que para ganhar a confiança dos clientes têm que se deixar de telemóveis de qualidade da treta e as operadoras têm que abrir mão da capacidade (ou não) de disponibilizarem updates de software.

      Um telemóvel com menos de 6 meses por 250€ ou mais já não deve apresentar esse problema.

      • Joana Costa says:

        O teu comentario e totalmente descabido….entao comparas um snapdragon 800 do nexus 5 a um single core? Eu sei que o android e lento mas ao menos faz comparacoes entre 2 dual cores por ex…galaxy nexus e iphone 5s tem ambos um dual core a 1.2ghz…qual o mais rapido?

        • Lopes says:

          O mais rápido terá que ser aquele que custa quase o dobro do outro 😉 está respondido?

          • Joana Costa says:

            O galaxy s5 custa mais que o iphone e tem o mesmo processador do nexus5 e entao? Com essa mentalidade ninguem comprava mercedes ou porches porque o limite e 120, para que pagar o dobro? O iphone e de marca premium e isso paga se, e para mim e muita gente faz diferenca porque toda a gente reconhece o iphone mas os android ninguem tem tsnto interesse

          • Joana Costa says:

            Ja agr eu pago por um produto que funcione a 100% e toda a gente sabe ( google se nao sabes) que nexus tem problemas de focus na camera, gps, updates 18 meses contra 36 da apple, e lags. O meu irmao tem um e anda farto de andar com roms costumizadas. Iphone e para utilizador normal e nao geek, percebeste?

          • Luis bandeiras says:

            O iphone 5s e mais rapido, melhor ecra ( a luz do sol ve se muito melhor que o ecra lavado do nexus, um bom ecra nao se ve apenas pela resolucao) , melhor camera frontal e traseira, melhor construcao ( aluminio)), melhor bateria, melhor gps, melhores aplicacoes, melhor suporte da Apple, touch id, marca premium. Todos esses factores contribuem para o aumento do preco do iphone, qualidade paga se. Esta respondido?

          • Pedro says:

            @Joana
            “O galaxy s5 custa mais que o iphone e tem o mesmo processador do nexus5 e entao?” E então o S5 não custa o dobro do iphone5, já o N5 é +/- metade… Se tiveres oportunidade experimenta um iphone 4 com ios7 e vês o que é lag! Não tenho dúvidas que os iphones são bons equipamentos, mas relação qualidade/preço N5 FTW.

          • Tiago Pinto says:

            Lol pedro, se leres o comentario acima do bandeiras veras que a diferenca nao e apenas a velocidade. Nao digo que o nexus 5 seja mau mas e muito pior em tudo que um iphone e i sistema android e terrivelmente buggy.

          • Pedro says:

            @Tiago
            LoL Tiago, N5 muito pior do que qualquer iphone (grande LOL). Experimenta um N5 e depois vê se não mudas logo de opinião.

        • Liph says:

          o teu é q é descabido. Então pq keres comparar dois dual cores qd até ha octacores mais baratos q o teu Iphone???? Pega num HTC One e dp aparece…

      • Rodrigo says:

        O problema dos detractores de qualquer um dos sistemas está em teimarem em comparar o que não é comparável.
        Só faz sentido comparar equipamentos de preços semelhantes. Tudo o resto é tentar deturpar a realidade.
        Quem tiver isto em conta, vai perceber que a diferença de qualidade e performance entre sistemas não é assim tão grande!

      • Tiago Pinto says:

        Nelson os fandroids comparam tudo porque tem o iphone atravessado como o melhor, e as pessoas tem inveja disso. Por muitos problemas, forums cheios de bugs e trocas de roms o android para eles e o melhor. Quando evoluirem para iphone verao o que andaram a perder. Tenho um nexus 5 e um iphone 5s…nem sequer merece um comentario de tao pior o nexus 5 ser

        • Nuno Vieira says:

          Eu não posso falar pelo Nexus 5. Nunca tive nenhum telemóvel Nexus. Mas eu não sofro desse tipo de problemas no meu Z1. E não, não tenho inveja do iPhone ou de quem o utiliza.

    • Xis says:

      Tenho um HTC Sensation, telemóvel que foi lançado em Maio de 2011, tem mais de 3 anos e está com o Android 4.4.2.
      Não tenho nenhum problema de lag, funciona às mil maravilhas.
      Já os iphones da mesma altura… estão quase todos com vidro partido…

      Insistir com o mesmo assunto (lag) vezes e vezes sem conta, não faz com que ele se torne verdadeiro.

      • Tiago Pinto says:

        O htc sensation foi dos piores tlms que saiu, lembro me dos problemas do touch inclusive. Foi a partir desse tlm que as vendas da htc cairam a pique. Alem do mais tens 3 anos de updates com roms feitas por pessoas da net, sem qualidade ou seguranca nenhma. Se instalaste nivas roms e porque concordas que a que tinhas era tao ma quanto a de todos os androids.

        • Xis says:

          “O htc sensation foi dos piores tlms que saiu, lembro me dos problemas do touch inclusive.”
          Explica essa.
          Dei 230€ por ele (novo) há 3 anos.
          Dual Core 1,2 MHz
          0,7 GB RAM
          2GB memória interna + SD(actualmente 32GB)
          8 Megapixel + Full HD

          O iphone 5 em termos de hardware é pouco superior e saiu 1 ano e meio depois, portanto, essa do ser o pior não se enquadra.
          Ah…e nunca tive esse problema do touch que falas, nem esse, nem nenhum.

      • Pedro Pedro says:

        tive o htc sensation e foi dos piores tlms que ja tive. Escolheste mesmo mal o exemplo…iphone e outro mundo mas se es rato de laboratorio android e o melhor para ti

        • Xis says:

          Ainda por cima, o Sensation sendo tão mau como vocês dizem e funcionando tão bem como o meu funciona, tá visto o valor das vossas opiniões.
          Eu simplesmente sou uma pessoa que gosta de tirar o melhor daquilo que tem e não comprar o mais caro que há na esperança que seja o melhor.

    • Nuno Vieira says:

      “por isso o android cada vez perde mais pessoas fartas de ter um SO mediocre.”

      Estranho visto que o Android continua a apresentar um crescimento significativo.

    • Bruno says:

      WP possui vários Lags tbm, possuo um lumia 720 e vejo toda hora o “retomando..” para abrir algum app que já estava aberto, ou que vai abrir na hora. MUltitaking é lento, melhorou no wp 8.1 mas ainda não tá perfeito.

      Em aparelho de 1GB vejo melhor velocidade.

      Mas os app além de terem design mediocre (parecem mais a lista de contatos do WP como o pessoas).

      Parece que nenhum desenvolvedor faz algo ao nível do skype e messenger do facebook. Tanto em funções quanto em design.

      O sistema evolui bastante, mas ainda falta aparar alguns pequenos pontos, mas isso todo sistema tem. Esperando mesmo é o WP 9 que vai ser monstro com as tiles interactivas.

      Coisa que os widgets do android desde 2010 deveriam ter sido mais bem aproveitados e so tiveram pequenas mudanças.

  5. Filipe fonseca says:

    Sou um alto consultor de informatica e por isso imparcial mas tenho de afirmar que comprei android (galaxy s4) ha uns anos e foi o pior tlm que ja tive. Arrastava se com o lag, nunca tinha gos quando queria, sempre com perdas ate que comprei o iphone 5s e digo com toda a confianca…e o melhor tlm do mercado. Agora as pessoas sao livres de escolher o que melhor lhes serve, mesmo que os quadcores android n cheguem para 1 core apple.

    • Para alto consultor de informática sabes pouco sobre o assunto.

    • Gabriel Sntos says:

      Sim deixa as aplicações que usaste todas abertas e iria ser mesmo rápido.

    • miguel says:

      “Alto consultor de informatica”? Medes quanto 2m?

      lol não fazes mesmo ideia nenhuma do que dizes!

      • Joana Costa says:

        Porque nao aceitam que iphone e melhor, malditos cromos android…vcs na vida real nem devem ver a luz do dia…get a life?

        • Xis says:

          Porque não é.

        • lel says:

          Porque admitir que o iPhone não é melhor é não ter uma vida.

          Está bem…

        • darksantacruz says:

          Concordo Joana a seguir vão dizer que a culpa é do utilizador… a questão aqui é que muito sinceramente o utilizador não tem de ser escravo do telemóvel mas sim o contrário para mim é inconcebivel ter de instalar roms customizadas, ter o cuidado de fechar aplicações para gerir bem a memória para o telemovel não bloquear etc para ultrapassar problemas.

          Mudei para WP ja la vai 1 ano e o unico arrependimento que tenho é não te-lo feito mais cedo.

          • LM says:

            “… para mim é inconcebivel ter de instalar roms customizadas, ter o cuidado de fechar aplicações para gerir bem a memória para o telemovel não bloquear etc para ultrapassar problemas.”

            Não generalizes. Para quem tem nexus, não necessita de instalar roms customizadas. A não ser se o aparelho for antigo para receber novas versões da google. Quanto ao gerir a memoria, não te preocupes que já lá vai o tempo em que isso acontecia com versões mais antigas do android.

          • mykos says:

            Para mim instalar roms costumizadas é uma espécie de hobby, gosto de experimentar novas funcionalidades, tirar o máximo do hardware que tenho, não gosto de estar limitado áquilo que os outros (fabricante) ache que eu preciso. Gosto de ter o controlo sobre o que é meu. Faço o mesmo no PC, não instalo programas só por instalar, instalo o que preciso, desinstalo o que não preciso e mantenho o meu PC limpo e organizado, a correr só as apps que preciso para ter a melhor performance possivel. Percebo que a maioria não se dê a este trabalho e depois se queixe que o Pc anda lento e cheio de virus e sem espaço e de vez enquando pague 50€ para lhe formatarem o disco. Esta é a mesma lógica que se aplica aos smartphones. Eu mantenho o meu atualizado, limpo e organizado e funciona perfeitamente. Não tenho lags, não preciso de fechar apps nem gerir a memória, basta-me ter cuidado e manter o sistema saudável e livre de lixo.

            Com isto tudo, garanto que nunca comprarei um iphone:
            1º porque para mim dar mais que 300€ por um telefone é inconcebível, seja ele iphone ou android
            2º como disse gosto de ter o controlo sobre o que é meu e no iphone nem consigo aceder aos ficheiros que la tenho se não for pela app que os criou, enquanto que no android com qualquer gestor de ficheiros posso organizar o meu SD e o armazenamento interno.

        • Joao says:

          Get a life? Este post é sobre Android, estás aqui a fazer o que mesmo?

          • Tiago Pinto says:

            Joao nao seja critico, o android e um SO mal optimizado e nao vale nada, nao passa de uma moda. Se nao gosta dos comentarios cultos de uma pessoa como a joana pois entao fique calado.

        • Jorge Meireles says:

          “get a life”? Isso é quase tão “cool” como ter unm iphone. A “maioria das mulheres” são assim ou és só tu assim tão superficial?

        • Liph says:

          porque simplesmente não é melhor

        • Mário Silva says:

          Ó Joana, como “Uma mulher com licenciatura em engenharia informatica, mestrado em Antenas, e a fazer doutoramento em Lausanne…” e a fazeres um comentário desse tipo, quem é o maior, ou antes, a maior cromo, és tu… Porque “Uma mulher com licenciatura em engenharia informatica, mestrado em Antenas, e a fazer doutoramento em Lausanne…”, debate o tema e não anda a insultar quem prefere o Android (neste caso) e a chamar-lhes cromos… Ganda nóia, pá…!

        • OMG says:

          Já agora, com licenciatura, mestrado, doutoramento e não sei que mais, se calhar o “get a life” encaixa bem nela… ou get… something else.

    • says:

      “… tenho de afirmar que comprei android (galaxy s4) ha uns anos e foi o pior tlm que ja tive. Arrastava se com o lag …”

      Concordo em pleno contigo. Estive recentemente com um S4 durante uma manhã inteira a brincar com ele, e aquela treta tem um lag que é um disparate. E o S4 é de um amigo que percebe pouco de telemóveis e tinha poucas apps instaladas.

    • Joe says:

      “Sou um alto consultor de informatica” no comments

    • Brum says:

      O problema é que você comprou um Samsung! Tenta experimentar o MotoX da motorola, tenho certeza que a experiência vai ser bem melhor… O Android que usam no Samsung é muito peso e totalmente modificado, já no Moto X é praticamente puro. Uma diferença e notório: Samsung manda uns hardware forte, mas caga o sistema… Já o moto x usa o Sistema puro e roda tranquilo. Igual ao iPhone que ter um hardware “inferior” aos da Samsung TOP, mas flue com o iOS.

  6. cláudio says:

    A minha namorada têm um iphone 4 com um core e aquilo é pior que a tartaruga que tenho no meu aquário.. Se queres um telemóvel sem lag compra um Nexus 5

    • Joana Costa says:

      O nexus 5 ta cheio de problemas, basta ires ao youtube ate para desmontar o nexus e arranjar a gps antena tens um tutorial…no iphone simplesmente funciona . Camera focus? O iphone tem a melhor camera que qq android n tem. No iohone n ha problemas de ram cheia…eu compro iphone porque e o melhor, todos os meus amigo tem iphone e adoram…n vejo porque a razao de ter um tlm lento de plastico como o nexus

      • Joaquim Filipe says:

        Bom dia!

        Quanto ao iphone vs nexus 5 não posso dizer muito. Tenho um primo que temmuito swag e que tinha um iphone 5s. Aquilo botava muita bomba. Só foi pena ter sido malabado!!

        Tenho um irmão de um amigo de um primo em terceiro grau que tem um Nexus 5 e aquilo também é espetacular. Só é pena não ter o fingerprint reader, que guarda só no chip (LOL entalei-me ao dizer isto)

        Eu cá uso o melhor de sempre 3310 =P o snake funciona um espetáculo =P

        Sou só eu a achar sexy ver gajas a falar de informática como deve ser e não só a perguntar como pode mudar a password do facebocas??

        Joaninha, fixe fixe era não seres hater!
        “Como a maioria das raparigas n tenho mta paciencia para tlms lentos ou feios e o unico que combina classe, design, leveza, rapidez e o iphone.”
        Deves ser uma moça muito requintada!!!

        Este comentário partiu tudo, lembrei-me disto:
        https://www.youtube.com/watch?v=gK4zNoLCQKU

      • Só um gajo says:

        Tu lês o que escreves? A sério, lês?
        Se parares de dizer asneiras talvez te safes melhor. Alguma vez pegaste num equipamento da linha Nexus? Atenção, não é um Samsung cheio de bloatware, é um Nexus.

        Ainda não vi um argumento plausível para aquilo que dizes num comentário teu. A sério, não te envergonhes mais.

      • Sérgio says:

        não tenho problema nenhum desses no nexus.

      • Rodrigo says:

        “…todos os meus amigo tem iphone e adoram…” tens portanto um conhecimento de causa que te permite fazer comparações?

      • motard says:

        A tua única função aqui é destabilizar, nunca viste um Nexus 5 a trabalhar quanto mais pegar na mão, e duvido que tenhas um iphone.
        Alías, és um clone de alguem aqui. Não dizes palavra com palavra e as incongruências que dizes dizem que és fake.
        Aqui estás a mais, não acrescentas nada.

      • Pedro says:

        “(…) todos os meus amigo tem iphone e adoram… (…)”

        Agora já percebo porque também tens iPhone…
        Todos os teus amigos têm, não ias ficar atrás não é.

    • Nuno Vieira says:

      É justo comparar um telemóvel com 4 anos com um que têm pouco mais de meio ano.

      • A partir do momento que estão na mesma gama de preços parece-me legítimo.

        • OMG says:

          sim porque o galaxy s4 ainda se vende a 599 em algumas lojas e tem tudo a ver com o iphone 5s…plastico, feio, lag, pior camera. Atrevo me a dizer que a qualidade das fotos do iphone 4 sao superiores ao galaxy s5

        • Matias says:

          Não é não.

          Porque um telemovel de 4 anos que custe agora tanto como um telemovel deste ano, quer dizer que, pensando na lei da oferta e na procura…
          É porque tem características que as pessoas acham melhores… e isso é que interessa, é o real cost of money.
          Uma pessoa entender que um telemovel com 4 anos lhe dá mais prazer de utilizar que um deste ano… Quer dizer e muito. Os clientes é que pagam. Sem eles não há empresa.

        • says:

          LOL
          Amigo, e a tecnologia não vai evoluindo durante esses 4 anos?

  7. Luis bandeiras says:

    Trabalho numa das empresas mais prestigiadas da europa no ramo das telecomunicacoes e como possuidor de um nexus 5 afirmo ser um bom negocio qualidade preco mas um pessimo tlm pois falha quando preciso.

    Gps mau, camera terrivel, ecra cores lavadas, construcao plastico, lags e problemas pelo SO, cai ao chao parte se todo pois tem ma construcao. E barato e essa e a unica vantagem.

    O android e um SO confuso, problematico, laggy . O iphone faz tudo o que este faz com menos recursos e de forma mais eficiente…

    Recomendo iphone5s a qualquer pessoa que de valor ao dinheiro e compre algo para durar muitos e bons anos e vender por um preco alto um dia.

    • says:

      Concordo plenamente. E acrescento que, para o mundo empresarial, o iPhone é o telemóvel ideal precisamente por tudo isso, porque é fiável, não crasha, as apps simplesmente funcionam, o som das chamadas é bom, o funcionamento com o Exchange, etc.
      Tenho um iPhone 4 que uso na empresa e não preciso de gadgets que não me servem para nada. O próximo será um 5s ou um 6 desde que o ecrã não passe das 5″.

      • Gabriel Santos says:

        Tens iPhone 4 por isso não conseguirás instalar o iOS 8, a não ser que compres um novo mais recente. Algo que simplesmente não acontece no Nexus 5 pois a Google esforça-se para manter os seus telemóveis atualizados.

      • LM says:

        “… Concordo plenamente. E acrescento que, para o mundo empresarial, o iPhone é o telemóvel ideal precisamente por tudo isso, porque é fiável, não crasha…”

        Não crasha, não!.. Não crasha é pouco. Isso até já foi verdade no passado. Mas agora… vái lá, vai. O Iphone já não é o que era… E esse é o vosso problema agora, uma vez que no android começa a ser precisamente ao contrário e é isso que o pessoal do iphone não quer aceitar… Depois, só lhes resta desculparem-se com os lags e crashs e falta de memoria nos androids. Enfim, coisas do passdo. Mas também acredido que isso tudo aconteça mas em androids antigos ou até nos novos mas da treta.

    • motard says:

      tenho o mesmo tlm e digo já que não tem nem um ÙNICO problema de que fala. Estranho não é.
      Ou fala para o ar ou não percebe mesmo de nada.

      • Xis says:

        Parece-te credível um gajo que começa o comentário com “Trabalho numa das empresas mais prestigiadas da europa no ramo das telecomunicacoes”?

  8. João Tavares says:

    iPhone não passa dum acessório de moda, não te sintas inferior as tuas amigas se não tiveres um….. Para tirares selfies e ires ao facebook escusas de gastar 700€. Informa-te primeiro e explora as coisas pode ser que aprendas alguma coisas, e não só o que ouves dizer.

  9. zbrix says:

    com lag, sem lag, bonito, feio, single, dual, quad core, android, iphone, wp, só de maluco dar 600, 500, 400 ou até 300€ por um tlm…
    é revelador da sociedade que temos, idiotas a discutir o meu tlom de 600€ é melhor que o teu de 500….

    • Nuno José Almeida says:

      Finalmente um comentário de jeito 😀

    • Rafael says:

      O comentário mais acertado que vi nesta noticia…
      So de ver que a maior parte dos “intervenientes” custa mais do que o OMN…

    • OMG says:

      achas caro dar 600euros por um telemovel? Depende do que pretendes fazer com ele. Se fores apenas ao facebook e umas sms/chamadas e carissimo, mas se usufruis de todo o seu potencial torna se ate barato. Ha uns anos um gps com mapas da europa custava 300euros, agr no meu smartphone tenho os mapas de todo o mundo e adivinha la, o tlm custou 270..meu rico lumia.

  10. Tiago Pinto says:

    Bom dia a todos. Sou um alto distribuidor da zona metropolitana de Lisboa de telemoveis e o android e o que apresenta mais queixas. No iphone a unica dificuldade e escolher a cor e o espaco no disco pois tudo e fluido, ja o meu galaxy s5 teve tanto lag quando mtas apps abertas que nem conseguia usa lo. O android tem demasiados problemas para o utilizador comum, escolham iphone ou windows phone e garanto vos que irao adorar a experiencia.

  11. Tiago says:

    Esta batalha já incomoda um bocado. Alguém aqui é pago pela Google ou pela Apple? Então fiquem com o que vos interessa mais… E se sinceramente esta notícia é sobre Android para que raio vem a malta dos IOS doer-se para aqui? Haverá tamanha necessidade de justificar ao mundo o porque de terem gasto tanto dinheiro num telemóvel? E atenção, sou user das 2 plataformas.

    • Mário César says:

      É a natureza do ser humano (pelo menos a de alguns). Tentar mostrar que são melhores que os outros, mesmo que a única coisa que tenham feito tenha sido escolher um ou outro equipamento criado por terceiros.

    • OMG says:

      oh Tiago sou representante maior da HP e posso garantidamente dizer te que android e provavelmente a maior lavagem cerebral da historia moderna. Como tlms de plastico com SO tao laggy e problematico consegue vender tlms de 700 e ate 800euros. IPhone e outro mundo, considero mesmo ofensivo alguem me oferecer um android..e simplesmente ridiculo.

      • Xis says:

        Não és não…
        Se fosses sabias que a HP, depois de encostar do Pre 3, distribuiu Androids pelos funcionários. Mais especificamente o Galaxy SII.

        E para alem disso, o que dizes não tem nada a ver com o que diz o Tiago. Ele tem razão, o post fala sobre o Andoid 5, se preferes iOS, não precisas de ler, e muito menos comentar o post.

      • OMG says:

        Isto agora é “representantes da HP”, “diretores de grandes empresas”, “doutorandas em informática”…
        estamos a subir de nivel… cheira-me que são todos da “mesma família”. 😀

  12. Nuno Baptista says:

    Acho engraçado que se compare sempre Android com o iOS e ninguém se lembre do Windows Phone que teve um bom upgrade recentemente. Para mim uma boa compilação é esta: tablet iOS ou Android (da linha Nexus) e um smartphone com WP. O WP merece mais destaque, é fluido e bastante seguro. Mas cada um saberá o que é melhor para si e não vale a pena andarem com guerras a dizerem qual o melhor, porque o melhor é o que se adapta às nossas necessidades e cumpre na perfeição o que exigimos do equipamento.

    • Pedro Pedro says:

      Como grande chefe na Zon, trabalho diariamente com os mais variados telemoveis e curiosamente sao os androids que mais queixas apresentam…nao digam que nao sejam bons, mas quem compra iphone sao pessoas com outro conhecimento, cultura que as pessoas com android nao tem.

      Quem compra android nem quer pagar pelas aplicacoes, enquanto que no Ios a maioria paga pelas aplicacoes, e isto reflete se na qualidade das mesmas.

      • DASSE says:

        O Zé Portuga nunca quer pagar seja o que for, indepedente do que for.

      • motard says:

        Sempre a mesma conversa, Android é linha Nexus, os outros são cópias. Acordem.

      • says:

        Grande mentira. Há tantas apps pagas em iOS como em Android. Não ligo a gadgets mas tenho várias apps instaladas e nunca paguei por nenhuma.
        Até te desafio a indicares-me uma app de jeito que é paga em iOS mas que não é paga em Android.

        • Bruno costa says:

          oh Pedro explica me pff o que e um grande chefe?? isso parece dos indios, ou de um gang LOOL

          Agora a serio, a qualidade das apps em IOS e infinitamente superior concordo mas gosto de ter um file manager como existe no android, e vdd que e um SO mal optimizado e muito mal falado por todas as marcas (principalmente xinocas usarem) mas para o uso que lhe dou prefiro android.

      • Joe says:

        Ja agora qual é a quota de mercado de cada um? se a nivel global o android esta nos 80% e a subir significa que em cada 10 smartphones vendidos 8 sao androids e no maximo ficariam 2 para a apple supondo que nao existe mais plataformas. Acho pouco correto esse tipo de afirmações sem o minimo de fundamento jã não vamos falar nas gamas de androids que está a falar.
        Acho que se fala geralmente em produtos que nao sao minimamente comparaveis caso contrario as coisas não tendem pra um dos lados de forma tão significativa.

        Não sei o que se passa com as pessoas para arranjarem esta forma para dirimirem argumentos deste tipo. Se estao satisfeitos com o fosso IP optimo se estao satisfeitos com o vosso Android optimo na mesma. Até parece que é tudo igual como se quem tivesse um IP4 fosse o mesmo que o IP5S, se olho pro lado e vejo colegas meus a queixarem se deles. O mesmo se aplica aos Android como se o fato de ter um android qq de qualidade mais do que duvidosa já tivesse o estatuto de topo de gama por ser octacore ou o raio que parta.
        Cada macaco no seu galho ambas as plataformas tem as suas vantagens e desvantagens e quando se defendem não se devem defender cegamente senão leva ao descredito total de quem o faz.

      • Zi0n says:

        “…Sou um alto consultor de informatica…”
        “…Trabalho numa das empresas mais prestigiadas da europa no ramo das telecomunicacoes…”
        “…Como grande chefe na Zon…”

        Esta malta do iPhone sofre de um complexo qualquer, não sofre?

        Consultem um médico…

        • malaCaCo says:

          Boa Zion agora é que destes um ponto bem dado.
          Ainda não vi um defensor de Android a levantar-se e dizer eu sou isto ou aquilo. Pareçe que a mania atinge mais os utilizadores iphone 🙂

      • Xis says:

        Mas quem és tu para dizer se eu tenho ou não cultura e conhecimento.
        Com frases dessas mostras mesmo quem tem falta de cultura, e neste caso, de educação.

      • Xis says:

        Concordo com o que dizes em relação às apps, mas só às da ZON. Realmente as aplicações da ZON para android não valem ponta de um corno…mas isso é culpa vossa, não do android.

    • Pedro says:

      Pois eu vejo que os telemoveis top de gama da SAMSUNG são os mais usados na Linha de Sintra…

  13. DASSE says:

    COOLLLL, pelo menos assim ja toda a gente sabe que vai haver tambem um novo iOS. O iOS8 + Funcionalidades do Lollipop. Ainda não percebi a azia dos appletard quando se sabe que quem manda nas novidades da Apple é a google.

  14. OMG says:

    Concordo a 100% com o que o dizes Pedro. Android so tem quota de mercado porque sao baratos, os topos de gama n vendem grande coisa comparado com o iphone. Mas com o windows phone n faixa dos 100-300euros sem duvida que as pessoas vao fugir do android e escolher um SO robusto e bonito como o WP8.1 ao contrario do buggy droid.

    Finalmente uma opiniao sabia de um chefe de uma grande empresa em portugal, curioso para saber o que os androidfans vao dizer para contrariar.

  15. AeroHá 5 meses (editado)

    Nexus 5 vs. iPhone 5S

    Nexus 5:
    – 2.3Ghz quad-core Snapdragon 800
    – 2GB RAM
    – 5-inch screen
    – 445ppi 1080p HD IPS display
    – 8-megapixel camera
    – 2300 MAh Battery capacity
    – $400 off contract

    iPhone 5S:
    – 1.3Ghz dual-core A7
    – 1GB RAM
    – 4-inch screen
    – 326ppi 720p Retina display
    – 8-megapixel camera
    – 1560 MAh Battery capacity
    – $650 off contract

    Since I get more for less with the Nexus 5, the Nexus 5 is better in my opinion…

    aqui: https://www.youtube.com/watch?v=s2Wzoseoc5w

    Tenho um Fantástico Nexus 5 sem LAG !!!

    • Bruno costa says:

      De que servem as specs quando toda a gente sabe que mesmo octacore tem lag em android?? Full HD com qualidade horrivel como no nexus com cores deslavadas? 2 gb de ram com um pessimo manager que bloqueia por todos os lados? 8 megapixels que nem foco consegue ter devido a software bugs, bateria que dura meio dia? A unica vantagem do nexus 5 e o preco, e barato…mas com essa logica toda a gente andava de fiat punto…

  16. DeuX says:

    Impressionante como uma só pessoa consegue estar aqui a mandar postas de pescada com vários pseudónimos. 😀 E ainda diz aos outros para arranjarem a vida!!!

  17. Nosferatu Arucard 1983 says:

    Para quebrar totalmente a conversa fiada, aqui vai o wishlist…
    Novo Android 5.0 baseado em BSD/Linux.
    Migração do Chrome NaCL Runtime como API nativa do Android, lado a lado com o Dalvik.
    Add-ons exclusivos para tablets, como:
    Suporte nativo a uma máquina virtual Linux Desktop (que inclua um emulador X11 com suporte a OpenGL) como o Debian ou o Arch, que permita o acesso a componentes user-mode como USB, Câmara, Giroscópio, etc.
    Se quisesse usar o LibreOffice 4.2 ou o TexStudio agora no tablet Android, faria com tudo o gosto, se bem que já seja possível agora mesmo. (Nada que o Debian noroot ou GnuRoot o faça actualmente, mas pelo menos uma melhor integração do som, gráficos e componentes seria bem vinda!).
    Para tablets com portas USB, que tenha a opção de formatar as pen-drives, discos rígidos!

    O resto está mais ou menos orientado…

  18. OMG says:

    Apple já a aquecer as fotocopiadoras… iFans não percam em breve as novidades do próximo iOS.

    P.S.: props ao meu recém chegado homónimo!

  19. golias17 says:

    Bem cada vez mais nível se encontra nestes comentários, engraçado em mais de 100 comentários apenas cerca de 2% fala sobre a notícia.

    Quanto ao resto estou super ansioso para ver as novidades, não gosto muito de especulação, mas das coisas têm sido leaked, gostei do que vi e tenho a certeza que não vou ficar desiludido com o evento.

    O android esta cada vez melhor ano para ano e acredito que ainda não é desta que vai começar evoluir mais lentamente.

  20. Diogo Girao says:

    Tenho 1 velhinho Galaxy S2 e consegui convencer a a namorada a comprar 1 Nexus 5 há uns meses, que foi comparado a um IPhone 5 de 1 colega do trabalho.
    O Nexus 5 tem melhor ecrã, é pelo menos tão rápido quanto um IPhone 5 e tira fotos espectaculares… Para a utilização típica que uma rapariga dá a um smartphone: jogos simples, facebook e outras redes sociais, a bateria dá e sobra para utilização diária.

    Camera má? 700 fotos de férias com HDR± e 99% estão perfeitas, muito melhores que as do S2. Esses bugs sairam na versão 4.4.0, o telemóvel de origem já trazia a 4.4.2 com tudo corrigido.

    Ecrã deslavado? A rapariga começou a fazer algo que nunca faria com um Iphone: ver as suas séries em Full HD a noite antes de deitar, o ecrã é mesmo espectacular.

    Bloqueios? 0. O mesmo não ouvi dizer do iOS 7.

    Qualidade de construção? Não sei se o Nexus aguenta bem as quedas. Acho que qualquer pessoa que saiba o que custa dar 300e por um telemóvel vai logo por-lhe 1 capa de protecção, por isso torna-se irrelevante. Quanto à beleza, sim o IPhone é mais bonito. Também tem mais oferta em capas da Hello Kitty, o que pode fazer mais sucesso junto ao público feminino… Quanto ao resto, tanto a rapariga como eu preferimos o ecossistema Android.

    Ja agora o S2 esta com dual boot de duas ROMs, uma stock e outra 4.4.2, teclado third party com teclas F1-F12 para emulação de Commodore Amiga, e bindings de botoes custom para poder por exemplo ligar a lanterna com botao de Home. Além disso posso por a placa WiFi em modo de monitorização para poder brincar com uns hackings WEP/WPA/WPS (só na rede de casa, claro :-)).
    Coisas que com 1 bocado de sorte podes fazer com Jailbreak. E sim, o telemovel tem lag, mas lá está… A suavidade nas transições é irrelevante, só me interessa o que consigo fazer com o telemóvel…

    Mas espero sinceramente que a Apple mostre a surpreender como no tempo do Jobs… A competição é importante, e não queria ver a Google a assumir mais um monopólio… Vamos ver a resposta da maçã….

  21. Marco says:

    Ai ai estas gerrinhas…

  22. Marco says:

    Sentem tanto a necessidade de desvalorizar o sistema operativo? se o android e assim estao mau não se preocupem… vocês estão a dar demasiada atenção aquilo que vocês supostamente achao fraco, e se assim é algo esta mto estranho.

    deixem se de guerrinhas…

  23. Invision says:

    Que malta ridicula loool

  24. OMG says:

    Num artigo sobre o possível futuro Android OS, tanto comentário a enaltecer o iPhone… Porque será?

  25. Miguel Campos says:

    É justo comparar equipamentos do mesmo patamar (relativamente ao valor), até porque ao comprarmos um equipamento o que defines como “limite” não é o proocessador nem a memória, mas sim o valor, e se formos comprar um equipamento novo até aos 350€ temos o Nexus 5 e o Iphone 4s 8GB ( e só pqe é para escoar stocks)e dentro destas 2 opções, acho que é lógico, se pretenderes auentar o SWAG compras o iPhone, para poderes tirar as fotos com o cap pousado na cabeça, ou então (no caso feminino) com um top-soutien e com uns calções-tanga, e ainda comprar uma capa de silicone com o recorte para se ver a maçã.
    Posso ainda atrever-me a falar do projecto de um equipamento que foi concebido para carteiras menos avantajadas, sim, esse grande iPhone 5c que de mais barato pouco tem )600€ por aquela qualidade de construção, em que o plastico faz uns “clicks” ao pegar nele, e não, não tinha caido nem nada, estava a sair pela primeira vez da caixa.

    deixando o Off-topic:

    pelos nomes que têm tido até agora, o 5.0 vai-se chaar Lollipop.

  26. jm says:

    Pa, pessoal ja chega de fanzices. e como discutir benfica porto e depois la vai aparecendo o sporting.

    Quem gosta do que tem, entao que nao troque. rezem para que toda a gente possa continuar a ter ios android e wp

    microsoft apple google sao todos uma cambada de chupistas, nao percebo o porque de os defenderem tanto. quando estas empresas vos lixarem quero ver tanto amor.

    fiquem felizes com os avanços das tres, acabam sempre por oferecer o mesmo e nao importa quem chegou lá primeiro.
    é sinal que cada vez tamos mais dependentes estupidos e alienados com os serviços deles.VIVA!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.