Quantcast
PplWare Mobile

Android perde claramente a guerra com o iOS na área empresarial

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. João Terra says:

    Num mundo empresarial é preciso chamar atenção com um iphone e um Mac topo de gama, para impressionar os outros. Porque ter Android e um bom PC com o windows já não chama atenção de ninguem
    Vivemos numa sociedade onde é preciso ter, sem ser. Enquanto algumas pessoas preferem ser, sem o ter. Mas cada vez mais vivemos num mundo de ilusões e querer mostrar ao outro que somos melhor porque ostentamos…

    • Rui says:

      Não sabes o que falas, nem sabes o que significa mdm.
      Uma empresa não pensa em status, mas sim em segurança e controlo.

      • João Terra says:

        Rui hoje em dia podes mandar a segurança dar uma volta, nenhum S.O é 100% seguro e se vamos falar em Apple, ultimamente tem tido tantos ataques informaticos. Já que a Apple é excelente, porque é que abandonou os seus processadores e começou a usar Intel?

        • Rui says:

          Queres queiras ou não o iOS é muito mais fácil de restringir e criar políticas de utilização e de utilizador que o android, por isso ser melhor para empresas. Vai estudar MDM e conta DEP.

          • Pérolas says:

            Ya… o miudo de 16 anos que andou a passer um ano e tal nos servidores da apple também acha que o iOS é muito bom nas politicas de acesso…

          • Rui says:

            Claramente que o miúdo de 16 é mais inteligente que nós todos, por isso não te preocupes que tu, Nem nenhum de nós temos essa inteligência.

          • Pérolas says:

            @Rui: o facto do muido de 16 anos ser mais inteligente do que nós retira os riscos de segurança para as empresas que poderão ver os seus dados e informações confidenciais em risco? Claro que não!

        • Carlos Costa says:

          @João Terra
          A Apple não abandonou os seus processadores, abandonou os processadores da IBM! Ficas a saber que eram muito superiores aos Intel, mas eram caros.

          • Nuno says:

            Se os processadores IBM eram bons mas eram caros ao mudar para Intel a Apple aumentou o lucro, produtos Apple cada vez mais caros.
            Por isso não compro nenhum. Há alternativas mais baratas e seguras.

        • Hugo says:

          Essa é nova, processadores apple.

          • João Terra says:

            Hugo ve-se mesmo que claramente não entendes nada do assunto, ou nunca deves ter acompanhado a tecnologia por cá, se fosse a ti ia dar uma olhada nos artigos do pplware no sector Apple, tanto para Mac como para Iphone

          • Magnum Sandwich says:

            Não é novidade nenhuma.

        • offtotic says:

          Este argumento do processador é tão aleatório que nem mereces mais comentários. falas de segurança e a seguir falas de processadores ahahah
          Se abandonou foi porque viu que não iria ser melhor que os atuais reis de mercado. Daí comprarem processadores à Intel, comprarem ecrãs à Sharp e por aí fora. Por não fazeres todo o teu produto não significa que o teu produto seja mau. Assim como a Samsung compra processadores a outras empresas, assim como a LG and so on… os seus produtos são maus porque não usam a ram da kingston, cpu da intel e disco rígido da Seagate?

          • João Terra says:

            Informa-te! Cansado da malta fanatica da Apple

          • Pérolas says:

            @João Terra: não te exasperes. É um culto e o único antivirus é a «razão», mas, para isso é preciso que o sistema aceite esta app que é estranha ao ecosistema. 😀

        • Antonio Salaraz says:

          Estas a delirar… mete mais tabaco

      • João Magalhães says:

        Estás enganado, já no passado o status era importante,neste momento ainda mais. Ainda recentemente uma criança acedeu a milhares de dados confidenciais da Apple, essa falsa segurança que vocês adoram dizer que a Apple tem é uma miragem, a segurança é o usuário e não plataforma que usa. A Apple é igual pior que as outras, só é melhor a abafar as notícias. Status é tudo nos dias de hoje, basta ver o número de pessoas que têm iPhone para ir ao Facebook

      • Jonas Escariote says:

        Cheira-me que a única coisa que sabes sobre mdm é … as siglas…. e mais nada.
        Se tivesses alguma experiência ou conhecimento não dizias asneiras. Controlo e segurança tanto se faz com Android como com iOS – basta a empresa querer. E empresa que se preze tem plataformas de MDM que gere tantos dispositivos iOS, Android como Windows (sim Windows !!! – laptops com Windows são geridos via MDM).

        • Paulo L says:

          Pois olha que eu acho que tu sabes ainda menos, deves de ter lido algumas cenas sobre MDM mas falta o conhecimento e os programas disponíveis apenas para business.

          Tens razão que o MDM está disponível nas várias plataformas, mas num android ou Windows, basta fazer um reset (force/factory default ) para remover o agente MDM e com ele as políticas de segurança e o enrollment.

          No iOS com o DEP, isso não é assim tão fácil, até podes fazer um restore com o iTunes, passando por cima das seguranças, mas quando reinicias, vais ter ao “welcome screen”, conectas co o WiFi e não fazes mais nada, porque no ecrã de activação o DEP entra em acção e vais direitinho ao MDM e voltas a ter as políticas de segurança.

          No android tens algo semelhante o zero touch, mas só está disponível em alguns modelos de alguns fabricantes e funciona muito mal, até porque basta colocar uma ROM diferente e lá se foi o “zero touch”

          • Rui says:

            Pelo menos um que sabe o que diz aleluia.

          • MDM Guru da Silva says:

            Nao sabes assim tanto… Se fizeres um reset e removeres o profile do MDM deixas de ter acesso as coisas da empresa… Qualquer empresa que se preze e por exemplo use o MDM da Meraki ou Clearpass, so permite autenticaçao na rede (entre outros serviços) se certos requisitos estiverem cumpridos, como é o caso do profile estar instalado…

          • Traveller says:

            Vontade de dizer mal, como consegues ter colocar uma nova ROM sem acesso root ao telemóvel Android? depois se alteraste a ROM perdestes os dados todos onde está o problema da segurança?
            Depois o que tem a ver uso de dados com o IOS ser superior no mundo empresarial ao Android posso dizer por exemplo aqui na empresa os cerca de 500 utilizadores são andoid e sem plano de dados os 10 administradores são IOS e sem limite de dados.

          • Mário says:

            Há modos de repor com itunes passando por cima da segurança….
            Já fiz isso imensas vezes!!!!

          • Cortano says:

            Se limpas os equipamentos como é que vais ter acesso aos dados da empresa depois?!
            Não estou a ver o problema de segurança!

          • ervilhoid says:

            @Traveller Sorry, mas para que precisas do root pra nova rom? Fastboot?

          • Toni da Adega says:

            Mas qualquer dispositivo depois de ser formatado/reset deixa de ser um problema de segurança.

        • traveller says:

          @ervilhoid eu não necessito de root nenhum como não necessito de jailbreak nenhum, respondi ao comentário do especialista em MDM que diz que o Android é um problema de segurança pois podes fazer ROOT ao qual eu respondi se fez ROOT apagou todos os dados logo não é um problema de segurança.

          • Paulo L says:

            Bom vamos lá ver se consigo elucidar os génios aqui de cima.

            1 – para o Guro, Toni e o Cortano, segurança não é só de dados e acesso à informação, tens também a segurança dos activos da empresa. Nós investimos mais de 800 euros por equipamento e até ao final do ano que vem vamos ter mais de 8 mil em uso, os equipamentos são usados em todo lado (leia-se, mundo) e não estão associados a um usuário específico.
            O DEP, torna difícil para 95% dos mortais de o roubar e usar para outros fins.
            Este é apenas um exemplo de segurança que nos faz optar pelo iOS.

            2 – para o Traveller, pelos motivos do ponto 1, se aplicares uma ROM nova em equipamentos originalmente com zero touch, fazes um bypass de activação e nunca mais vemos o equipamento.

            3 – para o Mário, lamento dizer-te isto, mas o teu comentário mostra uma total ignorância sobre o que é o programa DEP.
            Podes entrar em restore mode e por iOS todo de novo, os iOS tem de ter acesso à internet para serem configurados, isto porque eles têm de ser activados, nessa altura o server da Apple envia-te para o MDM e eu tenho acesso à tua localização.

            Acho que respondi a todos, mas existe mais uma maravilha na Apple para empresas, especialmente multinacionais. O mês passado, um dos nossos colaboradores estava em NY e lixou o telemóvel, passou pela store, deu o nosso Apple DEP ID e comprou um telemóvel novo.
            Com o nosso ID o equipamento fica associado à nossa conta, ele ligou o equipamento ainda na loja, Registou com a Wi-Fi e ao fim de 5 minutos de espera o equipamento estava com a nossa configuração e activo no MDM, ele não fez nada a não ser configurar o equipamento com a WI-FI da store e pressionar next uma 4 vezes. (Nem iCloud ID teve de meter)
            Todos os nossos aparelhos estão a trabalhar com supervised mode.

            Não se trata de fanatismo, mas sim de funcionalidades.
            O android vai a passos largos para este caminho com o zero touch mas ainda não chegou lá

    • Rui says:

      Já agora conta dep também.

    • Pérolas says:

      Olha que depende… Pensa lá bem, vais ter com uma empresa para contratar um serviço ou obra e vês o pessoal com iphones/ macs e ai vais ter a certeza que o orçamento e o que vão cobrar vai ser para pagar, também, os luxos deles! E já não falamos nos carros! Não estou a falar de empresas dominantes, mas sim, de empresas normais.

  2. Filipee says:

    Um estudo sem dados estatisticos, sem se saber a quantas pessoas, de que cidades ou paises… Mais um estudo onde ”amanha” noutra empresa de estudos locais dirá o contrário e etc.

    Com tanta métrica real não é preciso estudos que nem se sabe a amostragem que teve . Vale o que vale principalmente quando após análise dos dados apresentados, 32% do trafego é em iPads contra 21% em todos os outros dispositivos moveis não Apple seja tablets ou telemóveis Android ou outros sistemas. Isto num universo onde + de 80% do que se vende é Android, e onde em paises de maior industria e empresas o Android está bem cotado. É realmente preciso publicar estudos com dados e não com frases que tanto podem ser verdade com base num ‘estudo’ a serio como pode ter sido alguem a escrever lá na tal empresa e sem provas o povo que quer acredita.

  3. hommer says:

    tem me desculpar mas esse estudo não corresponde há realidade, pode haver empresas a adquirir iphones por questões de status, segurança, mas a esmagadora maioria opta por android e tem app’s próprias e sistema de segurança igualmente bom, alem disso dispositivos mais em conta…

    logo esse estudo para mim vale zero…

  4. André Ferreira says:

    Enquanto isso na área industrial os velhinhos dell com Windows XP ainda são os ferramenta mais usada…. bem agora já se começa a ver o Windows 7

  5. sakura says:

    Já agora fiquem a saber que tão bem são “los más lindos” … lol.
    https://www.clarin.com/tecnologia/estudio-revelo-usuarios-iphone-lindos_0_S1181JyPm.html

  6. Sérgio J says:

    Trabalho numa das maiores maiores multinacionais a operar em Portugal e todos os telemóveis com acesso à empresa são iphones. Estamos a falar de dezenas, se não centenas de equipamentos.
    As razões são essencialmente segurança e unificação de plataformas.

    • Sérgio J says:

      E não tem nada a ver com status

      • João Terra says:

        então tem a ver com o que?

        • Paulo L says:

          Ele disse, segurança e unificação de plataformas,

          Eu acrescento, suporte, porque para uma empresa é determinante ter os telefones com updates actualizados, bem como as políticas de segurança.
          Ter um Andróide com 1 ano e saber que ele tem uma vulnerabilidade e não vou receber updates, é o um show stopper para uma empresa média / grande.

          • João Terra says:

            E o Android não os tem? Mas para ter segurança e updates tens de comprar os smartphones em que a google faz atualizações de segurança e que são propriedade deles, exemplo google pixel e One plus( e hoje em dia já existem mais alguns modelos ) e não custam 5x mais que os iphones!!!!

          • Paulo L says:

            João, o android pode ter muita coisa, mas unificação não é uma delas.

      • Magnum Sandwich says:

        Sim, estas empresas que os executivos ganham mais de 5 mil euros por mês, precisam de um iPhone para ter status…

    • Traveller says:

      “Multinacional, estamos a falar de dezenas” ahahha está tudo dito.

      Unificação de plataformas se no mundo empresarial 95% é Windows e Linux onde unificação de plataformas é IOS.

      Também podia dizer que há 5 anos o mundo empresarial era quase todo blackberry olha agora.

  7. João Terra says:

    Não será antes o contrario? Por isso é que investem em Iphones….

  8. maria vieira a atriz says:

    mais um estudo

  9. José says:

    Nos casos que conheço, e são vários, deve ser por isso que só os Diretores têm IPhone… o resto da maralha lá tem que se aguentar com o android… Ah mas espera… é tudo uma questão de segurança… ahahahhahahahha

  10. Paulo Santos says:

    Em nome de um jornalismo sério, estou à espera de um estudo credível, com dados credíveis e com uma amostra bem explicada a demonstrar isto. Não um estudo de um blog que apenas apresenta um gráfico a suportar tal veredicto sem uma análise séria.

    E antes que me acusem de fanboy, aqui em casa temos um iphoneX e um note 8 (entre outros).

  11. Magnum Sandwich says:

    Nada de novo, nada de chocante.

  12. ervilhoid says:

    Porque iOS funciona, já Android pode sair mais caro

    • João Terra says:

      Depende do modelo Android que fores comprar e depois depende se a fabricante vai trazer novas atualizações, mas hoje em dia já existe muitos smarthones android com o Android One ” Android Puro” que é o sistema feito pela propria google que automaticamente atualiza essas versões mais rápidamente, como a Apple faz para o Iphone

  13. R says:

    Nunca tive um iPhone mas julgo que serão mais “out of the box” e muito mais fácil quando é para trocar de equipamento (iPhone para iPhone). Se for verdade, é algo muito mais fácil de gerir.
    Se quem decide é o departamento que vai dar apoio, optam pela solução que der menos dor de cabeça. E como o iOS não dá grandes liberdades…

    • Pedro Fonseca says:

      Comprei há algum tempo um Nokia 5 e passar tudo do meu tlm antigo para ele foi facil, bastou por a minha conta do google e escolher o telemovel do qual queria copiar as configurações. Reinstalou todas as apps que tinha e as redes de Wi-Fi que tinha guardadas no outro telemóvel passaram para o novo.

  14. Carlos Silva says:

    Estranho… na pequena empresa onde trabalho (cerca de 500.000 trabalhadores) tudo o que era Apple foi embora…
    Outras empresas continuam a optar por ter Android devido á versatilidade.
    Mas pronto, se este “estudo” o diz….

    • Paulo L says:

      Tenho as minhas dúvidas em relação a isso, ou é o número de 500.000 (talvez tenhas arredondado ou exagerado em alguns zeros, provavelmente 4 ou 5 zeros) ou é o facto de uma empresa com tantos activos deixar de usar o DEP e passar para um sistema sem segurança e controlo, mas OK, fica-te com a tua que eu fico com a minha.

      • Mário says:

        Têm bugs e falhas como os outros!!!!

      • Chuck Norris says:

        E porque não podes acreditar na palavra do Carlos? Só porque tem uma opinião diferente da tua? Só porque achas que quem usa apple é que é inteligente? what if you’re wrong and they’re right? um abraço.

        • Toni da Adega says:

          Existem cerca de 11 empresas do mundo com mais de 500.000 trabalhadores, a maioria na china e 1 europeia (VW).
          Os maiores empregadores portugueses sao o pingo doce e o continente com cerca de 20.000.

          Dito isso é praticamente impossível ele trabalhar numa empresa com 500.000 funcionários.
          E empresas com 500.000 trabalhadores que recebem telemóvel da empresa é impossível

          • Traveller says:

            Toni da Adega Basta trabalhar no MacDonald são mais de 500.000 mas também pode ser a DHL perto de 500.000 e não os vejos fazer entregas com iphones.

          • Paulo L says:

            O MacDonalds não tem nem 10.000 funcionários.
            O MacDonalds aí da tua zona, não tem funcionários, isso é uma franchise que usa o nome MacDonalds mas os funcionários trabalham para outra empresa , muito provavelmente para a macvilanga ou outra do género, depende da rua zona.
            Além do mais, posso te garantir que as franchises nunca usaram iOS, Aliás, estão a renovar com Panasonic e Ingenic.

      • Paulo L says:

        Porque como disse o Toni, uma empresa desse tamanho não existe em abundância, e quando uma dessas empresas deixa Apple para outro sistema, é notícia mundial, da mesma forma que a polícia de NY deixou o sistema que tinha para Apple.
        Portanto, se na empresa dele com 50 funcionários, deixaram de ter Apple para Android porque a operadora móvel fez uma proposta com telefones incluídos, eu acredito, até porque usar Apple não faz ninguém inteligente.
        Mas numa empresa média/grande as decisões e aprovações em CAPEX não são tomadas apenas no investimento directo mas também tendo em conta factores de risco, OPEX directo e endirecto e dependendo do projecto, outros factores podem ser levados em conta.
        Uma empresa com 500.000 funcionários que tenha Apple, não se muda assim por da cá aquela palha e mesmo se tomar essa decisão, como disse teria impacto nos media e levaria meses a estar concluído.
        Por isso, não, não acredito.

  15. Chuck Norris says:

    “STATUS” simples…
    Nas empresas onde trabalho à excepção de um ou outro elitista ninguém tem apple. Muito menos os comerciais.

  16. V.T. says:

    Só uma pergunta… esse estudo foi feito onde? Por favor, não me digam que mais uma vez é um estudo que só tem a ver com os EUA…

  17. Nuno Cardoso says:

    Quando cheguei à empresa em que trabalho actualmente, os tablets usados para as nossas aplicações eram todos android. Tinha semanalmente problemas dos mais variados tipos. Depois de trocar todos os equipamentos por iPads, as minhas dores de cabeça acabaram…

    • Nuno Cardoso says:

      A nível pessoal, independentemente do preço, prefiro sem dúvida o sistema android e a liberdade que este me dá

    • Chuck Norris says:

      Conheço pessoas com a mesmo discurso que tu Nuno. Tinham telefones android de 100€ que davam todo o tipo de problemas e depois foram gastar 500€ ou 700€ a comprar um APPLE e falam maravilhas. Até parece magia. Se tivesses um android da mesma gama ou até um pouco abaixo não te tinhas queixado.
      É a mesma coisa que teres um Fiat Punto e depois comprares um Ferrari. Claro que é uma coisa de outro mundo. XD a serio… este mundo esta perdido. #status

  18. Mário says:

    Estranho mesmo….
    Trabalho numa das maiores empresas portuguesas e ocorreu exactamente o contrário, substituíram os iPhones por Note 8 e este ano já trocaram por Note 9

    Esta noticia vale o que vale.

  19. Antonio Salaraz says:

    Fui utilizador Android muitos anos, e continuo a gostar muito. Mas já passei a fase de fazer customizações , mudar tudo, que espetáculo. Mas no final para que queremos um smartphone? Para nos comunicarmos, usar aplicações, para nos facilitar o dia a dia, uso o meu para trabalho, quero simplicidade e que funcione, por esse motivo resolvi dar uma oportunidade ao iPhone faz um ano e estou super satisfeito.
    Cumprimentos

    • ervilhoid says:

      Bingo! Exatamente, tava farto de ter tanta liberdade para fazer o que quisesse que acabava a perder mais tempo nisso do que devia, e não era por ser nabo, troco uma rom de olhos fechados. Eis que experimentei iOS e espero nunca mais voltar..

      Agora olhem as massas! iphone status? não, funciona ponto final

      Android, a maioria dos utilizadores não sabe o que é uma rom, e volta e meia andam sempre com um problema disto ou daquilo, que a meu ver, em iOS não teriam

    • Moneldr says:

      E no entanto cada vez o iPhone está mais personalizável e o Android mais simples e funcional. É cada vez mais uma questão de gosto pessoal, ecossistema e custo.

  20. Malamen says:

    Não esquecer que este estudo é apenas para os seus serviços.

    Serviços de cloud empresarial não faltam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.