Android 13: Google encontrou a forma de trazer ainda mais segurança ao seu smartphone
A segurança no Android é um tema recorrente e que está em constante análise. Os problemas não param de surgir e são quase sempre devido ao excesso permissões, que os utilizadores acabam por autorizar, de forma quase automática.
Para conseguir limitar este problema e trazer mais segurança a qualquer smartphone, a Google tem uma surpresa para o Android 13. Vai limitar uma das permissões mais usadas pelos atacantes pelas apps que exploram os utilizadores.
Se a Play Store é em grande parte controlada pela Google, a verdade é que os utilizadores podem facilmente instalar apps de outras lojas no Android. É com esta facilidade que muitos problemas acabam por entrar neste sistema operativo.
Em especial, a permissão de acessibilidade é uma das grandes culpadas, uma vez que dá controlo total e completo do smartphone. A Google parece querer limitar esta permissão e por isso tem uma novidade escondida no Android 13.
Com esta nova versão a Google vai limitar o acesso à permissão de acessibilidade, em especial sempre que detetar que uma app vem de uma loja externa. Ao aplicar este bloqueio, o smartphone fica mais protegido e menos exposto a qualquer tentativo de utilização abusiva.
Para além de limitar o acesso a esta permissão, o Android 13 parece querer ir mais longe e irá bloquear o utilizador. Isto significa que este não poderá ativar diretamente esta capacidade, o que garante de forma direta uma proteção extra para o utilizador.
Curiosamente, esta nova alteração vem associada a uma outra que é nova no Android 13. Chama-se ACCESS RESTRICTED SETTINGS e irá permitir que o utilizador possa contornar as restrições que foram aplicadas. Esta ativação terá de ser manual e fica sob a responsabilidade deste.
É desta forma, aparentemente simples, que a Google irá garantir aos utilizadores uma maior segurança. Ao limitar o acesso, consegue limitar a sua ação negativa e impedir que os problemas surjam ao utilizador do smartphone.
Este artigo tem mais de um ano
Ufa, por momentos pensei que tinham encontrado maneira de integrar actualizações de segurança e funcionalidades críticas no novo sistema operativo de tal maneira que o mesmo possa ser mantido funcional e seguro, mantendo disponível um sistema de actualização paralelo para o fabricante actualizar as suas personalizações.
Mas não, é só restringir uma funcionalidade.
+1
Desde que dê para desbloquear e usar Root, esta-se bem….