Quantcast
PplWare Mobile

SOs móveis: iOS 7 com 90% de adopção, KitKat apenas com 10%

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Vítor says:

    E a juntar a tudo o que foi dito, a estratégia da google em banir o Galaxy Nexus da actualização para a versão 4.4.

  2. ervilhoid says:

    mais do mesmo, é o mal do android, é o preço a pagar por ser livre

    • Nelson says:

      O que é que isso tem a ver?

      Linux… Já ouviste falar? FreeBSD, etc… Tudo 100% livre! tudo 100% atualizado…

      É o preço a pagar pela não-colaboração, pelos interesses das fabricantes, e da própria Google, que ainda não se percebo porque é que não atualizou o galaxy nexus, quando este fácilmente corre o 4.4…

      É o preço amargar por ser tudo uma mixórdia de drivers de um lado, kernel do outro, código proprietário de empresas que não garantem nada umas ás outras…

      • Al'thor says:

        Galaxy Nexus é muito simples. A TI fechou o sei negocio de chips moveis (os OMAP que estao dentro do Galaxy Nexus) e a Google nao tem permissao para usar os drivers (que sao closed source) e actualizalos para a API do Android 4.4

        ROM’s e Modders nao precisam dessa autorização e é muito facil instalar o 4.4 no GNexus.

        • Nunes says:

          essa desculpa é muito esfarrapada, sabendo que o Galaxy Nexus teve o Android 4.3 8 meses depois da TI se ter retirado do negócio, sabendo que o Nexus S teve basicamente o mesmo tempo de suporte e que o primeiro Nexus teve menos uns meses!
          É a Google que faz o Android e trabalha directamente com os fabricantes dos SoC, por isso drivers é coisa que certamente não será um problema

          • Al'thor says:

            Android 4.3 tem as mesmas API’s do android 4.1 e 4.2, nao há necessidade de novos drivers…

            Há um problema de licenciamento e nao de skills tecnicas. Simplesmente acabou o contrato e a TI nao desenvolveu mais do que era contratualmente obrigada.

          • Nunes says:

            :S que eu saiba houve várias optimizações nos sistemas, por isso mexe sempre com os drivers! Para além disso a TI desenvolveu os drivers em conjunto com a Google, por isso o conhecimento está na Google… não estamos a falar duma companhia que vai apenas comprar componentes e apanha com o suporte da outra!
            Suporte de ano e meio é algo que a Google já fez para 3 dos Nexus, e é o suporte acordado com os fabricantes há uns tempo atrás, por isso tira as conclusões!

          • Nunes says:

            explicando melhor! Houve mudanças no kernel Linux nessas 3 versões, que é onde esses drivers “correm”! Por isso tiveram que optimizar os drivers!
            As APIs correm acima do kernel, e permitem um nível de abstracção às aplicações, que as torna independentes do processador e hardware em que correm! As APIs serem as mesmas não significa que não há mudanças no código a vários níveis!

      • ervilhoid says:

        O que eu queria dizer é que se a google apenas tivesse meia duzia de dispositivos com android e não permitisse que outras marcas o usassem estes numeros seriam diferentes, claro que se assim fosse Android já estaria morto.

        Como deixam os fabricantes fazerem o que querem dá nisto, o que acho uma falta de respeito pelos consumidores.

        • Nunes says:

          A própria Google tem dispositivos sob sua responsabilidade e mesmo assim só lhes dá ano e meio de suporte. Mesmo que todos os telemóveis seguissem a mesma política de suporte, tal não seria suficiente para que a versão recente do sistema representasse uma percentagem próxima do que se vê no iOS, com 3-4 anos de suporte!

  3. ANDROID +1 says:

    Acho que ainda ninguem percebeu que as pessoas atualizam o ios apenas porque aparece a notificação, existem MILHOES de pessoas que mal sabem mexer num iphone ou num android, e simplesmente as pessoas nao se interessam por isso é que a google nao está mt preocupada, mas mesmo assim já estao a melhorar

    • Rui says:

      O problema é que no Android, na generalidade dos equipamentos nem sequer aparece a notificação! Ok?

      Não é porque os milhões de pessoas não saibam mexer no Android, é porque os fabricantes/operadoras não dão suporte!!!

      • ANDROID +1 says:

        Não aparece notificação , pois as empresas sabem que não tem que lançar atualizações pois as pessoas nao querem, ou nem sabem que existem, se fores À fnac, e perguntares às pessoas que tem telefones android quais é que sabem os pontos positivos do android, provavelmente 80% nao sabe que existem sequer

        • Rui says:

          Errado! Não lançam actualizações porque não querem e porque o objectivo é vender telemóveis. A LG, a Samsung, a HTC, etc etc etc GANHAM dinheiro a vender telemóveis e não com a venda de aplicações.

          Não sei que tipo de pessoas que conheces mas os que conheço e que tem Androids queixam-se que ficaram agarrados a versões tipo 2.2, 2.3, 4. Got it? O pessoal não é burro. Quem compra os telemóveis convencionais é que não actualiza.

          As pessoas utilizam uma coisa fantástica que é… comunicação. Falam entre elas, ficam a saber destas coisas tipo, actualizações, como comprar uma app, etc. As pessoas não vivem fechadas em caixinhas.

          Onde é que desencantas-te esse nr de 80%? Apareceu no nada?

          • Android +1 says:

            entao e objetivo da apple nao é o mesmo?

            nao vivem fechadas dentro de caixas? nao sei nao!
            e esses 80% apareceram do nada?! basta ires à worten ou fnac e estares atenta às perguntas feitas por pessoaos aos funcionarios e ves logo o que eudigo

          • alterego says:

            Quem sabe algo sobre android como a versão que tem sabe o que é uma rom e não fica agarrado à stock quando deixa de haver actualizações oficiais.

          • Rui says:

            O objectivo da Apple é ganhar dinheiro, tal como os outros, mas ao contrario da concorrência tem de manter todo o circuito, desde os smartphones até à loja de aplicações, passando pelo SO. Para que tudo funcione bem, é importante ter uma base actualizada logo o SO é actualizado para quase todos.

            No caso dos fabricantes que vendem com Android estão-se “borrifando” para os consumidores daí essa fragmentação ridícula. Eles vendem o hardware, não tem interesse que as pessoas fiquem com o mesmo tlm mais que 1 ano.

            Tendo em conta que os consumidores de produtos Apple são apelidados de ovelhas e carneiros, parece-me que são um rebanho muito inteligente pelos vistos. 90% do rebanho está actualizado na ultima versão. Já o rebanho dos Droids, pelas tuas palavras são pouco inteligentes. Eu não concordo, continuo a achar que o mal está nos fabricantes e na Google, e não nos consumidores.

            @alterego, nem 8 nem 80. Saber ver a versão, ir ao menu e ver é uma coisa. Baixar uma rom e actualizar é outro nível.

          • alterego says:

            Rui,
            Cyanogen nao tem nada de complicado, é mais facil que abrir uma lata de sardinhas!

          • Rui says:

            alterego, não é fácil como dizes. Não é clicar num botão e já está.

            Uma actualização é simples, é ir ao menu e actualizar. Pesquisar aquela rom que serve e que coloca tudo ou quase tudo a funcionar é para quem tem conhecimentos informáticos.

        • Paulo Costa says:

          “Não aparece notificação , pois as empresas sabem que não tem que lançar atualizações pois as pessoas nao querem, ou nem sabem que existem”

          “As pessoas não sabem o que querem antes de lho mostrarmos.” – Steve Jobs

          Então é suposto ou justo pagar-se por um dispositivo tecnológico recente, sabendo de antemão que o respectivo suporte será meramente secundário, dúbio e ineficaz, descartando a responsabilidade e obrigação do fabricante, seja ele qual for?

          Se a maioria das pessoas não estão habituadas ou não querem fazer actualizações de Android é porque, ou estas realmente não existem, ou é porque não são simples de fazer. Android pode ser livre e aberto, mas as pessoas ao pagarem por esta tecnologia têm direito ao conjunto do equipamento (suporte físico) + software (sistema e interface com o utilizador) + suporte (apoio técnico, garantia e actualizações).

    • Jonathan Fitzgerald says:

      Desculpa lá, mas um grande mal (infelizmente) do Android é a fragmentação. Muita gente que tem Android não chega a ver notificação nenhuma porque não a há. Há imensos smartphones que não têm suporte para versões mais recentes de Android e nunca chegarão a ter!

      O que não faltam são smartphones onde o suporte para versões mais recentes pára no tempo. Há ROMs a correr Kit Kat no Huawei Ascend G300, mas da parte da operadora/marca, eles não vão além do 4.0.3! E há uns anos atrás comprei um HTC Tattoo com promessas que ia ter suporte para 2.3 e depois a HTC deixou o pessoal pendurado na versão 1.6!

      • Johnny says:

        Concordo.
        Por muito que goste do Android, as marcas que disponibilizam os dispositivos são culpadas a 100%.
        Tenho um Huawei Y300 e nunca vi uma actualização por parte da marca.

        Infelizmente, as marcas que comercializam dispositivos Android só querem é vender.

        • Rui says:

          As marcas só vão mudar essa politica se forem forçadas pela Google, caso contrário é uma salganhada pegada.

          Ganham dinheiro a vender telemóveis…

          • Paulo Costa says:

            …e a plataforma de software já está preparada e tudo, só têm de fazer um pouco de tweaking para agradar o olho, umas animações, apps de terceiros, backgrounds engraçado e animados (o novo cpu xpto aguenta), meter software proprietário “levezinho”, espetar o logo e dizer que as pessoas têm todo o software que quiserem na Play Store. Qual optimização ou segurança do sistema base qual quê, para isso é preciso empenho, dá trabalho e demora, venha mas é o proximo smartphone com specs brutais nas etiquetas das lojas e um anúncio a dizer mal da concorrência…

      • Sundown555 says:

        Eu infelizmente fui uma das pessoas que tb adquiri um tattoo e esperei eternamente por um update ou correcção dos problemas da 1.6. Finalmente acabei por colocar uma ROM com a 2.3 que nunca foi muito fiavel e era lenta o que tornou impossivel a utilização habitual do telemovel.
        A minha primeira desilusão com o android e que não foge da minha memoria até aos dias de hoje.

    • Nelson says:

      Ya… No android, realmente não aparece a notificação… Lololool

      • ANDROID +1 says:

        LOLOLOLOL…CALA-TE QUE FAZES MELHOR, porque é que as pessoas tem que ter atualizações se mal sabem ligar o telefone à net?!

        • Nuno Vieira says:

          Hmm, esta é muito difícil de responder…

          Que tal segurança?

          Que tal melhorias que a nova versão pode introduzir que torna a operação do telemóvel mais simples?

        • Jonathan Fitzgerald says:

          Epah, assim para o de repente até me lembro de vários motivos:
          – Melhorias de segurança;
          – Correcção de bugs;
          – Introdução de novas funcionalidades;
          – Melhoramentos de performance;

          Tu tens noção do quão ridículo esse comentário foi? Quase que me arriscava a dizer que és um pouquinho fanboy LOL…

          • ACS says:

            Ele não é fanboy. simplesmente falta-lhe um cérebro e pensa que todos são iguais e que todos devem saber mexer em coisas que ele sabe.

      • User says:

        Nelson – Depende do smartphone.. Nem todos tem OTA sequer.

    • ACS says:

      a maior razão nem é essa mas acabaste de dar mais um ponto ao IOS. Mais user-friendly, bem mais fácil de usar e ter o telemovel facilmente actualizado contra todos os problemas e riscos.

  4. pires says:

    O melhor deste artigo é as horas no android xD

  5. Nunes says:

    Oficialmente o KitKat representa ainda menos! Os últimos valores indicam 2,5%! É um padrão que se repete com cada versão!

  6. Andre Leite says:

    O título da notícia é um pouco enganador porque comparar todas as versões 7 do iOS com uma versão específica do Android (4.4).

    Para fazermos uma comparação justa deveriam comparar a versão Android 4.4 com o iOS 7.1 (que não chega a 40%) ou então Android 4 com iOS7. E aí a diferença não é tão grande quanto o título parece mostrar.

    Não estão a querer negar que existe fragmentação nos Android causada, em grande parte, por operadores e fabricantes. Em todo o caso, convém colocar tudo na sua devida proporção…

    • Nunes says:

      :S fazes ideia de como são contabilizadas as versões no iOS, para dizeres isso?
      O iOS 7 saiu poucas semanas antes do Android KitKat. A passagem para a versão 7.1 não é comparável à transição do Android 4.3 para 4.4, e saiu há poucas semanas, sendo muito mais parecido com as versões de correcção que vão saindo no Android – como 4.4.2!

    • Sergio J says:

      o salto da 7 para a 7.1 refere-se quase e só a pequenas refinações. Isso já não é verdade da 4.3 para 4.4 no Android

    • Nelson says:

      4 – ice cream sandwich
      4.1~ 4.3 – jelly bean
      4.3 – kit kat

      Simples… lá por não mudarem graficamente, não quer dizer que seja diferente, a API levei também é diferente, o iOS 7.1 também tem algumas API novas, é certo, mas quem quer, é só correr a instalação…

    • Nuno Vieira says:

      Para comparares a percentagem de Android 4.x com o iOS, tínhamos que contabilizar a partir do iOS 5.

    • MárioM says:

      No Unico iphone cá por casa continua com a versão 6 e não vai sair dessa.
      Depois de colocar a 7 ainda fui a tempo de saltar para a 6 e não estou nada arrependido.

  7. José Henriques Pereira Sobrinho says:

    SOs móveis: iOS 7 com 90% de adopção, KitKat apenas com 10%
    Este titulo é enganoso

    Desfazendo o mito
    As causas para esta diferença de valores tão grande é conhecida e assenta principalmente na fragmentação do sistema operativo Android por uma vasta plataforma de dispositivos, ficando a cargo dos fabricantes a responsabilidade de criar as actualizações necessárias.

    Tenho um dispositivo android e quero adoptar o kitkat mas o fabricante não disponibiliza actualização.

    Eu bem que queria adoptar, mas fico imposssibilitado

    • Fernando Pereira says:

      Pois… E os fabricantes dizem:”Infelizmente para ter o KitKat terá que adquirir o nosso novo modelo”. Extactamente igual no mundo dos PCs e periféricos no universo Windows: “Drivers para o novo Windows? Tem que adquirir nosso novo modelo…”

    • Nuno Vieira says:

      A Google também tem culpa no meio disto. O iPhone 4 é mais antigo que o Nexus S e o Galaxy Nexus, no entanto o primeiro ainda se encontra actualizado com a ultima versão.

  8. Tiago Raposo says:

    É um dos pontos fortes da Apple sem dúvida. Tenho 2 Android, um deles com KK de origem, mas atenção, não sou um “fanboy” como alguns, sei ver claramente os pontos fortes e fracos dos 2 sistemas falados. E antes que mandem a boca mais comum, não tenho um Iphone porque acho muito caro para a utilização que lhe vou dar. Focando o tema, a Google ainda tem muito que evoluir neste tema.

    • Paulo Pereira says:

      eu também concordo, quando compramos um andróide ele quase sempre acaba os seus dias com a versão com que foi adquirido, actualizações são na maior parte das vezes mentira, e quando queremos actualizar temos de arriscar uma rom alternativa como as do cyanogenmod que por acaso é a que eu tenho no meu s3, mas neste telefone menos mal, anteriormente tive um htc ones e esse então actualizações houve apenas uma, mas se falarmos de modelos mais baratos estas nunca acontecem,como o tlm da minha esposa que é o galaxy apollo, por estas e por outras é que a google veio agora obrigar os fabricantes a meter as ultimas versões nos equipamentos mas ainda ira correr muita agua até que isso aconteça.

  9. António Manuel Santos Batista says:

    Estão a comparar o que não faz sentido…. o iOS 7 apenas corre em meia dúzia de equipamentos logo é fácil para o fabricante garantir compatibilidade com o Hardware, por outro lado o Android corre em centenas de Hardware’s diferentes sendo muito mais complexa a garantia de que todos os dispositivos sejam compatíveis.

    Mais uma estátistica à Apple que não vale nada, se colocassem os equipamentos oficiais da Google(nexus) o resultado seria bastante diferente e bastante mais real mas o objetivo deste estudo é somente comercial !!

    • Nunes says:

      Toda a variedade de aparelhos android tem tb várias dezenas de fabricantes (e respectivos funcionários) que asseguram a optimização do Android nesses aparelhos, afinal de contas foram essas empresas que fabricaram os aparelhos, por isso esse argumento explica muito pouco.
      Quanto aos aparelhos da Apple, são mais do que meia dúzia! São todos os modelos do iPhone e iPad com pelo menos 3 anos, havendo variações geográficas por causa das redes suportadas!

      • Pedro says:

        E a integraçao do IOS7 nos iphones 1/2/3/4? ja nao contam por nao sao compativeis, mas num android um charuto de 800mhz lançado a 5 anos ja conta como nao integrado com o 4.4… Boa comparaçao!

        • Nunes says:

          do que é que falas? não fazes qualquer sentido!
          Os telemóveis anteriores ao iPhone 4 não têm suporte, mas os que estiverem em uso (e de certeza que há com 5 anos) continuam a afectar estas percentagens, por manterem versões anteriores do iOS!
          Androids com 5 anos devem ser coisa rara, tendo em conta as vendas em 2008-9!

          • Kikas says:

            Vejamos….

            tenho iPhone 3G….continua a bombar…iOS 4.2.1…só o uso como telefone/ipod e pouco mais….

            Tenho um iPad 3 de 2012….iOS 7….ficou espectáculo….já fiz duas vezes JailBreak(com versões iOS anterior)….não gostei…voltei ao iOS….

            Uma filha minha tem um iPad 2 com iOS 7…..sempre a bombar…

            Além disso tenho um MacBook Pro de 2009 com OSX 10.9.2 instalado….fiz um pequeno upgrade ao hardware….um SSD e mais RAM e rola muito bem inclusivé com VMWare (linux, XP, Win7)…e consegue abrir Maqs virtuais sem qq dificuldade….tenho máquina para mais uns anos…

            Cá por casa ainda há mais dois MacBook de 2013…muito bons sem qq novidade…

            Pois…não há virus….nem maq lentas….nem mensagens estranhas de “o windows vai encerrar”…nem configurações Geek do Linux para perder tempo (eu gosto de linux…para brincar….não para trabalhar)….

            Convém dizer que não instalo software pirata…pq no Mac as aplicações não custam o absurdo que custam em windows… e não são frágeis como as de linux (defeito dos open source…de borla mas sem fiabilidade)….por isso no tempo fui investindo e comprando…até ver nunca paguei nada pelas actualizações do iWorks ao contrário dos Office da Mickeysoft que tudo a pagar centenas de euros…

            Por tanto…como diz o povo “o que é bom é caro!”…..mas para trabalhar vale a pena não ter aborrecimentos….

            Usei windows (por questões económicas) desde a versão 2, 3,3.11,NT….até ao XP….quando saiu o Vista mantive o XP….passado pouco tempo mudei para a “Maçã”….

            Não tenho problemas de software, tudo funciona tudo sincroniza…..pode ser caro (feitas as contas ao tempo que perdia acho que não é!)
            MAS TUDO FUNCIONA E É TRANSPARENTE….não perco docs….

            Não sei o que se discute aqui…mas parece um clube de anti-maçãs ….com uns adeptos da maçã a atiçar as hostes…ehehehe….!

            Não se trata de ser paranóico mas a maçã é mesmo MELHOR!

            quando aparecer melhor….eu mudo….não sou fundamentalista

            Cps!

    • Nelson says:

      Não vale nada, e só corre “em meia dúzia de equipamentos”, não é?

      A Apple tem mais equipamentos diferentes a correr iOS, que qualquer fabricante tem o android 4.4.

      Além disso, a Apple tem o iOS 7 a correr em equipamentos que datam já de 2010…

      • Miguel Sousa says:

        Coisa que só vai acontecer até algures a Setembro-Outubro de 2014… o IOS 8 já foi dito que só irá funcionar nos iphones 4, ipad 3 e nos Imac que foram produzidos a partir de 2012 para a frente.
        Todos os antigos devem morrer no ios 7.0.4. Porque a Apple já anunciou que o Iphone 3 irá deixar de ter suporte a partir de Outubro de 2014 e o ipad 2 fica sem suporte a partir de Maio de 2014.

        E a arquitetura é quase toda igual… já desde o iphone 3 e ipad 2. Por isso não existe grande problema a nível de drivers. São 4 drivers…
        Ao contrário das centenas de milhões de drivers que seria preciso para o Android suportar os equipamentos onde é usado.

        • Nunes says:

          onde é que inventaste essa teoria de que a Apple já anunciou alguma coisa!? que o iOS8 é só para aparelhos a partir de 2012? que os iMac têm iOS?

          Todos os antigos devem morrer no ios 7.0.4.?
          já houve as versões 7.0.5, 7.0.6 e 7.1
          enfim… só invenções

        • Rui says:

          Antes de falares da Apple informa-te melhor antes de dizeres tanta asneira junta num só comentário 😉

        • Nelson says:

          LOL, ao que parece, os Mac’s vão passar a usar iOS.

          Comentário genial, obrigado por contribuíres para o enaltecimento de todos.

        • Nuno Vieira says:

          WTH… Primeiro, nem sequer existe o iPhone 3, mas sim o 3G/3GS. E este já não se encontram na versão iOS 7 e são considerados como sendo descontinuados (embora o 3GS tenha recebido uma actualização à um mês atrás para o iOS 6.1.6).

          Os antigos devem morrer no iOS 7.0.4? Não sei em que caverna andaste este último mês. Todos os aparelhos que receberam actualizações para o iOS 7 também podem ser actualizados para o iOS 7.1.

          iOS no iMac? Tens que compartilhar o que estas a fumar aqui com a malta que deve de ser bom!

          O único aparelho que é provável deixar de receber actualizações é o iPhone 4. Mas quando o iOS 8 sair o iPhone 4 irá fazer os seus 5 anos. Nada mau considerando que a esperança de um Android se manter actualizado oficialmente nem sequer chega aos dois anos.

      • João Almeida says:

        A “correr”? É mais a “arrastar” do que a “correr”…

  10. PahAssimTodosJáSabemOmeuNome says:

    Começo a achar que quem faz os títulos anda com uma pedrada naquela cabeça…

    Misturar percentagens -_-

  11. TONY says:

    Apressaram se actualizar devido aos bugs e ao atraso que ha em relação ao android.

  12. Zefra says:

    Sempre achei este tipo de comparação um bocado para o incendiário. Estamos a comparar uns 3 modelos da mesma casa que faz o SO e o Hardware contra uma casa que apenas faz o software e varias que fazem hardware. Obviamente que a implementação e lenta. Se os fabricantes instalassem nas suas maquinas o software sem o seu “launcher” poderíamos vir discutir sem problemas. Como a implementação sempre foi lenta e normalmente serve apenas para os telefones de topo de gama acho estudos destes uma perda de tempo.
    Se me falarem dos Nexus então tudo bem. Podemos comparar e ver se vale a pena

    • Nunes says:

      não tem nada de incendiário! É a realidade de cada plataforma, com efeitos no suporte que os programadores dão às suas aplicações (adopção ou não de novas funcionalidade do SO), nas funcionalidades disponíveis a muitos utilizadores, e segurança da plataforma, pois sem updates ficam muitas vulnerabilidades por corrigir.
      Comparar com o Nexus, não te vai explicar porque é que muitos programadores demoram a adoptar a versão do Android mais recente para as suas aplicações!
      Mas se queres mesmo comparar com os modelos Nexus, olha para o tempo de suporte que têm – ano e meio – e compara com os 3-4 anos no iPhone

      • Zefra says:

        Concordo em pleno com a tua analise. O problema é que comparar aparelhos que são suportados apenas durante um ano e meio com outros que são suportados 3-4 anos só mostra que a comparação não poderá existir.

        • Nunes says:

          essa agora é que é incompreensível! Então não podes comparar aparelhos porque o tempo de suporte é diferente? Isso é tão incompreensível que se fica sem palavras

      • Pedro says:

        é incendiário é.
        Para começar nao ha comparaçao de iphones que nao sao compativeis com o IOS7, mas no android sao incluidos equipamentos que nao sao compativeis com o 4.4! logo sao estudos sem sentido e incendiários. Nao é de um lado incluir x equipamento mas do outro ja se inclui y

        • Nunes says:

          continuas a não fazer qualquer sentido! Nas estatística do iPhone entram todos os telemóveis em uso, mesmo os que não podem ter o iOS7! Nem dá para perceber onde é que vais buscar essa ideia!

    • Gaius Baltar says:

      Deixe-me ver se entendi: Quando é para contabilizar cota de mercado todo emqualquer equipamento com Android pode entrar, mas se formos falar de atenção real ao cliente só valem os Nexus? Então como ficamos? Quando dá jeito todos os Android valem, mas quando não dá só os Nexus é que são válidos? A lição para isso é: Esses estudos nunca serão completamente isentos ou completos, pois é impossível contabilizar cada um dos centenas de milhões de dispositivos móveis existentes. Nunca saberemos ao certo as estatísticas reais. Mas se pudéssemos comparar deveria ser uma comparação razoável, ou seja compararmos os 3 modelos de iPhone à venda com os três modelos topo de gama Android mais vendidos. Aí sim veríamos quem vende mais, quem tem maior e melhor suporte pôs-venda, quem tem melhor valor de revenda, quem teme maior durabilidade, etc. O resto é sombra de árvores alheias…

    • ACS says:

      Quando dás 400+ euros por um telemóvel acho que devias olhar para tudo o que ele trás e não só às specs. E aí está incluído o suporte, qualidade de construção, updates, apps que podes enfiar, etc… Para mim se algum dia der tanto por um telemovel é para dura muitos anos. Se ao fim de 2 anos o telemóvel já não serve mais então é porque a empresa que o produziu não presta e foste bem enganado.

      Quando passa desse patamar de preços prefiro dar mais umas croas e ter garantias que terei suporte de jeito do que ter que uma coisa que me obriga a gastar outros tantos ao fim de 2 anos.

  13. helcap06 says:

    quando a source sair da mediatek
    vamos ver como isto fica

    depois tambem muitos utilizadores
    não sabem e nem se dão ao trabalho
    de saber como se faz para atualizar

    por vezes para atualizar tornase um pouco dificil
    mesmo para quem percebe pode se tornar duvidoso

    estão a comparar uma marca “Aple” com um numero infinito
    de marcas todos os dias vejo novos smartphones de marcas
    que desconhecia

    é bom saber que o pessoal que tem IOS
    esta atualizado parabens

    tenho um SGS2 e ja tenho o kit kat a muito
    obrigado CyanogenMod 11

    • Nelson says:

      #badhaiku ?

    • ACS says:

      Quando produzes algo com qualidade devias garantir que quem depois vai vender continua essa qualidade caso queira usar o nome do que produziste e que associa á tua empresa.

      Se a google permite ás empresas a continuarem anos a fio a dar má fama ao android é problema deles e que lidem com isso.

  14. luis says:

    Fassam antes uma comparação só com os Nexus. Porque isso nem se compara visto a Apple frabicar os seus aparelhos e ter o seu próprio sistema operativo.

  15. David Guerreiro says:

    Este artigo não faz qualquer sentido. No iOS, só não tem iOS 7 quem tem equipamentos não suportados por essa versão, ou por decisão própria. No Android, dado estar maioritariamente dependente do fabricante, muitas pessoas mesmo que queiram ter KitKat não podem ter. Um grande exemplo são os smartphones com SoC Mediatek, grande parte deles corre Android 4.2, porque a Mediatek não lançou drivers que suportem Android 4.3 ou 4.4.

  16. João Oliveira says:

    Os 4,4% é relativo a todos os telemóveis Android ou só naqueles que é possível fazer a actualização?

  17. Miguel says:

    Faltou explicar que só 3 ou 4 modelos levam com iOS 7, enquanto em Android é aos milhares de modelos, desde TVs, AutoRádios, Receptores Satelite, relógios, Consolas de jogos, Tablets, Smartphones…uiiiii que a lista nunca mais acaba.

    Android é um mundo a parte!

    • Sergio J says:

      tudo o que referes não conta. os estudos referem-se aos smartphones/tablets

    • Nunes says:

      e todos esses aparelhos Android não tiveram equipas próprias para optimizar o Android a esses aparelhos? Por isso a variedade de aparelhos é uma falsa questão. A questão é de prioridades dessas companhias!

      • Miguel Sousa says:

        Não é.

        Se vais por aí, então o Android afinal está a 100%. Pela simples razão que qualquer empresa que modifica o sistema operativo está a criar um sistema diferente.
        Ao contrário do IOS que só funciona em 4 versões de telemóveis, 3 versões de ipads e 11 versões de imac. Portanto, um sistema que funciona em 18 equipamentos… está a ser comparado com outro que é usado em milhões de equipamentos diferentes.

        • DeuX says:

          iOS no iMac? O dia em que isso acontecer é o dia em que atiro o meu pela janela e compro um all-in-one da Samsung ou HP. Mil vezes correr android no iMac que iOS lol.

        • Nunes says:

          Quase todos os aparelhos Android que vês por aí à venda a única coisa que quanto muito poderá ser mudada é parte do interface gráfico… mas continua a ser o mesmo sistema! Essas empresas têm dezenas ou e algumas delas centenas de pessoas responsáveis por manter o código Android nos seus aparelhos! Por isso não podes simplesmente alegar que dá mais trabalho, quando há muito mais gente responsável! São as escolhas desses responsáveis que torna a situação o que é!
          A Apple para cada modelo do iPhone tem pelo menos 3 versões adaptadas às redes de cada região, para os 6 modelos de iPad são mais algumas versões por cada um! Por isso a Apple tem tb muitos modelos, mas é esperta e não faz como muitos fabricantes que escolhem configurações demasiado dispares para os modelos que fabricam! Mais uma consequência das escolhas de cada fabricante!

        • Rui says:

          o iOS corre em iMac? só se for no simulador do xcode 😛

          Ai esta gente fala sem saber….

  18. JorgeC says:

    Comparação absurda! O correcto era comparar o iphone com o último nexus.

    • Nunes says:

      Estas percentagens afectam as escolhas dos programadores! Estes não vão olhar para uns milhares de Nexus para escolher as versões do Android que vão suportar nas suas aplicações. Isto por sua vez afecta a oferta disponível ao consumidor!
      Por isso vir com o argumento do Nexus, é tapar o sol com a peneira, ainda por cima quando o tempo de suporte do Nexus é metade do que se consegue com um iPhone, o que já diz muito!

  19. Programador Mobile says:

    Este artigo fala sobre desenvolver para Apple. Mas é enganador, em Android, embora tenha diferentes plataformas existe 100% de aprovação nas apps. E isto no espaço de 2/3 horas.
    Para iOs a aprovação nas apps demora no mínimo é 1 semana e sem a garantia de ser aprovado.

  20. J says:

    Eu até percebo a notícia. É um facto que a google queria ou dizia que pretendia unificar os inúmeros dispositivos com o KitKat e o certo é que mesmo após o tempo que passou os fabricantes continuam sem disponibilizar a respectiva actualização, mesmo quando se trata de dispositivos recentes.

    Tenho vários dispositivos nessa situação. Uns dizem que é por causa do fabricante do chip, outros (Asus) dizem que nem sabem se quando ou se vão efectivamente disponibilizar a actualização, outros descartam-se com o facto de o equipamento já não ser novo…

    Na minha opinião os fabricantes em geral depois de apanharem o dinheiro da venda, dão um mau suporte.

    Para concluir, na minha opinião se a google queria aumentar a sua posição com o 4.4 devia ter ajudado os fabricantes na implementação do mesmo.

  21. Pedro says:

    Este é um relatório tendencioso.. Para começar nem é feita comparação justa.
    Nem comparam ios 7 vs andoid 4, mas sim 7 vs 4.4 (quando pelo menos no minimo 7.1 vs 4.4). Depois é comparado Iphone vs Mil e um modelos (nao iphone vs Galaxy, ou iphone vs htc one).
    A fragmentação no Android é real e existe, nao por culpa do SO mas dos fabricantes, mas tambem fazer relatorios desses é o mesmo que comparar o preço das chamadas no Vodafone RED vs tarifarios sem carregamentos obrigatórios.. Ou seja, sem justiça

    • Nunes says:

      O iOS 7 saiu poucas semanas antes do kitkat (4.4), sendo ambas as versões actuais de cada plataforma. A versão 7.1 saiu há 15 dias e serviu para correcções e retoques, idêntico às versões 4.4.1 e 4.4.2 no Android! De modo que a comparação é totalmente justa e lógica.

      Quanto ao número de aparelhos Android, há tb “milhares” de fabricantes responsáveis por eles e pelo seu software. Se não dão mais suporte é porque não têm essa prioridade, é uma escolha que fazem no desenvolvimento dos seus produtos! E a culpa desta fragmentação não é só dos fabricantes. Foi a Google que estabeleceu a política de suporte que teve esta consequência… a sua ânsia por ficar na frente era tanta, que preferiu agradar a fabricantes e operadoras em vez de criar uma política bem estruturada que protegeria os interesses do consumidor. É olhar para a política que a Microsoft segue com o Windows Phone!

  22. Marcelo Barros says:

    É vergonhoso a Apple lançar actualização de iOs7 para iphone 4s, aquilo tem lag por todos os lados. Se o smartphone já não tem performance mais vale não actualizar.
    Mas também é vergonhoso um 4s já ter estes problemas de performance, afinal estamos a falar de telemóveis caros e topo de gama. Não venham com comparações a Android’s de 100 euros.

    Um HTC One x, um S3 ainda pode levar com o Kit Kat nem que seja por rom que corre de forma fluída.

    Depois vem os fan boys da apple falar em performance Android.

    • Vítor M. says:

      Olha lá, já alguma vez usaste o iPhone 4S com o novo iOS? 😉 experimenta que depois deixas de dar essas “calinadas” 😀

    • Sergio J says:

      eu tive lag, mas depois de limpar as configurações ficou super fluido. o problema não está na arquitectura do 4s, mas nas configurações do teu equipamento

    • João Pereira says:

      Tenho um 4S e a única coisa que me queixo é do 7.1 pois reduziu em 1 dia +/- a minha bateria… do resto lag? não o vejo desde que deixei o meu android…

      • Kikas says:

        faz uma descarga/carga completa….ele perdeu os registos de gestão de bateria….é normal….após um ciclo de carga/descarga completa deve ficar em condições…convém desligar/ligar wifi/location services/Bluetooh durante alguns periodos de tempo duarnte a descarga…etc …de forma a que o sistema veja diferente tipos de regime de consumo….

        …nota….por descarga entende a utilização normal….

        não sei se me fiz entender!?

        Cps.

        • João Pereira says:

          Já fez umas 2/3 completas, e continua igual…. 🙁

          • Kikas says:

            Não pode ser….(digo eu …)
            Esse problema foi reportado logo no início da actualização….e a explicação oficial do fabricante foi a que lhe disse…tem que haver por aí mais qq coisa a torrar a bateria…
            Não estará nenhuma aplicação activa que use os serviços de localização (p.ex.)….e que anteriormente estivesse morta (ou o serviço de localização desligado)?
            Isso é estranho….tenho dois iPad (2 e 3) cá por casa com 7.1 e não tenho problemas….pode haver bruxas mas ainda não aprenderam electrónica….

            investigue e consulte as páginas do iOS que deve haver mais dicas…

            Bem haja
            Cps.

    • Nelson says:

      ROM?

      “Depois vem os fan boys da apple falar em performance Android.”

      https://www.youtube.com/watch?v=BCIgCP0gg1g

      Toma lá, o mais poderoso, o mais recente Android…

  23. Tiago Raposo says:

    Falou-se que Android são milhares de telemoveis, OK.
    Mas os ditos não são da Google, são de marcas diferentes.
    O que devia ser feito era a Google obrigar as marcas a darem suporte a SÉRIO aos telemoveis que lançam com Android, nisso digo mais uma vez a Apple está muito à frente. A Google nem os telemoveis deles têm com KK, bem têm o Nexus 5, vá lá…

    • Miguel Sousa says:

      Sendo que a Apple tem um sistema totalmente fechado e totalmente dependente de enviares os teus dados pessoais para eles usarem para ganharem mais dinheiro… e que chegas ao cabo de 2 anos e o sistema operativo fica sem capacidade de se ligar à ÚNICA loja que permite atualizar e ir buscar aplicações para esse sistema operativo.
      Para além de quem tem o sistema leva com centenas de avisos todos os dias sobre terem uma versão demasiado velha e sem qualquer capacidade de funcionamento e terem de atualizar para a nova versão.

  24. xbs says:

    Oranges and apple.
    Não há comparação possível.

    Para os geeks há sempre as roms, para os apples há a apple. 🙂

  25. both says:

    A minha mulher tem o iphone 4, tive a actualizar para a ultima versão do IOS e acho a performance igual. Do pouco que uso o dela, não notei nenhuma perda. eu tenho um nexus 4 e até acho o nexus mais rápido. mas também não o tenho carregado de aplicações, tem o essencial para mim.

    • Nelson says:

      É que saiu o iPhone 4, depois saiu o Nexus S, depois saiu o Galaxy Nexus, e depois saiu o Nexus 4…

      Logo, não admira o iPhone 4 ser mais lento, a idade não perdoa…

    • iEng! says:

      Nexus 4 mais lento que o iPhone 4, pura ilusão tua mas por completo.

      A nível de actualizar provavelmente não notou muita a diferença na performance mas são menos 200mhz já é alguma coisa e isso paga-se, digo isso porque provavelmente quando o adquiriu (iPhone 4) ele vinha com o Cpu a 1000mhz, e com as actualizações ele ficou com Cpu a 800Mhz para poupar mais bateria isso garanto que ficou.

  26. helpra says:

    Tenho um ZTE Blade (San Francisco), com android 4.4.2 e corre muito bem num processador de 600mhz e 512mb ram. Apesar de não ter suporte total para a versão KITKAT, estou muito contente de ainda poder usar o meu smartphone de 2010, sem problemas.
    Existem muitos smartphones android, com rom’s modificadas como a minha que não contam para estatistica, ou seja, o meu deve contar para a versão android 2.2.

  27. Gaius Baltar says:

    Resumo do artigo: Se tiver dinheiro, for geek e odiar a Apple compre um Galaxy S(X), HTC One (X) ou Xperia Z(X), onde o (X) é a versão mais actual do aparelho. Como és geek, sempre terás o aparelho actualizado via ROMs alternativas.
    Já se tiver dinheiro (geek ou não), não odiar a Apple e não quiser chatices compre o iPhone mais actual, e terás um bom aparelho actualizado por no mínimo 4 anos.
    Por fim, se não tens dinheiro compra um Vodafone Smart Mini e usa como dumbphone. Aliás, se não tens dinheiro nem deverias estar a ler esse artigo! 😀

  28. alterego says:

    Se a a Apple desse LIBERDADE DE ESCOLHA aos seus clientes para poderem fazer o downgrade os numeros seriam (ligeiramente) diferentes, mas estamos a falar da Apple, ou fazemos como eles querem adeus!

  29. Tiago Rocha says:

    Boa noite!

    Já se pode colocar o kitkat no samsung GS4

  30. Sandro says:

    “Off-Topic”: ( http://goo.gl/EQFzwC ) novo HTC one?? como é que é possivel?

  31. iEng! says:

    Na minha teoria e alguma pratica em software, muitas das vezes as actualizações só bem trazer estragos e de que maneira,quem usa o sistema iOS bem se pode queixar de muitas coisas, acontece algumas no SO android também como é normal mas não me parece o mais queixoso neste campo.

    Quando um equipamento bem de fabrica a funcionar na perfeição sinceramente para que actualizar a maquina (telemovel) quando por vezes quando o fazem só trás montes de problemas de estabilidade, muitas vezes vai-se pela ilusão e depois deparamos com um aero mais bonito e depois na performance fica um autentica treta súper instável e depois é meter as mãos a cabeça.

    Actualizações para mim e no meu ponto de vista só interessa tudo o que tiver a ver com segurança do S0 e (anti-virus), o resto e tudo tangas, quem quiser mudar o aero do equipamento que altere o loucher e esta pronto, que para mim também se torna uma treta.

    Para mim a politica das actualizações seja qual for o seu sistema deveria ter um controlo extremo, vários e vários e vários testes em equipamentos antes de ser lançada depois só sai asneira, esta é apenas a minha opinião sobre as actualizações para os sistemas operativos todos possíveis existentes.

    Cumps.

  32. Rmcrys says:

    Não entendo o problema com os updates, eu tenho um Samsung Note 3 com o Kit kat , e um iPad mini com o iOS 7. O Android pouco muda entre versões e sendo aberto a centenas de fabricantes e versões de hardware, compreensívelmente não se pode esperar updates consecutivos. O único que posso dizer é que se pegarmos num Android 4.1.2 dum mesmo fabricante e hardware, e compararmos com um 4.3 pouco vemos a mais. Por outro lado tenho o iPad mini retina com o iOS 7.1 e se por um lado está super fluido e rápido, suga a bateria a um ritmo pelo menos 30% superior ao 7.0.x. Espero que se resolva rápido. Para resumir, acho que para 90% do povo (os não geek) é igual qual a versão de firmware e se não fossem os avisos explícitos de firmware da Apple/Samsung/Sony nem estes seriam actualizados a um ritmo tão rápido.

  33. Helder says:

    Na minha modesta opinião, este post diz tudo. Esta é a principal e a mais sentida lacuna sentida por parte dos utilizadores do Android que nunca sequer ouviram falar da palavra root (e julgo que a percentagem destas pessoas deve ser de longe mais alta que a restante).

  34. João Santos says:

    Mas tá uma nodoa o 7.1.

    Até o raio do botão para desligar é feio. Estava melhor antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.