Dica: Saiba como mudar o PIN do seu novo cartão SIM num smartphone Android
Os ajustes no smartphone podem ser feitos de forma profunda ou em áreas mais superficiais como é o caso se uma mudança de códigos de segurança, nomeadamente do código PIN associado ao cartão SIM.
A mudança para um código mais seguro ou simplesmente para um que lhe seja mais familiar é simples e mostramos hoje como o pode fazer, recorrendo a um smartphone Android.
Como mudar o PIN de um novo cartão SIM
A cada novo cartão que as operadoras fornecem, existem sempre associado um novo PIN e um novo PUK. Se o segundo não pode ser alterado, o mesmo não acontece com o primeiro. De forma simples e direta o Android permite que este código seja mudado.
Para iniciarem este processo o novo cartão deve estar já inserido no smartphone e autenticado com o PIN que foi fornecido. Tudo acontecerá de seguida nas definições do Android, de forma intuitiva para o utilizador. Comecem então por abrir esta área.
Um processo muito simples no Android
Aqui dentro procurem a área Segurança e depois acedam a Definições adicionais. Esta levará para a área onde podem tratar de todos os elementos adicionais e que estão relacionados com a segurança do Android.
Vão encontrar aqui a opção Encriptação e credenciais, onde devem entrar. Finalmente vão ter acesso à opção que procuravam. Esta chama-se Configurar bloqueio do SIM, que depois tem dentro a opção Mudar PIN do SIM.
Devem testar no smartphone depois de mudar
Será pedido ao utilizador que indique o PIN atual, o que encontra associado ao cartão e depois o novo PIN que será usado no futuro. Este será pedido duas vezes. No fim deste processo o SIM ficará com o novo PIN, podendo ser reiniciado o smartphone para confirmar a mudança.
Este é um processo simples, ainda que com alguns passos a serem dados. Não sendo usado de forma frequente, ainda assim os utilizadores necessitam de saber quais os passos a dar para mudar o PIN de um novo cartão SIM.
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia, é certo que os nomes dados às diferentes definições são ser diferentes de marca para marca, ainda mais se tiverem as próprias interfaces de utilizador, por cima do Android. Até dentro da mesma marca poderão variar ligeiramente. No entanto, o processo a seguir é este.
Mais simples
**04*PIN_antigo*PIN_novo*PIN_novo#
Alterar PIN
Em qualquer ocasião, poderá alterar o seu PIN, marcando, no seu telemóvel, uma das seguintes sequências:
** 04 * [Pin Antigo] * [Pin novo] * [Pin novo]#
ou
** 05 * [PUK] * [PIN novo] * [PIN novo] #
Vinha cá escrever isto… 🙂
Hahaha sei que isto parece errado e pouco de acordo com o que seria expectável, mas a minha forma de mudar o pin aos cartões é errar 3 vezes, pôr o PUK e escolher o novo PIN. Podia descobrir como fazer pelas definições? Podia. Mas … 🙂
Shame on me
A pergunta é porque existem ainda SIM físicos em 2020 ……..
Para as pessoas podem trocar de telefone com facilidade.
Se o SIM não for físico, como podes ter a certeza de que consegues desligar o teu smatphone completamente da rede com uma bateria que não pode ser retirada ?
+1
Quando deixarem de existir pessoas fisicas como tu. Nao?
Não uso PIN ha mais de 20 anos. Função mais inútil de sempre. Cada vez que configuro un telefone novo alguém a primeira coisa que faço é desactivar esta função e deixo apenas com o código do telefone, o que realmente importa.
Encontra o telefone -> pede segunda via do código via SMS -> unlock.
Não funciona esta estratégia.
Não uso desde 1998