Android 10 tem um problema grave de gestão de memória que a Google não vai resolver
O Android chegou esta semana e está já a ser distribuído nos equipamentos da Google. Para além desta linha, há já mais marcas a terem os seus equipamentos atualizados, algo que é inédito e que mostra a maturidade deste sistema.
Com muitas novidades a serem descobertas todos os dias, surge agora um dos primeiros problemas. O Android 10 tem um grave problema de gestão de memória que a Google aparentemente não quer resolver em breve.
Com muitas novidades em várias áreas, o Android 10 mostra-se uma excelente proposta. A evolução natural do sistema da Google está madura e as novidades são muito interessantes. A lista é extensa e abrange muitas áreas essenciais.
Problema na gestão de memória do Android 10
No meio de tanto ponto positivo, surgiu agora um que não parece abonar a favor do Android e da Google. Foi descoberto um problema grave na gestão de memória desta nova versão. O seu impacto não é imediato, mas com a utilização pode impedir o Android de funcionar.
Do que é descrito, este problema surge sempre que o utilizador usa o gesto para sair uma aplicação. Caso esteja na raiz da mesma, não acontece o esperado processo de libertar a memória ocupada pela app. Esta fica alocada e a ser consumida.
A Google não quer resolver esta falha para já
Com o passar do tempo, e depois de vários processos destes, é normal que a memória do Android seja totalmente consumida e que o smartphone tenha de ser reiniciado. A informação existente revelou que a falha estará no sistema de bolhas, introduzido pelo Google para melhorar a experiência de utilização no multi tasking.
In Android 10, if you press back to finish an activity which is a task root, that activity will leak
— Py ⚔ (@Piwai) 4 de setembro de 2019
Leak introduced when adding support for Bubbles (as chathead activities). Properly reported but: "We've deferred this issue for consideration in a future release."
Além deste problema, a Google parece não estar muito preocupada. Após ser reportado foi indicado que seria apenas resolvido mais tarde, sem uma data. Provavelmente surgirá apenas no Android 10.1 ou no 11.
Os utilizadores não gostaram destas más novidades
Ao ser colocado no Reddit, este tema levantou rapidamente comentários pouco abonatórios à Google e ao Android.
Mesmo com este problema, que tem uma severidade elevada, o Android 10 mostra-se muito estável. As novidades estão a agradar aos utilizadores e mostram que a Google investiu muito tempo e recursos a melhorar o Android.
Este artigo tem mais de um ano
besta de empresa. sabes os defeitos mas nã os resolve
Lançam as “notícias” para depois virem com o “afinal” do costume para dizer que já há correcção. Clicks é o que importa.
“We’ve deferred this issue for consideration in a future release.”
Tens de ler tudo antes de cores atabalhoadamente deixar comentários sem nexo. Não está resolvida a falha e não irá estar tão cedo. A resposta da Google é clara nesse ponto.
Desculpe, mas esta frase não diz que não estará tão cedo. Apenas remete para uma actualização no futuro. E futuro tanto pode ser amanhã como daqui a uns anos. Se há algo mais para além desta frase, então é outra história.
Não quero defender a Google (e não só), mas até não me parece mal que muitas vezes não coloquem datas: podem-se comprometer e ficarem mal na fotografia…
A Google diz que o problema será resolvido posteriormente, sem data prevista.
No título da notícia diz que não vai resolver.
Há uma diferença…
Next…
E quando vai ser esse hotfix ? Dado que é uma falha grave será para daqui a uns meses ,semanas ?
Abc
“We’ve deferred this issue for consideration in a future release. ”
isto também não diz que o vão resolver , apenas que irão considerar numa próxima release se o corrigem ou não.
Abc
Um problema desses em poucos dias resolvem logo…. Isso são só notícias para assustar a malta… quando comprar o meu Xiaomi Mi Mix 4 ou Xiaomi Mi Alpha com Android 10 Q fora da caixa já não terá esse problema
“We’ve deferred this issue for consideration in a future release.”
Não me parece que resolvam. A resposta da Google é clara e manda para um futuro não próximo a resolução.
Sem problema: aguardar que esteja resolvido para atualizar o meu OP6. E o equipamento da minha mulher, que está aí…
Voltamos a falar em 2020…
Estranho era se quisessem resolver no passado.
Peço desculpa se estou errado, mas parece-me a mim que ele refere-se a apps com permissões root e não “Caso esteja na raiz da mesma”….
Já agora o que é estar na raiz duma aplicação?
task root não é tarefa com Root aplicada.
A raiz da aplicação é o ecrã principal. Ao recuares aí vais abandonar a APP e a memória devia ser limpa.
A Huawei já faz isso ao tempo.
Definição de fanboy: “pessoa que defende uma empresa, marca ou serviço, mesmo quando está a ser prejudicado por ela”. Acontece muito no mundo Apple, mas nunca tinha visto Android fanboys “à solta”…
Existe em todas as marcas, uns mais que outros.
Então em partidos políticos nem se fala!…
Não vão corrigir porquê? Ainda têm as mãos ocupadas com o Trump?
Não aconteceu algo semelhante com o Android 6.0? Entretanto depois saiu o 6.0.1 que algumas marcas ignoraram
Acho engraçado, sem piada nenhuma, é a Google ter essa posição em não actualizar o sistema, quando a propria admite o problema… nunca irei perceber a posição da Google nestas questões, se existem tantos programadores pelo mundo fora a receber betas atrás de betas, sai o sistema e acontece isto…porque não actulizam o sistema?
Segundo percebi “o grande problema” é se estivermos no ecrã principal de uma app e carregamos em “back” esta não ser fechada…
Se formos ao ecrã de multitask e fizermos swipe para cima a app é fechada, e a gestão de memória / gestão de bateria do Android também a encerrará se houver escassez de recursos. É um “não-tema”.
Tenho o Android 10 no meu Pixel 2 desde a beta 2 e até agora nenhum problema de performance.
É feature…