5 aplicações para meter o seu cérebro a funcionar [Android/iOS]
Quantas vezes já não se viu perdido a olhar para o smartphone ou a correr as redes sociais, mas na verdade não está a ver nada?... E porque não aproveitar esse tempo para estimular o cérebro?
As aplicações que ajudam a manter a mente ativa são muitas e hoje sugerimos-lhe algumas das mais interessantes.
1. Lumosity
Lumosity é um dos melhores jogos para adultos para manter o cérebro a funcionar. É composto por vários desafios de estimulação do cérebro, projetado para testar raciocínio crítico, memória e habilidades de solução de problemas.
Este jogo incentiva o utilizador a jogar pelo menos 15 minutos por dia, em 3 a 5 dias por semana, mostrando a evolução do jogador num gráfico e comparando os resultados com os de outros jogadores.
Homepage: Lumosity
Preço: Gratuito
2. Zenge
Zenge trata-se de um jogo de puzzle com alguma complexidade, que aumenta com o avançar de níveis. Além da estimulação do cérebro para completar os puzzles este jogo ainda traz alguma tranquilidade com as imagens que vão surgindo por de trás de cada quebra-cabeças.
Homepage: Hamster on coke
Preço: 0,59 € (durante 1 dia)
3. Happy Glass
Este pode ser talvez considerado o jogo do ano na categoria dos mais simples para smartphone. Com poucos meses nas lojas de aplicações conta já com milhares de downloads, onde a sua simplicidade gráfica e o seu desafiar do cérebro podem ser a chave do sucesso.
Homepage: Lion Studios
Preço: Gratuito
4. Transmission
Transmission é um jogo que o vai obrigar a pensar e a ser estratégico. É um jogo que retrata toda a Era da comunicação, dos primórdios aos dias de hoje, desenvolvida pelo Museu da Ciência de Londres.
Homepage: Science Museum
Preço: Gratuito
5. Quick Brain
Esta app parte do mesmo conceito da primeira que sugerimos, com vários jogos que têm como objetivo estimular o cérebro e melhorar algumas áreas como memória, atenção, velocidade, reação, lógica entre outras.
A ideia é que o jogador, abra todos os dias esta app e complete alguns desafios durante breves minutos.
Homepage: Brainsoft
Preço: Gratuito
Conheça ainda
Este artigo tem mais de um ano
Eu… Leio um livro…
… ou leio o pplware.
Ainda é uma excelente prática, mas já está em desuso, o que é uma pena.
Discordo, meu camarada! Ainda está em uso. Infelizmente a falta da leitura nos livros é que tem contribuído à formação de semi-analfabetos e nos obriga a ver legendas em todos os âmbitos da comunicação onde se expressa por meio de textos, um nível primitivo de escrita. Aqui mesmo, vejo irmãos tão pretensiosamente inteligentes a discorrer sobre tecnologia ou expressar opiniões sobre artigos que vós publicais, ao fazê-lo, porém, demonstram um conhecimento primitivo da língua, às vezes a nível pré-escolar. Vejo e silencio, embora lamentando, sinceramente. Neste momento, estou lendo uma trilogia muito esclarecedora, sobre os bastidores da crise enorme do Brasil. A trilogia psicografada pelo medium robson pinheiro, que destrincha o complexo processo obsessivo que sofreu o Brasil, pelas entidades trevosas anticrísticas e seus representantes que foram introduzidos no governo da nação. A saber: “o partido; “a quadrilha” e “o golpe”. Em tempo, rogo humildemente, a quem desconhece ou descrê, que se abstenha de comentários jocosos, eis que não me interessam, pois estou a fazer um simples comentário, a ninguém em especial dirigido. Cordiais abraços. https://www.pelando.com.br/ofertas/kit-robson-pinheiro-3-volumes-o-partido-a-quadrilha-o-golpe-serie-politica-das-sombras-r60-210154
https://www.saraiva.com.br/kit-robson-pinheiro-3-volumes-9894017.html?mi=VITRINECHAORDIC_ultimatebuy_product_9894017
Nada contra, aconselho e recomendo, mas para treinar lógica este tipo de joguinhos são bons.
Talvez sejam úteis para fazer certo tipo de testes psicotécnicos. Mas como alguém disse uma vez, jogar xadrez desenvolve a nossa capacidade intelectual no sentido de nos tornar cada vez melhores jogadores de xadrez. Eu penso que isto é aplicável a outros jogos. Se o objectivo é ir para além da lógica e desenvolver a capacidade de raciocínio, isto é, a racionalidade, o pensamento crítico, o cepticismo, tudo o que é importante, então eu não recomendaria jogos a ninguém, mas muita leitura e também, porque não, podcasts, como Rationally Speaking (Julia Galef) e Waking Up (Sam Harris). O cérebro agradece e manda cumprimentos.
Outro aplicativo interessante é o Peak – Treinamento Cerebral. Vale a pena conferir.
prefiro o folhear de um livro…
bons apps, mas tb gostava de ver aí o elevate
Prefiro o Clash Royale
“Quantas vezes já não se viu perdido a olhar para o smartphone ou a correr as redes sociais, mas na verdade não está a ver nada?”
Ou seja,
“às vezes estamos agarrados no telemóvel e não há nada para fazer…. :(”
Esta frase revela que no fundo no fundo, o que está incutido nas pessoas neste momento é:
“temos de estar sempre agarrados ao telemóvel”
Lembro que há vida para alem das tecnologias. Não sou anti tecnologias, muito pelo contrário, mas elas devem de nos servir, e não “termos que andar a toque de caixa” a mando dos telemóveis.
Só a minha opinião, tenho andado a pensar muito nisso ultimamente …
+1
é que começo a ver o telemovel ou smartphone como algo primitivo.
O Homem na pré-historia escrevia na parede da caverna coisas importantes do seu dia a dia. Agora o Homem tira fotografias a ele proprio e a tudo com um telemovel e até precisa de IA para isso, como é possivel…
Em vez de interagir pessoalmente, interage atrás de um ecran, e consegue caminhar na rua a mexer no telemovel alheado da realidade à volta… se em vez do telemovel contasse riscas no pavimento alheado já tinha diagnostico médico feito.
Depius está sempre a avisar… olha a bateria… não quer usar o chrome ou o raio que o parta, nao fez copia de segurança… tem a localizaçao desligada…
Já nao tenho mesmo paciencia, parece que o Homem é e.s.t.u.p.i.d.o e um inadaptado.
Tenhi amigos que compraram agira um dumphone e estao super satisfeitos.
Um até me disse que o smartphone está para os olhos e cerebro como o tabaco está para o pulmão e essa foi a sua epifania, que ouviu do oftalmologista depois de lhe dizer que tinha de usar oculos.
Desculpe. Existem “espertofones” & “burrofones” ok?
Abraço (desculpa lá a paródia)…
agira = agora
dumpphone = dumbphone…
isto de escrever no bus para poupar o meio ambiente de hidrocarbonetos particulares ou de litios e afins, dá nisto. Nem o swiftkey, outra ajuda para parvos, corrige os erros da trepidação.