Análise: smartphone Xiaomi Mi 4i
As novidades da Xiaomi continuam a passar fronteiras e a rechear as diversas gamas de produtos. O smartphone Xiaomi Mi 4i não vem ocupar um lugar de topo mas sim algo intermédio entre essa gama e a gama média.
Em análise desde há algumas semanas, hoje apresentamos todos os detalhes do smartphone Xiaomi Mi 4i que se revelou numa excelente opção na relação qualidade/preço. Aproveite a baixa de preço na HonorBuy.
Aspectos positivos
- Dual-SIM 4G LTE
- Autonomia
- Qualidade de construção
- Preço
Aspectos negativos
- Ligeira instabilidade do sistema operativo (é dos primeiros MIUI baseado em Lollipop)
- Aquecimento elevado em tarefas moderadamente exigentes
Num mercado actualmente tão competitivo não é tarefa fácil sobressair. Cada utilizador tem as suas preferências e há características que muitos não dispensam, como por exemplo suporte para dual-SIM 4G, um SoC poderoso 2x quad-core, 2 GB de memória RAM, um ecrã de 5 polegadas FullHD, Wi-Fi 802.11 ac, uma bateria com mais de 3000 mAh, boas câmaras e um peso do mais leve que há, tendo em conta as dimensões do ecrã.
São de facto especificações fantásticas e o melhor disto tudo é que o Mi 4i tem-as a todas... por pouco mais de 250€. Comparando com o Samsung Galaxy A7 Duos, cujas especificações são semelhantes, o Mi 4i custa cerca de metade do preço.
1. Características gerais
O Xiaomi Mi 4i, lançado em Abril deste ano, é um smartphone com o sistema operativo MIUI 6.0 mas baseado no Android na versão 5.0 Lollipop. Na sua versão de software Global, o idioma português disponível é do Brasil, que fica bem enquadrado e não traz grandes aborrecimentos.
Tem um ecrã IPS de 5 polegadas que ocupa cerca de 72% de toda a área frontal, um aproveitamento de espaço muito bom, a par dos melhores no mercado. A resolução é FullHD 1080x1920 píxeis, com uma densidade de 441 píxeis por polegada, e tem protecção Corning contra riscos.
Conta com um processador Qualcomm MSM8939 Snapdragon 615, um Octa-core composto por dois Quad-core Cortex-A53, um a 1,7 GHz e outro a 1,0 GHz. O GPU é o Adreno 405. Tem 16 GB de armazenamento interno e 2 GB de memória RAM, o que se revela bastante apropriado na gama em que se insere.
Como já tem vindo a ser hábito da Xiaomi nos seus smartphones mais recentes, também este tem Dual-SIM 4G LTE, ambos no formato micro-SIM.
Dentro da caixa vem o Xiaomi Mi 4i, o carregador, o cabo USB/microUSB e os guias de instruções rápidas.
Reveja o vídeo de unboxing
Considerando que se trata de um smartphone de gama média/alta, as características que possui no seu hardware estão a um nível próximo de um smartphone de topo de há 2 anos, como é o caso do LG Nexus 5 (Snapdragon 800).
Especificações
- Ecrã: 5" IPS LCD de resolução FullHD 1080x1920 píxeis, 441ppp
- Dimensões: 138,1 x 69,6 x 7,8 mm
- Peso: 130 g
- CPU: Qualcomm Snapdragon 615 Octa-core 64-bit (Cortex-A53 Quad-core 1,7 GHz + Quad-core 1,1 GHz)
- GPU: Adreno 405
- Memória RAM: 2 GB
- Memória interna: 16 GB, sem slot microSD
- Conectividade: Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.1 LE
- Câmaras:: traseira de 13 MP e frontal de 5 MP
- Sistema Operativo: Android 5.0.2 Lollipop, interface MIUI 6.0
- Bateria: 3120 mAh não removível
2. Hardware e design
O novo smartphone da Xiaomi é construído todo em plástico, com uma capa traseira não removível macia ao tacto (não lisa) e que aparenta robustez e solidez, sem um "toque oco". As suas dimensões são muito bem conseguidas, pesa 130 g e tem 7,8 mm de espessura. Aliás, o vice-Presidente da Xiaomi, Hugo Barra, desmontou o Mi 4i e revelou vários detalhes na sua construção, mostrando que é realmente um smartphone muito evoluído em termos de engenharia. Veja o vídeo aqui.
Apenas a lateral direita inclui botões físicos, nomeadamente o de Volume e Power na cor cromado, que têm um toque preciso e consistente, sem folgas.
Na traseira vem a câmara de 13 megapíxeis com LED flash de dois tons, o microfone secundário e o altifalante. O altifalante apresenta um reprodução muito nítida, equilibrada, mas de intensidade modesta.
Na lateral esquerda há o acesso ao slot para os cartões micro-SIM, os dois no mesmo local. A capa traseira não é removível e obviamente a bateria também não o é. Não existe slot para cartão micro SD, onde Hugo Barra justifica essa decisão da Xiaomi como a necessidade de ter sempre o melhor desempenho garantido e de não sacrificar a estrutura e aparência do dispositivo. Acrescenta ainda que "é uma tendência, os cartões SD irão desaparecer, (...) não devem ser esperados slots para cartões SD em nenhum dos nossos topos de gama".
A parte frontal vem composta pelo ecrã de 5 polegadas, os botões tácteis comuns do Android são capacitivos e iluminados, tal como no Mi 4. Acima do ecrã vem a câmara de 5 MP, o altifalante, os sensores de luminosidade e proximidade e o LED de notificações, de intensidade adequada (ao contrário do que acontece com o Mi 4, cuja intensidade é fraca).
No topo tem apenas a ligação para os auriculares de jack 3,5 mm e em baixo encontra-se a ligação micro USB e o microfone.
Relativamente ao ecrã, a resolução de 1080x1920 píxeis é ideal para este tamanho e normalmente apenas utilizada em smartphones topo de gama, mas que faz toda a diferença ao ser incluído neste Mi 4i, dando-lhe por isso muito mais valor. O ecrã é em tudo idêntico ao existente no Mi 4, que é muito bom a todos os níveis. Na mais recente ROM foi incluída a funcionalidade de duplo-toque no ecrã para "acordar", como acontece na generalidade dos smartphones LG, evitando assim ter de premir o botão Power.
Quanto a conectividade, o facto de ter Wi-Fi 802.11ac revela também que a intenção é mesmo colocar a fasquia alta, já que até agora não é comum encontrar esta norma Wi-Fi em dispositivos que não sejam topos de gama.
3. Sistema operativo e interface
O sistema operativo MIUI é produzido pela Mi e suportado também por uma enorme comunidade, pronta a colaborar no seu desenvolvimento. Actualmente a versão mais recente é a MIUI 6, mas que já conta com uma versão baseada no Android 5.0 Lollipop, como é o caso deste Mi 4i. Frequentemente é notória pouca fluidez nas transições por todo o sistema, bem como na troca de apps, e também alguns bloqueios esporádicos, onde tudo indica que se tratam de problemas de optimização desta nova versão baseada no Lollipop. O suporte à melhoria do software é elevado, só resta esperar pelas actualizações que surgem frequentemente.
O aspecto do MIUI é muito agradável e é evidente o cuidado nos pormenores. Todos os detalhes estão muito bem conseguidos e o design e fluidez de movimentos dão-lhe um requinte como nenhuma outra versão do Android consegue. O vídeo seguinte é bem demonstrativo disso mesmo.
Já no que diz respeito à funcionalidade, não existe qualquer novidade na interface, algo que seria de esperar que surgisse já que a base foi actualizada do KitKat para o Lollipop. Ainda assim, o MIUI não perde o seu nível como até agora tem tido. Pode ver todos os detalhes da análise à funcionalidade do MIUI, em vídeo, na análise do Xiaomi Mi 4.
Em termos de segurança e controlo de permissões, consumo de dados por aplicações e notificações está muito bem conseguido. Pode ver aqui outros detalhes do MIUI.
4. Câmara
As duas câmaras do Xiaomi Mi 4i são câmaras com especificações comuns nos equipamentos de gama média/alta e cujos resultados são também eles bons, tendo em conta a gama.
A câmara principal tem 13 megapíxeis, permitindo assim a captura de imagens até 4160 x 3120 píxeis e vídeo até 1080p a 30 fps. Conta ainda com as funções comuns de foco automático e manual, detecção de rostos e sorrisos, HDR/HDR Pro, permite a captura panorâmica e ainda a geo-referência. A câmara frontal é de 5 megapíxeis e permite gravação de vídeo a 720p.
A velocidade é muito boa, semelhante ao desempenho do Mi 4, no entanto a troca entre modos ou câmaras é um pouco lenta.
Exemplos de imagens capturadas
Faça o download dos originais destas e de outras fotos, incluindo também um pequeno vídeo, aqui.
5. Autonomia
O SoC que faz mover o Mi 4i, o Qualcomm Snapdragon 615, é eficiente e em conjunto com uma bateria de 3120 mAh consegue geralmente 2 dias de utilização normal.
O tipo de utilização é sempre subjectivo, mas a minha utilização diária normal conta com dados da rede móvel ou Wi-Fi sempre ligados, algumas dezenas de minutos de chamadas, chat, email e algumas actividades aleatórias. Se for mais poupado nos recursos utilizados, poderá facilmente chegar aos 3 dias de autonomia.
O elevado aquecimento do dispositivo, onde por vezes acontece em tarefas cuja exigência não é a mais elevada, pode indicar que não está a ser tirado o devido partido do SoC, prejudicando assim a eficiência.
6. Veredicto
Num mercado com uma oferta tão diversificada, de concorrência apertadíssima, a Xiaomi marca a sua posição numa gama muito importante, evidenciar-se assim com um smartphone de características "quase" de topo, construído com bons materiais e com bons acabamentos.
Relativamente a benchmarks, no AnTuTu foi obtida uma pontuação 35513 e no 3DMark a pontuação 7877, que posiciona este smartphone muito perto do topo de gama, nomeadamente os smartphones com SoC Snapdragon 801. Estes são números que permitem fazer comparações directas com outros dispositivos, no entanto não revelam todos os detalhes e devem ser tomados apenas como valores de referência.
À parte dos números, o Mi 4i revela-se estável e rápido, no entanto não tão fluido quanto seria de esperar, onde tudo indica que é ainda falta de optimização do novo sistema operativo Lollipop.
Para um smartphone de gama média/alta com Dual-SIM 4G LTE, boa qualidade de construção e um sistema operativo de excelência, o seu preço está bastante em conta, sendo um produto de preço imbatível comparando com a restante concorrência, na mesma gama.
Se as características do Mi 4i forem o que precisa, certamente que vai ficar bem servido e não se vai arrepender.
Poderá adquiri-lo com toda a confiança e ao melhor preço através do nosso parceiro HonorBuy, agora por cerca de 225€ + portes (envio a partir da UE, sem alfândega). Tem ainda direito a um desconto de 5$ se usar o voucher PPLWARE e a uma entrega em menos de uma semana.
Este artigo tem mais de um ano
Segundo o que dizem pela net, devido ao LOLI os utilizadores estão muito mas muito descontentes, foi um equipamento para mim que já teve na calha mas segundo muitos relatos o OS ainda esta muito verde…
Sim, é verdade, mas não tenho dúvida que em breve terá os problemas da fluidez e aquecimento resolvidos.
Seria interessante um comparativo ou uma comparação na futura análise do bq aquaris M5, muito equivalente ao Xiaomi mi4i
seria mesmo bom, assim já ficava com uma ideia para uma futura compra 🙂
Por esse preço, especificações e qualidade é dinheiro mais bem gasto num oneplus
Depende da perspectiva, eu não dispenso um dual sim, logo, o oneplus é carta fora do baralho!
Se formos a ver o Mi4 é praticamente o mesmo que o oneplus, basicamente muda o facto dum ter miui outro não, um ter 5 polegadas e o outro 5.5 e o mi4 ter melhor qualidade de construção, e já chega a ser bem barato agora
não é winphone? então não interessa!
Por acaso este telemóvel deve receber o Windows 10.
ola. quais são as diferenças comparando com este Xiaomi Mi4 FDD LTE 3GB RAM Snapdragon 801 Quad Core 3GB RAM?
dual sim?
obrigado pela ajuda.
Luís
Em relação a este, o Mi 4 tem um SoC melhor (Snapdragon 801 contra Snapdragon 615, embora possa ser menos eficiente), tem mais 1 GB de memória RAM, não é dual Sim e tem construção metálica e é mais pesado.
Obrigado pela resposta Hugo.
Na tua opinião, qual seria a aposta melhor, visto que a diferença de preço não é mt grande. Não tenho necessidade de dual Sim.
Obrigado mais uma vez,
Luis
Eu que uso o Mi 4 diariamente há uns meses, e usei o Mi 4i durante algumas semanas, prefiro o Mi 4 sem pensar duas vezes 🙂 Este é mesmo flagship, penso que só perde na qualidade das fotos (onde Mi 4i me parece ligeiramente superior) e na fraca intensidade do Led de notificação.
qual compravas, por preços similares 250/230 euros, o Mi4 ou o Mi4i, os dois de 4G com 2/16 GB de RAM/ROM ?
Relativamente aos telefones dual sim, qual será a melhor opção neste momento? (até 500€)
Obrigado
Bem a Xiaomi sempre me impressionou tanto na aparência, como na fluidez e produtividade que permitia. No entanto, mediante a minha opinião, com este modelo com apenas 16GB de storage e sem a possibilidade de adicionar um SD a Xiaomi vai perder alguns possíveis clientes.
Apesar de ser um bom smartphone, com estes pormenores, é possível que venha a ter dificuldades com alguns modelos de outras marcas, por exemplo o Elephone P8000.
Obrigado pela review!!!
Tenho uma pequena dúvida que não consigo esclarecer, este telemóvel ao ser dual SIM LTE, ambos SIMs estão conectados à red LTE? o uso da rede de dados podemos escolher qual o SIM a usar desde o SO ou é necessário trocar a ordem dos cartões no tlm?
Obrigado.
1- sim, ambos ligam à rede LTE (desde que esteja disponível uma frequência compatível na zona)
2- a escolha é feita no sistema, independentemente do slot onde está cada SIM
Comprei o meu há duas semanas, e logo no primeiro dia notei que aquecia por tudo e por nada.
Com a actualização que saiu o problema foi resolvido.
A unica coisa que me realmente posso queixar é a instabilidade, mas acredito que entretanto está resolvido.
Por exemplo, o swiftkey bloqueia regularmente.
De resto, nada mais a apontar, carrego-o de dois em dois dias
como você conseguiu efetuar a compra, podes me ajudar indicando o site.
grato.
1-Gostaria de saber se com os problemas referidos se é melhor opção relativamente a um Huawei P8-lite
2-Como ambos não têm expansão por micro SD, gostaria de saber se ambos funcionam com uma pen otg
Parabéns, excelente review. Faltava algum Português nesta área, desconhecia e estou muito contece por ter encontrado.
Obrigado e espero que continue, felicidades.
Sem cartao SD… Para mim, ficou já excluido…
Comprei o meu a 1 semana. não fiquei muito satisfeita pois o guia rápido apenas vem em alemão e continua com algumas ” definições ” em mandarin . não o considero muito intuitivo. não consigo aceder a google play store e instagram.