PplWare Mobile

Cuidado, SMS está a infectar os smartphones Android


Pedro Simões

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

57 Respostas

  1. g0tH1c.X says:

    A solução é válida para qualquer coisa…NUNCA se deve abrir seja o que for, sem se ter a certeza do que se está a abrir ou que a fonte é de confiança…o que é sempre subjetivo claro…Já não é a primeira, nem será a última, que ameaças vem de dentro de organizações supostamente credíveis…
    O melhor é sempre desconfiar…:)

  2. Francisco says:

    Hum…. O problema está no utilizador e não no sistema.

    • João Reis says:

      O sistema tem de proteger a ignorância, senão para que serve o sistema?
      Defender com base na ignorancia ainda estavamos na idade da pedra, nada era preciso, para que maquinas se podes fazer a mao, é mesmo de gente que nao quer trabalhar…isso de usar maquinas.

  3. João Simões says:

    Desde quando isto é falha de segurança? The hell… Isto é o mesmo que fazer download de um qualquer apk de um email ou store não oficial e este conter vírus…
    Se desativaste a restrição do SO na instalação de apps apenas da Play Store e instalas um qualquer apk que vem num SMS ou email, se fores pirateado, só tens o que mereces…

  4. Nunes says:

    Claramente o utilizador aceita o que vai instalar. Ninguém te impede de te atirares a um rio…

  5. Miguel says:

    Eu que gosto de Windows Phones e estando imune a este tipo de coisas que acontecem no Android e no iOS tenho que admitir que a noticia é sensacionalista…

    Se clica no endereço da sms, também podia receber por e-mail, messenger, skype, whatsapp, telegram, instagram, twitter etc.

    • Miguel says:

      Será que esta imune?
      Ou será que ninguem usa esse os?

    • Miguel Nóbrega says:

      O malware não está no link em si, mas na apk que é instalada, clicar no link não infecta o sistema, instalar a app posteriormente sim.
      Mas se instalas uma app sem saber de onde vem com o nome “mms.apk” habilitas-te um sorteio com probabilidades de 1/1…
      O nosso Windows Phone está a crescer, devagar, mas espero daqui a uns tempos ter uma quota de mercado mais aceitável, a meu ver o SO é bem agradável 🙂

  6. Romeu says:

    Seja em que OS for, não me parece uma frase que se aplique a qualquer um deles: “A segurança no Android tem sido sempre muito precária e recorrentemente surgem estes problemas.”
    A maior parte dos problemas em qualquer OS, incluindo o Android são causados pelos próprios utilizadores: root, aplicações não provenientes da playstore, etc…

    @Miguel, quanto ao Windows Phone, acredito que seja seguro mas não está imune a “este tipo de coisas”. Se vier a ser um OS popular, as atenções virar-se-ão para ele e aparecerão exploits também.

    Cumps

  7. Miguelito says:

    Corrijam o título sff SMS é diferente de MMS à espera que se carregue no link.

  8. LG says:

    Pelo que li não é a SMS que infeta o sistema Android… é o utilizador a acreditar-se na porcaria que recebe, instalando uma app (que certamente terá aviso do smartphone que este vem de fontes desconhecidas, desaconselhado a instalação)… se até este ponto o utilizador instala a App na mesma acho que mais vale criar uma título “Cuidado! Ponte Vasco da Gama mata pessoas!” porque alguem colocou lá uma nota a pedir para as pessoas se atirarem…

    • Vítor M. says:

      Mas isso é genérico a tudo, nunca é o computador que se infecta, é sempre o utilizador que cria a oportunidade 😉

      Não, a Ponte Vasco da Gama não foi feita para mater as pessoas, este SMS foi feito para infeccionar o sistema operativo, coisas diferentes. Esse exemplo peca por não fazer sentido.

      • Mylittlelife says:

        Vitor, o título está bastante impreciso. A SMS nao infecta o Android: basicamente se o utilizador desligar a opcao de verificar o APK online + desligar APK só da Google Play + aceitar a descarga e instalacao da App é que existe um problema.

        No fundo o utilizador é que infecta o seu Android com uma “ajuda” da SMS. O título estaria correcto se ao receber a SMS o Android ficasse automaticamente infectado, o que é incorrecto.

        Eu também se desligar as proteccoes do Windows, firewall, A-V e avisos e instalar um EXE dum link que me enviaram para o E-Mail, nao foi o E-Mail que infectou o meu Windows…

        • Vítor M. says:

          O SMS ou outro qualquer método nunca infectam o dispositivo, se ele estiver desligado, está impecável. Os meios para o fazer são diversos, como via browser com um download, via SMS que linka para o download.

          No funfo a culpa é só do utilizador. O título está correctíssimo, o restante é genérico, senso comum, para quê andarmos em volta da mesa? É a realidade.

      • LG says:

        Percebi… também quis realçar que é o utilizador que infeciona o smartphone… Não a SMS em si… mesma história da pessoa se atirar da ponte… O utilizador é o culpado. Mas também acho que a Google tem que verificar como deixa uma app de fonte desconhecida ter direitos administrativos e causar esses estragos…

        • Vítor M. says:

          A verdade é uma: o problema é do utilizador, sabes que sim. O Android é um excelente sistema operativo, mas tem milhares de dispositivos que são uma porta de entrada de malware, principalmente em mercados como a Índia, China e outros países asiáticos periféricos. Depois é o utilizador.

      • JN says:

        Então se eu receber um email do banco a pedir os dados de autenticação e os der, a falha é do sistema operativo? É do banco? Fazem uma notícia com o título “falha grave no Windows. Um simples email pode deixar as suas contas bancárias a zeros”?

        • Vítor M. says:

          É sempre do utilizador. Porque se o utilizador não cair no conto do vigário, se não clicar nos links com malware ou não navegar por sítios mal frequentados, o sistema está sempre salvaguardado. Se o utilizador actualizar o seu SO, se tiver políticas de segurança, estará sempre tranquilo. Há imensas pessoas que nem usam antivírus no Windows, por exemplo, e nunca tiveram qualquer stress.

          Quando dizer que o problema está entre o ecrã e a cadeira, não estão a exagerar.

  9. WhoKnows says:

    Uma coisa é certa, tanto faz que telemóvel se tenha, PC e afins, o utilizador é sempre a primeira linha de defesa contra estes problemas, se não fossem a carregar no link, seria apenas uma SMS … no qual isto podia ser referido no titulo se não no inicio do artigo …

  10. nobody says:

    eu gosto destes fanboys da apple que chegam aqui e falam mal do android e não sabem que ios é basicamente linux disfarçado e é o sistema operativo com mais vulnerabilidades de todos.

    • Francisco Pinto says:

      Estas tão bem informado que nem sabes que o IOS é baseado no UNIX….como o. MAC OS X… 🙂

    • paulo g. says:

      o android é mesmo linux… se esse era o teu problema.

    • Lesma says:

      Talvez tenhas razão, talvez não. O facto é que as vulnerabilidade nos meus devices iOS são corrigidas e as vulnerabilidades na maioria dos meus devices android ficam à espera do dia de São Nunca !

      • nobody says:

        continua com mais vulnerabilidades do que o android mesmo com esses patches todos e como são ambos linux o que afecta android afecta ios também.

      • Luís says:

        Isso que estás a dizer só é válido se comparares com os aparelhos Nexus. As poucas vulnerabilidades que surgem no android, a Google corrige, aliás, há mais patches de segurança da Google do que da própria Apple. A Google tem patches de segurança mensais.
        Esses devices android que falas que ficam à espera do dia de São Nunca, só ficam assim, não por causa da Google, mas sim por causa dessas marcas que compras.

        • Lesma says:

          Por isso mesmo eu disse “a maioria do meus devices android”, não acontece com todos.

          • Lesma says:

            Além do mais, alguns devices muitas vezes demoram meses a receber algo e não é culpa das marcas mas sim dos operadores. Mundo android em termos de actualizações é um bocado estranho. Tenho pena!

        • JBM says:

          Pode ser verdade para os Nexus, mas os Nexus nem 1% dos utilizadores Android representa.
          Quanto à Google ter + updates de segurança, isso é muito debatível. A Apple fez o mesmo número de updates que a Google desde o lançamento do iOS 9.
          Também é debatível a ideia de poucas vulnerabilidades no Android. Desde que a Google começou a catalogar as vulnerabilidades corrigidas no Android ficou à vista de todos que há + no Android

    • Renato says:

      Linux disfarçado? É que não tem nada a ver!

      O andróid é o pior SO, e o com mais vulnerabilidades (se juntarmos o conjunto completo da kernel Linux + android + Google apps), e o pior de tudo é que 99% dos telemóveis quem andam por aí estão desactualizados e por isso com falhas de segurança conhecidas.

    • JBM says:

      Incrível como essa história do nº de vulnerabilidades pegou. Quem fez essa afirmação usou uma base de dados que não tem a maioria das vulnerabilidades do Android, e nem sequer compara o mesmo género de coisas, pois contabiliza para o iOS vulnerabilidades no browser enquanto no Android não.

  11. Lucy Nhantumbo says:

    A ciencia ajuada o homem mas de vez em quanto alguma coisa da sua personalidade esta sendo inseguro. Veja o casa de SMS acima publicado.

  12. Boss says:

    A SMS não infecta nada, posso receber quantas quiser que não sou infectado.

  13. PTXAA says:

    Lá está… Só cai quem é pato xD
    É lógico que um link random nunca da bom resultado

  14. Alves says:

    Sois todos muito inteligentes e nunca nenhum teve problemas com vírus… Não sei é porque não sois requisitados para resolver estes problemas,sendo que sois todos uns profissionais na matéria… Esqueces um pormenor,não há mundo perfeito e os seres humanos são os únicos animais que tropeçam duas vezes na mesma pedra,mas a ilusão e sempre muito bonita e da para rir,que também somos único animal que se ri,os outros animais levam a vida muito a sério… E agora venham lá os vossos sarcásticos comentários… Bons vírus para todos,salvo seja…:))

    • Brasão SS says:

      @Alves
      Fizeste-me rir! Sem sarcasmo, falo a sério.
      Lol.

      • Alves says:

        Ainda bem que restam algumas pessoas com Brasao,ainda que pertençam as SS,espero que nao,mas mais importante e que conservam intacto o seu sentido do humor…Ficamos felizes por saber que ainda nao somos todos avatares… Brasao SS o riso do ultimo e sempre o melhor,por isso nao esqueça de continuar a rir…

  15. marco says:

    Por favor enviem-mo sou colecionador de virus

  16. Américo Uhima says:

    Todo cuidado é pouco…que a google lance um Android mais seguro

  17. tiago says:

    Esta notícia vem reforçar o que o presidente da mercedes disse á dois anos: “os carros ficaram inteligentes, as pessoas não” e isto é igual… até podes ter o sistema mais actualizado possível mas se fôr burro a mexer no smartphone é nisto que dá…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.