A Google mata de vez um dos seus melhores sistemas! É o fim do Android 4.4 KitKat
Ainda que se fale muitas vezes das atualizações do Android, a verdade é que os smartphones com este sistema duram muitos anos. As versões mais antigas parecem recusar-se a morrer e a Google vai tentando mantê-las. Uma das melhores versões, o Android 4.4 KitKat, chega agora ao fim e perde todo o suporte da Google.
O fim do Android 4.4 KitKat
Das muitas versões que a Google já lançou do Android, há algumas que marcaram os utilizadores e os seus equipamentos. São versões que marcaram os utilizadores, quer pelas novidades que trouxeram ou pelas melhorias que acabaram por implementar. O Android 4.4 KitKat encaixa neste grupo e é uma das melhores versões já lançadas.
Ainda que tenha perdido o suporte da Google há já alguns anos, fruto da sua idade, este sistema continuou a ser suportado e a receber algumas melhorias. Estas chegavam através do Google Play Services, sendo assim mantidas pela Google e reduzidas ao essencial.
A plataforma Android KitKat (KK) foi lançada pela primeira vez há cerca de 10 anos e, desde então, introduzimos muitas melhorias e recursos inovadores para Android, que não estão disponíveis no KK
Desaparecem atualizações no Google Play Services
Agora, e do que a gigante das pesquisas anunciou, o Google Play Services vai deixar de suportar esta versão. Ao fim de 10 anos, este sistema vai finalmente chegar ao fim e perder de vez todas as atualizações que estavam a chegar via este mecanismo da Google.
Nas razões apresentadas pela Google para este fim está não a sua idade, mas sim o volume de utilizadores que ainda usa esta versão. Na publicação onde revelou esta novidade, fez saber que a contagem de dispositivos ativos no KitKat "caiu abaixo de 1%", um valor muito baixo face ao que as versões mais recentes têm.
Muitos milhões perdem agora o suporte
Ainda que pareça um valor muito reduzido, este representa um lote de smartphones muito elevado. Os dados existentes, ainda que oficiais e vindos da Google, dão conta de que ainda existem mais de 5 milhões de dispositivos ativos a usar o Android 4.4 KitKat.
Os dispositivos com o Android 4.4 KitKat não vão receber versões do APK do Google Play Services após 23.30.99. Isto significa que ficam expostos e sem qualquer novidade. A única solução passa mesmo por mudar de smartphone, que corra uma versão bem mais recente do Android.
Este artigo tem mais de um ano
Tive esta versão no Motorola Moto G (1ª geração)
Tenho um tablet Acer de 10 polegadas com cerca de 10 anos. Nunca atualizou para uma versão Android mais recente e muitas aplicações já não são compatíveis com esta versão. No entanto existem duas que continuam a funcionar ainda: Netflix e Spotify. A Amazon Prime funciona, mas trava muito, mesmo que descarregue o episódio e veja offline.
falta de performance nao?
Sim, demora um bocado a abrir algumas aplicações, mas o Netflix funciona direitinho. Só tem um giga de RAM, mas os 32 gigas de ROM chegam bem. No entanto vou mesmo ter que adquirir outro, pois há muito streaming além do Netflix. Tenho um Nexus 7 de 2013 que deixa instalar HBO e Disney, mas 7 polegadas é pequeno. 10 é o ideal. Quando preciso de ver grandes produções aponto o projetor para o teto, com uma Mi Stick.
“Os dispositivos com o Android 4.4 KitKat não vão receber versões do APK do Google Play Services após 23.30.99.” 23.30.99 ?? Mas isto que é ?? Algum tipo de data ?? De versão ?? Que é isto ?? 😐
Só pode ser a versão do Google Play Services.Eu que estou no programa Beta,recebi hoje a versão 23.26.16(100400-550615600),e o meu smartphone corre o Android 9(Pie).Recebi hoje esta actualização,a 25 de Julho de 2023.
E há um par de horas que recebi a versão estável do Google Chrome para Android,a versão 115.0.5790.138.O engraçado é que esta versão nem sequer foi lançada para ninguém nem sequer foi comunicada publicamente no Chrome Releases Blog.É que a versão que toda a gente tem é a versão 115.0.5790.136 e não esta.É estranho,no mínimo. 😐