3 alternativas ao Google Tradutor para Android
O Tradutor da Google é, sem dúvida alguma, o mais completo e popular tradutor de idiomas. Contando com 103 idiomas, permite efectuar traduções offline, traduzir de forma instantânea através da câmara, tem ainda modo de conversação que traduz voz de forma instantânea e muitas mais opções.
Mas existem alternativas e são essas que lhe vamos dar a conhecer.
Sem tantas funcionalidades quanto o Google Tradutor, as três alternativas que hoje apresentamos são capazes de traduzir texto de uma forma muito eficiente e outras delas permitem mesmo reconhecimento de voz e traduzir dessa forma a frase ou palavras pretendidas.
Language Translator
A Language Translator surge como uma das três alternativas mais simples e fáceis de utilizar. Esta app suporta 90 idiomas, traduzindo desde de pequenas frases a grandes texto, além do mais, permite reconhecimento de voz para traduções, contudo, esta funcionalidade não está disponível em todos os dispositivos Android.
A aplicação é gratuita e até está disponível para os equipamentos Android mais antigos, a partir da versão 2.3. Ao contrário do Google Tradutor, este serviço não apresenta traduções alternativas ou sinónimos de palavras.
iTranslate - Tradutor
Esta é, claramente, uma das alternativas mais interessantes ao Google Tradutor. A interface é bastante moderna, inclui mais de 90 idiomas e traduz de forma eficaz palavras, frases, textos de maiores dimensões e ainda tem um reconhecimento de voz bastante preciso em diversos idiomas testados, e o português de Portugal está bem distinto do português do Brasil.
Ao contrário da opção anterior, este tradutor oferece sinónimos e outras traduções válidas para cada palavra e funciona também em modo offline.
A versão gratuita desta aplicação tem alguma publicidade, não muito intrusiva, mas que, ainda assim, pode ser eliminada através da versão paga que custa 2,99€ e ainda tem traduções ilimitadas. De notar que este tradutor requer Android 4.1 ou superior e ainda está disponível numa série de outras plataformas, desde o iOS e ao Windows 10 Mobile.
iTranslate - Tradutor Grátis
Esta é também uma alternativa bastante simples, mais modesta em termos de idiomas suportados, sendo que apenas inclui 50 idiomas e a tradução por voz também não está disponível em todos os idiomas. Ainda assim, durante os testes realizados, as traduções mostraram-se bastante válidas e coerentes com as outras opções.
Esta é uma aplicação 100% gratuita e, por esse motivo, apresenta alguma publicidade a mais e, além disso, ainda requer ligação à Internet.
Que outras aplicações de tradução recomenda?
Este artigo tem mais de um ano
Cadê o yandex.translate? Que possui até um bot no Telegram?
Para mim o mais importante é a qualidade das traduções.
Mencionaram que tem +100 idiomas não é um bom critério para medir qualidade, quantidade não significa qualidade. E algumas traduções ficam muito a desejar.
Bing Tradutor > Google Tradutor
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.microsoft.translator&hl=pt
Não conheço as aplicações sugeridas.
Uso o Microsoft Translator que funciona off-line e traduz, também, a partir de imagens obtidas a partir da câmara.
Com o smartphone ligado à internet lê os textos na língua selecionada.
Microsoft tradutor, the best one!
O translator da Microsoft, sem dúvida! Para mim é o mais completo.
E o yandex.translato?
Até esta data existia apenas uma componente da Google que eu detestava em detrimento da excelente (surpreendentemente) ferramenta da Microsoft Bing Translator.
Mas ainda mais surpreendentemente do que isso, foi hoje a minha experiência após a mais recente actualização do Google Translator. Fiquei perplexo com a evolução.
Neste sentido (e tendo em conta uma curta experiência) parece que vou deixar de usar o Bing.
Recomendo o GT.
O Tradutor da Microsoft:
https://www.microsoft.com/store/apps/9wzdncrfj3pg
Porquê usar alternativas piores? O google tradutor até já usa “machine learning” para alguns idiomas 🙂
Não deixa de ser interessante terem incluído apps que usam o serviço de tradução da Microsoft mas não tenham incluído a app da Microsoft.
Excelente artigo, é sempre bom haver alternativas!