PplWare Mobile

Android: Que marcas lançam actualizações mais depressa?


Autor: Pedro Simões


  1. Cyberon says:

    Este tipo de “estudos” é um absurdo, a Google tem os Nexus onde não há fragmentação (tal como a Apple tem o iPhone), querem dispositivos actualizados comprem Nexus ou iPhone…

    • Doge says:

      Não sabes o que dizes. A fragmentação baseia-se no SO instalado e o fim de actualizações/suporte ao mesmo. Dizer que o Nexus não tem fragmentação tendo em conta que, pelo menos do meu conhecimento, o Nexus S já não tem suporte pelo menos há dois anos. Tal como acontece com o iPhone 3GS e 4(pelo menos, porque eu não tenho mais conhecimento nem me apeteceu procurar). Cumps

      • Cyberon says:

        O Nexus S teve mais actuações que qualquer outro dispositivo com Android lançado nesse ano, mas ilimitadas nem a a Apple tem.

        • Portimão says:

          Os Nexus têm dois anos de suporte a atualizações, a Apple tem 5 anos. É só mais do que o dobro.

          • Cyberon says:

            Errado, os Nexus têm 3 anos de suporte oficial e muitos mais se perderes 5min a instalar uma rom da comunidade…

          • Ramed Ahcor says:

            Chegou a hora dos fanboys da maçã!
            Eu sempre comprei tablets com Android, dando primazia à fabulosa Samsung. Possuo 1 Galaxy S5, 1 Galaxy S6 Edge, 1 Galaxy S7 Edge e 1 tablet Samsung Galaxy Tab S2. Tudo topos de gama.
            Mas ainda comprei em 2013 1 tablet Nexus 32 GB , que apesar da “idade” continua a ter actualizações periódicas e a ser o primeiro a receber os mais recentes SO.
            Por isso, é uma falácia dizer mal do Nexus e tecer loas aos iPhones, que não passam de um bocado de plástico barato vendido a preço caro! Nunca me esqueci do anedótico modelo que não apanhava rede em condições e, para disfarçar, a Apple até ofereceu uma capinha de cobertura, como quem protege um caniche de estimação!

          • ervilhoid says:

            Portanto tiveste sempre equipamentos de topo! grande vantagem…

            fabulosa Samsung? tenho um tab 2 que se pegar nele como deve ser não apanha Wi-Fi, e agora? a Samsung nem uma capa de cobertura ofereceu…

          • bruno amaral says:

            De realçar que o Ramed Ahcor nunca manteve 1 topo de gama por mais que 1 ano…. será algum indicador?!?!
            Já tive um Galaxy S, gLAXY S3 e Samsung Tab 2 o único que realmente valeu a pena o investimento foi o Galaxy S! O S3 durou-me 1 ano e 3 meses , a partir dai foi uma constante de Bugs e Crash a cada nova actualização, acabando por tornar o equipamento obsoleto…. o Tab 2 foi uma miséria …. nem 1 ano funcionou, foi 4 vezes para a garantia e veio sempre com o mesmo problema…. ou seja, acabou a garantia 2 anos e fiquei com um bruto pisa papéis top de gama!!!…. Samsung Nunca mais !!!

          • bruno amaral says:

            De realçar que o Ramed Ahcor nunca manteve 1 topo de gama por mais que 1 ano…. será algum indicador?!?!
            Já tive um Galaxy S, gLAXY S3 e Samsung Tab 2 o único que realmente valeu a pena o investimento foi o Galaxy S! O S3 durou-me 1 ano e 3 meses , a partir dai foi uma constante de Bugs e Crash a cada nova actualização, acabando por tornar o equipamento obsoleto…. o Tab 2 foi uma miséria …. nem 1 ano funcionou, foi 4 vezes para a garantia e veio sempre com o mesmo problema…. ou seja, acabou a garantia 2 anos e fiquei com um bruto pisa papéis top de gama!!!…. Samsung Nunca mais !!!

    • Daniel says:

      Mas a nexus é produzido por marcas grandes, como caso da LG, a Asus e em especial a Motorola (esses produtos constam com o logo da marca inclusive) o que faz com que essa margem dos gráficos contem com produtos nexus.

      Às vezes é melhor nem atualizar, pq só vai prejudicar a performance do aparelho, refiro me aos iPhones, que com certas atualizações tem um alto risco de ficarem obsoletos e já alguns modelos nem tem mais suporte a atualizações.

      Por último, o artigo apenas fala em Android, Apple não foi para cá chamada

    • Filipe F says:

      São noticias normais. Claro que quase de 2 em 2 meses fazem as mesmas noticias, onde o conteúdo é o mesmo. Mas é uma realidade.
      Claro que o unico ”rival” em termos de hardware + software é o Nexus, para um iPhone, mas isso não importa a quem faz as noticias, pois o objetivo não é valorizar a concorrência do seu produto preferido. O Windows também tem uma fragmentação gigante nos PC’s e não falam disso todos os meses. É tudo uma questão da preferencia e objetivo do autor das noticias, repetir o mesmo porque dá gosto.

    • Luis says:

      O Windows Mobile também acabou com a fragmentação nos SOs móveis, aliando a versatilidade de termos as mesmas versões das apps tanto em ambiente desktop como em ambiente móvel, se as apps forem universais.

    • MM says:

      Isso deve ser para rir…
      nem os Nexux são exemplo para ninguém o tempo de actualizações “garantidas” mesmo dessa marca é ridiculo
      (eu uso um Andoid e até é Motorola por isso meu discurso não é de apple fanboy)

      • ervilhoid says:

        Mesmo, é ver o caso do Nexus 4, que é o meu telefone…

        Mas só se vê gente a dizer “não há atualizações no Android, comprem Nexus?? lolol

        • R!cardo says:

          Não digas disparates, compra um Nexus mais recente. É normal as actualizações durarem 4 anos.

          • ervilhoid says:

            Que piada… se comprar sempre o mais recente é obvio que tem atualizações mais recentes!

            disparates dizes tu, lê bem o que eu escrevi e o que escreveste, pelo menos 4 anos?? disparates

        • Cyberon says:

          Sabias que demora 5min a instalares o Marshmallow no teu Nexus 4? Ridículo é ter um excelente smartphone e não o saber actualizar.

          • ervilhoid says:

            ridículo é falares sem saber, tenho cyanogen desde 1º dia, faço-o de olhos fechados, mas isto é conversa entre geeks, e o resto do mundo, o que realmente importa? as massas? que sabem lá se é android 5 ou 6

      • R!cardo says:

        São pelo menos 4 anos de updates

        • Gama says:

          4 anos? és capaz de dar um exemplo desses 4 anos de updates oficiais?

        • Portimão says:

          4 anos???? LOL
          Diz lá um Nexus que tenha levado 4 anos de atualizações.
          Nexus 4 de 2012 parou em 2014 no Lollipop.
          Nexus 5 de 2013 parou em 2015 no Marshmallow.

          2 anos de atualizações.

          iPhone 4s de 2011 vai parar em Setembro, quando sair o iOS 10 final. Ainda ontem o da minha amiga atualizou para o iOS 9.3.4.

      • L_730 says:

        Outra vez??? Olha lá retardado já te passas-te ao C***** ou não????

      • Cyberon says:

        Nexus não é uma marca, mas sim uma linha da Google e se achas que 3 anos de actualizações mensais é ridículo não sei que te diga…

        • Portimão says:

          3 anos aonde?
          O Nexus 4 saiu em 2012 e parou no Lollipop, que é de 2014 (2 anos);
          O Nexus 5 saiu em 2013 e parou no Marshmallow, que é de 2015 (2 anos).
          O Nexus s de 2010 e a última versão que apanhou foi a 4.1 que é de 2012 (2 anos)
          O Galaxy Nexus de 2011 viu a sua última atualização na versão 4.3, de 2013 (2 anos).

          Onde é que viste 3 anos?

          O iPhone 4s de 2011 da minha amiga ainda ontem levou uma atualização para o iOS 9.3.4, está atualizadinho até Setembro, que é quando sai o iOS 10 final, do qual não vai ser suportado. 5 anos de atualizações.

          O iPhone 5 de 2012 já anda a bombar com as betas do iOS 10 e ao contrário do 4s, que perdeu performance na última atualização suportada (iOS9), o iPhone 5 corre muito bem o 10, por isso saber se para no 10 ou se no ano que vem é contemplado com o iOS10, o que fará dele o único smartphone a ter 6 anos de suporte. Caso isso não venha a acontecer, iguala ao iPhone 4s, com 5 anos de suporte.

          Já viste algum smartphone Android com 5 anos de suporte OFICIAL? Não, não viste.

          • Portimão says:

            Ou se para o ano que vem é contemplado com o iOS11*

            Enganei-me na numerologia.

          • ervilhoid says:

            Eu vou deixar de comentar este tipo de posts, cegamente defendem Nexus como se tivesse comparação aos updates de um iPhone..

            Falam de Cyanogen como se fosse uma coisa do conhecimento do público geral..

            Vou aproveitar que parti ecrã do N4 e vou experimentar iOS, vou arriscar num iPhone SE.. espero me habituar e nunca mais voltar

          • Cyberon says:

            A partir do Nexus 5 são 2 anos de actualizações do OS e mais 1 de actualizações de segurança 2+1=3, e não sei porque vêm sempre com a comparação ao iPhone, é óbvio que tem mais suporte, mas o artigo está a falar do Android e nesse OS os Nexus são a aposta segura.

  2. António Graça says:

    Há marcas que têm um comportamento vergonhoso com os seus clientes, a Asus é uma delas (ainda bem que não figura nesta lista), para além de ser lenta a atualizar os seus produtos relegou para último o seu modelo topo de gama. Não volto a comprar. O meu próximo dispositivo será sem dúvida, um Nexus.

    • Hugo Cunha says:

      Deixa lá que a LG não lhe fica nada atrás… o Optimus 4X ficou-se pelo 4.2.1 quando tinha specs para levar pelo menos o 5. E foi um equipamento que me custou 380€ (era equivalente ao S3 4G).

  3. Luís Carlos says:

    (…)a Apteligent avaliou o tempo que as principais marcas demoraram a actualizar(…)” Demoraram? O meu Samsung A5 (2016) ainda continua com a versão 5.1.1… Alguém sabe qual foi a data oficial de disponibilidade do Android 6 pela Samsung em Portugal?

  4. Ricardo M says:

    Nao me preocupo muito com as atualizações. Note 7 a caminho.
    A prioridade é outra. Camara, bateria, resistente a poeiras e agua, acabamentos, fuidez, bom écran, funcionalidades. O sistema operativo ja esta completo suficiente.

  5. fjoao012 says:

    O estudo ficaria mais completo com a adição de informação sobre a Huawei, que está em força no mercado internacional e que também já construiu um Nexus, que me parece ser um sinónimo de qualidade. Além disso, foram várias as notícias ultimamente que deram aos terminais Huawei bons rácios de segurança, por causa das atualizações que a empresa tem feito em tempo útil.

  6. NP says:

    O meu OnePlusOne está sempre a receber actualizações

  7. Jhonathan says:

    Actualização, efectuado… Por que Portugal ainda insiste em escrever na grafia antiga? Será que nunca entrarão nas regras do Acordo Ortográfico?

    • Ângelo says:

      Por mim, nunca.

    • Luís Silva says:

      O País colocou em prática o AO, já as pessoas não!!!

      Seja como for, quando os restantes países que assinaram o AO o colocarem em prática, pode ser que os que ainda escrevem segundo as regras do AO de 1990 já tenham morrido, facilitando assim a comunicação entre todos, ou então não…. pois o problema não é a grafia!!!

    • Luis S says:

      Acordo? um pais a “obrigar” outro a escrever à sua maneira só porque tem mais habitantes,? please…
      sim alguns sítios já utilizam, mas eu nao concordo (talvez por ter aprendido a escrever de uma forma diferente

      • FilipeM says:

        Isto.

        Um País de analfabetos, que teve a sua 1ª universidade por volta de 1890, e que grande parte da população não tem educação nenhuma, vai obrigador o seu “fundador” a escrever tão mal como eles. LOL

        • Jhonathan says:

          Todo mundo conversando educadamente aqui, aí vem você e começa a insultar os brasileiros do nada? Cresce, cara! Portugal não merece alguém como você!!

        • maxim says:

          O problema é que grande parte dos portugueses são xenófobos. A tradição é inimiga do progresso. Parecem os velhos da tasca que bebem sempre o mesmo. É mais fácil escrever, por isso eu concordo. Não tenho problema nenhum de vir da “colónia” como vocês lhe chamam, porque essa “colónia” já faz mais que o “fundador”.

        • maxim says:

          FilipeM, em 1970 em Portugal 1/4 da população era analfabeta.

          • Vitolas says:

            41 anos de estado novo diz-te algo?Foi só o dobro do tempo que durou a ditadura no Brasil,e não é uma questão de ser Xenófobo,não faz o mínimo sentido o pais de onde provem a língua Portuguesa ter de adoptar ortografia de um outro secundário que ainda por cima não faz sentido em 99% das situações..é o mesmo que agora a malta no UK mudar o AO para o que se usa nos USA,alguma vez eles o fariam? Nem pensar.. Porque nós o fizemos? Porque somos um Pais governado por pessoas que não dão o mínimo valor ao que é nosso e que realmente interesse.

      • Jhonathan says:

        Luis, chama-se “Acordo” pelo fato de ter sido aprovado por todos os membros da CPLP, não um único país. Se o AO já está em curso, por que não utiliza-lo? Por que escrever da forma errada (sim, se não segues o AO estás a escrever errado)?

        • Luis S says:

          Como já referiram o país adoptou o acordo, já as pessoas nem por isso…
          sim porque confundir factos com fatos é bonito… e outras q tais

          • Jhonathan says:

            Cara, as pessoas irão adotá-lo de forma gradativa mas a imprensa deve dar o primeiro passo. Se em pt Facto pronuncia-se o C, você não irá suprimi-lo. Já se vc estiver lendo um texto em br e se deparar com Fato, basta analizar o contexto em q ele aparece ou lembrar q em br ele sempre vai significar Facto.

          • Aguamenti says:

            O Pplware não é imprensa e é livre de escrever com o Acordo que preferir. Mas já que estamos numa de “fato” vs. “facto”, gostaria de saber como distinguem à primeira, durante uma leitura em voz alta, entre “para” e “pára” que com o AO perdeu o acento. Nem com AO escrevo sem acento: é um dos cúmulos que não tolero.

          • Vítor M. says:

            Jhonathan, não adoptamos o novo AO, até ver (até ser de facto obrigatório) iremos manter o AO anterior. Por questões de seriedade.

          • maxim says:

            parece que no “velho acordo” não existem palavras homógrafas/homónimas.

        • eu says:

          Nem todos os membros têm o acordo aprovado no seu país.

          E depois há outras coisas engraçadas:
          Jhonathan, és brasileiro? Se sim, escreveste bem fato mas fato aqui é terno, aqui não perdeu o c, continua facto até porque esse c não é mudo. Se és português, falas do AO mas não o aplicas.

          O problema aqui não é a grafia, porque a língua portuguesa tem evoluído caso contrário ainda escreveríamos farmácia com ph e outras coisas mais.

          • Jhonathan says:

            Pelo que eu sei existe Facto (com C pronunciado) e Fato em Portugal mas com significados diferentes, nao? Logo eu não errei na grafia. No Brasil eh q a unica forma usada é Fato.

          • eu says:

            Jonhatan, daí ter perguntado se eras brasileiro ou não :D.
            Eu disse que escreveste bem

        • José says:

          Fato! Acordo pelo fato? Andam a debater fatos? Em Portugal NUNCA se disse fato, nem se escreveu nem escreve! É um erro. E quanto ao facto de ter sido assinado não obriga nenhum país a adoptar até ser aprovado peli respectivo Parlamento! Além disso o debate não está terminado, pois este suposto acordo não satisfaz ninguém! A CPLP tem 8 países falantes que preferem escrever antes do tal acordo e apenas não um! Eu e uma grande maioria, jamais adoptaremos essa aberração. Nem a Universidade de Lisboa que não o adoptou e bem.

        • pedroV says:

          Adoptar é diferente de ratificar. Por exemplo Moçambique e Angola não o ratificaram para concretização por isso não é obrigatorio

          • Jhonathan says:

            Esses países estão em processo de ratificação. Nesses países não é obrigatório, eh vdd, mas em Portugal e Brasil é sim obrigatório. Nao sei o porquê dessa cisma portuguesa com o AO, o brasileiros se quer falam disso, todos apenas o seguem.

          • Aguamenti says:

            As mudanças vão mis ao encontro do Português do Brasil do que ao encontro da língua-mãe, o Português de Portugal. Este é um dos motivos da Discórdia. Outro, e isto é para quem teve algum gosto em estudar a Gramática Portuguesa, é o facto do AO violar a própria Gramática, Fonética e Morfologia que nos é ensinada desde pequenos. Há quem não saiba por que motivo existem consoantes mudas, por exemplo, mas elas existem por motivos bem lógicos. E eu continuarei a usá-las até uma substituição lógica ser proposta. A sua mera remoção é apenas um absurdo fonético.

    • Gil Rodrigues says:

      O Acordo é estúpido, imbecil e nunca o irei aceitar. Nenhum Pais da CPLP o pôs em práctica. Porque raio é que nós (que somos o que mais temos que mudar) temos que o aceitar, antes de todos os outros?

  8. Sir Jokam says:

    Uma pergunta: os smartphones Asus estão no mercado e são “tão bonitos”. Estou tentado a comprar um para o meu sobrinho (sim porque eu não largo o meu Lumia 735) pois para além de serem bonitos, estão a bons preços.
    No entanto, não vejo o nome da Asus aqui neste estudo… o que pode significar um problema… O que acham?

    • Jhonathan says:

      Acho q é um excelente smartphone mas peca na bateria. Tenho um Zenfone 5 e pretendo comprar o Zenfone 3 quando for lançado aqui no Brasil. Mas no momento dou prioridade aos de melhor bateria.

    • Paulo says:

      Estava a pensar nisso… estou à espera do zenfone 3… só para outubro em PT!!
      Mas e as atualizações, vai valer apena?? É só curiosidade porque é muito provavel que o compre de qualquer das maneiras!! Está muito bonito e com uma qualidade muito boa…

      • Jhonathan says:

        Se for escolher escolher por causa de atualizações eu não recomendo Asus. Para o meu está disponível o Android 5.0, mas deve-se instalar de forma manual, com auxílio de um computador. Nada prático!! Eu até fiz a atualização, mas ficou uma merda e voltei para o KitKat.

    • Portimão says:

      Não sei onde é que os Asus são bonitos. Não entendo o conceito de beleza de certas pessoas, mas pronto.
      Bonitos são os Galaxy da gama A e da gama S, os iPhones, os Xiaomi, os Sony, os Huawei, agora os Asus??

      • Paulo says:

        Assim como não entendo o teu conceito de beleza… São gostos e opiniões…
        Mas se já viste o novo Asus, podes notar que não foge muito ao teu conceito de beleza, há que é muito parecido com alguns que mencionas… E só falo do novo modelo… os anteriores tb nao me dizem nada…

  9. Pedro Costa says:

    É pena não terem incluído no estudo a Xiaomi pois seria a que actualiza mais rápido a meu ver.

    • Sum Ting Wong says:

      Todas as semanas com a dev rom! O meu Mi4C está sempre em grande forma.

      • Portimão says:

        O teu Mi4C está tão em forma que nem vai levar a MIUI 8, ficará parado na 7. Enquanto que até os Redmi mais antigos vão levar.
        Não sei o que é que a Xiaomi tem na cabeça.

        • Sum Ting Wong says:

          Tenho o Mi4C com MIUI 8, oficial, com atualizações todas as semanas… Onde queres chegar? Agora se estás a falar de atualizar o android de 5 para 6, ainda não houve noticias a respeito disso. É esperar para ver.

    • Portimão says:

      Atualiza a MIUI, não atualiza a versão do Android.
      Isto não é um estudo que visa a informar sobre quem atualiza o launcher da marca, mas sim a versão do Android.

  10. Paulo Pereira says:

    Acho um estudo interessante, apenas tenho pena de a marca do meu telemovel não constar no estudo. BQ.

    • Tiago says:

      Eu gostava muito de bq antigamente, quando davam suporte de 2 anos aos telemóveis, agora tens suporte de um ano, e assim que passam para a nova versão do android, fazem mais uma atualização e mesmo que hajam bugs nunca mais agarram no telemovel, porque entretanto já lançaram outro mais recente. Eu agora estou rendido à Huawei!

  11. judas iscariotes says:

    sony no primeiro lugar deve de haver engano?

  12. Marcelo Claudio says:

    Xiaomi com actualizacoes todas as semanas…bem melhor que o android Puro

    • Bruno Oliveira says:

      Pois o problema é que a Xiaomi lança as versões do MIUI todas as semanas mas o meu Redmi Note 2 aguentava bem o android 6.0 ou o que fosse e todas as semanas e mesmo com o MIUI 8, isto só tem android 5.0

      • Sum Ting Wong says:

        Mi4C aqui… Pelo menos tem correções semanais de bugs e afins, ainda que não atualize a base de android… Quantas marcas se podem gabar disso? (Falo de android btw).

        E sim, já sabia bem ter o 6, mas pelos vistos a espera terá de continuar. Pode ser que seja para breve… digo eu.

  13. José says:

    Foi actualizado ontem e, para morto mexe que é uma maravilha! A mim e a uns “poucos” interessa e muito.

  14. L_730 says:

    Outra vez??? Olha lá retardado já te passas-te ao C***** ou não????

  15. José Esteves says:

    A apple actualiza durante 5 anos, o problema é que depois o tlm morre porque não aguenta com a nova versão!

  16. Ueta says:

    Nem sei do que estão a falar, nunca tive um dispositivo Android que fizesse actualizações de sistema. Sim, sim, já sei, são smartphones e tablets baratinhos e tal. Não interessa, nunca fizeram actualização nenhuma.

  17. Jorge says:

    De facto em questões de actualizações a apple ganha porque android demora muito tempo a actualizar
    quando vir o ios10 o iphone 4s nao vai atualizar
    sao muitos anos de atualizações para apple

  18. Nobre Luso says:

    UAU! Há por aqui alguém que afirma ter comprado um Samsung Tab2… e que o dispositivo não apanha internet!
    Muito bem, não acredito que o tenha comprado, mas supondo que sim, porque não o trocou nos primeiros dias ou o mandou reparar dentro do prazo de garantia?…
    E afinal, de que Tab2 se trata? Eu referi um “Samsung Galaxy Tab S2” em Novembro de 2015, que ainda hoje é o melhor da marca. É um octacore! E quanto a apanhar rede wifi, só não apanha dentro de água… porque nunca fiz isso! E já tem o SO Android 6.0, evidentemente.

    • ervilhoid says:

      Não acreditas? lol nem tens que acreditar, para mim vale o mesmo,apanha mal sim, reparação não tem.. nem a garantia cobre isso, fartei-me de contactar a Samsung, updates nem vê-los.. vá lá tem bom som serve pelo menos para ouvir música..

      Fácil compara os topos Samsung com outras marcas, não só iPhone e vês que ao fim de uns anos é a 1ª a ser lixo… caiu no rídiculo com S4 cheio de sensores que não servem para nada, S5 sensor batida cardiaca e fingerprint que são uma anedota.. uma anedota essa Samsung, vou virar para um SE espero não voltar mais

      • Nobre Luso says:

        Pois é… Para comprar aparelhos topo de gama (como o tablet que referi ou o Galaxy S7 Edge), é preciso dispor de muitos euros… O S7 Edge, com uma das capas originais e um cartão de 128 GB, passa dos 1000 euros! Mas ofereceram um par de óculos VR da Samsung.
        Vou pôr à venda o S5 e o S6 Edge. Estão como novos. Bom preco, mas apenas para quem aprecia a marca…

  19. Nobre Luso says:

    Estão verdes… Não prestam!
    Eu compreendo. Mas é a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.