Android 15: Em breve qualquer smartphone vai conseguir substituir o seu PC
A Google parece apostada em tornar o Android 15 uma versão cheia de novidades e de melhorias. Estas não se vão ficar pela segurança e pela privacidade e quer ir ainda mais longe. Uma recente descoberta mostra que com o Android 15 qualquer smartphone poderá substituir o seu PC. O novo modo de desktop será a forma de o conseguir.
Smartphone vai conseguir substituir o PC
São muitas as novidades que a Google tem mostrado nas primeiras versões do Android 15. Estas são dedicadas aos programadores, mas mostram já muito do trabalho que a gigante das pesquisas tem realizado para preparar esta nova versão do seu sistema operativo dedicado aos smartphones.
Uma das mais recentes promete tornar qualquer smartphone com Android 15 numa verdadeira máquina de trabalho. Irá elevar as suas capacidades, não a nível de desempenho, mas sim no que toca à sua interface. Falamos do novo modo de desktop, que cria assim uma área de trabalho única.
Irá existir agora uma nova experiência de múltiplas janelas, a que se junta uma nova barra de título com um pequeno menu que aparece quando se toca na zona superior de uma app em ecrã completo. O menu contém opções para o modo de ecrã inteiro, ecrã dividido ou formato livre.
Android 15 traz finalmente o modo desktop
Uma vez no modo de formato livre, as janelas podem ser arrastadas e redimensionadas livremente. Um recurso permite encaixar uma janela na metade esquerda ou direita da tela. Será possível saltar o menu e ir de uma app de ecrã inteiro diretamente para uma janela de formato livre, apenas segurando e arrastando a nova zona na parte superior.
O modo de desktop foi lançado pela primeira vez no Android 10, mas num estado bastante básico. Servia principalmente para permitir que os programadores testem as suas apps em cenários de vários ecrãs. Este tem melhorado continuamente, embora lentamente, desde então, e agora pode lidar facilmente com o modo lado a lado com duas apps no ecrã.
Espera-se que este modo transforme completamente o Android 15 e que torne os smartphones ainda mais úteis. Com um simples cabo será possível ter um substituto para o PC em qualquer dispositivo, garantindo uma nova base de trabalho verdadeiramente portátil e acessível em qualquer lugar.
Mas alguma vez ? O telefone é o telefone. Que permita uma fácil interligação com o pc é uma coisa, que o substitua, é outra !
A ideia creio que será ligares o telemovel a um hub tunderbolt onde tens ligado um teclado, rato, rede e monitor, e usas como se fosse um PC.
Tenho no meu samsung e é funcional, mas só os topo de gama terão portas USB C 3.1 compatíveis.
+1
Suspeito que só o vão fazer para topos de gama.
De qualquer modo só estou à espera dos ARM PC da snapdragon para ver para onde o vão os PC. Porque com a Microsoft a tornar o Windows com cada vez menos flexibilidade deixa de ter vantagem alguma sobre o Android e um tablet decente fica vantajoso em relação a um portátil por diversos motivos: ecran melhor, duração bateria, uso vertical e horizontal, ecran táctil , peso pelo menos, preço comparativo.
Sem dúvida. E isso levanta uma questão. Como é que ainda ninguém lançou um desktop com android?
O Samsung DeX é um desktop Android. Dito isto não tenho problema nenhum em funcionar numa tablet Android.
O problema não é o desktop Android, são as aplicações. Eu quando uso o DeX do meu Samsung, nem parece que estou a usar um telemóvel. Mas as apps são quase todas feitas para interação com dedos e há poucas de nível de desktop. Mas as da Samsung funcionam mesmo bem!!!
SAMSUNG Dex…
Podemos ter aqui num futuro próximo uma espécie de Chrome OS ou até o próprio o que seria uma grande jogada da google. E vir acompanhado no próximo lançamento com o Pixel 9 melhor ainda.
Desktop ou window manager? hyprland …
Sim, mas o tamanho da tela do aparelho, comparado ao tamanho de um monitor, continuará sendo uma séria limitação para utilizar o smartphone em substituição ao PC. Pelo menos, para mim.
Tablet Android tenho uma fraquita 4GB RAM Lenovo M10 Plus 3 Gen desde há uns anos e funciona ok para o que quero e é bem mais pratica que o PC. Um Xiaomi Pad 6 por exemplo já é uma tablet potente.
Tal como samsung dex?
Nós sabemos, não vai não substituir o PC.
Poderia eu instalar o Android Studio num smartphone ?
Poderia eu ter a mesma produtividade que tenho num PC, NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
O Android não existe só nos smartphones mas também nas tablets.
Não há nenhum tablet que chegue perto de um desktop, excepto se o desktop custe menos de 500 €.
Quando é que um tablet ou telemóvel vão competir com uma placa gráfica dedicada, uma board e cpu muito mais potente, com fonte de alimentação potente, com dezenas de Gigas de RAM? Nunca.
Mas espera, a Apple vende este sonho aos adoradores da marca, já me esquecia, cada vez que lançam um novo portátil ARM, é sempre mais potente que o melhor desktop no mercado, isto sem gráfica dedicada, com um cpu optimizado para poupança de energia, com muito menos RAM que é possível ter num desktop, e espantoso, consumindo menos energia.
Até as leis da física esta gente inventa ou transforma… Só que não é verdade.
Agora imagina alguém que só vê YouTube, email, Netflix internet e Office, se já tem um telemóvel nem precisa de mais nada
Nesse caso não precisa de um pc pra nada mas o que diz o artigo é ligeiramente diferente. “Uma recente descoberta mostra que com o Android 15 qualquer smartphone poderá substituir o seu PC”
A maior parte das pessoas não precisa de gráfica dedicada.
Os programas Android consomem menos RAM genéricamente que os equivalentes PC.
Em termos de qualidade ecran, autonomia, peso, facilidade de utlização um PC para Office genérico, ver vídeos, filmes um tablet bate um PC mesmo que sejam os dois 1000 euros. Nota que podes perfeitamente adicionar um teclado externo a uma tablet
o meu não substitui…mas esse é com toda a certeza…
E custa o mesmo ou pouco menos lol
Ainda há um caminho a percorrer até lá…
Bem fixe! gosto da ideia
O dex da Samsung já o faz. Pena que a Apple não siga a Samsung e ofereça o mesmo
Parece-me uma forma de tentar dar alguma vida ao segmento dos tablets. Tem tudo para ser uma boa funcionalidade
Parece-me uma forma de tentar dar alguma vida ao segmento dos tablets. Tem tudo para ser uma boa funcionalidade!
Sim pode substituir em pequenas coisas sim, como ver noticias, fazer trabalhos academicos, a propria utilização e interface open friendly sera uma vantagens para aqueles que preferem ter um ambiente de trabalho flexivel. Nem todo e para programadores 😉
Lumia 950 with Microsoft Display Dock for Continuum em 2015, alguém?
https://www.youtube.com/watch?v=ZkxgZUIFtxA
Nunca vai acontecer pois o Android em si é altamente limitado. Por mais versões que venham a existir não existirá qualquer hipótese de substituir um PC pois há coisas que só podem ser feitas num PC, tais como programação, CAD entre outros. Não falo no hardware pois seria uma “tareia” abismal no Android. Como se diz: Cada macaco no seu galho.
A ideia é muito boa mas aproveitar o smartphone como interface para algumas aplicações office, jogos e simulares mas para utilizações mais sérias de âmbito profissional dificilmente se tornará viável nos próximos anos. A esmagadora maioria das aplicações e das plataformas usadas para desenvolvimento, controle, monitorização de equipamentos e mais um sem fim de actividades de uso corrente não foram e provavelmente nem sequer virão a ser compiladas para funcionar em ambientes Android. Eventualmente, correndo um ambiente de trabalho remoto para aceder a outras arquitecturas, talvez esse problema seja contornável lembrei-me agora que essas soluções já existem deste a primeira década deste século…) Substituir o PC não é para breve, nesse âmbito.
Mas isso já eu uso há alguns anos desde que comprei o note 8 e de starion. Rdm consola ssh. Hoje em dia com um Galaxy tab s9 ultra tenho melhor qualidade com ecrã de 14” teclado e rato na capa. Mais leve que um portátil mais autonomia.