Cyanogen vai lançar smartphones baratos, com Marshmallow
A Cyanogen tem uma ideia bem definida para onde quer levar o Android. Querem se uma alternativa à Google e a todos os seus serviços, libertando os utilizadores de tudo o que a empresa oferece.
Se o seu alcance tem sido reduzido, tudo parece estar prestes a mudar. A Cyanogen quer entrar no mercado dos smartphones com oferta própria, a preços muito reduzidos.
A Cyanogen prepara-se para mudar drasticamente a sua postura no próximo ano. Todos estes planos foram apresentados recentemente e mostraram que as mudanças vão ser grandes.
Pegando no conceito Android One que a Google iniciou, e que não soube explorar de forma conveniente, a Cyanogen prepara-se para apresentar os seus smartphones, a preços muitos reduzidos. Falou-se em 75 dólares por cada equipamento.
Estas vão ser máquinas de hardware acessível e barato, tendo por isso especificações pouco performances. O que irá ser o factor de destaque é a presença de um Android livre de aplicações de terceiros.
Dada a sua especificidade, é esperado que estes smartphones sejam dirigidos preferencialmente a países em desenvolvimento, onde a Cyanogen até já está presente com algumas parcerias com marcas locais.
Para além destas novas máquinas a Cyanogen comprometeu-se também a apresentar muito em breve a chegada da versão do seu sistema operativo, baseada no Marshmallow.
Este será o sistema operativo que será, naturalmente, escolhido para equipar o novo hardware que vai em breve chegar. O CyanogenMod 13 será uma realidade e será acessível a todos.
Para conseguir libertar estas máquinas de todo o software que normalmente acompanha estes equipamentos, a Cyanogen vai disponibilizar APIs para que os programadores possam facilmente ligar as suas aplicações ao sistema, libertando assim a necessidade de serem pré-instaladas a maioria das aplicações.
Por fim a Cyanogen deixou em cima da mesa a possibilidade de apresentar também em 2016 um smartphones de topo, alimentado naturalmente com o seu sistema operativo.
Esta área de equipamentos de entrada de gama é rica em ofertas e a competição é forte, mas a Cyanogen acredita que ainda tem a possibilidade de conquistar o seu espaço e ter uma oferta que agradará aos consumidores.
Com preços a rondar os 75 dólares, estes vão ser equipamentos que vão de certeza ser um caso de sucesso. Não será apenas por culpa do seu hardware, mas com o Cyanogen OS ou o CyanogenMod o peso será diferente.
Este artigo tem mais de um ano
Rebentem com a google, samsung, alcatel, lg e mais nao me lembro
Existe mercado para todos.
Má escolha de palavras no dia em que é, não achas?
Mas, “rebentar” com a google.. tu esqueces-te quem é que disponibiliza as API para que a cyanogen (e outras) trabalhem?
quem gosta do SO Cyanogen é porque não dá mínimo valor à segurança ou privacidade.
até podiam por de graça que não o queria.
Quer dizer… usar a play store, gmail, lg store, samsung apps e afins é mais privado do que usar cyanogen?
Quanto à segurança o pior é o pessoal que tem este sistema para ter as lojas “piratas” onde têm todas as aplicações ‘gratuitas’ aí sim deixa de ser seguro/privado.
Também acho, nunca ouvi alguém reclamar com a Cyanogen, pelo que sei é tão seguro como o Android “puro”. Além disso é em código-aberto, joao se quiseres podes lá ir verificar o código. Corrige-me se estou errado.
Mas sabem alguma data de quando vai estar disponível? em particular em Portugal, se é que vai chegar aqui.
Estou curioso por um smartphone cyanogen, não pelo aparelho em si, mas pelo tratamento que vai ter pela própria cyanogen, relativamente aos futuros updates, não só de versão para versão, mas também de correcção de bugs e/ou melhorias em cada modelo.
Essa do sistema livre de aplicação de terceiros é boa… Pena não ser levada no CyanogenOS que tive no meu One Plus One em que que o dialer está integrado no Trucaller, a app de e-mail é a Boxer, a das sms é outra qualquer…