Dica Android: Navegue escondido na Internet com o seu smartphone
Gostava de navegar escondido na internet com o seu smartphone Android? Apesar de toda a monitonização que é feita aos dispositivos e ações dos utilizadores, existem mecanismos que permitem a nossa anonimização e assim não deixamos rasto do que fazemos na rede.
Hoje a nossa dica de privacidade é para dispositivos Android (apesar de funcionar em outros sistemas). Vamos aprender como podem esconder a vossa identidade na internet.
A privacidade é hoje um requisito quase obrigatório para quem navega na internet! No entanto, a maioria dos serviços disponíveis na rede não "respeitam" os utilizadores e facilmente obtêm informações sobre a nossa sessão. Nesse sentido, quem pretender uma melhor privacidade na internet deverá recolher a mecanismos que ocultem a nossa pegada digital enquanto navegamos.
Navegar escondido na internet com o Android
Para escondermos a nossa identidade na internet através de um dispositivo Android vamos usar duas coisas:
- App OpenVPN
- VPN Book: Serviço de VPNs gratuito
O OpenVPN é um software multiplataforma que permite a criação de uma VPN entre várias máquinas com sistemas operativos diferentes. O utilizador pode criar o seu próprio servidor de VPNs ou simplesmente usar serviços já existentes.
Para este tutorial vamos usar o serviço de VPNs gratuito VPNBook. Para começar instalem a app OpenVPN no Android - obter aqui.
Usar uma VPN gratuita do serviço VPNBook no Android
Para usar uma VPN gratuita do serviço VPNBook devem seguir os seguintes passos:
Passo 1) – Obter o ficheiro de configuração para o cliente OpenVPN e descompactar o mesmo.
Passo 2) Escolher um dos ficheiros de configuração e abrir com o OpenVPN.
Passo 3) Indicar credenciais de acesso à VPN. Podem também aproveitar para mudar o nome do perfil da VPN. Depois é só carregar em OK para estabelecer a ligação à VPN.
Nota: As credenciais podem ser obtidas aqui
Depois de estabelecida a ligação com sucesso, basta usarmos o site DNSLeak (ou outro idêntico) para saber qual a nossa identidade na internet. Estando nós em Portugal, verifiquem que estamos com um endereço IP (a nossa identidade na internet) associado a outro país.
E basicamente é isto! Para quem quiser esconder a sua identidade na internet basta que proceda a estas ligações. De referir que o OpenVPN tem suporte para outros serviços de VPN gratuitos ou pagos.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Em tempos li algures sobre uma aplicação gratuita que serviria para o efeito, a aplicação “Intra”.
E o freeVPN “Windscribe” há algum feedback positivo da coisa?
Ou as aplicações agora indicadas são melhores?
Intra é ao nível do DNS. Já analisamos aqui
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/intra-android-seguro-dns-https/
Fazendo Hijack da pergunta do Nuno.
Conhecem alguma forma de ter o Intra e um VPN a funcionar ao mesmo tempo?
Ou o Intra já funciona como tipo VPN, ou a VPN já funciona tipo Intra?
Uma pergunta acerca do vpn que vem no Browser Opera ( à esquerda da barra de endereço ), é a mesma coisa?
Obrigado.
Funciona de forma idêntica sim. Basicamente o que estes serviços fazem é que a origem das ligações passam a estar em outras “máquinas”. Depois há VPNs mais “confiáveis” que outras.
Obrigado!
isso não era um proxy?
Bom dia,
A VPN de serviço “gratuito” oferece server em Portugal? Como estou fora necessitava aceder a um server alojado em Porgualude forma a poder aceder à app da zon tv e eleven sports.
Cumprimentos
A versão Pro do Windscribe tem um servidor em Portugal. Por cerca de 70 Euros podes comprar um licença vitalícia da versão Pro aqui: https://stacksocial.com/sales/windscribe-vpn
Não confio em nada que seja gratuito
Usar uma VPN, não implica muito maiores consumos de bateria?
Também existe por exemplo a 100% gratuita: VPN SaveYourPrivacy ( https://saveyourprivacy.net/vpn-service ).
É só importar o ficheiro .ovpn para aplicação OpenVPN, escolher essa opção e ligam-se ao serviço de VPN (não pede senhas).
No mesmo servidor corre um servidor Onion, pelo que todos os web sites agressivos em relação à rede Onion irão identificar-vos como tal.
Prometem não guardar registos, e quem lhes fornece a Internet terá muita dificuldade em identificar mesmo que registe os acessos devido a esse ponto de saída da rede Onion (“Tor”).
Se receberem muitos donativos que some uma bela maquia colocarão mais servidores online.