Dica: agora também já pode instalar extensões na versão Android do Edge
Depois de ter conquistado o desktop, as extensões dos browsers parecem ter já um novo alvo. Falamos dos browsers dos sistemas operativos móveis, que estão mais perto de terem uma solução. A versão Android do Edge tem agora uma novidade neste campo. Já é possível instalar extensões e usá-las de forma natural.
Apesar de ser algo pedido há já muitos anos, tem sido difícil a chegada das extensões aos browsers do Android ou do iOS. O interesse é muito e pretende-se ter o mesmo alcance que hoje existe com estas propostas nas versões dedicadas ao desktop.
A Microsoft tem trabalhado neste campo e mostrado algum avanço no Edge, com melhorias pontuais. A ideia é usar a mesma loja de extensões da versão desktop, sendo algo simples de instalar e de usar por qualquer utilizador, facilitando a massificação.
O processo por agora ainda não é simples, mas mostra os passos que foram já dados no sentido de trazer as extensões para a versão Android do Edge. Por agora ainda está limitado à versão Canary deste browser, o que significa que em breve poderá estar na versão final.
Com este browser instalado é necessário ativar uma flag, algo que se faz acedendo ao endereço edge://flags e procurando a opção "Android Extension", devendo ser ativada. Após o reinício da app, devem aceder às definições e a Acerca do Microsoft Edge. Toquem 5 vezes no número da versão e ativem as opções de programador.
Para instalarem uma extensão no Edge devem primeiro encontrar o ID da mesma. Para isso devem abrir no desktop o link da extensão pretendida e copiar o final do endereço. Será este código que vão usar depois no Android para instalar a extensão no browser da Microsoft.
Para fazerem a instalação, devem aceder novamente às definições do Edge e escolher agora a entrada Opções de programador. Dentro da lista de opções, devem escolher Extension Install by id. Será então pedido o código da extensão, que deve ser colocado ali.
O processo de instalação decorrerá silenciosamente e sem o utilizador ter qualquer interação ou mensagens. No final, podem consultar se está terminado acedendo às opções e escolhendo extensões. Esta deverá estar presente e pronta a ser usada.
Fica assim provado que muito em breve as extensões vão estar disponíveis no Edge do Android. Assim, fica muito mais perto de termos finalmente acesso a estes extras que os browsers têm disponíveis e que todos podem e querem usar.
Que trabalhão que se pede para instalar umas simples extensões. Fogo. 😐
É verdade. Tive-o. Mas já não suporto publicidade em tudo, portanto, no meu telemóvel novo, fiz este procedimento. Chega de publicidade, é estressante e só nos irrita, nada nos fica sobre as marcas em questão tal a aversão que nos causam. De mim, não levam nada, só compro o que muito bem entendo e que em determinado momento sinto que preciso para cumprir determinada necessidade. Como agora, só ao fim de seis anos troquei de telemóvel e a razão, até foi simples, o ter partido o dito, sem querer.
Uma questão que poderá ser um pouco off-topic, ou talvez não…
No meu Xiaomi, após actualização, tive de redefinir os cookies da “Galeria”, “Explorador de ficheiros”, … Há alguma coisa do género do “I still don’t care about cookies” mas para aplicar a todo o sistema?
Uma dica… nos xiaomi’s tens uma cena que podes desactivar chamada MSA que é sobre a publicidade…se não quiseres desactivar…andas pela galeria e explorador com a net desligada…simples!