PplWare Mobile

Cuidado, o bloqueio de ecrã do Android não é seguro

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. daiquiri says:

    qual não há falhas de lockscreen bypass no android como acontece no iOS, aparecem estas noticias 😀

  2. Luís A. says:

    “Recorrendo a uma câmara de filmar, que pode ser a de um simples telefone, e a software de reconhecimento de visão foi possível determinar os padrões usados, mesmo quando o ecrã não estava a ser filmado directamente. Este processo apenas requer que o utilizador desbloqueie o seu smartphone e pode ser feito a uma distância de 2,5 metros, se for usada uma câmara de um smartphone, ou 9 metros, se for usada uma câmara DSLR.”
    Ou seja, basta termos cuidado e esconder o telemóvel quando metemos o padrão? Ou está-me a falhar alguma coisa…?

    • toni da adega says:

      Isso ou compra-se um iPhone só porque sim
      ( ͡° ͜ʖ ͡°)

      • R says:

        padroes, pins, impressoes digitais, reconhecimento facial… étudo ultrapassavel…
        deixem de ver quem tem o bigode maior! Tenham apenas consciencia de usar padores nao comuns (mais complexos) e pins com mais de 4 numeros (e que nao seja 00000 / 12345 / …)

    • David says:

      Está a falhar. A Google é que vai ter de colocar nas instruções para não olhar para o smartphone quando se desbloqueia o mesmo. Assim o Android poderá passar a ser seguro!

  3. Pirata says:

    Tenho duas perguntas:
    o iOS não tem desbloqueio por padrão?
    Isto não pode ser aplicado ao PIN.

    • APereira says:

      Nop, apenas por pin/password ou entao por leitor biometrico…

      Nao deixa de ser estupido o estudo, pois acho que seria um pouco óbvio que se te filmarem a introduzir o padrao que o vao saber a seguir…digo eu…

      Se me derem fundos para fazer uma investigacao e provar, acho que o pin também nao é seguro pois se alguém me vir a introduzir o pin pode facilmente saber o mesmo…
      Mais grave, o mesmo se aplica a todos os sistemas operativos bem como se alarga aos terminais de pagamento automatico…

      Só preciso de fundos na ordem dos 500.000Euros para realizar este estudo com sucesso.

  4. Miguel says:

    Muito fácil… primeiro é necessária uma filmagem do utilizador, depois um software que se deve arranjar em qualquer mercearia. Ah, mas ainda é preciso roubar o telemóvel a seguir. Facílimo.

  5. Kan says:

    kkkkkkkkkkkkkkk FILMANDO ate eu. Quero ver é remover sem filmagem!!! ”e pode ser feito a uma distância de 2,5 metros, se for usada uma câmara de um smartphone, ou 9 metros, se for usada uma câmara DSLR.”

    Materia sensacionalista!

  6. cK says:

    É por isso que uso o leitor biométrico, que por sinal é extremamente rápido no meu OnePlus 3

  7. Miguel says:

    A segurança do Android é assustadora…

  8. toni da adega says:

    Atenção o multibanco não é seguro, basta uma filmagem do utilizador a introduzir o pin e facilmente se consegue contornar as medidas de segurança.

  9. upk says:

    Este processo apenas requer que o utilizador desbloqueie o seu smartphone e pode ser feito a uma distância de 2,5 metros, se for usada uma câmara de um smartphone, ou 9 metros, se for usada uma câmara DSLR

    ?????

  10. @dg says:

    Também não percebi esta? 🙁

    • toni da adega says:

      É fácil de perceber. Caso alguém que possua um Android, se alguém filmar enquanto se insere o pin de desbloqueio, é possível desbloquear o Android.
      Com isto podemos concluir que o ecrã de bloqueio pode ser facilmente contornado, deitando por terra a noção de protecção que o desbloqueio por padrão oferecia.

  11. LG says:

    OK vamos por partes para não haver guerras… A maioria dos bloqueis pode ser apanhada se outra pessoa observar/filmar.

    O que o grupo de “investigadores das Universidade de Lancaste, Northwest, na China, e Bath” descobriu é que neste caso é possivel apanhar o desbloqueio não por um filme, mas sim somente por uma foto pois mostra as linhas do rasto e daí o “bloqueio de ecrã do Android não é seguro”

  12. José says:

    Acho que isto é aplicável a tudo, como já foi dito, pelo movimento das mãos, até um pin pode-se descobrir, logo aplica-se a todo o tipo de SOs…

  13. Deathgrin says:

    Não é por nada mas esta noticia não qualquer sentido aplicando apenas ao Android o mesmo pode ser dito de qualquer telemovel que seja filmado. Retirem o ANDROID da noticia e assim sim! Cuidado, o bloqueio de ecrã não é seguro

  14. PGinTheHouse says:

    Quando não há noticias … inventam-se.

    Isto está a ficar pior que os jornais desportivos 🙂

  15. Luís A. says:

    Vou abrir uma empresa que fabrique aquelas proteções que por vezes se veem nos terminais de multibanco para dificultar a vida a quem quiser ver-nos a digitar o código, só que adaptadas aos telemóveis! 🙂

  16. Sz says:

    *Segundo entendi um telemóvel AO ser filmado enquanto se digita o PIN/padrão, torna o Android não seguro?

  17. Dminister says:

    Para isso, usamos o leitor de impressões digitais, e assim ninguém descobre o padrão de desbloqueio.
    Isto é a mesma coisa que ir ao multibanco e alguém filmar quando colocamos o PIN. Não tem qualquer sentido esta investigação, mas enfim…
    Eu pessoalmente nunca achei o padrão muito seguro, basta estarmos num local público rodeado de pessoas, e qualquer uma pode ver o padrão de desbloqueio.
    Existe outros métodos de desbloqueio, para quem quiser total segurança, e encriptar o smartphone.

    Para mim, esta notícia não trás nada de novo, mas não venho aqui criticar. Venho sim, agradecer ao Pplware por continuar a trazer notícias de tecnologia para Portugal.:)

  18. LMA says:

    Pode-se dificultar um pouco activando a opção para não desenhar as linhas. No entanto se o padrão for muito complexo fica difícil também para o utilizador saber se o está a desenhar correctamente.

    Não é de facto a melhor protecção…

  19. AFontes says:

    Sinceramente não percebo bem a ciência desta noticia, é óbvio que filmando seja o método de pin ou sequencia é inseguro, seja em que terminal for, se quisermos considerar a opção de descobrir através de apenas uma fotografia e neste caso o pin fica isento, existe uma opção no Android para não desenhar as linhas… Sejamos conscientes, será isto realmente perigoso ou uma pancada estratégica?!

  20. NjsS says:

    Apesar de usar android… nunca compreendi o conceito de segurança… tem pin, padrões e mais num sei que… basta uma combinação de teclas e pode-se fazer hardreset ao telemóvel… apenas salvaguarda os dados do utilizador que estão guardados no telemóvel.

    • AFontes says:

      Desde o Android Lollipop que existe FRP, apesar de não ser perfeito já está bem melhor do que estava e tende a ficar ainda melhor, já não é assim tão simples como tu dizes…

  21. zédotelhado says:

    E tapando a camara não? a mesma tinha de estar virada para o meu visor de forma a ver o que desenho, corrijam me se tiver errado!

  22. Luiz says:

    Não sei se é uma característica da ROM que utilizo ou da versão de Android. O PIN Number a cada vez que tenho que desbloquear o aparelho ele muda a ordem dos números na tela.
    Desde que eu não deixe ver os números que digitei torna o processo mais difícil a cada vez que uso o aparelho já que as posições dos dez dígitos com o tempo ficam com marcas da minha digital.

    • Joao 2348 says:

      Alguns modelos tem essa versão de mudar a posição de introdução do código, mas são geralmente versões modificadas, o Android de origem não faz isso infelizmente.

      • Mota says:

        Tens apps que faz isso. Hoje em dia cada vez mais. Mas o lockscreen de origem não tem de facto, mas.. sejamos honestos, não chegaria limpar o visor por exemplo, à falta da opção?

        De qualquer maneira, não olho para isto como falha. Lógico se me vê a pôr o código as possibilidades de me desbloquear o telemóvel é alta.
        Lógica da batata portanto.

  23. Alex says:

    Que raio de titulo é este???
    “”””Cuidado, o bloqueio de ecrã do Android não é seguro”””
    lendo o artigo, nada é seguro se alguém estiver a filmar…. mania de perseguição ao Android…..
    Já sabemos que têm preferência ao Iphone, nada contra, mas no que conta a noticias tentem pelo menos ser mais imparciais.

    • Joao 2348 says:

      É possível ser seguro com um ecrã de privacidade e que mude o posicionamento dos dígitos e/ ou posição das letras no teclado virtual de cada vez que se tem de introduzir. Alguns modelos tem tal protecção, mas pelo menos o Android de origem não tem essa possibilidade… só se o utilizador colocar algum teclado alternativo que tenha tal funcionalidade.

  24. Francisco says:

    Estes títulos anti-android à maneira de CMTV já começam a irritar.

  25. Cyberon says:

    Ahahah ahaha ahaha… Se filmarem dá para descobrir o padrão no Android… Ahahaha ahahaha ahahaha… Que belo estudo e que bela notícia… Ahahaha ahahaha ahahah…

  26. Miguel says:

    Devia-me ter dedicado aos “estudos” e estava bem na vida… 2,5 metros, 9 metros! Mas só para android, atenção! Isto é muita ciência junta para o meu QI.

  27. #Outsidethebox says:

    Dhhhaa! Ainda ninguém percebeu que a notícia é apenas publicidade ao software de reconhecimento de visão. De qualquer forma vou aguardar para apreciar os tiques que vão ser apanhados ao tentar descobrir “espiões” num espaço entre os 2,5 e os 9 mts, em qualquer direção aquando da introdução do padrão, lol!

  28. Telmo Almeida says:

    Para quê tanta investigação com uma câmara de filmar até eu advinho pins do multibanco ou isso ou então pedir o código ao utilizador.

  29. Delta says:

    Resumo: Filmando o que se faz com as mãos, fica-se a saber o que se fez… estes estudos são fantásticos!

  30. just a normal guy says:

    hahaha mais fantastico é quem publica,ate vou mais longe nem é preciso filmar a pessoa,se estivermos ao lado da pessoa quando esta a desbloquear o telefone,ficamos a ver o codigo padrao,e mm que ele ponha password se tivermos atentos a olhar tambem conseguimos ver.acabou se a seguranca.acontece o mesmo se uma pessoa tiver num multibanco e a outra vir o pin. LOLOL. estes gajos do pplware apos publicarem isto deviam fechar a pagina lololol.

  31. YaBa says:

    Cuidado, o seu PIN do multibanco não é seguro.
    Investigadores colocaram uma câmara a filmar o teclado e o PIN é descoberto em poucos segundos.
    /sarcasm

    Sinceramente, sem comentários 🙂 🙂 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.