Análise: Xiaomi Mi Note
4 - Interface MIUI 6.0
Tal como os smartphones Xioami Mi 4 e Redmi 2, também o Mi Note traz a mais recente versão da interface MIUI, a versão 6.0, baseada no Android 4.4.4 KitKat. A versão MIUI 6 baseada no Android Lollipop 5.0.2 deverá ser ainda disponibilizada a público neste mês (até agora foi lançada apenas para o Xiaomi Mi 2/2S).
O aspecto da MIUI 6.0 é verdadeiramente agradável e é evidente o cuidado em todos os pormenores da interface. Todos os detalhes estão muito bem conseguidos e o design e fluidez de movimentos dão-lhe um requinte como nenhuma outra versão do Android consegue. No vídeo seguinte conseguirá aperceber-se do que falo.
A interface MIUI é mais personalizável que o Android original da Google, mas não é tão personalizável, por exemplo, como uma ROM Cyanogenmod, e isso só traz vantagens. As opções existentes na MIUI foram seleccionadas de tal forma que apenas estão presentes as que realmente fazem sentido, as mais úteis e funcionais, numa arrumação mais organizada.
Veja aqui todos os detalhes acerca da interface MIUI.
Na comunidade MIUI Portugal poderá ter acesso às mais recentes versões dos dispositivos Xiaomi traduzidas para português de Portugal.
5 - Desempenho
O Xiaomi Mi Note é "mais um" smartphone com o SoC Qualcomm Snapdragon 801, tal como o Mi 4 e muitos outros smartphones topo de gama. Não seriam de esperar grandes novidades relativamente ao desempenho mas... afinal até existem.
O desempenho é bastante bom, não há quebras de velocidade nem lentidão, seja qual for a tarefa. Em termos de especificações, o Mi Note é exactamente igual ao Mi 4 (analisado aqui), no entanto o Mi Note mostrou-se mais rápido e mais fresco, demonstrando que está realmente mais optimizado.
Os testes foram efectuados com o Mi 4 e Mi Note em condições exactamente iguais: mesma versão da ROM, as mesmas apps e serviços instalados, nenhuma app aberta em background e ambos a funcionar no modo Desempenho. Considerando estas condições, a diferença de pontuação no benchmark AnTuTu v5.6.2 é de facto significativa, tendo em conta todas as condições.
No Mi Note, observa-se a pontuação de 45302 no AnTuTu v5.6.2 e 20614 no 3DMark (Ice Storm Unlimited v1.2). No Mi 4, as pontuações foram de 42579 e 20235, respectivamente.
Quanto ao aquecimento em situações de alto desempenho, o Mi Note impressionou e não aquece exageradamente, comparando com vários smartphones também equipados com o SoC Snapdragon 801. Estranhamente o Mi 4, obtendo resultados inferiores nos benchmarks, aquece muito mais que o Mi Note, chegando ao ponto de demonstrar algum desconforto na sua utilização.
6 - Câmara
O Xiaomi Mi Note vem equipado com uma câmara principal de 13 MP com foco automático e flash Chroma dual-LED, com capacidade de gravação de 4K. A câmara frontal vem com 4 MP e uma capacidade de gravação de vídeo até 1080p a 30fps.
A velocidade de disparo é muito boa e precisa. Em situações de iluminação escassa a qualidade não impressiona mas não se deixa envergonhar, sendo o resultado final similar ao da concorrência.
Em ambientes de luz abundante, ou mesmo em situações de exagero como luz directa do sol, a câmara do Mi Note demonstra ser capaz de lidar com isso e de capturar uma imagem bastante rica e equilibrada.
Luminosidade escura, flash normal e flash Chroma:
Luminosidade natural:
Modo normal e HDR:
7 - Autonomia
Com uma capacidade de 3000 mAh, talvez fosse expectável que conseguisse durar 2 dias sem problemas, no entanto, uma utilização um pouco mais intensa faz com que isso não seja possível.
Os modos de poupança existentes permitem gerir muito bem os últimos electrões disponíveis mas isso fará com que o utilizador quase seja obrigado a abdicar dos recursos que mais energia consomem, isto claro, se estiver longe de um cabo micro-USB alimentado.
A autonomia é em tudo semelhante à do Mi 4. Com a minha utilização normal, que inclui brilho automático, 3G, Wi-Fi e Bluetooth sempre ligados, algumas dezenas de minutos de chamadas, e um pouco de tudo mais (excepto jogos), permite-me chegar ao final do dia com cerca de 50% de carga, o que coloca de fora a possibilidade de atingir "com segurança" os 2 dias de autonomia. No entanto, considerando o poder deste smartphone, a autonomia é boa.
8 - Veredicto
"Fala-se" que o lançamento deste smartphone por parte da Xiaomi pretendeu mostrar ao mundo o que esta marca é capaz de produzir. Uma empresa nova, com apenas 5 anos, que é actualmente impossível de ignorar e que afronta seriamente grandes e antigas marcas como a Samsung, LG ou HTC, revela muito da sua essência com um equipamento deste nível, com esta classe.
Há recursos que foram retirados em relação ao Xiaomi Mi 4, como o Rádio FM ou o emissor de infra-vermelhos, também não possui leitor de impressões digitais ou uma stylus inteligente, como o Galaxy Note 4, mas ainda assim possui características únicas, um design fabuloso e uma qualidade de construção soberba. Para muitos utilizadores há a necessidade da utilização de dois cartões SIM, e o Mi Note, sendo um smartphone de gama alta, preenche uma lacuna que existe no mercado nesta gama, já que suporta dual-SIM.
O tamanho do ecrã, de 5,7", não é definitivamente para todo o público e se considerar adquiri-lo convém mesmo certificar-se que o tamanho não será um inconveniente. Contudo, é garantido que a área útil do ecrã está muito bem aproveitada, considerando a área total (consequência da moldura fina), sendo que este será o menor volume que encontra considerando o tamanho de ecrã.
Não possui slot para cartão micro-SD, o que pode ser um ponto fraco para quem faz questão expandir o armazenamento. Em todo o caso, existe uma versão de 64 GB por cerca de $60 a mais, aqui. Também não possui NFC mas, dada a baixa popularidade dessa tecnologia, não considero isso como um ponto fraco.
O seu preço, de cerca de 410€ se adquirido na Honorbuy (440€ já com portes), está ajustado considerando o produto que é, a qualidade que tem e os preços praticados pela concorrência. A Xiaomi não é uma marca chinesa banal, não vende "chinesices" e está ao nível das melhores do mundo.
Se pondera a aquisição deste smartphone, então estou certo em recomendar que o faça. Com toda a certeza que não ficará desiludido.
O Pplware agradece à Honorbuy a cedência do Xiaomi Mi Note para a análise.
Índice
- Página 1
- 1 - Características Gerais
- 2 - Hardware e Design
- 3 - Unboxing e apresentação do Xiaomi Mi Note
- Página 2
- 4 - Interface MIUI 6.0
- 5 - Desempenho
- 6 - Câmara
- 7 - Autonomia
- 8 - Veredicto
1 2
Este artigo tem mais de um ano
Off-topic: vocês tinham dito que os aparelhos na honorbuy já tinham os portes incluídos, no entanto, estava interessado em adquirir um redmi note 4G (156 euros) mas são mais 35 euros de portes de envio (a entrega mais rapida). Fiz um teste e são todos assim!
É normal isto?
Em relação a este smartphone, sem dúvida alguma uma máquina. Muito bonito, grande performance, e nem tem um preço muito alto.
Olá Bruno,
A Honorbuy, anteriormente Xiaomishop, nunca ofereceu portes para os seus envios, portanto nós nunca dissemos isso. O que poderá ter visto foi um preço cujo valor já incluía os portes, portanto produtos+portes.
Há ainda um desconto de $5 que pode ser activado utilizando o código voucher PPLWARE.
Peço desculpa então pelo lapso, certamente vi mal 🙂 acham o redmi 2 uma boa compra? Apesar dos 2200 mah, a bateria dura bem, com alguma utilização do WiFi, dados móveis, browser, música?
Tenho um zenphone 5 mas estou a pensar mudar devido à fraca bateria. Compro um mais barato.
A minha prioridade será a utilização de dois cartões portugueses (nos, 4g) e Vodafone, com uma utilização segura da bateria.
Desculpem o off topic.
Sim, o Redmi 2 (análise aqui) é um excelente smartphone e a autonomia é um ponto forte.
(e utilização com alguma regularidade do Skype)
Só para deixar uma nota. Tenho um Xiaomi Hongmi 1s e o carregador que veio é incrivelmente rápido. Já tive um Moto G e demorava imenso a carregar.
Não me supreende.
Ainda fico com a Lumia.
Eu tenho um Redmi 2 LTE-Dual Sim e precisava de saber como é que vocês colocaram o Mi Note em português.
Ricardo, em certa altura da análise (tanto desta como a do Redmi 2) está referido isso mesmo.
A comunidade MIUI Portugal tem disponíveis as traduções. Basta descarregar o .zip da ROM mais recente e ir à ferramenta de actualização escolher esse ficheiro descarregado para instalar. Simples.
Note 4 Antutu: 53838 (lollipop)
mas o note 4 já vem com o 810, nesse caso é esperar para vir sair o mi note pro e ai sim comparar os 2
O meu é a versão Exynos, mas só para ver que apesar de ser QHD, os SoC actuais não têm problemas com isso 😉
Só para esclarecer (Bruno Santos), o Note 4 vem com o soc 805 e não o 810!
Independentemente do SoC/hardware que traz, só o facto de fazer Copy & Paste à descarada de outras marcas (Apple, Samsung), e da maioria dos modelos nada de personalidade própria terem, o preco é na minha opiniäo demasiado alto.
Quando a Xiaomi e outras marcas chinesas comecarem a ter produtos (e baterias…) da mais alta qualidade *e* uma personalidade/Design próprios, aí poderei ter em consideracäo (e assistência nos países, digna desse nome).
Na 4 imagem tenho uma duvida, que smartphone é esse que esta com o mi note? é o Xiaomi Mi 4? cumps
Sim, é o Xiaomi Mi 4. Surge também logo na imagem seguinte, no vídeo do Unboxing e no texto também refiro várias comparações entre eles.
“Não suporta todas as frequências 4G LTE”
Podem explicar melhor quais são as que não suporta da NOS/Vodafone/Meo?
Em Portugal estão em funcionamento frequências nas bandas 3, 7 e 20. O Mi Note (e todos os outros Xiaomi FDD-LTE) suportam apenas as bandas 3 e 7, tipicamente comuns nas grandes cidades.
A banda 20, utilizada para maiores alcances, não é suportada.
http://en.miui.com/thread-78916-1-1.html
ok e qual o impacto que teve a falta dessa banda 20….é muito itilizada na pratica entre nos?? as 2 outras restante são suficientes para um desempenho satisfatório mínimo??