Anbox: O Linux já corre aplicações do Android nativamente
Há muito que se procura uma forma de conseguir correr as aplicações de qualquer sistema operativo noutros, sem qualquer forma de emulação ou aplicações especiais.
Se esta situação já várias vezes esteve perto de acontecer, mas sem nunca ter sucesso. Uma nova proposta acaba de chegar, que vai trazer as apps do Android ao Linux.
A Google já tinha conseguido a proeza de colocar as apps do seu Android a correr no ChromeOS, de forma nativa e completamente integrada. Para o conseguir mudou o seu sistema operativo de desktop, de forma a acomodar estas novas aplicações.
O universo Linux foi agora também abrangido por uma forma de correr estas aplicações, com a chegada do Anbox. Este novo projeto open-source, foi criado pelo engenheiro da Canonical Simon Fels, e teve início em 2015, com o propósito de trazer para o Ubuntu e outras distribuições Linux as aplicações do Android.
Ainda numa fase muito inicial, o Anbox já consegue cumprir o seu propósito, sendo rápido de instalar e de usar. O vídeo abaixo mostra de forma simples todas as potencialidades do Anbox e o que é já capaz de fazer,
Os criadores do Anbox quiseram torná-lo verdadeiramente seguro e, por isso, bloqueiam o acesso destas aplicações Android ao Ubuntu, colocando-as em containers estanques e protegidos.
O Anbox vai continuar a ser desenvolvido para se tornar mais estável e ainda mais simples de usar. Vai-se integrar ainda mais com o Ubuntu e ganhar suporte para ainda mais distribuições Linux.
Está assim muito mais perto a mistura de aplicações de diversos sistemas operativos, que há tantos anos é procurada, de forma simples e sem qualquer software intermédio, tantas vezes difícil de usar e complicado de instalar.
Este artigo tem mais de um ano
“sem qualquer software intermédio”?
Então mas o Anbox não é um software intermédio, que permite correr apps Android no Linux!?
Nao. É um sistema operativo
falso! é o que o jj disse! tem de ser instalado em cima do so como qualquer software!
“Agora que ninguém o usa…”. Quer dizer que vou ser o único a usar? ( Santa ignorância )
Vai ser a próxima vm a ser testada e no futuro espero qua a possam “enfiar” num smartphone…
Então afinal o Unity morreu ou não?!
Vai morrer pela mão da Canonical. Isto não tem nada a ver com a interface Unity
o Unity 8 morreu.
o Unity não.
(aguardar os próximos capítulos)
O unity8 morreu, se nao me engano vao voltar ao gnome, mas isso é so no Ubuntu 18.04, e isso é se for tao cedo.
Obrigado pela novidade , pelo que entendi o andbox é um instalador de aplicações android em sistemas descktop GNU/Linux .
Achas que ja tem suporte para ADB? 😉 Ia ser muito melhor o Anbox para desenvolvimento do que o proprio emulador do Android-Studio (a minha maquina de desenvolvimento precisa de mais RAM e um CPU melhor claramente) 😛
Chrome Os é uma distro LInux que utiliza sistema de ficheiros do Ubuntu .
Muito porreiro, vou ver se experimento porque se correr bem vai dar jeito.
o Ubuntu é a base do Chrome OS
Pensei que era o Gentoo
Aqui está um artigo, parece que passaram de Ubuntu para Gentoo mas não sei se ainda é assim http://www.zdnet.com/article/the-secret-origins-of-googles-chrome-os/
então será por isso que não encontro forma de ultrapassar o bug do pentium m na instalação.
e tive de ir para o Ubuntu mate
Esse bug e facilmente ultrapassável. A quando da instalação e logo que arranca, carregar TAB, ai ele vai para um menu. Então posicionar na opção install. carregar F6, depois ESC e então escrever no fim da linha de comandos “forcepae — forcepae. e é só isso.
foi o que fiz com o Ubuntu Mate.
no Chrome OS não dá
(que eu saiba)
mas experimentarei novamente
OK. Não percebi.
chrome os é baseado no Gentoo linux, Portage é o software management e o kernel é da google base…ubuntu foi apenas no primeiro dia…
O kernel é Linux .
Não recomendo instalar no ubuntu 14.04 , não funciona .
Em que arquitetura experimentaste?
64 bits
Pena que o Ubuntu é uma porcaria!
Porque dizes isso?
É uma porcaria ou não o sabes usar?
Deixei-me de windows e só tenho a dizer bem do Ubuntu! 0 Problemas 😉
Configura ambiente de desenvolvimento Java nele, instala alguns plugins, quando estiver quase tudo pronto, tu reinicia e pronto, ele não inicia, já tentei algumas vezes, e sempre com problema, sempre tem que fazer “esquemas” para fazer funcionar corretamente como era o esperado, não falo mal do linux, mas da distro Ubuntu, que na minha humilde opinião, e para oque preciso, não presta!
Talvez o que precisas é que não preste. 😀
Não estou defendendo windows, mas já pensou eu instalar um programa no windows e o mesmo parar de iniciar?! então, essa estabilidade que falta em várias distros do linux, cada instalação é uma emoção, por isso uso o Debian, muito mais estável.
Já pensaste que pode ser algum problema de incompatibilidade com a tua maquina? Ou algum outro problema que não detetaste?
Não uso Ubuntu atualmente mas já usei durante anos e tive os problemas que referes. E conheço bastante pessoal que também usa Ubuntu sem problemas.
Btw, não ficas nada mal servido com Debian. Só não entendo essa mania de por se usar uma distro tem que se criticar outras.
Excelente esse seu comentário Paulo Trindade. Não vejo problema nenhum na pessoa preferir o Debian que é certamente uma distribuição excelente. Mas acho que ficar dizendo que uma determinada distribuição é uma “porcaria” por causa de uma única experiência pessoal não é uma atitude correta. Primeiro porque xingar em vez de argumentar já é uma atitude destrutiva e depois porque uma experiência pessoal não reflete a realidade da distribuição.
Em relação ao argumento do Davi (cuja opinião eu respeito e quem eu espero que não fique chateado com a minha brincadeira na mensagem anterior) eu já ví inúmeras vezes o Windows parar de iniciar após a instalação de um programa. Aconteceu comigo e com diversas pessoas que eu conheço, tanto na âmbito particular quanto em empresas. Embora eu seja da área de desenvolvimento, já dei manutenção em muitas máquinas principalmente nos anos 90 e 2000 (2000-2010) e sei como foi importante a introdução dos pontos de restauração no Windows, devido justamente aos problemas de instabilidade que ocorrem após a instalação de novos programas. Uso o Ubuntu desde 2005 e nunca tive nem ouvi relatos de problemas de instabilidade mesmo em comparações com outras distribuições ou com o Windows, ainda mais nas versões LTS.
quando o técnico não presta o problema eh do sistema….
David, eu tenho instaladas várias JDK no meu 14.04 (versões diferentes, por minhas necessidades) e tudo anda perfeitamente bem.
Paulo não é questão de gostar de uma e falar mal de outra, não sou fanboy, questão é, que no meu caso não rolou, sim, pode ser compatibilidade, já tive em outras máquinas, só que todas experiências com Ubuntu todas com algum tipo de problema, onde até levando para quem só utilizava o sistema não sabia me responder o porque, um exemplo, instalei o Eclipse e o Java JDK, até ai tudo bem, porém na hora de criar um projeto o mesmo trava por causa do Java, só que em paralelo o note do meu amigo que tem a mesma configuração, inclusive mesmo modelo de note rodava tranquilo.
Ruy, já tive vários problemas com windows, quem não teve ?! Porém com muito menos frequência, apenas compartilhei algumas experiências que tive com Ubuntu, que já tento utilizar há tempos, porém nunca rola, é broxante vc configurar todo o ambiente que vai utilizar para desenvolvimento, e pá, do nada ele não inicia mais, quero praticidade, agilidade, pragmatismo, não quero ter que ficar revirando fóruns atrás de soluções para como trazer o ubuntu de volta para vida, quero produzir, e isso infelizmente é sujeito usando pelo menos a distro Ubuntu, e acredito que seus derivados.
Claudio, instalar é uma coisa, tenho várias instaladas tbm, sem erros, mas pega para usar no dia a dia, ai começa aparecer as surpresas! Debian é estável, sim claro, porém uma eternidade para lançar atualizações.
Não é difícil encontrar quem tem problemas com essa distro, então logo penso que deveriam amadurecer mais, pois tem muito potencial de conquistar mais mercado e usuários.
Ubuntu (Oficial) pra mim é a mesma coisa de bloatware e instabilidade, tudo que uma distro Linux não deve ser. A distro vem lotada de coisas, que não uso e muitas pessoas não usam, tem como desinstalar, eu sei, mas de padrão, devia vir sem. Muitos problemas com o JDK, Mono e GCC. O apt-get do Ubuntu é o mais lento que já vi, em comparação com outras distros derivadas, e sinceramente eu não entendo o porquê. Falo isso porquê uso Arch Linux e Debian e a diferença é grande nesses quesitos. De resto funciona muito bem, amo a interface Unity, pena que vai acabar.
o apt-get no deepin é muito mais lento xD mas sim eu tambem uso arch pessoalmente no meu dia-a-dia e sempre foi a minha preferência 😛
Instalei no 16.04, não funciona. Abre, mas fecha logo de seguida.
Não consigo instalar! Alguém pode ajudar?
instalo mas nao consigo instalar programas por ele uai! pqp!
Questão de sistema operacional vai do gosto de cada um e de como se adapta ao sistema. porem uso vários sistemas Linux e nunca tive problema em nenhuma das distros. aconselho para quem tem dificuldades com qualquer distro Linux USAR o DEEPIN que e uma distro baseado no debian.
o único problema que vejo entre o Linux e Windows e para quem gosta de jogos.
porem para quem usa para outros fins o Linux da de 1000 a 0 no Windows.
agora fica a pergunta , estão instalando corretamente.
sistema operacional 2gigas de RAM versão x86
sistema operacional de 4 gigas de ram ou acima versão x64
na criação de parti-coes
coloque 4gigas de swap
o restante da partição primaria coloque /
escolhe ext4
formata o disco
e inicie a instalação.
caso alguns pode estar tendo dificuldades nas partições
Gosto de ver os “Feras” discutindo esse assunto tão complexo, que é o Linux e suas Distros. Mas eu gostaria que me ajudassem a rodar o Anbox no meu Mint 19 Tara. Ja tentei de tudo, mas sem sucesso. (Ele abre e fecha em seguida)
tenho o mesmo problema
Gostava que alguém explicasse como instalo novos programas dentro do anbox, não consegui via play store