PplWare Mobile

Android 4.4 Kit Kat apenas está em 5% dos equipamentos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Brit_Box says:

    Desvantagens das politicas, mas acredito que um dia resolverão isto… não podem é demorar muito.

  2. João says:

    Nunca vai conseguir a não ser que obrigue as marcas a forçar os updates

  3. PahAssimTodosJáSabemOmeuNome says:

    Só saiu para o G2 à 2semanas (e nas operadoras nacionais nem vê-lo)

  4. Bruno M. says:

    A Google, na minha opinião, está arduamente a tentar melhor o seu SO de modo a que chegue a um ponto em que qualquer dispositivo até determinadas especificações sejam automáticamente actualizáveis e isso vê-se com as melhorias que tem feito e novas funcionalidades que tem adicionado ao android.

    Não me acredito que a google queira que os dispositivos estejam na sua maioria desactualizados.

  5. Tobias says:

    Ponham os olhos no Windows Phone 8. São “só” 18 meses de suporte e actualizações obrigatórias! Até um simples e barato Lumia 520 vai receber o WP 8.1 e pelos meio já teve direito a 3 actualizações!

    • Pedro Pinto says:

      Pois…assim o utilizador fica satisfeito.

    • wep says:

      Como funcionam as atualizaçãoes no WP?
      Como também corre em marcas diferentes, como fazem? Toas as marcas têm de assegurar os 18 meses? E têm prazo para as lançar? E são elas as responsaveis ou é a propria Microsoft?

      • Tobias says:

        As marcas e/ou operadores é que lançam as actualizações, tal como no Android. Mas dentro dos 18 meses são obrigadas a lançar as actualizações que existirem até à data. Não sei se têm prazo para as lançar. Mas ao menos sabes que pelo menos dentro dos tais 18 meses ficas com o telemóvel actualizado.

        O comentário abaixo do Marcos Santos fala em 36 meses, mas não sei se estará correcto…

    • Marcos Santos says:

      “Microsoft will make updates available for the Operating System, including security updates, for a period of 36 months after the lifecycle start date. These updates will be incremental, with each update built on the update that preceded it. The distribution of these incremental updates may be controlled by the mobile operator or the phone manufacturer from which you purchased your phone, and installation will require that your phone have any prior updates. Update availability will also vary by country, region, and hardware capabilities.” http://goo.gl/OpnHVS

    • larterpt says:

      O mal nem é da Google que ela disponibiliza logo o código. O mal está nas marcas que não querem saber, infelizmente é assim espero que um dia a google resolva isso da fragmentação dos mercados junto com as grandes marcas.
      No meu s3 felizmente uso CM 4.4.2 a funcionar a 100%, mas nem todos sabem ou podem fazer root infelizmente :/

      • Nunes says:

        não se pode desculpar assim tão facilmente a Google! Foi a Google que estabeleceu este modelo/política de updates logo ao início. Podia muito bem ter optado por um caminho idêntico ao da Microsoft

  6. Bruno says:

    Foi sempre este o grande problema do Android.
    Neste caso acho que deviam tirar exemplo da Microsoft, e não digo Apple porque é obvio que eles controla todos os seus aparelhos bem como updates, já a Microsoft funciona como a Google, existem vários fabricantes de Windows Phone, mas os updates são sempre geridos pela Microsoft.
    Neste momento todos os aparelhos estão na GDR3 e assim que sair o 8.1 será também para todos os aparelhos.

    A Google tem de mudar no sentido de começar a controla ela propria os updates dos aparelhos. Quem sabe não se está já a trabalhar nesse sentido, agora que diversas marcas se preparam para lançar os seus Launchers como apps na Google Play para todos os aparelhos.

  7. Nunes says:

    É óbvio que não! A Google quis tanto ganhar no mercado, que definiu logo no início esta política para conquistar as outras companhias, que ficou selada com um acordo – Open Handset Alliance! Para que deixe de haver o problema será necessário rever o acordo, algo que a Google não pode fazer unilateralmente!

    • Jose says:

      Não pode? Vê-se mesmo que não conheces as politicas da Google.

      És daqueles que nunca lê as letras pequenas.

      • Nunes says:

        letras pequenas? explica lá então como é que a Google iria deixar este esquema de updates para trás sem o acordo das outras partes envolvidas no processo? por exemplo dos construtores que têm boa parte dos seus aparelhos com ROM protegida? ou das operadoras que têm de aprovar os aparelhos – mesmo o iPhone é aprovado pelas operadoras – e definem os aparelhos subsidiados!
        A Google tem bastante poder para definir o caminho do Android, mas tem tb que respeitar os seus acordos quanto a distribuição, dado que as outras partes têm tb poder!

  8. Rui Peixeiro says:

    A “culpa” é da mediatek não libertar o código fonte do kernel, para os seus processadores…
    Deverão ser milhões de Smartphones com estes processadores que nem de forma oficial, nem em fóruns, conseguem actualizar para a kitkat. Assim que houver solução para os mediatek esta percentagem dispara!

    É o meu problema com o Wiko Darkfull… Já no velhinho Sapo A5 tenho a última versão a funcionar muito bem!

    • Nunes says:

      A Mediatek não é quem mais processadores vende no mercado, nem as ROMs alternativas são responsáveis pela a maioria dos updates! Aliás os números no Android mostram que o crescimento das versões, que se vai observando, tem uma forte correlação com os updates oficiais e a troca de telemóveis!

  9. kekes says:

    No entanto isto só interessa para nos que gostamos de tecnologias, o comum dos usuários da igual se corre kitkat ou gingerbread. Se bem que a política de actualizações em muitas empresas esta a melhorar.

  10. Marcos Santos says:

    Foi a maior razão para eu mudar de OS, uso agora Windows Phone 8 e espero não me desiludir com a mesma situação. L820 ainda a bombar. 😉

    • Sérgio V. V. says:

      +1
      Eu tinha um Huawei G300 que há já mais de um ano que não via uma actualização e estava a ficar com uma lentidão de tirar a paciência a um santo.
      Como tenho um N7 de 2013, e é garantido que pelo menos as próximas duas versões de Android deve receber, resolvi experimentar o WP e comprei o Lumia 620. Primeiro estranha-se (bastante), mas depois até que se entranha – e estou a gostar.

      Muito provavelmente a Google já deverá estar a pensar numa forma de ser a própria a controlar os updates, mas há uma enormidade de diferentes hardwares e controlar todos os firmwares não deve ser pêra doce…

      Enquanto isso, os clientes Android menos endinheirados vão mudando para os excelentes WP de gama baixa, que estão a vender como pãezinhos quentes.

    • Tobias says:

      Já tenho um Lumia 820 desde Agosto passado e estou a adorar. Então agora com o WP 8.1… ai ai! Até cresce água na boca!
      Dia 14 espero já ter essa versão, através da Developer Preview!

  11. Daniel Sousa says:

    Eu também queria para o meu S3 Mini, mas parece que a Samsung nunca mais lança o Android 4.4

  12. Abílio says:

    Eu tenho um Nexus 4 e recebi quando saiu (toda a gente já sabe) , por mim só pelo art o 4.4.2 já vale a actualização. O meu irmão no S4 dele (livre) só recebeu o mês passado.

    • Alexandre Pinto says:

      Comprei um Nexus 5 e ando na duvida se devo activar o ART ou não. Qual é a tua experiencia? Ja ouvi dizer que da alguns problemas…

      • Abílio says:

        Nunca tive problemas. Há uma ou outra app que só funciona com Dalvik mas nenhuma que não fosse fácil substituir. O Xpose é que não dá em art 🙁 .
        Ainda instalei Xpose fiquei em Dalvik mas ao fim de uns dias desisti, fiquei habituado à fluidez do art. Mas sabes como é… Quando há algo de novo aparecem sempre os velhos do restelo…

  13. sigsegv says:

    Qual a percentagem se considerarmos só os Telm e tablete da google? Pois, acredito que nesse caso a %devera atingir os 90%. A verdade é que a google não consegue obrigar as varias marcas a fazer o trabalho que deviam fazer…

  14. Miguel says:

    O problema da google é que tem o sistema e entregam-no ás companhias que lhe colocam os seus drivers e os metem na sua série de dispositivos.
    Só que com preços de 70 euros na venda ao público, as companhias só tem o trabalho de adicionar os seus drivers ao android que está disponível na altura. A partir daí, deixam de o fazer porque fica muito caro.
    A Apple só tem 6 equipamentos a funcionar com o IOS. Só precisa de 9 drivers diferentes. Agora vejam o vosso computador portátil, que têm “só 200 a 300 drivers” para estar a funcionar.
    No caso do windows phone, eles tem o sistema centralizado mas é só enquanto tiverem os contratos com meia dúzia de companhias. Caso avancem para o mercado como é o do android, a coisa complica-se pois as empresas tem de enviar os drivers para a microsoft e eles serem distribuídos pelo serviço central.
    Já mesmo com o windows 8 há milhões de computadores com problemas para atualizar para o 8.1 pois os drivers que usam no 8 não são reconhecidos como válidos pelo 8.1. Usando as próprias ferramentas da microsoft, o sistema diz que está tudo válido… tenta-se a atualização pela shop, erro por não terem drivers funcionais.
    Tenho um exemplo desses num toshiba que as ferramentas da empresa dizem-me que tenho os drivers mais atuais que existem e a shop da microsoft diz-me que tenho 8 drivers que não são compatíveis com o 8.1.
    Usei a ferramenta da microsoft para verificar… está tudo a verde e dá-me o link para a shop. Vou lá, sempre o mesmo erro. Só depois de contactar a toshiba é que me foi dito que o problema é a microsoft não ter reconhecido alguns dos drivers deles daquele modelo e que só depois de Junho de 2014 é que poderei atualizar.

    • Nunes says:

      “Só precisa de 9 drivers diferentes”? onde é que foste buscar isto?

    • Nelson says:

      A Apple temais de 10 equipamentos, tem 1 iPod, 4 iPhones e 14 iPad.

      E mesmo que tivesse 10, é só uma empresa que faz SÓ produtos bons, a samsung, por exemplo, tem necessidade de fazer uma linha de tablets chunga e outra mais cara, e então de telemóveis, nem se fala..

      • OMG says:

        “I watched the Samsung pre-superbowl ad that launched today. It’s pretty good and I can’t help but thinking ‘these guys are feeling it’ (like an athlete that can’t miss because they are in a zone), while we struggle to nail a compelling brief on iPhone. ”
        Phil Schiller

        • Nunes says:

          o teu argumento é sobre publicidade? Com o dinheiro que a Samsung gasta em marketing, seria de admirar que não conseguissem pelo menos uma boa campanha publicitária… a lei das probabilidades joga a favor!
          Tal como não são de admirar as campanhas medíocres que a Samsung vai tendo!

        • Nelson says:

          Wow, parabéns, Samsung a melhor na pub!

          Ou não… lol

        • Brit_Box says:

          Querem mais?
          “Consumers want what we don’t have”
          Apple
          😀

          • Nunes says:

            Uma frase tirada fora do contexto… não vendem abaixo dos 300 dolares (onde ninguém está a ter lucro), nem vendem com ecrã superior a 4 polegadas! E mesmo assim crescem!

          • Nunes says:

            mas se é para usar frases fora do contexto, tb se pode ler esta
            ‘Threat from Apple extremely real and urgent’ [Samsung]

            e não esquecer a frase do Phil Schiller que o OMG tão sabiamente escolheu omitir e pertence ao parágrafo citado
            “That’s sad because we have much better products.”

          • OMG says:

            Fora do contexto?
            Tanto quanto sei era o título de um slide de uma apresentação…
            Têm produtos bons, com 64 bits, mas o que os clientes queriam era um ecrã maior. A Apple está desorientada sem a visão de Steve Jobs!

          • Nunes says:

            @ OMG
            exactamente, um título dum slide entre outros, com uma mensagem, com um contexto dado pelos gráficos nesse slide e anteriores! Não é para ser interpretado literalmente, até porque os dados dos slides mostram que a Apple cresceu bastante nesse ano! O que o slide mostra é uma análise do crescimento do mercado no geral, apontado áreas onde a Apple se deve focar no futuro para manter o crescimento!

          • OMG says:

            Não é para ser interpretado, porque não dá jeito?
            O que lá está escrito é a verdade.
            “catch up with Android where we are behind (notifications, tethering, speech, …) and leapfrog them (Siri, …)”

            Com o Steve jobs a Apple lançava produtos que os consumidores iam querer (futuro), agora não lança produtos que os consumidores querem (presente); se ele fosse vivo, duvido que tivessem demorado tanto a lançar um iPhone com ecrã maior.

          • Nelson says:

            Pois, e isso viu-se nas vendas deste natal da samsung e outros concorrentes e da Apple, não foi?

            Claro que querem o que a Apple não tem, se nem toda a agente compra um iPhone, é porque querem o que a Apple não tem, uma telha, um telemóvel de 200€, etc…

          • Nunes says:

            @ OMG
            uau… és uma maestro da confusão!
            tudo se interpreta! Algumas coisas são claras como a água sem grande necessidade de contexto (interpretação literal), outras necessitam de contexto para se perceber o sentido pretendido por quem as diz! Qualquer pessoa que tenha feito o secundário deveria perceber isto!

            “catch up with Android where we are behind (notifications, tethering, speech, …) and leapfrog them (Siri, …)”
            tal não tem qualquer relação com a outra frase. É de um email de 2010 inclusive. É até dum email de Steve Jobs, o que torna ainda mais ridículo o que dizes a seguir!

            enfim… já começas a habituar nesse teu estilo

          • OMG says:

            E tu já começas a aprender com o teu guru (leia-se Nelson)… quando faltam argumentos, manda-se um ataque pessoal, para desviar a conversa e está resolvido…
            Dizes que aquelas citações não foram dos teus links (?!) e eu é que sou o maestro da confusão…
            Sim, é de Steve Jobs, que sabia reconhecer quando estava atrás da concorrência e sabia onde investir, saberia que estava atrás da concorrência no ecrã (p.ex.) e investiria nisso e não nos 64 bits, não entraria na guerra de números.
            Um titulo “Consumers want what we don’t have” só não é claro para quem está ás escuras.

          • Nunes says:

            ataque pessoal!!? outra vez? meu caro se tu vens para aqui dizer coisas que, das duas uma, revelam não seres capaz de entender contexto ou demonstram que estás a gozar com as pessoas por te fazeres desentendido, é óbvio que te vão apontar exactamente isso, pois não há argumento lógico que valha, já que não pareces querer ser lógico relativamente ao assunto!
            Se queres interpretar isso como ataque pessoal, estás no teu direito, mas limito-me a apontar o que estás a fazer!

  15. Pedro A. says:

    Outro dos grandes problemas é que mesmo após estes 6 meses todas as semana saem telefones novos ainda com a versão 4.2

    • Bruno says:

      Na sua maioria só baratices chinesas. Modelos novos (Março 2014 em frente) da Samsung, LG, etc já vêm com 4.4.2.
      O 4.3 é que ficou pelo caminho, a maioria saltou directamente do 4.2 para o 4.4

  16. Hugo Soares says:

    Mas pior para mim é, como no meu caso , comprei o meu Se há Optimus. Comprei posteriormente o código de desbloqueio o que deveria tornar o meu equipamento livre. A respostas que estou a receber é que devido ao meu S/Não não servidor se encontrar agregado a Optimus ele só terá a actualização quando a Optimus a disponibilizar.
    Já agora alguém me indica qual a entidade para onde vou ter de reclamar para ver se tenho isto resolvido? É que no final das contas o meu Se ficou pelos 799€, ou seja, livre. Obrigado

    • Tobias says:

      Não podes reclamar com ninguém senão contigo próprio!
      Tu compraste um telefone à Optimus, com uma Rom da Optimus, configurações da optimus. Não é por o telemóvel aceitar cartões de outros operadores que deixa de ser um telemóvel Optimus. Só instalando uma Rom “limpa” é que consegues ter actualizações posteriormente.

  17. Rui Faria says:

    Ora Bom Dia.
    Eu instalei o 4.4, uma versão da cyanogen e as minhas sms deixaram de funcionar, visto isto instalei no 4.3.

  18. Pric says:

    Este estudos dos Android não podem ser comparados à Apple nem à Nokia pois estamos a falar nestes dois últimos casos de marcas com um SO só para eles enquanto que o Android é o sistema que chega a um maior numero de marcas diferentes. Assim sendo o estudo para ser correto deveria abranger apenas o que dentro do android se pode chamar uma marca da google que são unicamente os nexus. Agora refaçam esse estudo e mandem os números cá para fora e vamos então ter dados muito mais próximos do real.

    • Nunes says:

      estudos? isto são os dados da Google! E são relevantes pois é isto que ajuda a definir as prioridades dos programadores no desenvolvimento das suas aplicações, que sistemas é que devem ser suportados, que funcionalidades devem ser incluídas!
      Os dados que pedes não têm qualquer utilidade… nem sequer representariam muita gente

    • Nelson says:

      Quer dizer, as coitadinhas das marcas não rêm que puxar o peso pesado, não têm que fazer um OS e todas as chatisses de gerir uma plataforma… posto isto, não querem sequer ter o trabalho de verificar e lançar as atualizações, que dão muito trabalho… Afinal para onde vai o dinheiro que tu das quando compras o teu HTC one ou samsung S5 ou lg ou sony ou etc?

      São todas uma roubalheira! É o que acho…

  19. Ricardo Silva says:

    Isto nunca foi problema mas sim marketing por parte dos fabricantes de dispositivos.
    Só para ter uma ideia ainda tenho um Samsung Galaxy TAB 7 (GT-P1000) e a própria samsung disse que não iria dar mais suporte acima da versão 2.3.3

    Posto este pequeno exemplo, acho que já se percebe onde é que isto vai parar.

    Novos SO = Novos Dispositivos. O que vende não são os SO mas sim os aparelhos!

  20. btv says:

    Tenho htc one mini com 4.4.2 oficial.

  21. João says:

    Boas eu tenho um lg g2 que comprei na oranje e no dia 1-04-2014 fez a actualização para o 4.4.2 muito bom este equipamento…

  22. Mafalda Mouta says:

    O meu S3 versão 4G (LTE) supostamente iria receber a actualização do Android KitKat mas pelos vistos um telemóvel com menos de 2 anos, comprado por mim em Dezembro de 2013 morreu para a Samsung e eu fiquei a ver navios.

  23. João Terra says:

    Eu tenho um ZTE Smart a15 e os gajos da ZTE dizeram que ai e tal não irá haver update por falta de finacniamento, mas acho graça que os novos ZTE´s Smart´s já trazem a versão mais recente do Android, enquanto o a15 traz o android 4.0.4. Felizmente sei fazer root e foi ao site do modaco onde fazem ROM´s mais recentes e agora tenho a 4.4.2 da CM e modificada pela konstat
    As marcas estão-se nas tintas mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.