A mudança abrandou! Menos utilizadores Android migraram para o iPhone em 2023
A eterna guerra entre o Android e o iOS leva muitos utilizadores a mudar de lado constantemente. Essas mudanças fazem oscilar o domínio do mercado e isso é importante para as marcas e para as suas ofertas. Uma nova análise veio mostrar que a mudança abrandou e que menos utilizadores Android migraram para o iPhone e o iOS em 2023.
Os dados são da Consumer Intelligence Research Partners e analisaram o cenário dos utilizadores do Android e do iOS. Em especial, foi medido o número de utilizadores que decidiu mudar de sistema e abraçar as propostas da concorrência direta.
Tal como outros anos, este número é (relativamente) elevado, ainda que tenha abrandado face ao passado. Em 2023 o número de utilizadores que mudou do Android para o iOS situou-se nos 13%. Isso representa uma queda relativamente aos 15% de 2022, que foi a taxa mais alta dos últimos cinco anos.
Ainda assim, e faça aos anos anteriores, esteve acima do que era o padrão. Em 2020 e 2021 este valor esteve nos 11%, o mais baixo dos últimos 5 anos. Por fim, e para termos de comparação, este valor é também igual ao que foi registado em 2019.
O valor e a queda de 2023 é interessante numa altura em que a Apple parece aumentar a sua luta contra o ecossistema Android. A empresa reforçou as medidas que procuram isolar os utilizadores face ao que o iOS oferece, algo que tem chamado à atenção das entidades reguladoras.
O que estes números mostram, porém, é a tendência nada surpreendente de que a mudança não acontece. Os utilizadores do iPhone permanecem com os seus iPhones, e os utilizadores do Android também não mudam muito. Embora existam benefícios na mudança em alguns casos, os aspetos negativos geralmente superam isso.
Estando o mercado em constante mudança, será interessante ver como este valor se mostrará em 2024. A Apple já conseguiu bater a Samsung no campo das vendas, mas com as novas propostas a chegarem, tudo deverá mudar e regressar ao que tem sido o padrão dos últimos anos.
Porque é que nunca mostram os que mudaram do Iphone para Android?
É que também é uma realidade que existe sabiam?…. Só por curiosidade….
Ninguem troca iphone por android, para que? Para andar com antivirus no smartphone? lol Tem juizo
sai da bolha, liberta-te
Porque? O melhor ecossistema onde tudo funciona bem. Usei windows e android e era problemas e falta de updates ou bugs todos os dias, fartei me e estou melhor. Quem muda para Apple nao quer outra coisa, so os totos que nunca usaram e que criticam como tu
mas quem diz que não uso iphone? Oh rambo do teclado….
totó é quem está na bolha e diz mentiras ou nem sabe o que diz….
“so os totos que nunca usaram e que criticam como tu”
Eu uso os dois, Android e iOS.
A Google, na minha opinião, tem feito um trabalho notável nos últimos anos para criar um ecossistema Android muito completo sem OBRIGAR a que todos os equipamentos sejam do mesmo OEM.
Neste momento diria que com equipamentos Android “mistos” (de vários fabricantes) já chegas a 90% a 95% do que fazes com a interligação dos equipamentos Apple.
Se OPTARES por equipamentos do mesmo OEM (por exemplo, tudo Galaxy ou Pixel) então já chegas perto dos 100%.
Isto sem eliminar as outras características base do Android, como o Sideloading, personalização, maior variedade de apps (por exemplo, emuladores e game streaming), variedade de hardware, etc.
E tanto a Microsoft como a própria Google têm apostado na integração do Android com o Windows com iniciativas com o PhoneLink e o QuickShare.
Muito bem #Celso R.
A própria Apple admitiu isso quando estavam no julgamento com a Apple.
Aliás, utilizaram isso como argumento a seu favor, em como havia concorrência no marcado.
*no julgamento com a EPIC.
Se dantes ainda havia a razão de migrar que era ter menos suporte (durante menos anos), agora não há praticamente nenhuma.
Com o Pixel 8 tenho:
– 7 Anos de suporte (embora tenha bom histórico Apple não se compromete com um número)
– Melhor fotografias
– Um sistema bem mais costumizável
– Excelentes features que o iPhone não tem, como o best take
A migrar para iPhone o que é que ia ganhar? Nada ou quase nada?
O best take é um gimmick que ninguem usa, fotografias falsas para que? O Pixel 8 tem um soc desatualizado e lento, tem pior camera que o iphone como diz o dxomark, tem um SO que nem airdrop. O iphone tem muito mais features que o Pixel , que so serve para o mercado americano e as melhores novidades nem estao disponivels na europa
todas as fotografias são falsas. E é-me super util n ter 10 fotos de grupo 😀
tens razão. não fui claro. estou a referir-me apenas à fotografia que é o que uso. efetivamente o iphone tem melhor video.
quanto à lentidão… que lentidão. medes isso como? em benchmarks? para mim são os dois imperceptiveis.
> O iphone tem muito mais features que o Pixel
tipo o quê? eu estou a falar de features que me são uteis
Para nem falar que se vou de android para iphone, tenho as minhas coisas, mas vir de iphone para android estou todo acorrentado à apple.
o sistema apple é dos menos interoperáveis de sempre, que é um factor negativo brutalissimo.
Muito bem @Carlos.
Há malta q julga q o iPhone veio de outra galáxia. 😛
Utilizador de ambos os sistemas, ambos bons para diferentes utilizadores e diferentes tipos de utilização!
Contudo acho que o Android está mais prático que o iOS!
A meu ver o iOS deveria sofrer profundas remodelações e refazer o seu sistema!
Mas satisfeito com ambos!
São tantas as features que adventas que o iPhone tem que eu usei um iPhone 14 da empresa durante 3 meses e me vi obrigado a regressar para Android porque o iPhone não tem coisas básicas como:
– poder agendar um alarme para um dia específico (não falo nos dias da semena), por exemplo, para uma reunião que só acontece uma única vez no futuro ou, adiocionar excepções para que um alarme agendado para os dias da semana não toque na semana em que estás de férias, por exemplo. Nem com aplicações foi possivel resolver isto.
– Adicionar músicas aos toques é um cabo dos trabalhos, se não tiverem sido adquiridas pelo iTunes, mesmo que as tenhas adquirido legalmente. Assim se percebe porque é que o toque dos iPhones seja, geralmente, o mesmo
– Quando ia no carro, tinha o tlm emparelhado e, se atende-se uma chamada, o telefone comutava do Bluetooth para o telefone, vá-se lá saber porquê. Deve ser uma feature de privacidade lol
– Não era possível fazer split-screen e ter 2 apps abertas ao mesmo tempo (não encontrei nada nas pesquisas que fiz)
– Não sei se a organização das definições de sistema foi feita por alguém com intenção de organizá-as em categorias. Se foi, falhou redondamente. Umas estão no Geral, outras em categorias. Não percebi a lógica e era frustrante. Vários Androids, de várias marcas me passaram pelas mãos e nunca senti isto.
Saliento um ponto positivo da minha utilização que digo que de facto é uma boa ideia do lado do iPhone. No registo de chamadas aparecem todas as chamadas, incluindo outras apps como WhatsApp e Teams. Muito bom para ver registos.