Conheça 10 novidades que tornam o Android Oreo ainda melhor
No passado dia 21 de agosto, foi oficializada a nova versão do Android 8.0, muito aguardada pelos utilizadores. A Google manteve a tradição de nomear o Android com nomes de doces e ordenados alfabeticamente, são eles Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean, KitKat, Lollipop, Marshmallow , Nougat e Oreo.
Novos recursos foram integrados no Android Oreo, com o objetivo de conferir maior segurança, rapidez, eficiência, e capaz de lidar melhor com multitarefa. Vamos conhecê-los melhor, apesar de nem todos serem novidade.
Se ainda não teve oportunidade, conheça aqui a lista provisória, e não definitiva, dos smartphones que podem vir a receber o novo sistema operativo.
1) A opção “Fontes desconhecidas” deixou de existir
Nem todas as aplicações, instaladas por outra via que não através da Play Store, são mal-intencionadas, no entanto, podem trazer problemas que prejudiquem o funcionamento do Android, bem como a segurança dos dados do utilizador.
Até ao Android Nougat, para que os utilizadores instalassem aplicações fora da Play Store, teriam de ativar a opção “Fontes desconhecidas” através das definições de segurança.
O Android 8.0 veio mudar a forma de funcionamento deste recurso, trazendo um sistema mais inteligente, no qual o utilizador deve permitir manualmente a instalação de aplicações de terceiros, mas individualmente, por cada aplicação, o que antes era válido para todo o sistema.
Imaginemos que abriu o Google Chrome e fez download de uma aplicação que não através da Play Store. Para a conseguir instalar, terá de autorizar o Chrome a instalar aplicações de fontes desconhecidas.
Em termos de segurança, crê-se que não terá assim tanta, uma vez que autorizar a instalação de uma determinada aplicação não é sinonimo de eliminar um eventual malware.
2) Autofill API Framework
Uma boa prática que se tem tentado passar aos utilizadores é o uso de passwords complexas com letras maiúsculas, minúsculas, números e carateres especiais, para os demais logins online, além de alterações regulares.
Em contrapartida, acaba por existir alguma dificuldade em memorizá-las, o que leva alguns utilizadores a guardá-las, por exemplo, em gestores de passwords. Infelizmente, limitações do próprio Android impediram que estes serviços atingissem o seu verdadeiro potencial.
Esse problema foi resolvido. O Autofill é uma nova API que permite às aplicações acederem ao sistema, a fim de obterem informações que utiliza regularmente e, como tal, inserir o e-mail e password acaba por ser consideravelmente mais fácil do que era antes.
3) Picture-in-Picture
Quantas vezes já lhe aconteceu querer a assistir um vídeo no YouTube enquanto conversa no Messenger ou WhatsApp? A verdade é que não era possível fazer as duas coisas em simultâneo.
Um dos maiores recursos da Android Oreo é o PiP. Este, permite ao utilizador executar outra aplicação ao mesmo tempo que assiste a um vídeo, uma vez que ele continua a sua reprodução em segundo plano.
O vídeo pode ser movido para qualquer parte do ecrã, assim como os ícones do Facebook Messenger. As opções são pausar/reproduzir, saltar para o próximo vídeo, desativar o áudio e expandir o vídeo.
Funciona com o YouTube Red (requisito para usar com o YouTube), Chrome, Play Movies, Duo, WhatsApp e VLC.
4) Google Play Protect
Tendo em conta o rápido crescimento de malware contra o Android, a Google lançou, há cerca de um mês, esta nova ferramenta anti-malware, com o objetivo de auxiliar o utilizador na deteção e remoção de aplicações nocivas.
Play Protect is built into every device with Google Play, is always updating, and automatically takes action to keep your data and device safe, so you don't have to lift a finger
Segundo Dave Burke, Vice Presidente de Engenharia da Google
Esta ferramenta não é exclusiva do Android Oreo, estando disponível para qualquer utilizador, desde que possua a versão 11 do Google Play Services.
5) Wi-Fi Aware (Neighborhood Aware Networking - NAN)
Este recurso baseia-se numa combinação do Wi-Fi Direct e Near, que oferece uma ligação mais segura, quando comparada com o Wi-Fi P2P, e com velocidades muito superiores à do Bluetooth.
O Wi-Fi Aware permite que os dispositivos e aplicações partilhem dados entre si, a alta velocidade e a longa distância, sem ser necessária qualquer ligação à Internet.
Além disso, acaba por ser um desafio para os programadores desenvolverem aplicações com base na comunicação entre dispositivos por proximidade.
6) Android Instant Apps
Revelado em maio de 2016, este recurso, também incluído no Android 8.0, permite utilizar determinadas aplicações da Play Store sem necessidade de as descarregar.
Para os utilizadores cujo dispositivo se encontra com pouco espaço de armazenamento, impossibilitando a instalação de mais aplicações, certamente será bastante útil.
O Android Instant Apps é compatível com dispositivos que executem o Android 4.1 (API de nível 16) ou posterior e tenham os serviços Google Play instalados.
7) Maior controlo em aplicações de segundo plano
Muitas são as aplicações que, em segundo plano, consomem bastante bateria. Os programadores tinham liberdade para desenvolver aplicações que estivessem em constante escuta de recursos do sistema, como por exemplo, do Wi-Fi, que além da bateria, afetavam negativamente o desempenho do Android.
Nesta versão o caso muda de figura, a Google bloqueou as aplicações que utilizam esta prática. Além disso, alguns serviços básicos e atualizações de localização ficarão limitados enquanto ela não estiver em uso.
8) Smart Text Selection
Suponha que alguém lhe envia um e-mail, número de telefone, morada. Ao selecionar um deles, o Android será capaz de perceber que tipo de informação se trata, ao ponto de abrir a respetiva aplicação.
Para cada tipo de informação, o Android sabe reconhecer e como lidar com ela de forma inteligente. Por exemplo, se um amigo lhe enviar uma morada de um restaurante, ao clicar nela, automaticamente ser-lhe-ão apresentadas instruções no mapa a fim de o informar sobre chegar até lá. Este recurso está disponível em todo o sistema.
9) Notification dots
Semelhante ao que o iOS tem feito durante largos anos, ao receber uma notificação numa determinada aplicação, sobre o ícone dela irá aparecer um ponto, bem como um alerta na barra de notificações. Os pontos são adaptativos, isto é, mudam de cor com base na aparência da aplicação que representam.
Para visualizar uma notificação basta pressionar a aplicação identificada com o ponto, para descartar deslize-a para a esquerda ou direita. Se optar por deslizar, saiba que a notificação desaparecerá da barra de notificações.
10) Novos Emoji
O Android 8.0 conta com mais de 60 novos emojis e alguns redesenhados. Alguns deles só serão disponibilizados aos desenvolvedores de aplicações, que vão poder usar e abusar.
Além dos emojis por omissão, o utilizador deverá ter uma opção que lhe permite fazer download de mais uns quantos. Confira aqui a lista completa dos novos emojis, e aqui dos redesenhados.
Parte destes recursos são novidade no Android 8.0 Oreo, outros não, no entanto, nota-se que a Google está a fazer um esforço para tentar colmatar problemas de segurança e desempenho, proporcionando melhores experiências aos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Mais do mesmo.
Tens aqui 10 exemplos de não é apenas mais do mesmo e que não foram copiar nada aos demais.
Acho que essa sede de dizer mal por dizer te impediu de ler o artigo. Faz lá um esforço e tenta perceber o que se diz no texto.
+1
+1
Depende, dentro desses 10 recursos, alguns não mudam muito do que o Nougat já faz…Considerar emoji como inovação é simplesmente fraco…notification dots outra coisa fraquita…Picture-in-Picture não é assim um passo tão largo, o Nougat reproduz youtube no modo de janela dividida, mesmo transitando entre apps, o salto não é assim tao entusiasmante.
Tirando alguma segurança que dizem trazer, a Wi-Fi Aware e instant apps, nada de tão importante e de tamanha inovação nesta nova versão… Talvez o que mais irá empolgar, se for verdade na prática, é a gestão de bateria…
Sabe mesmo como as Oreo, a pouco.
A bateria está durando meio dia e antes da atualização durava mínimo 36 horas… Xperia ZX..
O miui faz o primeiro. Pergunta para cada app fora da loja se pretendes instalar…
Acho que não entenderam uma coisa, provavelmente porque não explicámos com detalhe.
Todas essas funcionalidades que já tinham eram proprietárias e desenvolvidas pelas marcas, ficando por isso limitadas ao equipamentos da mesma. O que acontece agora é que ficam nativas no Android, ou seja, vão chegar a todas as marcas e a todos os equipamentos que tiverem o Oreo instalado.
Ha pessoal que não gosta de ler e é simplesmente do contra…
Desta vez damos o benefício da dúvida e ele daqui a pouco vem dar razão, aposto
+1
+100
Justamente!!!
Ser bastante mais lento que a versão anterior também não faz parte?
É precisamente o contrário. Está mais rápido, desde o arranque até ao funcionamento
Vocês são f****
Ainda nem puseram as mãos no S.O. já o estão a criticar. Espera pra ver, ao fim de 2 semanas a usar diariamente poderás ver se é mesmo lento ou não.
Mania de ideias feitas
+1
Mais lento só se for no teu telemóvel que já não aguenta
Vieste cá ver o que vais ter nos próximos ios?
telemóvel single core 800mhz e 512mb de 100€ de 2012, passagem de 4.1 para 4.4 e tornou-se mais fluído, rápido e com maior autonomia que o anterior, infelizmente para si.
https://www.youtube.com/watch?v=9OE3jg47cPE
felizmente para si, com os velhos iphones 3gs, 4 e afins, por norma recebem o último iOS e tornaram-se extremamente lento, sendo o iOS o sistema mais básico, monotasking e mais simples e o android o mais complexo e multitarefas.
Com o ios é que costuma funcionar assim filho. Estás equivocado.
3) Picture-in-Picture: esta opção não é nova, já estava presente na anterior versão.
Lamento mas não. Nativamente só saiu nesta versão. A Google fez questão de anunciar isso.
Pois no meu nougat sempre tive a possibilidade de ter duas janelas abertas lado a lado. Será que neste caso é algo mais?
Nada a ver. Não se fala de aplicações lado a lado.
Fala-se de teres uma janela de vídeo em cima das apps que tens a correr.
Sim é diferente, é uma abordagem diferente, parece-me que bem mais interessante (não sei se haverá limite ao número de aplicações a correr ou não?)
Em qualquer caso, a possibilidade de se assistir a um vídeo no youtube enquanto se conversava no whatsapp já era uma realidade com o ecrã repartido.
Os Samsung de topo já tem isso desse o Android 5.0 como passar para Wifi directo quando enviamos um ficheiro.
Implementação própria das marcas, como disse antes. Não era algo geral ao Android como é agora
Um sistema operativo que dá o nome de marcas de bolachas e guloseimas às suas diferentes versões não é para ser levado muito a sério.
Windows phone é que é!
🙂
Por essa lógica, a Tesla também não deveria ser levada a sério porque os modelos dos seus carros fazem a palavra sexy.
Modelo S
Modelo 3
Modelo X
Modelo Y que está para vir
E é precisamente essa a ideia deles, mas, acho, a Ford registou o e antes deles, por isso saiu o 3
Sim eu sei disso. Maldita Ford ahaha
Como se nome definisse a essência de algo! Se fosse assim era fácil. Bastava quando o bebê nascer, dá um nome de pessoas de sucesso, e o sucesso dele estava garantido!
Se soubesses quanto as marcas pagam á Google para levar o seu nome no sistema operativo até te assustavas com a “brincadeira”.
Ao passo que tudo o que vem produzido com um símbolo de maçã datada (símbolo da decadência humana há milénios:pecado) já torna tudo mais apelativo e elitista!?!Gente que só liga ao status e às aparências,quando deixarem de parecer tão “belas” aos seus próprios olhos,se calhar matam-se,não sei… Enfim
Nem o nougat levei, quanto mais este oreo enfim…
Não fazes os TPC, não tens direito a doces 😛
Sinceramente não percebi esta parte:
“Quantas vezes já lhe aconteceu querer a assistir um vídeo no YouTube enquanto conversa no Messenger ou WhatsApp? A verdade é que não era possível fazer as duas coisas em simultâneo.”
Isto é possível com o split screen já há muitos anos, além disso é possível ver videos usando um floating screen.
Se alguém me puder elucidar sobre esta nova funcionalidade agradeço.
Fala-se de ter uma janela de video, pequena, em cima das restantes, que correm as apps normalmente.
Não é o mesmo que ter duas meias janelas e andar a saltar de um lado para outro
Portanto isto?
https://i.ytimg.com/vi/JV-tNNp05_g/maxresdefault.jpg
Isto dá para fazer com qualquer aplicação…incluindo videos.
http://cdn.droidviews.com/wp-content/uploads/2015/08/bs3.jpg
Isto é app-specific mas há N apps que permitem isto, dai a minha questão relativamente
a “A verdade é que não era possível fazer as duas coisas em simultâneo”.
O lagwiz da crapsung dava para fazer isso à custa da perca de performance por se ter que usar essa skin horrível sob o android, eles compraram uma porcaria de empresa à uns anos que implementou isso com umas apis antigas no android e nem tiveram que fazer nada (assim como essas outras apps que permitem “window” na playstore). A implementação da Google é muito melhor além de mais moderna.
Vai permitir aos fabricantes nem sequer se terem que chatear para fazer a implementação do pip à custa de alteração do framework e perca de performance.
Quem gosta de android não usa essa porcaria de crapsungs. Bodegas comerciais.
Cada vez mais bonito! Gostei bastante.
São estas “pequenas” modificações que fazem uma grande diferença tanto no aspecto como a nível de funcionalidades.
Que se comece a desenvolver uma romzita stock android para o S7 Edge :p
Nao percebo como algumas pessoas conseguem ser tão lerdas isso do ver video numa janela flutuante nao e novidade nenhuma o meu velhinho galaxy tab 2 ja o podia fazer mas era recurso da Samsung tanto que apenas funcionava no player da Samsung outros recursos ai apresentados ja poderiam ser usados com apps de terceiros as novidades e serem aproveitadas logo out of the box ou seja sem instalar nada nativo do OS e nao necessário andar a ocupar mais memoria do telemóvel com apps e de alguma forma protegendo as nossas informações e permitindo que o telemóvel nao fique tao lento. Percebam que nao dizem que e completa novidade os recursos descritos mas sim novidade ao ponto de vir nativamente
Nao precisas ser assim tão agressivo. Tinhas isso mas através das alterações que tantas vezes criticaram na Samsung.
A Google o que fez foi abrir isso a todos os dispositivos e a todos os programadores, o que convenhamos, é uma excelente aposta.
E até pode ser, com um bocadinho de sorte, que lá para a versão… uh… Qunami… a gente venha a ver algumas delas.
os melhores melhoramentos nem são estes. são nos detalhes. já noto diferença do meu htc 10 com android 7.0 para o meu htc u11 com android 7.1.1. no funcionamento diario. nem falo para o android 6 que tenho no tablet nexus 7….quando pego em algum android 5 ou 4.4. parece que voltei 10anos….se todos eles dao para telefonar, instalar apps e ver os emails e ir a net? dao todinhos….mas testem um android novo durante um mes depois passem para um mais antigo e percebem o que digo.
A única diferença entre o nougat e o oreo, é que o oreo vem com apps nativas, apps essas que podemos instalar confortavelmente no nosso nougat, na verdade o oreo é o nougat, prova disso é que o lineage SO vai lançar uma rom oreo para telefones com nougat…
Creio que disse tudo…
Hammm???? Se assim fosse já tinhas a rom cá fora em todos os telemóveis que o LOS já suporta agora com Nougat… Ha muita alteração “under the hood” que impede que isso aconteça 😉 há quanto tempo andas no negócio das Custom ROMS??? Zero né? XD
Não percas tempo neste xD
nada de especial portanto… passo. prefiro o meu Windows Mobile.. ah e antes que venham dizer raios e coriscos, o meu velhinho Qtek 9100 já deixava fazer duas coisas ao mesmo tempo.
E quando é que eu posso trincar a oreo? ainda não me apareceu nada no meu s7 edge
Vai esperando… Lá para o ano que vem, com update oficial da Samsung… Têm muito que trabalhar o shitwiz para esta nova rom
Eu já tenho o Android 8 (Nexus 6p) e não tenho picture in picture e mais algumas coisas aqui não referidas. A google discrimina os seus próprios aparelhos… Já estive mais longe de mudar para o IOS…
Tudo muito lindo ,mas a que percentagem de utilizadores é que o OREO vai chegar ,até para o ano lançarem o android bolacha maria?
1% 2%,10%?
A que percentagem chegou o Nougat ?A uns incríveis 10%,e desses 10% só 0.000000000000000000001 é que vai ver a versão 8,o resto morre na praia
Mais de 50% dos androids do mercado correm versões anteriores ao android 6 .
Não sei como é que um SO com uma politica de atualizações destas ,tem tantos utilizadores ,mas secalhar ,o burro sou .
A culpa não é da política de atualizações do SO mas sim das OEMs, a vantagem é que não temos de estar dependentes das atualizações feitas pelas OEMs, nesse campo tens por exemplo um OPO que é de 2013 e vai receber Oreo.
De resto comprar o mundo do Android que conta com um infinidade de equipamentos com iOS é no mínimo falta de noção, não só por essa razão.
O PiP não existe no Nougat mas também não é verdade que não dê para assistir a um vídeo enquanto se está noutra aplicação.
De resto, Instant Apps e Google Play Protect não tornam o Oreo especificamente melhor, mas sim o sistema Android em geral, não é uma ferramente prioritária da versão em discussão. Podemos até ver os dots, não é uma prioritário do Android Oreo mas sim de uma versão especifica do Pixel Launcher, do qual até já existe um port, isso não tem a ver com a versão do Android.
Eu de tudo que li, ajustando aquilo que uso ou planeio usar o que mais me interessou foi a situaçao do bloqueio de aplicações em 2 plano, tudo que poupe bateria (ou espero que sim) é meu amigo do peito…
No Brasil, o Android Oreo (tenho um moto z1play) só trouxe dor de cabeça e a bateria dura no máximo cinco horas com pouco uso para um telefone de um ano e meio com utilização moderada (ou seja não o uso para joguinhos). As indicações que são dadas nos sites daqui é para que se reinicie o aparelho com as configurações padrões com as quais o celular veio. Afora o risco de perder os dados todos, não há segurança que o problema da bateria melhore. Minhas bateria durava até junho passado praticamente 16 horas com o mesmo uso.
Alguma dica? Aceito de bom grado.
…tenho um asus zen phone4 e depois da atualização o app que gravava chamadas telefônicas parou de funcionar…a opção que tinha na versão anterior de autorizar chamadas telefônicas não está mais disponível…nem outros apps de gravaçâo não funcionammm…