Apps Android podem negar instalação em dispositivos com root
Foi com surpresa que muitos viram a instalação da última versão do Netflix ser negada em smartphones Android com root. A empresa revelou que estava a usar o Widevine, que bloqueia a instalação de apps em dispositivos que não cumprem as regras de segurança.
Pensava-se que seria algo único do Netflix, mas sabe-se agora que esta é uma nova opção que está disponível a todos os que têm aplicações publicadas na Play Store.
O comportamento da app do Netflix começou por ser estranho. Todos os dispositivos que tinham root aplicado simplesmente não encontravam a app para instalação na Play Store, algo que confundiu muitos utilizadores.
A verdade é que esta nova funcionalidade é agora uma opção que todos os programadores podem usar quando vão submeter as suas aplicações na Play Store. Podem limitar o acesso destas apenas a dispositivos que cumpram as regras de segurança, sendo a presença de mecanismos de root uma das que é verificada.
Incorporada na SafetyNet, uma das novidades apresentadas na I/O deste ano, esta filtragem de equipamentos garante que apenas os dispositivos adaptados podem instalar a app. As questões de segurança são um dos filtros que os programadores podem usar para bloquear dispositivos.
Para além da questão da root, existe ainda o problema dos utilizadores que usam ROMs de terceiros, que também essas não cumprem com as regras de segurança do Android.
Claro que existe uma alternativa para a instalação das apps, uma vez que o limite é, por enquanto, apenas aplicado na PlayStore. Para além de poderem instalar a app diretamente no Android, via descarga do apk de outra fonte, existe ainda uma app que consegue esconder que o equipamento tem root feito.
Uma das questões levantas com a chegada do SafetyNet, e que já tinham surgido com o caso do Netflix, é até que pode vai a Google começar a controlar os utilizadores com root e começar a barrar-lhes o acesso outras funcionalidades para além das apps e da Play Store.
Este artigo tem mais de um ano
“ROMs de terceiros, que também essas não cumprem com as regras de segurança do Android”
Aparentemente, ter um sistema bem atualizado e sem os backdoors de fábrica (LineageOS por exemplo) não é considerado uma pratica segura mas ter um android bem defasado, já que não saem atualizações pra maioria dos dispositivos, e com backdoors (google play services, estou olhando para você) é considerado uma prática segura…
Excelente comentário. O que a Google devia mesmo combater não é o root mas enfim.
o LineageOS passa na safetynet 😉
Como???
Usa o Magisk e ativa o Magisk Hide. Sem espinhas!
Para quando um artigo sobre a rede I2P? Gostaria de saber mais. Até mesmo um comparativo com a rede TOR, vantagens e desvantagens de cada uma dela. Fica a sugestão.
A pior decisão se querem aumentar a segurança….
Daqui a uns dias o pessoal instala outra loja e tira apps já crackadas
a sempre forma de contornar isso
Não me lembro qual foi o jogo, mas no ano passado tentei instalar um jogo que não quis ser instalado por ter uma app chamada “Game Killer” instalada. Portanto, não me admira que outras app’s façam o mesmo (inclusivé verificar se o equipamento tem acesso ao root).
voltamos ao mesmo, isto tem sempre volta a dar, implementam as coisas, há logo alguém que consiga dar a volta á situação e volta-se á normalidade…
verdade seja dita comparado com há uns anos atrás hoje uso root apenas para remover o bootware que bem a mais, algo que deveria poder ser possível desinstalar app’s de sistema sem recorrer a root, entre outras app’s especificas que requerem root obrigatoriamente, já nem falo de mudar de rom’s…
Android, um sistema open source… E a Google faz isto? Daqui a pouco “bane” o root é ROMs customizadas de vez, e aí nem a comunidade deve de salvar isso lol
Sistema “open source”
O que a google quer é carregar com a licheira de app que consomem memória até mais não sem utilidade nenhuma. LineageOS, a alma do negócio
O que a google quer é carregar com a licheira de app’s que consomem memória até mais não, sem utilidade nenhuma. LineageOS, a alma do negócio
claro que não vai haver um iluminado que contorne este “problema”
RootCloak e outros por aí fora.
Problema resolvido.