Análise ao smartphone LG G4
3 - O que distingue o LG G4
Ecrã
O LG G3 foi um dos primeiros smartphones a incluir a super resolução de 1440 x 2560 píxeis no seu ecrã. Desde então que os topo de gama já só fazem sentido se forem lançados com resolução semelhante. Por um lado, a visualização de conteúdos melhora bastante, mas por outro a autonomia é quem mais sofre com todos estes píxeis a serem processados.
No LG G4, o ecrã Quad HD é baseado na tecnologia IPS Quantum, em comparação com tecnologias Retina, presente no iPhone 6, ou Super AMOLED (QuadHD), presente o Galaxy S6, a IPS Quantum apresenta resultados de reprodução de cores mais reais, o que realmente se verifica. Poderá ver aqui uma breve explicação em vídeo sobre esta tecnologia pelo PhoneArena.
Esta qualidade de ecrã vem ainda reforçada com uma ligeira curva no ecrã. Uma curva quase imperceptível, mas que supostamente melhora a qualidade de visualização dos conteúdos. Sinceramente, não consegui perceber em que aspecto é que é melhorada face ao seu antecessor, por exemplo.
O ecrã é bastante resistente a dedadas e gorduras e a sensibilidade ao toque é muito boa.
Interface
O LG G4 vem com a nova versão do Android Lollipop 5.1, com a interface LG Optimus UX 4.0 UI. É muito fluido, rápido e sem bloqueios.
A forma como as opções das definições vêm organizadas é muito intuitiva e de fácil acesso. Tudo o resto é muito semelhante ao Android comum.
Tal como o LG G3, ao deslizar o ecrã para a esquerda, o utilizador encontra o Smart Bulletin, que é basicamente um agregador de várias aplicações úteis ao utilizador, como o LG Health, que indica o número de passos dados até ao momento, o Calendário, que indica os próximos compromissos em agenda para o dia, a Música, onde se tem acesso a uma série de acções de controlo a lista de música, ou o Smart Settings, onde o utilizador pode definir várias definições inteligentes, como alterar o perfil de som quando está em casa.
Existem ainda outras aplicações associadas ao Smart Bulletin como as Smart Tips e o QuickRemote.
Outras Aplicações e Funcionalidades
Em termos de aplicações e funcionalidades o G4 mantém grande parte das aplicações dos modelos anteriores, nomeadamente o Quick Remote, QSlide, Quick Memo+, Dual Window, Smart Notice, Smart Keyboard e LG Health.
- Quick Remote: é a aplicação destinada ao Controlo Remoto Universal, ao qual se pode ligar uma série de aparelhos desde TVs, ar-condicionado, projectores, leitor de DVD e Blu-Ray.
- QSlide: permite a gestão de múltiplas tarefas, sendo que pode ser movido, redimensionado ou tornado transparente.
- Quick Memo+: através desta aplicação é possível tirar notas rápidas por cima do ecrã que se está a utilizar, ou escolher uma “folha em branco”.
- Dual Window: não é mais do que a possibilidade de trabalhar em simultâneo em duas aplicações no mesmo ecrã.
- Smart Notice: através desta nova funcionalidade são recebidas algumas recomendações de acções que são executadas de forma regular no smartphone, baseadas no estado do telefone, comportamento e localização.
- Smart Keyboard: o teclado é bastante simples, personalizável, vai sugerindo novas palavras e permite a função de escrita através do deslizar do dedo pelo teclado. No fundo, é um teclado bastante comum e que ainda não é capaz de competir directamente com o SwiftKey.
- LG Health: a aplicação destinada à monitorização da actividade física está mais completa, com o layout mais atractivo, permitindo monitorizar não só os passos diários o utilizador bem como uma vasta série de exercícios físicos.
Segurança
A segurança sempre foi uma prioridade para a LG. No ano passado apresentou uma nova forma de desbloqueio dos seus smartphones, o Knock Code que permite criar um padrão através de toques no ecrã como forma de segurança, e ainda as funções Kill Switch e Content Lock, que permitem desactivar o smartphone remotamente e manter ficheiros pessoais escondidos, respectivamente.
No LG G4, ao invés do modo de convidado existe uma segunda conta de utilizador, que pode receber uma nova conta Google, onde o utilizador dessa segunda conta não terá acesso a qualquer conteúdo da conta principal e vice-versa.
4 - Câmara
Mais uma vez, a LG apostou fortemente na qualidade das suas câmaras fotográficas. Temos uma câmara frontal com qualidade superior à de muitas câmaras traseiras de smartphones de gama média e a câmara traseira está muito ao nível da câmara do Samsung Galaxy S6, essa considerada a melhor câmara de smartphone da actualidade.
A câmara traseira conta com 16 megapíxeis auxiliados por um laser de foco que permite a focagem de vários pontos em simultâneo, com grande velocidade de captura. O duplo flash de dois tons é também um forte auxílio, principalmente, para as fotos capturadas em ambientes mais escuros.
As imagens capturadas com esta câmara podem ir desde as imagens e vídeo em HD até UltraHD, ou mesmo em câmara lenta. Os modos de captura são muito simples e o modo automático é suficiente para umas fotos perfeitas.
A câmara frontal é agora de 8 megapíxeis e inclui mais uma vez o modo de captura através do gesto de fechar a mão, ideal para que as selfies não fiquem tremidas. Mas este modo de captura ganhou uma nova acção, e ao fechar 2 vezes a mão, a câmara irá capturar 4 fotos seguidas. As selfies ficam muito boas e em ambientes muito escuros os resultados são bastante satisfatórios.
Em vídeo, a qualidade de captura de imagem é muito boa, mas a de som, em ambientes com algum ruído ou som de intensidade elevada, não é de todo o melhor qualidade para esta gama.
Veja abaixo outros exemplos de imagens capturadas com o LG G4 em diferentes ambientes.
5 - Autonomia
Tal como já assistimos no LG G3, a autonomia foi o que mais sofreu com a inclusão de um ecrã QuadHD num smartphone com uma bateria de 3000 mAh e desta vez a situação repete-se.
Com uma utilização diária normal, incluindo o brilho automático, o Wi-Fi sempre ligado, sincronização automática, utilização da câmara fotográfica e alguns jogos, algumas pesquisas no browser e redes sociais, o LG G4 apenas tem autonomia para um dia (cerca de 18 horas) ou nem isso.
Ainda assim, se formos mais comedidos na forma de utilização, tendo o cuidado de desligar o Wi-Fi quando não é necessário, de ter os dados móveis desligados e o brilho do ecrã num nível mais baixo, e até tirar partido do modo de poupança de energia incluso, é possível uma utilização diária sem problemas.
De uma forma mais concreta, o ecrã com brilho no máximo consome a totalidade da bateria em cerca de 8,5 horas, em navegação no Google Chrome, através de Wi-Fi e com o brilho do ecrã no máximo, a bateria dura em média 5,6 horas e a visualizar vídeos no YouTube a 1080p, a autonomia é de cerca 4,3 horas.
7 - Veredicto
Mais uma vez o LG G4 é uma aposta ganha pela marca. É detentor de um design simples e marcante, é um equipamento ergonómico, não tem sensores desnecessários que encarecem os equipamentos e que acabam por não ser utilizados, tem um poderoso ecrã e uma excelente capacidade de processamento.
Em termos de desempenho, o LG G4 não apresentou quaisquer problemas de processamento da informação, nem falta de fluidez nas transições ou bloqueios de aplicações. No Benchmark AnTuTu consegui uma pontuação 48233, muito próximo do Samsung Galaxy Note 4.
Um dos problemas do LG G4 é a qualidade de chamadas em 2G, ouve-se algum ruído e existe dificuldade em ouvir quem está do outro lado do telefone. Em 3G ou através do Skype, por exemplo, a chamada é realizada sem quaisquer problemas.
O LG G4 pode ser adquirido por um preço de 579,00 € com capa normal ou de 599,00 € com capa em pele, ambos os preços encontrados na PCDIGA.
O Pplware agradece à PCDIGA a cedência do LG G4 para análise.
Índice
- Página 1
- 1 - Características Gerais
- 2 - Hardware e Design
- Página 2
- 3 - O que distingue o LG G4
- 4 - Câmara
- 5 - Autonomia
- 6 - Veredicto
1 2
Este artigo tem mais de um ano
Prefiro o Huawei P8.
Verdade, boa interface que tem o p8 emui, aqui a lg estragou um pouco o android com a sua interface.
LOL
botão traseiro é esquisito de navegar sobre menus.
A navegar estás tu 🙂
Os botões traseiros são os de volume e power.
Melhor smartphone do mercado, testei.
Apenas perde para iph6, s6 e p8, por estes serem mais compactos e robustez.
Estas-te a contradizer. Então não é o melhor…
Na câmara deviam ter mencionado que tem um abertura de f1.8 e experimentar o modo de câmara manual, grande aposta da LG, este modo permite modificar, velocidade do obturador, foco manual, balanço de brancos, ISO, Formato de ficheiros(JPEG, RAW ou ambos) , compensação de exposição, bloqueio de exposição(ideal para contra luz por exemplo) e ainda tem um histograma.
Não deixa de ser um optimo smartphone, mas a inclusao destes ecrans QHD continuo a achar um erro.
Num ecra de 5,5 acho que a diferença nao será mta para um Full HD. E claro, a bateria é que se queixa, pois como foi dito no artigo nem chega para 1 dia.
Mas ainda bem que há diversas opçoes no mercado … assim a pessoa pode escolher o que melhor lhe convem.
Quanto à autonomia tem de se ler o artigo com uma pitada de sal não é… A revisora mostrou a sua visão sobre o tlm, e não dados empíricos. Tanto posso esgotar a bateria do meu tlm em poucas horas a jogar um jogo ou a brincar com o snapchat, como pode durar dois dias fazendo apenas chamadas, sms e navegação na internet…
Estás enganado quanto a diferença não será muita. Experimenta andar com um QHD durante 1 mês e depois voltares para um Full HD. Claro que não é da noite para o dia, mas vais notar e bem. Quanto à bateria, isso sem dúvida que perde e bem,
Os preços estao mal :p so vim aqui falar so para terem atençao nisso. Obrigado
Mal não estavam, estavam era desactualizados (já actualizei). A PCDIGA baixou os preços 🙂
O som das chamadas dos LG em 2G parece ser um problema da própria marca. Tenho um Nexus 5, produzido pela LG, que tem exactamente esse problema, que se agrava com o uso dos auriculares, apesar de serem os específicos para o modelo. Já foi à marca e veio de lá na mesma, não tendo sido diagnosticadas quaisquer deficiências.
Ótimo smartphone. Só creio que passar do G3 para o G4 não é necessário, salvo se manter no smartphone top sempre.
eh pah, mas isto visualmente é um clone do oneplus one… Não ha um designer mais original na lg?????
Com que telemovel tiraste as fotos??
Só uma pequena correção. Ele não possui flash de dois tons. trata se do flash e abaixo está o sensor de espectro de cores…
É isso e as fotos serem da cidade mais bonita de Portugal:D
Grande Maria Inês, Coimbra a mostrar o potencial da câmara desta máquina fantástica!
O LG G4, traz apenas um flash e não dois como no artigo. Um erro grave de quem fez a análise, porque faz uma análise errada e nem se apercebe da realidade do flash. Sendo assim, o LG G4, traz UM flash de cor branca/fria, e ao que o artigo chama duplo flash, é na realidade um sensor de espectro de cores.
Antes de escrever informe se corretamente.
Fica a dica!