Quantcast
PplWare Mobile

CyanogenMod no Google Play! A revolução vai começar

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Pedro Cavaleiro says:

    Acho que em breve a CyanogenMod vai deixar de ser apenas uma ROM para android…

    • Gaius Baltar says:

      Acho que isso irá ser excelente para quem está farto de Senses, TouchWiz e mariquiçes afins, mas a dúvida é: será necessário root prévio. Em caso positivo há que simplificar também esse processo.
      PS: esse artigo terá melhor acolhimento que o outro acerca do iOS? 🙂

      • Vitor Afonso says:

        E falta ainda referir de que é preciso ter o bootloader desbloqueado, para se instalar o kernel da CM. Caso não aconteça isso penso que não será possível a instalação. Corrijam-me se estiver enganado. O meu aparelho não me permite fazer o desbloqueio ao bootloader (Sony Xperia T) por isso nada feito… Já o meu antigo Sony Ericsson Live Walkan fiz o desbloqueio do bootloader e já há muito tempo que uso a CM 10.

        • Nuno Vieira says:

          Não consegues fazer o desbloqueio no link abaixo?

          http://unlockbootloader.sonymobile.com/

          • Helder Guimarães says:

            Depende.
            Vê o ponto 2 das instruções: “2. – In your device, tap Service info > Configuration > Rooting Status. If Bootloader unlock allowed says Yes, then you can continue with the next step. If it says No, or if the status is missing, your device cannot be unlocked.

            No meu Live with Walkman não dá.

        • Tiago says:

          Boas. tinha um colega meu que conseguiu desbloquear o booloader de um sony xperia P atraves do desbloqueio de sim.
          Ele pagou perto de 30€ e a loja que lhe fez o desbloqueio mandou o telemovel para a Sony

      • Rui Mesquita says:

        Se achas que o sense é uma mariquice, é porque nunca tiveste um HTC com o sense 5.

      • Rui Palmeira says:

        segundo a transcrição, a esmagadora maioria (quem usa samsung :\) vai conseguir instalar esta ferramenta sem espinhas. os restantes vão ter de esperar.

      • Nuno Mendes says:

        O Touchwiz 4.2.2 do Samsung Galaxy S4 está anos luz à frente do AOSP 4.3, já tive ambos e o touchwiz tem muito mais utilidades que o Android Stock 4.3, e se for o touchwiz 4.2.2 sem Blootware, meu deus… esse então É BEM MAS BEM MELHOR. só tenho pena de não ter o kernel mais recente com o Android 4.3 “que já faz trim e o 4.2.2 não o faz”, de resto… ANOS LUZ MESMO.

    • Nelson says:

      É isto que safa o Android…

      Se não fosse a CM, já tinha atirado o meu gnex ao lixo…

  2. Fausto Gonçalves says:

    Isto são muito boas noticias para quem, como eu, só agora fez root ao telemovel e ainda nem tinha percebido como se instalavam as custom roms 🙂

  3. Tavanez says:

    Alguém tinha que se chegar à frente para começar a a competir com o Sailfish/Jolla desde o Inicio . Isto são óptimas noticias para a comunidade Android

  4. Nuno Félix says:

    É de facto um enorme passo para esta equipa! O CyanogenMod dá mais vida ao fantástico OS Android sem perder o seu brilho original.
    Pessoalmente não gosto do TouchWiz e o único SO branded que me convence mais é o HTC Sense.
    Já se fala que aliada à Cyanogen Team estará um fabricante. Está tudo em alto desenvolvimento!

    Bom artigo Pedro!

    • Xis says:

      “Já se fala que aliada à Cyanogen Team estará um fabricante.”

      A ser verdade, aposto que é a Samsung. A ver pelo numero de dispositivos Samsung suportados oficialmente pela Cyanogen…

      • Anónimo says:

        Também pode ser a Sony.
        Já houveram boas relações com a Samsung (em que esta inclusivamente empregava pelo menos um dos elementos principais da team), mas quando esse elemento acabou por “partir” da Samsung choveram recomendações por parte dos outros elementos para comprar Sony em vez de Samsung.

        Quem sabe, até pode ser um outro fabricante que tenha “a pestana bem aberta” para se aperceber do real valor de ter os seus dispositivos suportados por esta team.

      • dbrenha says:

        É verdade, já foi confirmado mas não disseram quem era.

      • justanotherone says:

        O número de dispositivas é devido aos muitos dispositivos low low end que existem. Só o facto de estar presente e “legal”(?) pela google play é um motivo de congratular (tanto a CM como a Google).

        Única Rom que me conveceu foi a da HTC, resto.. No thanks. Mesmo assim prefiro sem nada 🙂

        Pode ser desta que troco para Android.. And then again 😀 (just teasing!)

      • Mario Junior says:

        Samsung? Hahahah

        A Samsung está cagando e andando pra isto. Ela nem sequer libera o drivers dos dispositivos dela.

  5. Bruno Mira says:

    e quando será isso?

  6. João Pereira says:

    Agora é que a minha lata 2.3 vai começar a fazer fumo 😀 😀

    Ou então, serão egoístas como muitos e apenas lançaram para Androids mais recentes…

  7. NeoXBlast says:

    Então eu tendo um BQ Aquaris 4.5 poderei automaticamente instalar CyanogenMod? é que nunca senti necessidade de andar com roms customizadas sem contar que davam o seu trabalho a tal mas se for fácil agora estou disposto a experimentar… isto permite por exemplo ter o SO mais recente?

  8. R!cardo says:

    Eu sou amante das roms Cyanogen. O problema é como é que os utilizadores inexperientes vão saber que têm o dispositivo unlock?

  9. Vital says:

    Para quem leia o comunicado que saiu ontem (http://www.cyanogenmod.org/blog/a_new_chapter) percebe-se claramente que o objetivo é desenvolver o projeto CyanogenMod para algo mais abrangente, nomeadamente um SO baseado em Android mas mais independente. Aguardemos para ver no que dá… Inclusive fala-se de existirem opções pagas, nomeadamente GoogleApps e uma versão mais completa.

  10. Paulo says:

    Perde-se a garantia na mesma?

    • Nelson says:

      Sim. Tens na mesma que flashar um bootloader, por isso, sim…

    • K says:

      É relativo.
      Segundo a lei, não perdes garantia na europa for flashar nada.
      A informação está aqui com a respectiva fonte:
      http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1998801

      Na prática, é quase certo que te vão te tentar levantar montes de entraves (a fnac tentou por tudo não me substituir o meu S3 que pifou exactamente uma semana depois de o ter comprado e nem sequer tinha flashado nada. Obviamente não tiveram sorte.)

      Nem todos os dispositivos exigem substituir o bootloader para alterar a rom, só se estiver bloqueado ou precisar de alguma actualização (v2.2 para v2.3 do android no meu SGS1 foi preciso, por exemplo). Só posso falar pelos samsungs mas a maioria recomenda nem sequer mexer no bootloader na maioria dos casos pelo facto de que se algo da para o torto ao trocar o bootloader, o telefone passa a ser um tijolo dos caros.

      • luis santos says:

        não percebo porque é necessário trocar o bootloader. eu sempre me limitei a mudar o bootloader do telemovel quando necessário, nunca precise de pegar em outro telemovel só para poder fazer uma troca de bootloader. isso não tem qualquer sentido.

    • Diogo says:

      Se comprar um computador com o windows e meter lá o linux e entretanto se o disco avariar não vai perder a garantia só porque se meteu linux. Aqui estão a mexer no software, mas uma grande maioria dos equipamentos dá para repor tudo de origem, muitas vezes com algum trabalho mas dá… Depois se lerem bem nos termos e condições dos fabricantes não menciona nada disso (pelo menos samsung e htc)… Já me aconteceu com o galaxy s fazer um erro grosseiro e o telefone supostamente estava morto, foi para a casa e veio como novo :)mais na minha opinião penso que até é saudável meter esse tipo de roms porque limpa todo o lixo que as operadoras metem para la daí menos recurso a memoria ao cpu, torna o telefone mais rápido e consome menos de energia. Por isso penso que não é preocupante essa questão da garantia 🙂

  11. arpinacio says:

    Ou muito me engano ou a comercialização da ROM deve estar para breve… o que vai provocar uma grande revolução já que usam muito código livre e os autores não vão tirar qualquer dividendo disso…

  12. Maro says:

    Quanto à noticia, fantástico!

    Perguntas:
    Todas as apps do android funcionam no Cyanogen, incluindo por exemplo Android Sensor Box e SuperSU?
    O CyanogenMod Installer, instala todas as apps que eu tinha e de forma automática?
    Recupero automáticamente os meus contactos?

  13. Isto quer dizer que vamos ter sempre as ultimas versões de Android actualizadas no nosso telemóvel??

    • Rui Pedro™ says:

      Não necessáriamente. Mas tens muitas melhorias e personalizações…
      Claro que existem versões não oficiais à CM mas isso vai depender das marcas e modelos dos esquipamentos.

      Alguns oficialmente á CM já não tem actualização para a ultima versão.

  14. Redin says:

    Se há coisas que me fazem e continuam a fazer uma confusão permanente na minha compreensão mais básica é precisamente este esforço (que não deve ser assim tão pequeno como isso) que para desenvolverem aplicações grátis desta natureza e não conseguir descobrir que mais-valias tiram eles duma coisa que não tem retorno financeiro.
    Que seja para ganhar algum protagonismo e no futuro terem colocação no mercado até compreendo, mas até lá chegarem, como é que eles se conseguem financiar e garantirem que vale a pena investir assim?

  15. Pedro Eloy says:

    Quando falam que para já não instalam no em devices locked, estão a falar de dispositivos bloqueados a uma rede ou de dispositivos que não estão rooted???

    • Vitor Afonso says:

      Estão a falar de dispositivos com o bootloader desbloqueado. Por exemplo eu tenho o telemóvel desbloqueado para todas as redes mas o bootloader bloqueado, logo nada feito porque não consigo instalar o novo bootloader… 🙁

      • Jorge says:

        Se tens o telemóvel desbloqueado é o primeiro passo para desbloqueares o boot loader, existem processos muito simples de ligar o modo depuração e fazer um simples click num ficheiro… para mais informações procura no XDA developers pelo modelo do teu telemóvel, terás em stick nos primeiros posts como o fazer manulmente e automaticamente num click. É uma questão de paciência e ler um os treads…

  16. David Ferreira says:

    Eu sinceramente, á telemoveis que sem a sua UI original perdem a Piada….para mim o que é um S4 sem o touchwiz?

    se eu nao quero touchwiz ou outra UI porque não comprar um device nexus? sempre sai mais barato

    • Xis says:

      A roms cyanogen não é “apenas” uma rom AOSP, é bastante mais do que isso.

      Permite muito mais personalização, podes usar temas, podes personalizar a barra de notificações, o ecrã de bloqueio, as funções das teclas, e muito mais…

      Normalmente as roms cyanogen começam a fazer sentido a partir do momento em que as marcas deixam de actualizar os dispositivos. No meu caso, que tenho um HTC Sensation, só comecei a usar a cyanogen a partir do momento em que saiu o Android 4.1 e a HTC deixou o meu no 4.0.4. Neste momento uso a Cyanogen 10.4 (Android 4.3)

    • R!cardo says:

      A piada é ter um telemóvel rápido e sem lixo

  17. Rui Miranda Guedes says:

    Excelente artigo.

    No entanto acho que o Vítor M. prefere o termo ROMS personalizadas e não ROMS cozinhadas 🙂

  18. california says:

    Mas que grande noticia, e grande ideia, a google devia seguir o mesmo exemplo. Tenho um e aparelhos nexus e sei o que é receber as ultimas novidades. Seria fantástico os restantes equipamentos poderem fazer o mesmo.

  19. Francisco Machado says:

    Boa tarde.

    Não quero estar a a deitar gasolina no lume, nem venho aqui para dizer bem ou mal CM. Apenas quero salientar isto, vejam quantos comentários de utilizadores de iOS existem neste post, seja a dizer bem ou mal dele e agora peguem num post sobre iOS\Apple, seja ele qual for e comparem.

    Cumpriemntos

    • Jarda do Demonio says:

      Normal meu caro…
      Ves aqui alguem a dizer k android e o melhor sistema ou o mais avancado?
      So existem guerras qd as pessoas sao arrogantes como e o caso das pessoas pertencentes ao “culto IOS”.
      Espero k km isto entenda k existem pessoas arrogantes em tda a parte mas existe uma maioridade no culto IOS.

  20. Mason says:

    Prevejo que uma de duas coisas acontecerão no futuro não distante: Ou a Google vai comprar essa nova empresa, ou a ROM vai começar a ser comercializada/ter anúncios.

  21. Fonseca says:

    Onde poderei encontrar as aplicacoes android que se fazem download do googleplay para o sistema CyanogenMod?

    • Fábio Pereira says:

      Se tiveres uma rom da CM, a instalação de aplicações da google play, é feito do mesmo modo, atravès da google play. O que pode acontecer é depois de instalares a ROM não teres as aplicações da google, por isso tens de flashar as GAPPS consoante a versão da ROM que estás a usar.
      http://wiki.cyanogenmod.org/w/Gapps

  22. Joao says:

    Nao sabem se nao ha nenhuma rom ou solucao para tornar o meu Galaxy S Duos mais rapido??? é que a samsung nao da suporte nem actualiza este dispositivo -.- arrependo-me de o ter mas se tivesse outra rom, ja daria outra vida a esta maquina.

    mesmo que nao haja outra rom, poderia alguem ensinar-me a rootealo e posteriormente a configura-lo de forma a ficar mais rapido? obg. respondam-me para este email pf joao.silva94@outlook.com

  23. Luis says:

    Com a “ajuda” do Youtube, consegui (nem sei muito bem como…) instalar a MOD (Jelly Bean 4.2.2) no meu no velho Galaxy S I9000 (que estava para ir para o “lixo”) e, ele ficou NOVO! Desisti por agora de trocar…

  24. Incha says:

    Lá se vai a “grande dificuldade” na instalação das roms que fazia com que só uma pequena percentagem usasse… os numeros fornecidos mostram é que ao contrario do que o vitor dizia o numero nao é assim tao pequeno…

  25. Diogo says:

    Eu sou fã da cyonagen, já tive vários equipamentos com android lembro que o meu primeiro foi o htc tatoo, e na altura vinha com o 1.6 e alterei para 2.3 e foi uma das melhores coisas que fiz 😀 mas ao longo dos tempos reparei que muitas vezes não faz sentido meter esse tipo de roms, recordo-me quando comprei o galaxy s meti uma rom, mas a video-chamada não funcionava… entretanto comprei o galaxy 2 e aí meti uma rom porque achava que o telefone aquecia muito e la resolvi o problema… Actualmente tenho o note2, cabo dos trabalhos, resolvi meter a rom e ao mesmo tempo fiz um downgrade porque não há suporto para a s-pen. Por isso ao longo do tempo fui aprendendo que em gamas baixas e medias compensa e muito meter esse tipo de roms nas gamas altas não compensa, porque vamos perder muitos recursos que infelizmente a cyanogen não pode trabalhar nelas… é a minha opinião 🙂

  26. Vasco says:

    Alguém na CM devia criar uma base de drivers dos equipamentos. Um coisas como o windows ou assim, para que fosse mais fácil instalar androids modificados sem problemas. Tipo instalávamos a ROM, cm ou outra qualquer, e depois as drivers serem actualizadas automaticamente ou já estarem pré instaladas.

    Se calhar estou a dizer uma grande asneira, mas já instalei várias ROMs da CM e de outros e uma vez a camera não funciona ou o bluetooth não funciona, porque o marca não tem drivers. Isso devia ser como nos pcs +/-. Um software dar pra instalar em todos. (Grande generalização. Um windows vista num pentium III não funca, mas nós geek percebemos a ideia).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.