Conhecer o Android M: Poupança de energia é feita por aplicação
Uma das melhorias que a Google apresentou para o Android M é a poupança de bateria. Este é um ponto negativo que várias vezes foi apontado ao Lollipop e que nunca foi resolvido de forma definitiva.
O M traz agora melhorias profundas neste campo e garante que vai haver poupanças grandes de forma nativa e sem qualquer configuração especial.
O Doze é a nova forma que a Google quer implementar para garantir que os utilizadores do Android conseguem tirar muito mais partido da bateria do seu smartphone.
Este modo detecta quando o equipamento está parado e consegue desabilitar a maioria das interacções das aplicações com o sistema operativo e até com os próprios utilizadores.
Na prática o Android vai controlar as aplicações e colocá-las num estado de hibernação para assim pouparem energia nos momentos em que não são realmente necessárias.
De forma nativa todas as aplicação vão estar sujeitas a este novo comportamento, sendo no entanto possível definir quais as que podem escapar a este controlo.
Para colocarem uma aplicação fora da zona de optimização de bateria precisam de primeiro aceder ao separador Aplicações, dentro das Configurações do Android M.
Ai dentro devem escolher o menu que fica no canto superior direito e escolher a opção Avançadas. No novo menu devem depois escolher a opção Ignorar optimizações.
Uma vez dentro da zona dedicada à definição das aplicações que podem contornar a poupança de energia vão de imediato ver quais as que estão assim. Caso queiram adicionar uma nova devem mudar a opção Autorizadas para Todas as aplicações.
Escolham então a pretendida da lista de aplicações presentes no sistema e vão ter acesso à única opção disponível e que realmente interessa.
Activem então a opção para Ignorar optimizações e de imediato o Android M passará a dar prioridade a tudo o que essa aplicação fizer, ignorando os pontos referentes à poupança de bateria.
Curiosamente o Android M tem activada este ponto para três das suas aplicações que muitas vezes são as que mais consomem energia, mas que são necessárias para o sistema funcionar de forma perfeita e sempre actualizado.
Lentamente a Google vai melhorando o seu Android e dando-lhe funcionalidades que permitem explorá-lo mais e durante mais tempo. O Doze é o exemplo perfeito do que deverá ser o futuro do Android, garantindo a máxima utilização da bateria.
Conhecer o Android M
- Google apresentou o Android M
- Saiba como instalar o Android M Developer Preview num Nexus
- Conhecer o Android M: Sabia que o Android passou a ter temas?
- Conhecer o Android M: Já se pode organizar as Definições Rápidas
- Conhecer o Android M: Vamos poder alterar permissões das apps
- Conhecer o Android M: Modo Não incomodar está muito melhor
Este artigo tem mais de um ano
Mta bom, power to the user!
O trocadilho foi intencional, certo? 😉
Já não era sem tempo, detesto ver aplicações a consumirem muita bateria sem eu as usar.
o meu meizu mx4 faz isso com a rom oficial flyme 4.5 baseada em android lollipop.ao final de 3minutos em standby suspende tudo menos o que damos pernissao parw estar em atividade
No Sony Xperia Z2 tenho o modo Stamina sempre ligado que basicamente faz isso… por isso não há assim muita novidade aqui, mas sendo implementado directamente no sistema agora poderá sempre ter alguma optimização…
Mas pronto o Android 5.2 é como devia ser o 5.0… e a parte mais irritante é que vai demorar mais meio ano ate eu ter o update para essa versão sem falar que ainda falta o 5.1… O ponto mais fraco dos telemóveis Android :/
Sim acho o Stamina muito fixe. Ainda não usei o Ultra Stamina, LOL dá umas estimativas malucas tipo 9 dias. Alguém já usou e sabe o que desliga?
O Ultra Stamina já diminui desempenho e acho que não faz sentido pagar tanto por um smarthphone e depois cortar desempenho, o Stamina actua em modo stanby e chega perfeitamente, a bateria também é muito boa no Z2 🙂
O meu é um E4, a MEO meu deu por 50 euros, tem uma bateria 2300 mAh. Adorei este telemovel.
Dos Sony (e outros), querias tu dizer… se comprasses nexus, p.ex., tinhas atualizações imediatas.
pelo que li de inicio a tal Doze sera uma especie de greenify (hibernação de aplicativos)
É preciso isso tudo para os vossos telemóveis finalmente durarem um dia, sem chegar ao fim da tarde sem bateria?
Tenho um xiaomi Android de 140€ e dura 3 dias com 2 cartões e wireless ligados.
Jeez, e wireless ligado!
Deve… sem o utilizar, dura…
Se fosse com a minha utilização… coitado…
E com a tua utilização, o teu dura-te o quê? Uma palavra para ti: benchmark!
Esse era já um ponto que tardava em chegar… a Huawei com o seu sistema EMUI já faz isso. Cá esperamos essa nova funcionalidade.
Android M?É o novo Android que anda a copiar coisas do Windows 10? Android M …S?
No meu S6 não consigo encontrar. Podem ajudar?